c_saraiva Escreveu:Bullie Escreveu:Enquanto continuarem a tentar aplicar teorias educativas baseadas no comportamento humano em cães, estas discussões permanecerão eternas, inconclusivas e inconsequentes, com a vantagem de ser bom para o negócio e suscitar e fomentar o aparecimento de novas teorias a cada 6 meses.
Um cão vê a família como uma matilha.
Nas matilhas, existem o Alfa, o resto da matilha, e o desgraçado que é ultimo da hierarquia.
A dinâmica da matilha é mutável; i.e. haverá sempre quem pretenda subir na hierarquia e ocupar o topo, o lugar de Alfa. O Alfa, sendo forte, corta pela raíz todas as tentativas da usurpação do seu lugar.
Se se aplicar este princípio à nossa vivência com os nossos cães, a 'coisa' bem. É quando se permite ao cão aspirar a lugares mais altos na "matilha" que normalmente as coisas dão para o torto.
X2
Alias, eu nem nos humanos acho que a educação deva ser "100% positiva"...
Principalmente sabendo-se que as actuais teorias educacionais, provocam falta de respeito por tudo e todos.
No meu tempo (sou velhote

) uma chapada chamava-nos logo à atenção para a asneira que tínhamos feito, e dificilmente a repetiríamos, agora por causa da nova educação, vemos os meninos a fazer birra e os pais e educadores a ceder, porque não querem ver o menino embirrado, nem lhe dão uma chapada porque serão acusados de maus tratos.
Estamos num mundo de m****, e dou o exemplo (verídico, porque do meu conhecimento) de um filho de 10 anos (!!) a quem tudo é dado, mas que um dia telefonou à GNR acusando o próprio pai de o "maltratar" com uma chapada nas nádegas, e a GNR ainda advertiu o pai que este poderia ser condenado por maus-tratos caso se repetisse.
Não advogo a aplicação da chapada (que também pode ser um acto de amor/prevenção), somente chamo a atenção para a alteração da hierarquia, a meu ver, por causa do positivismo de alguns pais, que os premeiam mas para não ter que os aturar.
Antes que caiam em cima de mim, olhem para as estatísticas das autoridades; certamente que muitos dos actuais delinquentes não o seriam se não tivessem sido educados exclusivamente por métodos "positivos".
Nem 8 nem 80.
Um abraço