TitvsLivivs Escreveu:Piagos Escreveu:isatoday Escreveu:este comentario estava na noticia que foi posta aqui no forum:
"Ivo Quintas
Quanto à lei propriamente dita, e ao contrário do que tem passado na com. social para a opinião pública, a raça não será extinta. Isto é, um Rott com registo no LOP, não será esterilizado (regime de excepção), logo até poderá beneficiar a raça. Porque até aqui qualquer um fazia ninhadas de qualquer maneira, sem qualquer tipo de critério. Acho injusta a distinção entre as raças (e chamar a umas potencialmente perigosas), mas concordo que há muito a fazer para afastar donos indesejáveis de algumas raças (só porque vêm nelas a possibilidade de as usar como armas)"
nao quererá isto dizer que nao se vai extinguir as raças, apenas controlar os donos e tentar impedir criaçoes "caseiras"? pelo que percebi, a criaçao dos caes ainda é permitida a quem tiver os caes em ordem, e quem quiser ter um cao poderá te-lo, desde que seja de criadores reconhecidos e castrado...
pode ser ineficaz por causa das imensas pessoas que nem tem os caes registados, mas será uma lei assim tao má?
Acabar com os criadeiros de cães, concordo plenamente.
Mas então e os criadores? Segundo li será proibida a importação de cães do estrangeiro. Então se assim for os criadores de cães não serão prejudicados? Assim não poderão adquirir certos cães que pretendem para cruzas. Logo isso irá comprometer todo o trabalho feito pela raça; logo a criação desses cães entrará em colapso em Portugal; logo muitos criadores talvez desistam de criar as suas raças; logo terão de vender ou doar esses animais a pessoas, e ao fazê-lo mais animais abandonados surgirão, e mais donos irresponsáveis também.
Estou errado ou não?
Eu com tantas notícias semi-verdadeiras e sensacionalistas ainda não percebi se a proibição de importar cães do estrangeiro se estende a todos os cidadãos portugueses. Se assim for a lei será devastadora para a criação destas raças.
também nao sei, mas nao faria nenhum sentido os criadores poderem ter os caes e fazer criaçao, mas nao os poder importar...
simplesmente acho que antes de começarmos a acender as tochas e querer queimar os politicos em praça publica, deviamos ter uma informaçao mais correcta do que a que anda pelos meios de comunicaçao sensionalistas.
como ja disse, acho que é uma lei que acima de tudo vai fiscalizar quem nao precisa de fiscalizaçao, mas duvido que vá estiguir as raças...
quanto á discriminaçao, concordo, mas podemos ver por outro angulo:
estes sao os caes que devem ser mais vigiados também porque sao os mais passiveis de serem usados para fim menos proprios. ou seja, podemos ver esta lei nao apenas como uma lei para acalmar o medo da populaçao em geral, mas uma lei que vai também proteger os animais de uma existencia deploravel.