Carne Crua sim ou nao?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

quinta jul 08, 2010 9:38 am

Boas!

Já constatei que vocês ontem tiveram um serão animado aqui pela arca a discutir alimentação canina héhéhé! Os meu parabéns a todos principalmente à Fjjord e ao LFBM.
Pela minha parte achei que a noite estava magnifica demais para ficar encaufuada em casa na net e fui para a praia com a minha cadela mas ainda vou a tempo de participar.
Gostei da forma como esgrimiram os argumentos a favor e contra a ração e a alimentação caseira (é melhor não dizer Raw ou Barf ou RMB ou whatever para não ferir susceptibilidades).
Eu considero-me mais ou menos em cima do muro sendo que de um lado está a ração e do outro esta a alimentação caseira e sinceramente não sei para que lado devo saltar . Na dúvida fico-me pelo mais prático que é a ração mas cada vez tenho mais vontade de experimentar o outro lado. :wink:

Do que li reti algumas coisas que gostaria de sublinhar ou comentar :

A Fjjord disse :
acho muito mais grave um "recall" de raw food devido a Salmonella que o "recall" devido a uma adulteraçao criminosa de um ingrediente. A Salmonella revela más práticas de fabrico e falta de controlo

Essa também é uma das minhas grandes dúvidas em relação à comida caseira onde o principal ingrediente é carne e peixe crus. Por muito que me digam que os cães lidam muito melhor que nós com a contaminação bacteriológica e outras que sempre existe na carne e peixe crus tenho as minhas dúvidas se é realmente seguro principalmente se dermos esta alimentação a cachorros, cães idosos ou doentes onde o sistema imunitário é débil.
Claro que se ainda por cima comprarmos as refeições da comida caseira já prontas e congeladas o risco ainda é maior pois não sabemos realmente o que lá está apesar de todas as garantias de qualidade que o produto possa ter. Neste caso tratam-se de produtos congelados e basta haver uma falha na cadeia de frio para o produto não estar em condições…
Por estes motivos concordo com a posição da Fjjord.

A Fjjord disse :
Quando você faz comida em casa você sabe que ingredientes está a usar mas não tem a mínima noção do que podem ter ou não e não se vê a olho

É verdade. A única forma de o fazer seria produzirmos nós próprios o que comemos e damos aos nossos pets mas isso para a imensa maioria da população é impossível e mesmo assim ainda teríamos que ver se não haveria contaminação prévia através dos solos do ar e da água utilizada na produção héhéhé!
Hoje em dia tudo está contaminado de uma forma ou de outra…
Agora é inegável que se comprarmos a carne, peixe e restantes ingredientes frescos nos supermercados, mercados ou talho conseguimos ter um maior controlo de qualidade e se tivermos dispostos pagar mais já se encontram alimentos com alguma qualidade.
Aqui concordo com o LFBM pois temos mais garantias de qualidade.
Agora se deixarmos a ração para comprar carcaças de frango moídas às paletes num aviário para dar ao cão isso não é um ganho de qualidade na alimentação. Talvez fique mais barato mas não é melhor que uma boa ração.
E aqui volto a concordar com a Fjjord quando diz que dar ração é mais barato pois a alimentação caseira bem feita fica mais cara.

A Fjjord disse :
Tem a ver que o argumento que você (e muitos outros ..) usam é que conseguiu resolver os problemas de alergias do seu cão mudando para Raw. E eu digo-lhe que o mal não estava na ração mas na sua cadela. Animal alérgico é um animal doente, capisce?

Concordo inteiramente. Se tivesse um animal com alergias alimentares a 1ª coisa que faria seriam exames para detector as causas dessa alergia. Depois disso veria se seria melhor dar uma ração que não tivesse os ingredientes que provocam a alergia ou então optar por alimentação natural que também teria de excluir esses ingredientes. O que eu infelizmente noto é que as pessoas quando têm um cão alérgico desatam a experimentar rações à toa, não respeitam o tempo mínimo de dessensitização para ver se há resultados e vão saltando de ração em ração, muitas vezes suplementando a ração com petiscos sem terem a noção que assim o animal vai estar cada vez pior. Um dia experimentam Raw ou Barf e porque provavelmente era uma alergia a algum cereal o cão melhora…

A LuMaria disse :
Há algo na RAW que não me faz sentido nenhum. Uma alimentação natural passa pela ingestão de uma presa completa, ave, roedor e até herbivoro. Passa por bagas, ervas e frutos. Mas vocês dão carne, osso e alguns orgãos de animais alimentados a ração. Isto é uma alimentação completa? Não suplementam com nada?

LuMaria há várias correntes na chamada alimentação natural. Grosso modo pode dizer-se que há os que entendem que basta carne e peixe, de preferência as presas o mais inteiras possíveis e há a os que dão uma alimentação caseira composta em grande percentagem pela dita carne e peixe com ossos, peles, etc mas complementam com pequenas quantidades de vegetais e fruta triturados, yogurte, óleos ricos em ómegas, ovos, etc.
Aconselho a leitura do tópico sobre raw/Barf que está nos inamovíveis do sub-forúm dos dogues alemães para ter uma ideia e acima de tudo leia bastante sobre o assunto. A maior parte da informação que existe na net sobre isto está em inglês por isso se tiver dificuldades com a língua sugiro que comece pelo site brasileiro www.cachorroverde.com.br que é uma boa introdução ao assunto.

Browneye disse :
Eu geralmente dou ração aos meus,mas quando falta no mercado cozinho para eles.
Há algum tempo atrás li sobre raw aqui na arca, o tópico da Dinodane, interessou-me bastante este tipo de alimentação e comecei a fazer umas experiências, mas aconteceu talvez por azar, que um dos meus cães partiu uma das presas(um daqueles dentes mais salientes, penso que será assim que se chama ), ao roer um osso.
Fiquei com algum receio de dar ossos.
Pergunto a quem pratica este tipo de alimentação, já aconteceu o mesmo com alguns dos vossos cães?

Esse é um dos meus grandes receios confesso! Até pode ser irracional mas possibilidade de um osso se espetar na garganta ou intestinos ou pior ainda sufocar o cão persegue-me sempre que penso neste tipo de alimentação. Bem me podem dizer que os ossos crus não lascam que eu fico sempre na dúvida…. A minha dogue abocanha os pedaços com uma sofreguidão e rapidez que dá que pensar. Um osso pode entrar inteiro num ápice e depois sufocar ou obstruir o intestino….

Fjjord disse :
Só conheço uma e não tenho qualquer razão para experimentar outra A sério, não vos passa pela cabeça que possa haver cães a comer ração e que são saudáveis? Esquecendo os "n" problemas práticos que eu teria com um regime desses, e para além de não ter qualquer motivo que me leve a mudar de regime, tenho até um cão que não aguentaria comer carne crua e ossos. Não há regimes universais, remember?

A minha cadela também é super saudável e só comeu ração até hoje…
Será que ela ficaria melhor ainda se a mudasse para comida caseira? Talvez….
Só experimentando…..
Eu ainda não tive a coragem para avançar héhéhé! Arranjar um boa divisória no congelador, arranjar tempo para comprar os ingredientes, arranjar tempo para preparar as refeições (se passasse para alimentação caseira não iria para a versão RMB do LFBM e da Dinodane que é menos trabalhosa), limpar o chiqueiro depois das refeições…
E só tenho um cão…..ok! é só um mas como é Dogue Alemão vale por 2 ou 3 héhéhé!
Agora imagino um criador com um montão de bocas para alimentar! a Barf….! Que trabalheira!!!

Dinodane disse :
Não. Dou sempre tudo inteiro ao Anúbis. Os ovos, o peixe e frangos, coelhos inteiros, vísceras, já dei codornizes com penas mas ele depenou-a, cuspiu as penas.

Dino o local das refeições do Anúbis deve ficar lindo depois dessas orgias alimentares héhéhé!

E mais uma vez queria dar os parabéns a todos os intervenientes deste tópico. Está espectacular!!!!!

Cumprimentos
Margarida
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 08, 2010 10:15 am

Fjjord Escreveu:
LuMaria Escreveu: Compare a perna de um frango do campo a um de aviário e vê a diferença. Bem como a riqueza nutricional de um e outro.
A diferença é que um frango de churrasco é abatido às 6 semanas, um frango de 1 kg é abatido às 8 semanas e um frango do campo é abatido com o dobro da idade. As composições também têm a ver com isso: um animal mais velho tem sempre maior proporção de gordura ...
Os animais de aviário parecem-me muito mais frágeis. Não há comparação possivel.
Seja como for e, mesmo leiga, apenas interessada, vejo nesta vertente da alimentação, um buraco por preencher.
Pelo menos com a ração sei que preencho as necessidades nutricionais delas sem correr riscos que podem ser mais ou menos graves.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta jul 08, 2010 11:24 am

Os animais de aviário parecem mais frágeis porque são muito mais novos. É como comparar um bébé de 4 meses com um miudo de 2 anos.
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

quinta jul 08, 2010 11:40 am

Fjjord Escreveu:Os animais de aviário parecem mais frágeis porque são muito mais novos. É como comparar um bébé de 4 meses com um miudo de 2 anos.
Fjjord, não sei se já comeu um frango caseiro novinho,é que a diferença entre este e um da mesma idade de aviário é óbvia para quem consome, tanto no sabor como na textura da carne.
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta jul 08, 2010 12:02 pm

Já experimentei BARF durante meia dúzia de meses, porque entendi que se coaduna melhor que o RAW com as características de predador oportunista do cão (já foram aqui apontados exemplos desse oprtunismo).

Se a alguém pode interessar a minha experiência (que vale o que vale) as conclusões a que cheguei foram as seguintes:

- em termos de vitalidade não me apercebi de nenhuma diferença;
- o mesmo em relação ao estado do pelo;
- o mesmo em relação a problemas de saúde;
- devido à ingestão de ossos, notei melhorias nos dentes com alimentação BARF (dentes mais brancos, menos sarro);
- a BARF é muito mais trabalhosa para o dono, e, seguida a rigor, um pouco mais cara que a ração.
- a BARF tem a vantagem de se saber exactamente o que se dá aos cães, enquanto com as rações temos que confiar no rotulo.

Ponderados os prós e os contras, decidi-me por voltar à ração, optando por umamarca de qualidade.
LuMaria
Membro Veterano

quinta jul 08, 2010 12:57 pm

Fjjord Escreveu:Os animais de aviário parecem mais frágeis porque são muito mais novos. É como comparar um bébé de 4 meses com um miudo de 2 anos.
:lol: Caramba Fjord, a minha vizinha tem galináceos. Não há comparação possivel desde o ovo. Nada a ver.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
alterego
Membro Veterano

quinta jul 08, 2010 1:08 pm

Se a alguém pode interessar a minha experiência (que vale o que vale) as conclusões a que cheguei foram as seguintes:

- em termos de vitalidade não me apercebi de nenhuma diferença;
- o mesmo em relação ao estado do pelo;
- o mesmo em relação a problemas de saúde;
- devido à ingestão de ossos, notei melhorias nos dentes com alimentação BARF (dentes mais brancos, menos sarro);
- a BARF é muito mais trabalhosa para o dono, e, seguida a rigor, um pouco mais cara que a ração.
- a BARF tem a vantagem de se saber exactamente o que se dá aos cães, enquanto com as rações temos que confiar no rotulo.

Ponderados os prós e os contras, decidi-me por voltar à ração, optando por umamarca de qualidade.
Claro que interessa o seu testemunho :D !

Já agora se não fôr pedir muito perguntava :
- De que raça é o seu cão e que idade tinha na altura em que fez a experiência ?
- Que ração lhe dava antes?(se não quiser dizer a marca diga-nos a composição ou se era uma ração Superpremium)
- Como fez para calcular a quantidade e os ingredientes das refeições?
- Quando desistiu da Barf voltou à antiga ração ou mudou para outra?

Obrigada e desculpe a "cusquisse" mas estes dados ajudam muito a perceber o resultado da sua experiência :wink: .

Margarida
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta jul 08, 2010 2:36 pm

Respondendo às suas questões :

- na altura tinha 3 pastores alemães com idades entre um e dois anos;

- a ração que lhes dava antes (e à qual voltaram depois) era uma superpremium - Eagle holistic

- na composição das refeições fui ajudado por uma amiga veterinária homeopática com larga experiência no assunto. Incluia carne, carcaças de aves, ossos, ovos, peixe cru e de conserva, vísceras diversas, vegetais diversos e um ou dois suplementos (fundamentalmente probióticos)

- quanto à quantidade fiz como faço com a ração - a olho (sigo a "norma" que se a um cão se veem as costelas quando corre esse é o peso correcto)

- não me lembro (isto já foi há um par de anos) se regressei à mesma ração ou optei por outra, de qualquer modo uso sempre boas rações.

Dessa experiência ainda sobrevivem duas fêmeas com mais de 10 anos, em "reforma activa" mas com bons índices de vitalidade.
alterego
Membro Veterano

quinta jul 08, 2010 3:39 pm

Muito obrigada pela disponibilidade zeca2 :wink:
Claro que não podemos concluir muita coisa pelo seu exemplo mas reforça as minhas dúvidas sobre qual é a melhor opção.
Tal como a Fjjord disse atrás não existe uma dieta universal....
Temos também como exemplo o caso da Dinodane cujo cão não tinha alergias alimentares e melhorou com a mudança para RMB sendo que não sabemos a qualidade da ração que comia anteriormente.
Temos o caso do LFBM que tem um cão com prováveis alergias alimentares e muitas experiências com várias rações e que só melhorou ao mudar para RMB.
Haverá por aí mais experiências para contar? :wink:

Cumprimentos
Margarida
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta jul 08, 2010 4:42 pm

Experiências? Houve uma altura em que resolvi dar pescoços de frango aos canitos, para complementar a ração e servir de "treats". Resultado: um cão com uma gastroenterite hemorrágica, que foi simplesmente uma das piores e mais assustadoras coisas que já houve cá em casa. Depois disso, o cão ficou com a tripa fraca e carne só a pode comer cozinhada. E, claro, nem pensar em usar carne crua com ossos em ninguém ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta jul 08, 2010 5:11 pm

Fjjord, aí lamento mas acho que foi um acidente isolado. Acho que as experiências pessoais são isso mesmo, pessoais, e que o que afirmamos devemos fazer baseados em mais estudos. Eu estaria mais depressa virada para RAW, se tivesse um cão, do que ração. Porque a ração tem muito pouco a ver com o sistema digestivo do cão, no entanto toda a gente a dá, e a maioria das pessoas fá-lo por comodidade e comodismo, e não necessariamente por ser melhor que RAW, que não é.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
LuMaria
Membro Veterano

quinta jul 08, 2010 5:22 pm

alterego Escreveu:A LuMaria disse :
Há algo na RAW que não me faz sentido nenhum. Uma alimentação natural passa pela ingestão de uma presa completa, ave, roedor e até herbivoro. Passa por bagas, ervas e frutos. Mas vocês dão carne, osso e alguns orgãos de animais alimentados a ração. Isto é uma alimentação completa? Não suplementam com nada?

LuMaria há várias correntes na chamada alimentação natural. Grosso modo pode dizer-se que há os que entendem que basta carne e peixe, de preferência as presas o mais inteiras possíveis e há a os que dão uma alimentação caseira composta em grande percentagem pela dita carne e peixe com ossos, peles, etc mas complementam com pequenas quantidades de vegetais e fruta triturados, yogurte, óleos ricos em ómegas, ovos, etc.
Aconselho a leitura do tópico sobre raw/Barf que está nos inamovíveis do sub-forúm dos dogues alemães para ter uma ideia e acima de tudo leia bastante sobre o assunto. A maior parte da informação que existe na net sobre isto está em inglês por isso se tiver dificuldades com a língua sugiro que comece pelo site brasileiro www.cachorroverde.com.br que é uma boa introdução ao assunto.
Daí eu ter dito a seguir que a minha preferência vai para BARF.
Assim como assim, mal ou bem, dou tudo cozinhado. Carne crúa só de proveniência conhecida e ossos, só os grandes para roer. Não me esquece o susto de ver a minha cadela mais nova a vomitar pedaços de osso que pareciam farpas, de um frango que roubou do frigorífico. Felizmente, só isso e uns arrotos a ovo podre que se resolveram com aero-OM :wink:
mar72
Membro Veterano
Registado: sexta mai 21, 2010 6:44 pm

quinta jul 08, 2010 6:13 pm

alterego Escreveu:Boas!

Já constatei que vocês ontem tiveram um serão animado aqui pela arca a discutir alimentação canina héhéhé! Os meu parabéns a todos principalmente à Fjjord e ao LFBM.
Pela minha parte achei que a noite estava magnifica demais para ficar encaufuada em casa na net e fui para a praia com a minha cadela mas ainda vou a tempo de participar.
Gostei da forma como esgrimiram os argumentos a favor e contra a ração e a alimentação caseira (é melhor não dizer Raw ou Barf ou RMB ou whatever para não ferir susceptibilidades).
Eu considero-me mais ou menos em cima do muro sendo que de um lado está a ração e do outro esta a alimentação caseira e sinceramente não sei para que lado devo saltar . Na dúvida fico-me pelo mais prático que é a ração mas cada vez tenho mais vontade de experimentar o outro lado. :wink:

Do que li reti algumas coisas que gostaria de sublinhar ou comentar :

A Fjjord disse :
acho muito mais grave um "recall" de raw food devido a Salmonella que o "recall" devido a uma adulteraçao criminosa de um ingrediente. A Salmonella revela más práticas de fabrico e falta de controlo

Essa também é uma das minhas grandes dúvidas em relação à comida caseira onde o principal ingrediente é carne e peixe crus. Por muito que me digam que os cães lidam muito melhor que nós com a contaminação bacteriológica e outras que sempre existe na carne e peixe crus tenho as minhas dúvidas se é realmente seguro principalmente se dermos esta alimentação a cachorros, cães idosos ou doentes onde o sistema imunitário é débil.
Claro que se ainda por cima comprarmos as refeições da comida caseira já prontas e congeladas o risco ainda é maior pois não sabemos realmente o que lá está apesar de todas as garantias de qualidade que o produto possa ter. Neste caso tratam-se de produtos congelados e basta haver uma falha na cadeia de frio para o produto não estar em condições…
Por estes motivos concordo com a posição da Fjjord.

A Fjjord disse :
Quando você faz comida em casa você sabe que ingredientes está a usar mas não tem a mínima noção do que podem ter ou não e não se vê a olho

É verdade. A única forma de o fazer seria produzirmos nós próprios o que comemos e damos aos nossos pets mas isso para a imensa maioria da população é impossível e mesmo assim ainda teríamos que ver se não haveria contaminação prévia através dos solos do ar e da água utilizada na produção héhéhé!
Hoje em dia tudo está contaminado de uma forma ou de outra…
Agora é inegável que se comprarmos a carne, peixe e restantes ingredientes frescos nos supermercados, mercados ou talho conseguimos ter um maior controlo de qualidade e se tivermos dispostos pagar mais já se encontram alimentos com alguma qualidade.
Aqui concordo com o LFBM pois temos mais garantias de qualidade.
Agora se deixarmos a ração para comprar carcaças de frango moídas às paletes num aviário para dar ao cão isso não é um ganho de qualidade na alimentação. Talvez fique mais barato mas não é melhor que uma boa ração.
E aqui volto a concordar com a Fjjord quando diz que dar ração é mais barato pois a alimentação caseira bem feita fica mais cara.

A Fjjord disse :
Tem a ver que o argumento que você (e muitos outros ..) usam é que conseguiu resolver os problemas de alergias do seu cão mudando para Raw. E eu digo-lhe que o mal não estava na ração mas na sua cadela. Animal alérgico é um animal doente, capisce?

Concordo inteiramente. Se tivesse um animal com alergias alimentares a 1ª coisa que faria seriam exames para detector as causas dessa alergia. Depois disso veria se seria melhor dar uma ração que não tivesse os ingredientes que provocam a alergia ou então optar por alimentação natural que também teria de excluir esses ingredientes. O que eu infelizmente noto é que as pessoas quando têm um cão alérgico desatam a experimentar rações à toa, não respeitam o tempo mínimo de dessensitização para ver se há resultados e vão saltando de ração em ração, muitas vezes suplementando a ração com petiscos sem terem a noção que assim o animal vai estar cada vez pior. Um dia experimentam Raw ou Barf e porque provavelmente era uma alergia a algum cereal o cão melhora…

A LuMaria disse :

Browneye disse :
Eu geralmente dou ração aos meus,mas quando falta no mercado cozinho para eles.
Há algum tempo atrás li sobre raw aqui na arca, o tópico da Dinodane, interessou-me bastante este tipo de alimentação e comecei a fazer umas experiências, mas aconteceu talvez por azar, que um dos meus cães partiu uma das presas(um daqueles dentes mais salientes, penso que será assim que se chama ), ao roer um osso.
Fiquei com algum receio de dar ossos.
Pergunto a quem pratica este tipo de alimentação, já aconteceu o mesmo com alguns dos vossos cães?

Esse é um dos meus grandes receios confesso! Até pode ser irracional mas possibilidade de um osso se espetar na garganta ou intestinos ou pior ainda sufocar o cão persegue-me sempre que penso neste tipo de alimentação. Bem me podem dizer que os ossos crus não lascam que eu fico sempre na dúvida…. A minha dogue abocanha os pedaços com uma sofreguidão e rapidez que dá que pensar. Um osso pode entrar inteiro num ápice e depois sufocar ou obstruir o intestino….

Fjjord disse :
Só conheço uma e não tenho qualquer razão para experimentar outra A sério, não vos passa pela cabeça que possa haver cães a comer ração e que são saudáveis? Esquecendo os "n" problemas práticos que eu teria com um regime desses, e para além de não ter qualquer motivo que me leve a mudar de regime, tenho até um cão que não aguentaria comer carne crua e ossos. Não há regimes universais, remember?

A minha cadela também é super saudável e só comeu ração até hoje…
Será que ela ficaria melhor ainda se a mudasse para comida caseira? Talvez….
Só experimentando…..
Eu ainda não tive a coragem para avançar héhéhé! Arranjar um boa divisória no congelador, arranjar tempo para comprar os ingredientes, arranjar tempo para preparar as refeições (se passasse para alimentação caseira não iria para a versão RMB do LFBM e da Dinodane que é menos trabalhosa), limpar o chiqueiro depois das refeições…
E só tenho um cão…..ok! é só um mas como é Dogue Alemão vale por 2 ou 3 héhéhé!
Agora imagino um criador com um montão de bocas para alimentar! a Barf….! Que trabalheira!!!

Dinodane disse :
Não. Dou sempre tudo inteiro ao Anúbis. Os ovos, o peixe e frangos, coelhos inteiros, vísceras, já dei codornizes com penas mas ele depenou-a, cuspiu as penas.

Dino o local das refeições do Anúbis deve ficar lindo depois dessas orgias alimentares héhéhé!

E mais uma vez queria dar os parabéns a todos os intervenientes deste tópico. Está espectacular!!!!!

Cumprimentos
Margarida

curiosamente a 1ª vez que ouvi falar a swerio em alimentação assim foi exactamente com um criador de dogues alemãe azuis que desde ha alguns anos so da carne crua aos dogues e diz q nunca maius teve probelmas com torçoes gastricas nos caes deles
LFBM
Membro
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

quinta jul 08, 2010 8:49 pm

joana_boris Escreveu:Pelo que li num site sobre estw tipo de alimentação é preciso ter cuidado com os ossos que damos aos nossos cães. Não lhes devemos dar ossos muito grandes e duros. Lembro-me por exemplo que era o caso do femur. Precisamente porque correm o risco de partir os dentes.
exactamente, tudo que seja osso de perna de animais grandes(vaca; porco, cavalo) não devem ser dados porque são extremamente duros.
LFBM
Membro
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

quinta jul 08, 2010 9:02 pm

Fjjord Escreveu:Experiências? Houve uma altura em que resolvi dar pescoços de frango aos canitos, para complementar a ração e servir de "treats". Resultado: um cão com uma gastroenterite hemorrágica, que foi simplesmente uma das piores e mais assustadoras coisas que já houve cá em casa. Depois disso, o cão ficou com a tripa fraca e carne só a pode comer cozinhada. E, claro, nem pensar em usar carne crua com ossos em ninguém ...
Lamento informa-la que decidiu experimentar com 1 das piores partes (pescoço de frango). Esses só ao gato ou cães miniatura pq são muito faceis de engolir inteiros e para um animal que não está habituado dá barraca.
Neste caso a culpa foi da Fjord, que não se informou, e não da alimentação em si.
Responder

Voltar para “Cães”