Petição para o reconhecimento da raça Pitbull

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda mai 05, 2008 7:51 pm

dinodane Escreveu:
No tópico não entevi as qualidades funcionais, morfológicas que lhe confiram entidade própria, nem o enquadramento na actual sociedade urbana como cão de trabalho.
Assim não encontro condições que me levem a assinar a petição.

Os post de alguns defensores do APBT só me levaram a solidificar esta conclusão, pois não rebateram a sua diferenciação enquanto raça e consequente funcionalidade.
Pois, eu também acho e esta minha opinião não vem só deste debate. :|
Eu também tenho pena que assim seja.
Obviamente sou contra qualquer tipo de discriminação, tendo por base as raças dos cães. Como tal, e como um todo, serei sempre contra qualquer tipo de BSL. Mas realmente é frustrante não conseguir arranjar argumentos para defender os Pits enquanto raça, quando os defensores da BSL a usam como 'arma de arremesso'.
Gostava que me tivessem ajudado a perceber e a ter esses argumentos , para também eu poder defender a raça e a petição com bases mais sólidas e conhecimentos mais válidos...mas infelizmente não consigo.
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

segunda mai 05, 2008 8:08 pm

Quickasss cuidado com o que dizes e ao falar no passado do APBT.

Corres o risco, assim como me aconteceu e a pessoas que conheces seres confundida por amante de lutas e em como treinas a tua cadela para isso.

Não fales em toques na chapa, pois estás a falar de um cão. Esse tipo de comentário apenas pode ser feito ou no fórum da APO ou quando estamos a falar pessoalmente pois ainda pensam coisas que não são.

Especialmente a ActionGirl tem uma imaginação muito fértil e como não conhece o tipo de dona que és, se conhecendo por alto duvidou da minha palavra, imagino em relação ao que dizes.

Já agora esses cães das fotos serão os "pais" dos nossos temiveis?
Sabes que eu da história dos APBT não sou conhecedora.
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mai 05, 2008 8:56 pm

Na minha opinião o post do Ssantos sumarizando a filosofia antiga e a actual dos puristas do APBT veio desestabilizar muitas concepções erradas e clarifica muita coisa, nomeadamente a razão pela qual a "raça" nunca virá a ser considerada como tal, complementado por mais umas linhas do gdsfsgh e da quickass, como por exemplo "o mundo do pitbull sempre foi uma coisa à parte do resto da canicultura".

Não deixa de ser interessante constatar que se fosse eu ao invés do Ssantos a postar aquele sumário da história do pitbull, teria recebido uma saraivada de pedras da vossa parte, quem sabe questionando a "veracidade" da coisa, talvez por estarem convencidos que eu estou contra o reconhecimento da "raça" ao passo que o Ssantos é totalmente a favor, como deixou expresso uns posts antes desse.

Continuo a achar que a canzoada que para aí anda apelidade de pitbull não passa de cães sem raça definida e numa coisa tenho que concordar com o grcsheerfs, realmente a canzoada que anda aí a fazer notícia não são pitbulls verdadeiros, esses, os que até têm registos da ADBA e tudo, fazem parte de um mundo muito à parte mesmo.

Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ruga2007
Membro Júnior
Registado: sexta fev 01, 2008 6:03 am

terça mai 06, 2008 12:10 am

LILIBETTY Escreveu:Eu já assinei e já dei a conhecer a muitas pessoas esta petição.
Inclusivé fiz um email para ser mais facil ser repassado pelos contactos dos nossos contactos :D
Os nossos cães sãos os nossos espelhos, são aquilo que lhes ensinamos.
Eu não acho que haja raças perigosas, simplesmente existem inconscientes que estimulam os cães para a maldade porque se julgam poderosos por ter um cão posssante e de força brutal e o pobre do animal é que sofre porque pode ser abatido por um acto que so o dono tem culpa... e o dono fica impune.
E é ridiculo como é que Portugal pode fazer uma lei não reconhecendo a raça.
Eu tenho uma bull terrier e sofro de varios tipos de discriminação cada vez que vou passear a minha Duda... Que ela é feia, que devia andar com ançaime tudo e mais alguma coisa! enquanto que os outros cães andam sem trela e sem coleira a passear sem qualquer problema. Caso não saibam é obrigatório o uso de coleira para qualquer animal e nem por isso a policia lhes passa uma coima, enquanto a mim já me pediram identificação da bull terrier, levaram uma resposta á altura da ignorância deles: BULL TERRIER NÃO ESTÁ NA LISTA DO CÃES POTÊNCIALMENTE PERIGOSOS. E os cães são todos obrigados a ter identificação e pelo menos uma trela!! Enfim....
Eu sou pelos cães independente da raça são todos criaturas geniais se eu pudesse tinha milhentos... :D
Eu aqui tbm tenho q concordar com este forista, pois o alarmismo q ha em relaçao a estas raças esta-se a espalhar a varias raças, pois eu tenho um casal de sharpeis, e quando os vou passear, passo por todo o tipo de situaçoes as quais eu fico sem palavras, desde me dizerem q eu tenho q ter açaime nos meus caes quando eles nem trela trazem nos deles, de ouvir comentarios q eu cortei as orelhas aos caes, tbm devo ser desses q tem os caes nas lutas, e como a maioria de vos sabe as orelhas dos sharpeis sao mesmo assim pequenas, nao sao cortadas, o q esta realmente a criar esta situaçao, sao os alarmismos das noticias pois sempre q um cao de uma raça potencialmente perigosa ataca alguem, e noticia durante varias semanas, e nos e os nossos animais andamos a ser discriminados, quando nao temos culpa nenhuma!

Agora acerca do assunto deste forum acho q o principal problema e q cada criador anda a criar o estilo de pit q conhece, ou seja existem varios tipos de pit, os q estao especialmente vocacionados para as lutas, e estes foram escolhidos mediante as suas caracteristicas fisicas e psicologicas, para o desempenho desta funçao, ou seja sao caes mais leves, e mais resistentes, inclusive uma das formas de escolha para esta funçao era a resistencia a dor, o poder de traçao, agressividade, e concerteza muito mais coisas q eu nao tenho conhecimento!
Os pits usados em desportos nestes caes e feita uma criaçao tentando escolher os caes com mais stamina, e onde se quer um temperamento nao agressivo mas mantendo as caracteristicas antigas de raça, pois os pits sao caes expcionais para os desportos, ou seja estes caes tbm nao podem ser pesados nem com aquelas grandes cabeças q toda a gente aprecia pois o cao precisa de ser equilibrado, estruturalmente e muscularmente!
E outro tipo de pitbull q e o q podera um dia a vir a ser utilizado nas exposiçoes, pois ja começa a ter alguma uniformizaçao sao aqueles q mais aceitaçao têm tido pelas pessoas por todo o mundo q e o pit cabeçudo e musculoso, com muitas semelhancias com o Staf, sendo estes escolhidos apenas pelo aspecto morfologico dos mesmos!
Agora o dificil ira ser, criar um padrao para a raça, q agrade a todos estes amantes desta raça, enquanto nao houver concesso em relaçao a decidir o q e, o padrao de um pitbull nunca ira haver pits como uma raça oficial, pois sem homegeniadade nao sera possivel ter uma raça oficial!
Esta e a minha opiniao eu sou grande admirador e adepto desta raça, e uma coisa eu digo; o q os pits têm todos iguais e a vontade inigualavel de agradar aos donos, e por isso possivelmente esta raça tem os problemas q tem!
quickasss
Membro Veterano
Registado: sexta dez 10, 2004 11:47 am

terça mai 06, 2008 12:44 am

IsabelMello Escreveu:Quickasss cuidado com o que dizes e ao falar no passado do APBT.

Corres o risco, assim como me aconteceu e a pessoas que conheces seres confundida por amante de lutas e em como treinas a tua cadela para isso.

Não fales em toques na chapa, pois estás a falar de um cão. Esse tipo de comentário apenas pode ser feito ou no fórum da APO ou quando estamos a falar pessoalmente pois ainda pensam coisas que não são.

Especialmente a ActionGirl tem uma imaginação muito fértil e como não conhece o tipo de dona que és, se conhecendo por alto duvidou da minha palavra, imagino em relação ao que dizes.

Já agora esses cães das fotos serão os "pais" dos nossos temiveis?
Sabes que eu da história dos APBT não sou conhecedora.
Bem , quem achar que eu gosto de lutas, ainda tem uma mente pior que a minha...e eu luto por uma raça que nao é raça, p isso é dificil ser pior!! lol

sim, segundo o que tneho aprendido com o Ricardo são alguns pais sim...
quickasss
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 12:45 am

muita verdade Ruga2007

A Ruga ja passa por esse comentarios...até agora sao só as 7 as raças...com o tempo vai tocando a cada vez mais...quando passarem pelo mesmo,ai ja dizem "ai jesus"...
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça mai 06, 2008 12:51 am

quickasss Escreveu:muita verdade Ruga2007

A Ruga ja passa por esse comentarios...até agora sao só as 7 as raças...com o tempo vai tocando a cada vez mais...quando passarem pelo mesmo,ai ja dizem "ai jesus"...
Rita, veja bem, ai Jesus já toda a gente diz. ;) Até eu que tenho uma raça que está suficientemente afastada dessas polémicas para me preocupar.

Mas doi-me, doi-me e custa pelo gosto que tenho por cães no geral e por solidariedade com todos vós. Por isto subscrevi o vosso abaixo-assinado.

Agora esta conversa do ai Jesus, e por aí fora em nada tem a ver com a conversa do que significa ser de raça.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
quickasss
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 12:59 am

pois nao, estava apenas a dar mais enfase ao facto que a ruga relatou..

eu vejo isto de uma forma muito simples...o termo raça significa subespecie dentro de uma especie. eu como ja demonstrei , considero o APBT uma raça que tem várias linhagens. tal como em algumas raças existe o pequeno, medio, gigante.. tal como na raça humana existem magros, gordos, altos baixos... nos apbt há mais cabeçudos, menos cabeçudos, mais altos , menos altos...mas é basicamente só nisto que mudam, pois a nivel fisico, o que se pede, é igual para todos .
quickasss
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 1:02 am

queria completar: tal como na raça humana existem 5 linhagens, e nao deixam de ser Humanos, tambem no apbt podem existir...eu vejo as coisas assim...
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 06, 2008 1:19 am

quickasss Escreveu:pois nao, estava apenas a dar mais enfase ao facto que a ruga relatou..

eu vejo isto de uma forma muito simples...o termo raça significa subespecie dentro de uma especie. eu como ja demonstrei , considero o APBT uma raça que tem várias linhagens. tal como em algumas raças existe o pequeno, medio, gigante.. tal como na raça humana "ariana" existem magros, gordos, altos baixos... nos apbt há mais cabeçudos, menos cabeçudos, mais altos , menos altos...mas é basicamente só nisto que mudam, pois a nivel fisico, o que se pede, é igual para todos .
A Raça Ariana não existe.

O que vos falta é mesmo conceitos. Sub-espécie é o próprio cão (do lobo), raça é uma divisão diferente.

Classificar como raça um grupo de cães só porque têm a mesma função e as mesmas caracteristicas funcionais, mesmo que sejam completamente atipicos entre si (e não estamos só a falar de dimensões, mas também de formatos), é um erro básico. Era como dizer que um Negroide que fosse Sapateiro de profissão era da mesma raça que um Caucasiano (termo correcto para um Humano Branco) que também é Sapateiro, só porque desempenhavam a mesma função.

Levando a sua noção de raça ao ponto mais ridiculo e extremo, e pegando nos meus cães, teriamos todas as seguintes raças convertidas só em uma:
- Basset Hound
- Basset Artesien Normand
- Basset Azul da Gasconha
- Basset Grifon de Vendeen
- Basset fauvre da Bretanha
- etc.

Se querem um livro de origens oficial para o Pit, e se querem credibilidade para o gerir, devem começar a apreender estes prncipios básicos.

Mais uma vez desejo-vos boa sorte, e como disse antes so espero que compreendam a responsabilidade que vos vai caír em mãos.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 06, 2008 1:23 am

quickasss Escreveu:queria completar: tal como na raça humana existem 5 linhagens, e nao deixam de ser Humanos, tambem no apbt podem existir...eu vejo as coisas assim...
Humano é Espécie não é raça.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
quickasss
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 1:24 am

mas tem linhagens, ou estou errada?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 06, 2008 1:28 am

quickasss Escreveu:mas tem linhagens, ou estou errada?
Tem linhagens, mas antes das linhagens tem grupos raciais.

Até as verdadeiras raças de cães têm linhagens, o que não podem é ter diferenças tão grandes que os tirem da tipicidade da raça.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Ssant0s
Registado: terça abr 29, 2008 6:36 pm

terça mai 06, 2008 3:02 am

Quando foi criada na Europa a F.C.I (em 1911), já raça American Pit Bull Terrier era reconhecida e registada no seu Pais de origem á vários anos.

Como sabemos os criadores da raça América pit Bull terrier nunca quiseram misturas e o processo de selecção era duro e cru. Ou superavam ou morriam, assim evoluiu uma raça.

O processo de Selecção do staff e também da maioria das raças (excepto a pequena minoria que selecciona para reprodução cães de trabalho) é a conformação. E na conformação a única função que o Cão tem de ter é ter força e determinação para mastigar um biscoito ou meia dúzia deles.

É preciso recordar que as lutas organizadas eram legais e com regras. No Pais de origem da Raça, as lutas de foram abolidas nos anos 80. No entanto continuam legais em vários países como a Rússia, Coreia, China etc…

Inclusivo na Coreia á espectáculos organizados como atracão turística, onde os animais morrem lamentavelmente perante uma multidão de espectadores que pagam para ver. Não á regra nenhuma, são postos numa jaula geralmente ao calor e tem de lutar contra o adversário e contra a desidratação até morrer. Deus criou o Cão e o Homem evoluiu uma raça canina a tal ponto que é a mesma é vítima do seu próprio sucesso.

Um Cão descendente de verdadeiros A.P.B.T é capaz de se adaptar a maioria das funções que lhe sejam exigidas. O seu potencial atlético, determinação, e carácter fazem dele um considerável candidato canino a disputar o seu lugar na nossa sociedade.

O objectivo de Registar e seleccionar para reprodução tudo o que tenha 4 patas 2 orelhas e 40 poucos dentes como A.P.B.T é aniquilar a completamente Raça.

E não é mais do que uma forma de rentabilização monetária e sede de projecção.

Neste momento sabemos quem tem A.P.B.T verdadeiros e onde eles estão, e também sabemos que os mesmos poderão ter um papel determinam-te na continuação da raça. Poucos mas bons.

Agora registar cães com capacidades é muito bom trabalho, mas nada indica que sejam Pit Bull. Se querem seguir um trabalho digno com a raça então peguem nos exemplares verdadeiros que estão muito bem identificados, seleccionem os melhores, fomentem a criação ou não mas sempre baseados em bases solidas e confirmadas.

Caso o objectivo seja registar cães com capacidades, então registem o cão X com o microchip X com o nome x e que o mesmo é um animal com capacidades comprovadas, mas sem raça definida ou então pertencente a Raça X mas que o mesmo seja reconhecido como sendo um animal de raça em que o seu pedigree tenha comprovada mais de X gerações.

A desculpa de que os pedigrees oficiais da F.C.I ou outras entidades possam estar viciados tem a mesma validade, do que perguntar á vossa Mãe quem é o vosso Pai, se é o que paga as contas ou outro. Se fossem a fazer o teste de paternidade muitos iam ter surpresas. Portanto essa desculpa não tem validade nenhuma.

Outro assunto é:

O efeito dominó da exclusão de varias raças caninas da nossa sociedade, na minha opinião vai-se agravar. Hoje estamos aqui a debater o facto de haver por parte do poder politico a erradicação de varias raças e não só. Mas no futuro estaremos aqui a a recordar que em determinada altura da nossa vida ainda podiamos ter opções de escolha relativamente aos animais de estimação que gostavamos.

A nossa sociedade caminha no sentido de que nasceremos e morreremos confinados a seguir caminhos impostos e não á nossa liberdade de escolha. No futuro não haverá cães de Raças grandes porque não cabem na maioria dos carros e o que comem dá para alimentar não sei quantos cães de raças pequenas e pessoas. Na alimentação farão falta os cereais para combustíveis e alimentação humana.
Dai que é proibida a criação e reprodução de animais de grande porte para fins de lazer e que comam mais de 300 gramas diárias de alimentos. Etc etc tec… Estou a divagar, mas seguindo esta linha de pensamento que poderá ou não ser uma realidade no futuro, os senhores vão ver quanto é bom viver nos tempos de hoje em que por enquanto ainda podemos ter uma raça canina de eleição. Seja ela um Pit Bull, um São bernardo ou um Caniche.
quickasss
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 10:12 am

Sant0s, eu sou sócia da apo mas sei bem o que querem fazer, e nao é o msmo que o CPC! no cpc paga para registar um cao, uma ninhada (ate pode registar crias a mais), paga para mudar o nome do proprietario...paga para tudo! até para fazer o TS.
o que a APO quer fazer nao é a pagar! alias, somos contra €€ no que diz respeito aos direitos dos caes! por algum motivo é uma associaçao sem fins lucrativos já com 4 anos de existencia e sempre a melhorar e a evoluir! por isso nao me venha dizer que é por dinheiro, porque não é!

mas e quem lhe disse que o que Ssantos consideram os bons apbt nao iriam ser registados??

vejam se percebem, isto é para tentar acabar um pouco com " o cao tinha musculo p isso era um pit e mordeu-me", tal como os 4 caes que mataram a senhora que eram rottweilers, quando afinal eram 4 caes pretos com uns tons de afogueados!

quanto à sede de projecçao....se quiser ser o Ssantos a faze-lo está à vontade!! a apo está apenas a fazer aquilo que mais ninguem quis fazer! as coisas sao assim, uns tem coragem para arriscar, outros nao...parados é que nao serve de nada!

Se quiser saber mais sobre o processo que registo que a apo pensa elaborar, envie um mail [email protected] que de certeza que lhe vao responder com todo o gosto .
Responder

Voltar para “Cães”