quinta jan 17, 2013 2:23 am
olá,
adoptei recentemente uma cadela adulta com 3 anos. ela tem um temperamento óptimo, dentro de casa chega a ser chata de tanto nos seguir, quer estar sempre perto de nós. quando fica sozinha fica lindamente. o único pecado dela, que não me faz mossa nenhuma, é que quando está sozinha, durante a noite ou quando saímos, vai para cima do sofá ou, mais raramente, para uma das camas, coisa que proibimos quando estamos presentes. pelos relatos que leio, até agora parece que nos saiu a sorte grande nesse aspecto, apesar de só se ter passado uma semana desde que ela chegou.
na rua, as coisas mudam um bocado. como viveu cerca de um ano e meio num abrigo de uma associação, e antes disso sabe-se lá onde e como, nunca tinha sido habituada a andar à trela. ela tem cerca de 25 kg e está gordita, devia ter uns 20/22 possivelmente. tem um porte parecido com um labrador, um pouco mais pequena talvez, peito largo e pernas curtas (só o porte, fisicamente não tem nada a ver). isto para dizer que apesar de não ser um monstro, ainda tem alguma força. inicialmente comprei logo uma estranguladora, era o método que conhecia e pareceu-me que de início ia ser mais fácil controla-la desta forma. e apesar de não me apoiar em nenhum dado científico, o meu senso comum diz-me que quando eles puxam uma coleira normal magoa e asfixia tanto como uma estranguladora, porque a as vias respiratórias estão à frente, precisamente na zona que é comprimida seja com uma coleira ou com outra. mas adiante, a verdade é que comecei a usar métodos positivos para lhe ensinar a andar à trela. paro ou mudo de direcção quando ela puxa. recompenso verbalmente e com afecto ou biscoitos quando ela vem ao meu lado (ou anda sem tensão, não faço questão que ela ande ao meu lado como se estivéssemos a marchar na tropa, o raio de acção da coleira para mim é aceitável. neste espaço de uma semana, apesar de estar longe de perfeito a diferença deixa-me satisfeito.
ela continua a reagir a algumas coisa repentinamente, como algumas pessoas (não é reacção agressiva, apenas reage, vai na direcção delas amigavelmente lol), alguns cães, alguns cheiros e bolas, que são a grande perdição dela. ela é completamente doida por bolas, não sei se tanto como qualquer cão ou mais. quando a passeio mais tarde pela noite, com o jardim aqui perto deserto, uma ou outra vez solto-a (admito a minha irresponsabilidade porque ela ainda não responde à chamada como deve ser, estou a pensar comprar uma daquelas trelas compridas para treino, mas quero que ela corra um bocado e brinque com bolas com espaço).
eu tenho muitas dúvidas, mas as dúvidas que me fizeram escrever este testamento são as seguintes: quando eu tenho a bola na mão ela fica maluca. não sai de ao pé de mim e não tira os olhos da bola. geralmente faço-a sentar-se primeiro - ainda tenho que ajudar com as mãos, a educação dela nestes últimos 3 anos foi zero - e atiro e ela vem sempre trazer-me, mas não larga, tenho que a tirar da boca dela (já me tinham avisado na associação onde a adoptei que era assim: ficava doida com a bola, não dava, mas quando a apanhava vinha a correr para o pé de nós)
1º: mesmo que comece a usar a trela comprida, qual é a melhor forma de acabar o exercício? sinto que ao tirar-lhe a bola e não a lançar novamente ela fica desiludida haha. vem quase o resto do passeio atrás de mim colada para ver se há bola novamente
2º: como devo fazer ou reagir relativamente ao facto de a partir do momento em que tenho a bola na mão, passa a ser a bola que manda? ela praticamente deixa de olhar para mim e não me ouve, o cérebro dela parece que só vê bola, "ir apanhar quando este tipo a atira, voltar para o pé dele, ele arranca-me a bola da boca e repetimos".
eu percebo que como não está connosco desde cachorra ainda não tem a relação connosco que os cachorros começam a construir com os donos e já não está na idade ideal para começar a aprender, mas já contactei algumas escolas e treinadores (aproveito para pedir conselhos de escolas e preços na zona de lisboa para quem conhece e frequenta ou frequentou). apenas quero ir fazendo as coisas correctamente enquanto não me decido por uma escola.
obrigado
ps: já agora, vou procurar vídeos e dicas, mas já que aqui estou, qual é a melhor forma de ensinar o larga? devo usar o comando e tirar-lhe a bola? ela não vai associar o "larga" a eu tirar e não a ela dar? é que por ela fica com a bola na boca até adormecer e ela cair haha.