Sete raças em extinção...e sigam os SRD!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
milord
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 11:48 pm

sábado mar 15, 2008 10:58 pm

saravasco Escreveu:milord, não não disse, ela disse que se a lei for lançada que tem de ser cumprida, nunca afirmou se é a favor ou contra, e isso disse o varias vezes.

Carinna, podes chamar realmente ignorância, e posso dar te o exemplo de uma cadela que tive, em que alguns moradores da beira tentaram fazer um abaixo assinado para eu tê-la presa e com açaime dentro da minha própria casa. Por isso sei bem onde pode ir a parvoíce das pessoas.

CasadAnaval, não era necessário postar duas vezes que eu respondia mal podia. Factos não sei se há, nunca pesquisei isso, por isso fica mesmo apenas a minha opinião do que a maioria pensa. E claro ninguém é obrigado a concordar com ela, espero é que não comeces a insultar me a mim também como fizeste a pouco, só por teres uma opinião divergente.
Está escrito em Português.
...A LEI é MUITO JUSTA E DEVERAR SER RESPEITADA...
Foi dito por nemacinha!
Falou está falado...
Miminhos.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sábado mar 15, 2008 10:59 pm

Piagos Escreveu:
isatoday Escreveu:este comentario estava na noticia que foi posta aqui no forum:

"Ivo Quintas
Quanto à lei propriamente dita, e ao contrário do que tem passado na com. social para a opinião pública, a raça não será extinta. Isto é, um Rott com registo no LOP, não será esterilizado (regime de excepção), logo até poderá beneficiar a raça. Porque até aqui qualquer um fazia ninhadas de qualquer maneira, sem qualquer tipo de critério. Acho injusta a distinção entre as raças (e chamar a umas potencialmente perigosas), mas concordo que há muito a fazer para afastar donos indesejáveis de algumas raças (só porque vêm nelas a possibilidade de as usar como armas)"

nao quererá isto dizer que nao se vai extinguir as raças, apenas controlar os donos e tentar impedir criaçoes "caseiras"? pelo que percebi, a criaçao dos caes ainda é permitida a quem tiver os caes em ordem, e quem quiser ter um cao poderá te-lo, desde que seja de criadores reconhecidos e castrado...

pode ser ineficaz por causa das imensas pessoas que nem tem os caes registados, mas será uma lei assim tao má?
Acabar com os criadeiros de cães, concordo plenamente.

Mas então e os criadores? Segundo li será proibida a importação de cães do estrangeiro. Então se assim for os criadores de cães não serão prejudicados? Assim não poderão adquirir certos cães que pretendem para cruzas. Logo isso irá comprometer todo o trabalho feito pela raça; logo a criação desses cães entrará em colapso em Portugal; logo muitos criadores talvez desistam de criar as suas raças; logo terão de vender ou doar esses animais a pessoas, e ao fazê-lo mais animais abandonados surgirão, e mais donos irresponsáveis também.
Estou errado ou não?
Eu com tantas notícias semi-verdadeiras e sensacionalistas ainda não percebi se a proibição de importar cães do estrangeiro se estende a todos os cidadãos portugueses. Se assim for a lei será devastadora para a criação destas raças.
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado mar 15, 2008 11:02 pm

isatoday Escreveu: (... pode ser ineficaz por causa das imensas pessoas que nem tem os caes registados, mas será uma lei assim tao má?
A mim parece-me má qualquer lei que seja discriminadora. Aberto o precedente tudo indica que a partir de agora só pode piorar.
E como alguém disse aqui, também a mim me aflige particularmente o poder que os orgãos de comunicação social têm no nosso país. A opinião pública é completamente manipulada, infelizmente em quase tudo o que nos diz respeito, não apenas neste assunto.
TitvsLivivs
Membro Veterano

sábado mar 15, 2008 11:49 pm

Bem, voltando ao tema, gostaria de saber se há alguém que me possa esclarecer esta minha dúvida que lá atrás coloquei:

TitvsLivivs Escreveu:
Piagos Escreveu:
isatoday Escreveu:este comentario estava na noticia que foi posta aqui no forum:

"Ivo Quintas
Quanto à lei propriamente dita, e ao contrário do que tem passado na com. social para a opinião pública, a raça não será extinta. Isto é, um Rott com registo no LOP, não será esterilizado (regime de excepção), logo até poderá beneficiar a raça. Porque até aqui qualquer um fazia ninhadas de qualquer maneira, sem qualquer tipo de critério. Acho injusta a distinção entre as raças (e chamar a umas potencialmente perigosas), mas concordo que há muito a fazer para afastar donos indesejáveis de algumas raças (só porque vêm nelas a possibilidade de as usar como armas)"

nao quererá isto dizer que nao se vai extinguir as raças, apenas controlar os donos e tentar impedir criaçoes "caseiras"? pelo que percebi, a criaçao dos caes ainda é permitida a quem tiver os caes em ordem, e quem quiser ter um cao poderá te-lo, desde que seja de criadores reconhecidos e castrado...

pode ser ineficaz por causa das imensas pessoas que nem tem os caes registados, mas será uma lei assim tao má?

Mas então e os criadores? Segundo li será proibida a importação de cães do estrangeiro. Então se assim for os criadores de cães não serão prejudicados? Assim não poderão adquirir certos cães que pretendem para cruzas. Logo isso irá comprometer todo o trabalho feito pela raça; logo a criação desses cães entrará em colapso em Portugal; logo muitos criadores talvez desistam de criar as suas raças; logo terão de vender ou doar esses animais a pessoas, e ao fazê-lo mais animais abandonados surgirão, e mais donos irresponsáveis também.
Estou errado ou não?
Eu com tantas notícias semi-verdadeiras e sensacionalistas ainda não percebi se a proibição de importar cães do estrangeiro se estende a todos os cidadãos portugueses. Se assim for a lei será devastadora para a criação destas raças.
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
sábado mar 15, 2008 11:54 pm

TitvsLivivs Escreveu:
Piagos Escreveu:

"Ivo Quintas

Estou errado ou não?
também nao sei, mas nao faria nenhum sentido os criadores poderem ter os caes e fazer criaçao, mas nao os poder importar...

simplesmente acho que antes de começarmos a acender as tochas e querer queimar os politicos em praça publica, deviamos ter uma informaçao mais correcta do que a que anda pelos meios de comunicaçao sensionalistas.

como ja disse, acho que é uma lei que acima de tudo vai fiscalizar quem nao precisa de fiscalizaçao, mas duvido que vá estiguir as raças...

quanto á discriminaçao, concordo, mas podemos ver por outro angulo:

estes sao os caes que devem ser mais vigiados também porque sao os mais passiveis de serem usados para fim menos proprios. ou seja, podemos ver esta lei nao apenas como uma lei para acalmar o medo da populaçao em geral, mas uma lei que vai também proteger os animais de uma existencia deploravel.
Piagos
Membro
Registado: quinta mar 22, 2007 2:44 am

domingo mar 16, 2008 12:08 am

TitvsLivivs Escreveu:
Piagos Escreveu:

"Ivo Quintas

Estou errado ou não?
O decreto não será aplicado aos cães das Forças Armadas ou forças de segurança do Estado e aos cães inscritos no Livro de Origem Portuguesa. Ou seja, há raças puras controladas que poderão continuar a reproduzir-se, explicou ao CM o director- -geral de Veterinária, Agrela Pinheiro, que tem a responsabilidade de aferir as raças potencialmente perigosas que constarão no documento. Isto quer dizer que a lista das sete raças “poderá ser acrescentada ou reduzida”, confirmou Jaime Silva.
TitvsLivivs
Membro Veterano

domingo mar 16, 2008 12:13 am

Piagos Escreveu:
O decreto não será aplicado aos cães das Forças Armadas ou forças de segurança do Estado e aos cães inscritos no Livro de Origem Portuguesa. Ou seja, há raças puras controladas que poderão continuar a reproduzir-se, explicou ao CM o director- -geral de Veterinária, Agrela Pinheiro, que tem a responsabilidade de aferir as raças potencialmente perigosas que constarão no documento. Isto quer dizer que a lista das sete raças “poderá ser acrescentada ou reduzida”, confirmou Jaime Silva.

Pois, eu já sei que o decreto tem as excepções acima referidas. Mas eu falo de cães vindos do estrangeiro: será que um criador não poderá adquirir cães destas sete raças no estrangeiro? :o
Piagos
Membro
Registado: quinta mar 22, 2007 2:44 am

domingo mar 16, 2008 12:18 am

Pois ao proibirem a importação, devem de estar a proibir a entrada, de cães vindo do estrangeiro, mas a questão é uma, e se o cachorro em questão tiver registrado no estrangeiro, será que o CPC, reconhece, e acima de tudo se as autoridades o deixam entrarem no país, é complicado mesmo esta lei, e pouco definida, e acima de tudo absurda.
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

domingo mar 16, 2008 3:50 am

Infelizmente já começa a ser comum no nosso país implementar à pressa leis mal formadas e ainda com MUITAS gafes... :evil:

Mas caso esta lei da treta vá para a frente, espero estar presente para poder ver o GOVERNO levar um estalo de luva branca quando se verificar que esta lei foi inutil, prejudicando quem tem tudo em ordem, e que afinal quem vive à margem da lei assim continua... :? fazendo criações ilegais destes animais e continuando a utiliza-los para fins ilicitos...

Espero, mas duvido, que nessa altura se apercebam do quanto foram incompetentes e precipitados!!! :x
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

domingo mar 16, 2008 8:52 am

Tito Lívio, o problema é mesmo esse, da forma como está a ser referido nãoe stou a ver como é possível beneficiar as linhas de sangue existentes...os problemas de consanguineidade irão piorar.
TitvsLivivs
Membro Veterano

domingo mar 16, 2008 9:51 am

CasadAnaval Escreveu:Tito Lívio, o problema é mesmo esse, da forma como está a ser referido nãoe stou a ver como é possível beneficiar as linhas de sangue existentes...os problemas de consanguineidade irão piorar.
:o Ignoro como se processam essas relações entre criadores de cães portugueses e estrangeiros, e ignoro também a qualidade e quantidade dos cães das setes raças em Portugal. Mas supondo que Portugal depende muito do estrangeiro para adquirir cães com qualidade, preve-se que a criação em Portugal dessas raças entrará em colapso. Se assim for essa lei será devastadora. :o
reex
Membro Veterano
Registado: quinta out 25, 2007 11:12 am
Localização: tenho 2 cães apanhados da rua .e um fox terrier de 12 anos a viver no Minho com os meus pais ( memor

domingo mar 16, 2008 10:34 am

aos olhos da soçiedade os animais não passam de objectos , sem valor , são maltratados , abandonados , abatidos sem dó nem piedade . Acham que o governo esta preocupado com isso ? estão-sse borrifando para os animais
<p>quem salva uma vida , salva o mundo inteiro</p>
<p>portugalzoofilo.net</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 16, 2008 10:47 am

TitvsLivivs
Membro Veterano

domingo mar 16, 2008 11:05 am

dinodane Escreveu:

Mas o decreto visa a proibição de entrada em Portugal de cães estrangeiros, seja por criadores ou por qualquer outra pessoa?
No texto acima está escrito que o decreto não se aplica a cães das forças armadas e cães com LOP, mas não diz que não se aplicará o decreto a cães vindos do estrangeiro; esses cães não estão registados no LOP, têm é o registo da sua terra natal.
Certo, ou errado?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo mar 16, 2008 11:36 am

Vão as cadelinhas Portuguesas mandar a trancadinha ao estrangeiro ;)
O que se vai passar na minha opinião se a lei for em frente é...mais cães abandonados, mais caes nos canis para abate, criação vão de escada de pseudo raças perigosas em o que é proibido e ilegal o povo gosta é bom e dá dinheiro. Não estou a ver menos ataques, mais gente consciente, mas sim quem é responsavel e cumpridor a desistir da raça que ama e quem não o é vai dar continuidade ao mau nome que a raça tem vindo a ter graças a quem não cumpre a lei.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Cães”