joana_boris Escreveu:O que eu quis dizer com o meu comentário é que não devemos ser nem tanto ao mar nem tanto à terra. Há pessoas que encontam cenários de destruição quando chegam a casa depois de deixarem os animais muito tempo sozinhos e outras que a encontram praticamente como estava. Por isso não me parece correcto proibir alguém que tem que trabalhar durante o dia de estar com os seus animais, nem lhes podemos dizer que não tem mal nenhum. Eu pessoalmente também não acho boa ideia adoptar dois animais bebés ao mesmo tempo quando se tem pouco tempo e experiencia.
No caso dos meus, a cadela chegou primeiro. Decidimos adopta-la no período das nossas férias, o que eu continuo a achar que é boa ideia, pois permite fazer a familiarização de forma mais rápida e começar a impor ar regras da casa com mais calma e tempo. O resultado foi excelente, a Maya aprendeu muito rápido a fazer as necessidades na rua e as destruições que fez foram poucas, uma vez que passavamos muito tempo com ela e podiamos repreende-la sempre que a viamos fazer algo de que não gostavamos.
Entretanto a Maya cresceu (já tem 6 anos e meio) e familiarizou-se muito bem com a nossa rotina de trabalho, é cadela de poucas diabruras, tirando algumas esporadicas destruições de canteiros. Faz passeios longos diarios e maiores aos fins-de-semana. Por norma deixamo-la no nosso pátio, onde tem muito espaço para brincar, sombra, água, etc.
No Inverno colocamo-la dentro de casa nos dias em que chove muito ou em que se rapa muito frio. Não tem livre acesso à casa toda, especialmente porque isso nos impediria de ter o alarme ligado com ela lá dentro. Mas tem acesso a duas salas, uma delas bastante grande, com sofás e outra mais pequena com janelas que permitem vista para o exterior.
Mais recentemente adquirimos um gato, que se habituou bem à cadela e agora são os melhores amigos. Quando ele não está para a aturar, sobe para os móveis altos. Não costumam destruir nada, por norma encontro-os a dormir enrolados um no outro. Mas também é certo e admito que tive muita sorte com o temperamento da minha cadela. É uma santa, muito calminha, obediente, tirando uma ou outra teima que tem, é muito fácil lidar com ela.
joana_boris, concordo em maioria com o que escreveu. Mas veja que a sua situação é um pouco diferente da KatiaS... Porque, pelo que escreveu, a utilizadora está fora de casa 10h neste momento. A joana_boris, ao adoptar o seu cachorro durante as férias teve oportunidade de estabelecer regras básicas e começar desde logo a ensinar comportamentos importantes. Além disto, a KatiaS vive num apartamento, sem uma área exterior (certo?).
Eu acho que toda a gente deve ter a oportunidade de ter um cão em casa... Mas, antes de o fazer deve ter plena consciência dos prós e contras. Todos os aspectos negativos, quando identificados, podem ter uma solução.