Chamo a atenção novamente para a lagarta do Pinheiro.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta mar 23, 2011 12:14 pm

nicasxi Escreveu:Até que nem é assim tão repelente. O que a torna ainda mais perigosa, especialmente para crianças mais pequenas.
Imagem
Mas não é essa que está mais presente no nosso territorio, aliás dessa especie nunca vi nenhumas...as que conheço são estas...
Imagem
Imagem
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta mar 23, 2011 8:53 pm

Terugkeren Escreveu:Ó Chamarrita,
Desculpe lá, eu do que leio da maioria dos seus tópicos até a tenho por inteligente mas desta vez acho que está a fazer a defesa do indefensável!! Mas que raio de comparações e que raio de lógica!
Obviamente estamos perante uma PRAGA e uma PRAGA descontrolada. Não se trata apenas de um bicho asqueroso, que faz impressão e arrepia e se mata ‘porque sim’!! Trata-se de um bicho que, independentemente da causa da sua prosperidade ser o desordenamento florestal, a destruição da camada de ozono ou a invasão do Iraque por conta de grupos económicos gananciosos, representa agora UM PERIGO REAL. Isto não é uma discussão filosófica do direito à vida da lagarta. Este é um perigo real para nós Seres Humanos, onde se incluem crianças que não sabem o perigo que correm, e também para os nossos cães e gatos, que também não o sabem igualmente. Tenho uma filha cujo colégio tem uma zona com bastantes Pinheiros, e todos os anos por esta altura, apesar de todas precauções tomadas pelo colégio aparecem lagartas. As crianças estão avisadas e os funcionários está atentos….mas são crianças, e muitas delas pequeninas. Acha que há aqui lugar para cruzadas de salvem lá a lagartinha, peguem nela e levem-na para longe que já não incomoda? As ‘borboletas’ voam, e lagarta que você leve para longe, nada garante que para o ano seguinte não tenha descendentes aos milhares bem á sua porta!
Quer o quê, abater todos os pinheiros e substituí-los por Carvalhos e outras arvores da nossas florestas ‘originais’ ? E entretanto faz-se o quê às lagartinhas que são tão ‘estranhas’ como o Pinheiro?
Se isso para si não chega, e se o mais importante é continuar a defender o direito à vida desta PRAGA descontrolada, deixando a lagarta prosperar e aproximar-se de nós cada vez mais, força….a cruzada é sua!
Eu por mim, só não as mato se não puder.
São diferentes maneiras de ver as coisas. As pragas, as epidemias, surgem quando se reúnem as condições necessárias. Se pararem de plantar pinheiros, poderão permitir que a floresta se equilibre, e, sem alimento em abundância, estas lagartas acabarão por morrer, reduzida a fonte de alimento. Se aparecem formigas em casa, descubro onde se dirigem, vedo-lhes o acesso ao produto, elas vão embora. Eu entendo porque matam as lagartas e porque têm de ser exterminadas. Estou consciente do motivo da sua existência, e que pouco há a fazer a não ser exterminar os ninhos. Entendam, apenas, que eu não as mato senão como única alternativa. E, como não pude passar ao largo, afastei-a das casas, dos animais ou crianças que não sabem evitá-las. Lamento, mas repugna-me matar.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Shorty87
Registado: sexta jun 03, 2011 11:39 pm

sexta mar 09, 2012 2:01 pm

Bom, esté problema está novamente a aparecer por todo o pais, por isso pareceu-me bem vir "desenterrar" o tópico.
Tenho 3 cadelas, e moro numa zona em que o pinhal está literalmente do outro lado da estrada... a junta andou a cortar pinheiros, principalmente os mais proximos da estrada, no entanto, já se sabe que este ano voltará a haver lagartas....
A minha duvida é: enquanto a junta não faz as respetivas limpezas, haverá alguma técnica que se possa usar, para pelo menos evitar que elas entrem no meu espaço?
Nesta altura já não posso levar as minhas cadelas à rua, pois á volta da minha casa é só pinhal, por isso elas têm que ficar dentro do terreno, que embora não tenha terra para escavarem, têm pelo menos espaço para correrem... No entanto tenho sempre receio que as malditas lagartas entrem por baixo dos portões :(
Se alguem me pudesse ajudar agradecia! :)
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta mar 09, 2012 2:28 pm

Penso que, não havendo pinheiros no seu terreno e existindo uma estrada a separá-lo do pinhal tratado perto de si, as possibilidades de as lagartas passarem por baixo do seu portão é fraca. Mas pode sempre contactar os serviços da sua câmara para que o aconselhem, ou então alguma empresa especializada no controlo de pragas.

Entretanto, nas primeiras cinco páginas deste tópico, pelo menos, encontra informação sobre como lidar com esta praga. Pode consultá-las e entrar nos vários links postados.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
cdmafra
Membro Júnior
Registado: domingo jan 27, 2013 11:26 pm

Sasha - rafeira fêmea com alguns meses. Filha de pastora alemã

domingo jan 27, 2013 11:37 pm

Pessoalmente nunca me preocupei muito com a lagarta do pinheiro. Tenho um pinhal e uns pinheiros dispersos perto de casa, é frequente vê-las por cá no quintal. Mas localizava-as e passava por outro sítio ao invés de me cruzar com elas. Tenho uma cadela "Black" de 12 anos e nunca tive problemas nesse sentido. E as pessoas também não.

Pois isso mudou radicalmente há uma semana. A minha nova cadela "Sasha" (com 2 meses e agora há 2 semanas em minha casa) deve ter entrado em contacto com um bichinho desses isolado que veio parar a um sítio "exótico" onde não as tinha encontrado antes no meu quintal (o forte vento provavelmente causou a situação). Apareceu a Sasha a comer normalmente, mas depois verifiquei que lhe era difícil beber água e salivava. Olhei mais atentamente e verifiquei um ligeiro inchaço por baixo da boca. O sofrimento devia ser tal que até se afastava de nós (ela costuma fazer uma "festa" quando nos vê). Era Domingo, mas levámos logo às urgências veterinárias, sendo que passou 2ª Feira toda no doutor. Ficou felizmente tudo bem, mas do susto não me livro.

Por isso, agora lagarta no meu quintal é lagarta morta. Máscara, roupagem a proteger o corpo todo, luvas e "zás"... lagarta e tudo à volta dela consumido pelo fogo do massarico. Se me dá prazer? Nenhum. Mas o que me deixou muito triste foi ver o que a minha cadela estava a sofrer. E para o Verão, armadilhas às borboletas (cortar o mal pela raíz). Isso porque não tenho acesso a chapins e é complicado fazer algum tratamento visto que o pinheiro mais próximo de minha casa se localize num quintal privado (não vou lá meter equipas de controlo de pragas).

A lagarta do pinheiro não é um bicho muito bonito, nem a sua borboleta, mas é um ser vivo. Se tivesse a certeza que não há risco de qualquer uma das minhas cadelas entrar novamente em contacto com uma, deixava-as em paz. Mas assim não dá. A liberdade das lagartas à vida acaba quando começa a liberdade das minhas cadelas ;)
BichoPapao
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 11:42 am

segunda jan 28, 2013 12:06 am

Ainda assim teve muita sorte cdmafra... :| As melhoras da cachorra :wink:
cdmafra
Membro Júnior
Registado: domingo jan 27, 2013 11:26 pm

Sasha - rafeira fêmea com alguns meses. Filha de pastora alemã

segunda jan 28, 2013 2:56 pm

BichoPapao Escreveu:Ainda assim teve muita sorte cdmafra... :| As melhoras da cachorra :wink:
A maior sorte que ela talvez vá ter na vida (claro que também tem muita sorte em ter donos bons como nós, há caninos por aí que coitados, como de quando em vez aparece nas notícias...)! Obrigado! :wink:
irizitah
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 7:02 pm

segunda mar 25, 2013 12:31 am

Pessoal, desculpem desenterrar o topico.

Cuidado com os vossos patudinhos... as lagartas do pinheiro estao ai e os nossos patudos estao sujeitos a elas.

O meu pequeno cao, de apenas 5 meses encontra-se ag internado por culpa delas.

Atençao a elas, protejam os vossos patudinhos
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

segunda mar 25, 2013 1:03 am

:( As melhoras para o seu patudo .... onde ando com o meu Rufus não há pinheiros, nem lagartas.... pois costumo ver onde ele fareja e pisa....
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

segunda mar 25, 2013 3:32 am

No outro dia o panda andou a roer uma pinha pequena. Eu tirei e depois nao vi nada de estranho na pinha. Tava uma bocado com terra e ele ficou de lingua de fora, mas depois euno vi nada suspeito e saimos daquela zona. Eu nunca vi uma lagarta dessas, mas ja foi ha dois dias e ele esta ok. Se houvesse algo ele estava diferente,nao? É instantaneo?
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda mar 25, 2013 7:31 am

Eles sofrem tanto que se nota logo...
Na aldeia onde vivi toda a vida, as pessoas juntavam-se para limpar as matas e esses bichos também eram eliminados.
Responder

Voltar para “Cães”