Serra da Estrela em Apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

quinta nov 24, 2011 10:41 am

KatiaS Escreveu:Obrigada a todos pelas vossas opiniões, e pelo tempo disposto.
Concluímos que não é muito vantajoso para o cão viver fechado e sozinho durante 8 a 10 horas, dias uteis.
Com pena nossa, vamos ter de adiar, disfrutarmos do companheirismo deste animal fantástico. :cry:

Mas gostávamos imenso de ter um cão e gostariamos de saber, por curiosidade, como fazem as pessoas que têm cães em casa e também, por razões de trabalho, estão ausentes grande parte do dia.

Obrigada mais uma vez.
Cumprimentos.
Cátia e Filipe
:!:
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta nov 24, 2011 10:44 am

O que eu quis dizer com o meu comentário é que não devemos ser nem tanto ao mar nem tanto à terra. Há pessoas que encontam cenários de destruição quando chegam a casa depois de deixarem os animais muito tempo sozinhos e outras que a encontram praticamente como estava. Por isso não me parece correcto proibir alguém que tem que trabalhar durante o dia de estar com os seus animais, nem lhes podemos dizer que não tem mal nenhum. Eu pessoalmente também não acho boa ideia adoptar dois animais bebés ao mesmo tempo quando se tem pouco tempo e experiencia.

No caso dos meus, a cadela chegou primeiro. Decidimos adopta-la no período das nossas férias, o que eu continuo a achar que é boa ideia, pois permite fazer a familiarização de forma mais rápida e começar a impor ar regras da casa com mais calma e tempo. O resultado foi excelente, a Maya aprendeu muito rápido a fazer as necessidades na rua e as destruições que fez foram poucas, uma vez que passavamos muito tempo com ela e podiamos repreende-la sempre que a viamos fazer algo de que não gostavamos.

Entretanto a Maya cresceu (já tem 6 anos e meio) e familiarizou-se muito bem com a nossa rotina de trabalho, é cadela de poucas diabruras, tirando algumas esporadicas destruições de canteiros. Faz passeios longos diarios e maiores aos fins-de-semana. Por norma deixamo-la no nosso pátio, onde tem muito espaço para brincar, sombra, água, etc.

No Inverno colocamo-la dentro de casa nos dias em que chove muito ou em que se rapa muito frio. Não tem livre acesso à casa toda, especialmente porque isso nos impediria de ter o alarme ligado com ela lá dentro. Mas tem acesso a duas salas, uma delas bastante grande, com sofás e outra mais pequena com janelas que permitem vista para o exterior.

Mais recentemente adquirimos um gato, que se habituou bem à cadela e agora são os melhores amigos. Quando ele não está para a aturar, sobe para os móveis altos. Não costumam destruir nada, por norma encontro-os a dormir enrolados um no outro. Mas também é certo e admito que tive muita sorte com o temperamento da minha cadela. É uma santa, muito calminha, obediente, tirando uma ou outra teima que tem, é muito fácil lidar com ela.
KatiaS
Membro
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am

quinta nov 24, 2011 11:01 am

[/quote]

Mas porque é que não nos explica um pouco da sua rotina? Poderá ser mais fácil para encontrarmos alternativas e avaliarmos melhor a situação.[/quote]

A nossa rotina, devido ao trabalho, nunca é a mesma. Os nossos locais de trabalho estão sempre a mudar, não temos local fixo.
Por norma, o nosso horário são as tais 9/10 horas diárias e, na maioria das vezes nunca podemos almoçar em casa.
De momento, tenho a sorte de trabalhar junto de casa (até Fevereiro), inclusivamente é lá que almoço. O meu marido está em casa agora e nos próximos meses.
FCachapa
Membro Veterano

quinta nov 24, 2011 11:05 am

joana_boris Escreveu:O que eu quis dizer com o meu comentário é que não devemos ser nem tanto ao mar nem tanto à terra. Há pessoas que encontam cenários de destruição quando chegam a casa depois de deixarem os animais muito tempo sozinhos e outras que a encontram praticamente como estava. Por isso não me parece correcto proibir alguém que tem que trabalhar durante o dia de estar com os seus animais, nem lhes podemos dizer que não tem mal nenhum. Eu pessoalmente também não acho boa ideia adoptar dois animais bebés ao mesmo tempo quando se tem pouco tempo e experiencia.

No caso dos meus, a cadela chegou primeiro. Decidimos adopta-la no período das nossas férias, o que eu continuo a achar que é boa ideia, pois permite fazer a familiarização de forma mais rápida e começar a impor ar regras da casa com mais calma e tempo. O resultado foi excelente, a Maya aprendeu muito rápido a fazer as necessidades na rua e as destruições que fez foram poucas, uma vez que passavamos muito tempo com ela e podiamos repreende-la sempre que a viamos fazer algo de que não gostavamos.

Entretanto a Maya cresceu (já tem 6 anos e meio) e familiarizou-se muito bem com a nossa rotina de trabalho, é cadela de poucas diabruras, tirando algumas esporadicas destruições de canteiros. Faz passeios longos diarios e maiores aos fins-de-semana. Por norma deixamo-la no nosso pátio, onde tem muito espaço para brincar, sombra, água, etc.

No Inverno colocamo-la dentro de casa nos dias em que chove muito ou em que se rapa muito frio. Não tem livre acesso à casa toda, especialmente porque isso nos impediria de ter o alarme ligado com ela lá dentro. Mas tem acesso a duas salas, uma delas bastante grande, com sofás e outra mais pequena com janelas que permitem vista para o exterior.

Mais recentemente adquirimos um gato, que se habituou bem à cadela e agora são os melhores amigos. Quando ele não está para a aturar, sobe para os móveis altos. Não costumam destruir nada, por norma encontro-os a dormir enrolados um no outro. Mas também é certo e admito que tive muita sorte com o temperamento da minha cadela. É uma santa, muito calminha, obediente, tirando uma ou outra teima que tem, é muito fácil lidar com ela.
joana_boris, concordo em maioria com o que escreveu. Mas veja que a sua situação é um pouco diferente da KatiaS... Porque, pelo que escreveu, a utilizadora está fora de casa 10h neste momento. A joana_boris, ao adoptar o seu cachorro durante as férias teve oportunidade de estabelecer regras básicas e começar desde logo a ensinar comportamentos importantes. Além disto, a KatiaS vive num apartamento, sem uma área exterior (certo?).

Eu acho que toda a gente deve ter a oportunidade de ter um cão em casa... Mas, antes de o fazer deve ter plena consciência dos prós e contras. Todos os aspectos negativos, quando identificados, podem ter uma solução.
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quinta nov 24, 2011 11:10 am

KatiaS Escreveu: De momento, tenho a sorte de trabalhar junto de casa (até Fevereiro), inclusivamente é lá que almoço. O meu marido está em casa agora e nos próximos meses.
O que pode significar que esta até pode ser uma boa altura para a adopção. Sempre podem fazer uma habituação gradual ao tempo de estar sozinho , do cão.
Quanto ao numero de horas para um cão estar sózinho, concordo quando se diz que varia de cão para cão.
O primeiro cão que tive, o Bernie, foi para minha casa bébé. Morava em Lisboa, num apartamento.Ficava em casa sózinho desde as 8 até às 4 / 5 da tarde. Nos 14 anos, quase 15, que viveu , a unica coisa que estragou foi uma camisola do Benfica ( ele lá tinha as suas razões :lol:).
Já agora, os que tenho actualmente, com especial destaque para o pit, se ficarem dentro de casa não estragam absolutamente nada, se ficarem no quintal, tenho sempre " obra feita" quando chego.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
FCachapa
Membro Veterano

quinta nov 24, 2011 11:20 am

KatiaS Escreveu: A nossa rotina, devido ao trabalho, nunca é a mesma. Os nossos locais de trabalho estão sempre a mudar, não temos local fixo.
Por norma, o nosso horário são as tais 9/10 horas diárias e, na maioria das vezes nunca podemos almoçar em casa.
De momento, tenho a sorte de trabalhar junto de casa (até Fevereiro), inclusivamente é lá que almoço. O meu marido está em casa agora e nos próximos meses.

Afinal a situação é melhor do que estávamos a pensar! Parece-me ser um bom momento para adoptar um cachorro e ensiná-lo como se deve comportar em casa! Ainda para mais se o seu marido vai estar em casa nos próximos meses.
Olhe que até fico contente por vocês, sinceramente :D
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

quinta nov 24, 2011 11:25 am

CupCakes Escreveu:
KatiaS Escreveu:Então e se, para além do cachorro, eu adoptar também um gatinho para que façam companhia um ao outro?

Acham que eles se distraiam um com o outro e acabava-se com o problema do cachorro ficar sozinho durante o dia?

O que pensam?
Acho que 1 cachorro e 1 gatinho 10 horas sózinhos vão destruir-lhe a casa todos os dias. O cãozinho vai roer e o gatinho vai arrancar cortinas, atirar as coisas dos móveis ao chão. Vão abrir armários e tirar as coisas do sitio. Vai ter xixi e cócó pela casa toda, o cão vai comer o cócó do gato e vai comê-lo em cima do sofá ou da sua cama. Vai deixar de ter almofadas e coisas nos sitios certos. Com sorte o cãozinho nem ladra, mas até pode passar todo o santo dia a ladrar e a chorar. Quando chegar a casa, depois de um dia de trabalho, o coração vai saltar-lhe boca fora e vai ter vontade de chorar e fugir e certamente, vai ter vontade de estrangular os dois animais :lol:
:D :D :D :D
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta nov 24, 2011 12:00 pm

O Serra é um cão rústico, independente, senhor do seu nariz e do seu espaço, adora espaços abertos e de passar algum tempo só em contacto com a natureza a vaguear por montes e vales. Não é, de maneira nenhuma, um cão de apartamento, nem de cidade.

Cumprimentos
Francisco Bica
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

quinta nov 24, 2011 12:31 pm

FBC Escreveu:O Serra é um cão rústico, independente, senhor do seu nariz e do seu espaço, adora espaços abertos e de passar algum tempo só em contacto com a natureza a vaguear por montes e vales. Não é, de maneira nenhuma, um cão de apartamento, nem de cidade.

Cumprimentos
Francisco Bica
Apoiado!
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta nov 24, 2011 12:52 pm

KatiaS tem experiência em cãe, filhos e gerir pouco tempo livre disponível?
E mesmo assim conseguir bosn resultados?

Se sim, parabéns, bem pode editar um livro a explicar como faz....
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quinta nov 24, 2011 1:00 pm

sasquatch Escreveu:KatiaS tem experiência em cãe, filhos e gerir pouco tempo livre disponível?

E é alguma coisa fora do normal? É preciso supermulheres/homens para o fazer? Esse endeusamento…

Volto a dizer, a situação não é a ideal, e se a user quer saber se acho se deve ter um SE num ap., eu digo taxativamente que não. Mas quem o fez e com bons resultados (como já foi aqui reatado) certamente não precisou de inspiração divina (para quem acredita) para o conseguir.
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

quinta nov 24, 2011 1:09 pm

DieKalash Escreveu:
sasquatch Escreveu:KatiaS tem experiência em cãe, filhos e gerir pouco tempo livre disponível?

E é alguma coisa fora do normal? É preciso supermulheres/homens para o fazer? Esse endeusamento…
Sim. É preciso SuperHomens e Mulheres. A falta de tempo para tudo está à vista nos lindos doguies educados que temos e seus problemas neuróticos e comportamentais e nas lindas e educadas crianças que temos que andam à chapada aos profs. Sem ovos não há omeletes. Básico.
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta nov 24, 2011 1:41 pm

Eu devo ser super mulher :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quinta nov 24, 2011 1:43 pm

CupCakes Escreveu:
DieKalash Escreveu:

Sim. É preciso SuperHomens e Mulheres. A falta de tempo para tudo está à vista nos lindos doguies educados que temos e seus problemas neuróticos e comportamentais e nas lindas e educadas crianças que temos que andam à chapada aos profs. Sem ovos não há omeletes. Básico.
A generalização provoca-me urticária 8)
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta nov 24, 2011 1:47 pm

Vejo que estão a focar como maior problema em o cachorro ficar sozinho durante 10h a destruição da casa... mas a sua "não destruição" também pode ser um problema!

Quando adoptei a Pitucha balofa ela já era uma jovem adulta, aprendeu logo a controlar os xixis o melhor possível e não roer o que não é brinquedo. Passava umas 6h sozinha e portava-se super bem em casa durante esse tempo. O problema era quando nós chegávamos a casa... a sua alegria em ver-nos e energia acumulada durante tantas horas fazia com que se tornasse doida e insuportável! Mas chata mesmo, a querer brincar mas tornando-se bruta por não conseguir controlar toda a energia!

Este comportamento aliviou quando adoptámos um gatinho para lhe fazer companhia... e desapareceu por completo quando adoptámos outro cão. Os passeios e brincadeiras connosco não eram suficiente, mas as oportunidades de brincadeira com outro cão tornaram-na num animal muito mais equilibrado.

Temo que um cachorro que esteja 10h sozinho em casa, se não destruir a casa toda, destrua a paciência dos donos ao tornar-se incontrolável.

Se estão certos de que querem animais de estimação e de que não vão mudar de ideias daqui a 15 anos, sugiro que adoptem um cachorrinho, esperem uns meses, e então adoptem outro para fazer companhia ao primeiro.

Ou então adoptem um cão já adulto ou sénior, talvez começando como FAT para poderem ver como ele se porta em casa. Há cães velhotes que só querem paz e sossego, e dariam o mundo por 10h sozinhos num sofá e uma hora de companhia com um dono carinhoso.
Responder

Voltar para “Cães”