conheço muito bem mirandela, frechas, cachão e todo trás-os-montes e sei bem como dar um tiro (ou mais) a um cão é coisa fácil e infelizmente quotidiana. envenenar animais, atropelar, afogar etc etc...
acho fantástico como é que a câmara, na pessoa do sr. vereador, se desmarca da proposta feita por um técnico da câmara, a trabalhar no caso...
é no mínimo surreal que se proponham a matar os animais assim, ainda para mais com a "ajuda" dos caçarretas que devem ter abandonado muitos dos cães que integram a matilha original. era sim de ver a câmara a fiscalizar as condições em que os actuais cães desses caçadores são mantidos, verificar o boletim de vacinas, a colocação do chip e o seu registo na junta. Aí aplaudia de pé!!
a autarquia celebra protocolos e acciona campanhas para coisas que me parecem interessantes, porque não também para esta situação? que crie sinergias e que inicie negociações com demais organismos e câmaras. o aterro é interconcelhio certo?pois que os demais concelhos que mandam para lá o lixo apertem a fiscalização da posse dos cães dos seus munícipes (há que haver controlo!!) e que esses concelhos recebam alguns dos cães dessa matilha. que criem protocolos com associações, havendo cães de raça na matilha, que contactem com criadores que poderão ter 1 lugar em sua casa para, de modo voluntário, ficarem com um exemplar mais (não para procriação), não custa tentar...
é verdade que é muito triste que se tenha deixado as coisas chegarem a este ponto... é muito triste que não se comprove o que se alega (ataques de cães a pessoas??? é pá... sou meio transmontana, vou para lá amiude, tenho lá família e nunca, mas nunca ouvi semelhante... onde estão os relatórios hospitalares a comprovar o facto???); os cães comem a caça e não deixam nada para os caçadores'????? mmm... a falta de caça não será fruto das caçadas ilegais que todo o ano decorrem, evitando que a fauna se reproduza??? não... são os cães que caçam as lebres, os tordos e as perdizes...
a autarquia demonstrou uma postura irresponsável em todo o processo... a estratégia foi usar do alarmismo para conseguir levar a água ao seu moinho mas felizmente as coisas parecem ter sido travadas. há que agir sim mas com respeito pela lei pois é para isso que ela existe.
se não conseguem capturar os animais sozinhos peçam ajuda, fiscalizem TODOS os donos de cães do concelho, nem que seja para identificar os cães e seus donos. promovam a esterilização (celebrem protocolos com a animais de rua, promovam a recolha de fundos junto da população etc.), promovam a adopção responsável (não só as oliveiras e as árvores de natal merecem um adoptante responsável...). há que tentar de tudo para resolver esta situação a bem.
mas reparem, infelizmente e conhecendo a zona como conheço, tenho a certeza que vai haver gente mal formada que vai fazer o que havia sido proposto...