Carne Crua sim ou nao?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LFBM
Membro
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

quinta jul 08, 2010 9:12 pm

alterego Escreveu:Boas!

acho muito mais grave um "recall" de raw food devido a Salmonella que o "recall" devido a uma adulteraçao criminosa de um ingrediente. A Salmonella revela más práticas de fabrico e falta de controlo

Essa também é uma das minhas grandes dúvidas em relação à comida caseira onde o principal ingrediente é carne e peixe crus. Por muito que me digam que os cães lidam muito melhor que nós com a contaminação bacteriológica e outras que sempre existe na carne e peixe crus tenho as minhas dúvidas se é realmente seguro principalmente se dermos esta alimentação a cachorros, cães idosos ou doentes onde o sistema imunitário é débil.
Margarida
Pessoal quando conseguirem que os vossos ca~es deixem de lamber rabo, sexo, chão, patas, lixo e mais uma data de coisas então faz sentido preocuparem-se com micro-organismos ingeridos.
Eles de facto são muito mais reseistentes do que pensamos - são carnivoros 99,80% geneticamente iguais aos lobos. Todo o seu organismo evolui durante milhôes de anos para comer outros animais (madibulas, dentes, sistema digestivo, sistema imunitário, etc).
Dou-vos 1 exemplo, desde que comecei a dar RAW não desparasitei mais internamente pq uma das vantagens "publicitadas" é que a maior acidez no sistema digestivo limpa tudo. 9 meses depois fiz testes ás fezes - tudo limpinho, e as minhas cadelas vão todos os dias passear ao pinhal e abocanham tudo e mais alguma coisa!!
LFBM
Membro

quinta jul 08, 2010 9:15 pm

zeca2 Escreveu:Já experimentei BARF durante meia dúzia de meses, porque entendi que se coaduna melhor que o RAW com as características de predador oportunista do cão (já foram aqui apontados exemplos desse oprtunismo).

Se a alguém pode interessar a minha experiência (que vale o que vale) as conclusões a que cheguei foram as seguintes:

- em termos de vitalidade não me apercebi de nenhuma diferença;
- o mesmo em relação ao estado do pelo;
- o mesmo em relação a problemas de saúde;
- devido à ingestão de ossos, notei melhorias nos dentes com alimentação BARF (dentes mais brancos, menos sarro);
- a BARF é muito mais trabalhosa para o dono, e, seguida a rigor, um pouco mais cara que a ração.
- a BARF tem a vantagem de se saber exactamente o que se dá aos cães, enquanto com as rações temos que confiar no rotulo.

Ponderados os prós e os contras, decidi-me por voltar à ração, optando por umamarca de qualidade.
Olá Zeca, de facto usa uma ração de qualidade, uma raridade no mundo das rações. Provavelmente por isso não detetou mudanças subtanciais (tb só foram 6 meses).
Quanto ao dizer que essa ração fica 1 pouco mais barata ai discordo, a não ser, que se invente mil e uma coisas para alimentar.
No meu caso os preços são assim:
Frango- 1,60
Pescoços de peru- 0.89
Peito de vaca - 1.75
cabeças de salmão - 0.99
sardinhas- 1.70
orgãos de porco- 0.99
ovos- 0.60 meia duzia

Ou seja, a média, dá á volta de 1,20 ou 1.30 por kilo. As minhas comem 1 kg por dia, raçaõ comiam 500g
Agora alguem me informe de uma ração BOA, não dessas conhecidas feitas maioritariamente com cereais, a custar €1.25 - 500g?? Eu só conheço a Origen, que custa quase o triplo.
Última edição por LFBM em quinta jul 08, 2010 9:29 pm, editado 3 vezes no total.
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta jul 08, 2010 9:16 pm

Não, não engoliam os pescoços inteiros. E mesmo que os engolissem inteiros, o problema que poderia surgir era uma obstrução, nunca gastro-enterites hemorrágicas. Quanto a parasitas, não é preciso ir buscar pHs ácidos, basta conhecer o ciclo de vida dos parasitas ...
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Fjjord
Membro Veterano

quinta jul 08, 2010 9:22 pm

Charlie2 Escreveu:Fjjord, aí lamento mas acho que foi um acidente isolado. Acho que as experiências pessoais são isso mesmo, pessoais, e que o que afirmamos devemos fazer baseados em mais estudos. Eu estaria mais depressa virada para RAW, se tivesse um cão, do que ração. Porque a ração tem muito pouco a ver com o sistema digestivo do cão, no entanto toda a gente a dá, e a maioria das pessoas fá-lo por comodidade e comodismo, e não necessariamente por ser melhor que RAW, que não é.
E eu disse que era uma experiência pessoal. A experiência pessoal, aliada à chatice que é, mais a porcaria que fazem, mais as brigas que devem ser giras para roubarem a comida uns aos outros ou, em alternativa, engolir tudo o mais depressa possível, mais não ter problemas de saude a tratar mais o preço fazem com que continue a dar ração. Cada um faz o que quer consoante os pesos que dá às diferentes parcelas. Não venham é dizer que é tudo maravilha, ou que tudo fica contente e vê montes de resultados, a juntar ao I've seen the light blá blá :wink:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
LFBM
Membro

quinta jul 08, 2010 9:33 pm

[E eu disse que era uma experiência pessoal. A experiência pessoal, aliada à chatice que é, mais a porcaria que fazem, mais as brigas que devem ser giras para roubarem a comida uns aos outros ou, em alternativa, engolir tudo o mais depressa possível,

Qualquer que seja a alimentação podem surgir brigas, por isso é que devem ser alimentados á parte. Isso não é argumento válido
Fjjord
Membro Veterano

quinta jul 08, 2010 9:40 pm

:lol: :lol: :lol: Para mim, que os alimento todos juntos, é argumento. Ia mesmo meter um em cada divisão da casa, a emporcalhar tudo :lol: :roll: Na sua casa manda você, na minha eu organizo as coisas à minha maneira, tá?
LFBM
Membro

quinta jul 08, 2010 9:41 pm

Fjjord Escreveu:Não, não engoliam os pescoços inteiros. E mesmo que os engolissem inteiros, o problema que poderia surgir era uma obstrução, nunca gastro-enterites hemorrágicas. Quanto a parasitas, não é preciso ir buscar pHs ácidos, basta conhecer o ciclo de vida dos parasitas ...
O problema é que esse cão não estava habituado a produzir acidos gástricos necessários á digestão de ossos e carne e por isso é que teve a gastointerite.
Se a Fjord tivesse visto o tópico da Dinodane no forum dos Dane ou se tivesse visto o site que eu aconselhei,. veria lá a forma correcta e aconselhada para iniciar os c~es em RAW.
Continuo a dizer que foi um erro de falta de informação - logo, a culpa não pode ser atribuida á alimentação em si.
Isto era o mesmo que estar-mos a discutir diferentes rações e a Fjord vir aqui dizer que tal ração não era boa pq tinha experimentado (sem fazer transição/adaptaçaõ) e o cão tinha ficado de diarreia 2 ou 3 dias seguidos e teve que ir para o vet com uma desidrataçaõ

Discutamos as coisas de forma séria, OK
Fjjord
Membro Veterano

quinta jul 08, 2010 9:43 pm

Não estava habituado a produzir ácidos? Para digerir 1 pescoço de frango? Deve ser mesmo preciso 1 L de ácido clorídrico :lol: :roll:
LFBM
Membro

quinta jul 08, 2010 9:44 pm

Fjjord Escreveu::lol: :lol: :lol: Para mim, que os alimento todos juntos, é argumento. Ia mesmo meter um em cada divisão da casa, a emporcalhar tudo :lol: :roll: Na sua casa manda você, na minha eu organizo as coisas à minha maneira, tá?
Agora está a dar-me razão qd eu dizia que o grande argumento para dar ração é a comodidade.
E por quêm é, algum dia me passaria pela cabeçã ir lá a sua casa organizar as suas coisas
Fjjord
Membro Veterano

quinta jul 08, 2010 9:46 pm

E qual é o problema do argumento da comodidade? :roll:
LFBM
Membro

quinta jul 08, 2010 9:55 pm

Fjjord Escreveu:Não estava habituado a produzir ácidos? Para digerir 1 pescoço de frango? Deve ser mesmo preciso 1 L de ácido clorídrico :lol: :roll:
Convenhamos que os ácidos necessários para desfazer carne e ossos são imensamente superiores aos necessarios para digerir papa (que é o que a raçaõ fica com a água bebida) Parece-me que não é necessário ser cientista para ver a lógica disto.
Além do mais a informaçaõ que estou a transmitir foi-me facultada por pessoas que praticam esta alimentação há muitos anos e com muitos cães. Pessoas, concerteza, mais conhecedoras do assunto do que a Fjord que tem como experiência... um pescoço de galinha.

Desculpe que lhe diga mas esta conversa passou de discussão de opiniôes para um "vale dizer qualquer coisinha para ter razão" .E como eu gosto de discutir com lógica e fundamentação (mesmo não concordando) despeço-me desta discussão consigo sobre este tema "com os melhores cumprimentos"
Fjjord
Membro Veterano

quinta jul 08, 2010 10:08 pm

Ora bem, No tal site do cachorro verde que vocês estão sempre a referir vem:

(blá blá)
ATENÇÂO - é importantíssimo que essa introdução seja feita com pescoço de frango e não com outros cortes/carnes (blá blá)

Logo, não me parece que dar pescoços de frango tenha sido assim uma asneira tão grande. Já para não falar, caso não tenha percebido (e acho que é esse o caso ...) que nunca pensei em mudar para BARF ou raw ou whatever, simplesmente dar um "miminho". OK, já sei que a seguir vai dizer que não se mistura ração e carne. Mas essa não é a opinião do tal cachorro verde (vidé acima).

Gosta de discutir com fundamentação? Eu também. Que espécies de lobos têm acesso a salmão? Como é que os pobres dos outros lobos conseguem ingerir doses aceitáveis de ómegas 3? E como é que explica que haja experiências e dados concretos sobre os benefícios dos MOS e FOS no cão, coisas que não têm numa alimentação raw?
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jul 08, 2010 10:09 pm

O Simão quando saiu do canil :
Imagem

O Simão quando foi para minha casa a comer RC Great Dane 23

Imagem

O Simão ao fim de duas semanas a comer RAW:
Imagem
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Fjjord
Membro Veterano

quinta jul 08, 2010 10:15 pm

Que quantidade de ração é que ele comia por dia e que quantidade de carne passou ele a comer por dia?
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jul 08, 2010 10:25 pm

Fjjord Escreveu:Que quantidade de ração é que ele comia por dia e que quantidade de carne passou ele a comer por dia?
A quantidade de ração , não posso precisar. Tinha sempre á descrição.
Carne crua, foi diminuindo. Começou com mais quantidade de inicio, à volta de 500/600 gramas, mais coisa menos coisa, mais tarde já estava a comer menos um bocadinho.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Cães”