VascoV2 Escreveu:Treino que se autointitula positivo por questões de marketing e treino de cão tout court, mas que alguns insistem em chamar tradicional para o rebaixar são apresentados como incompativeis..mas na verdade o que chamam positivo é no fundo parte do treino...ponto final.
Outra vez o marketing?? Olhe caro amigo deixe-me dizer-lhe que pelo contrário. Muitas pessoas desistem do treino por ser apenas baseado no reforço positivo e no castigo negativo, toda a gente que faz treino de cães sabe que os donos de cães têm sempre as suas ideias próprias de como deve ser treinado um cão e 90% da população portuguesa foi educada basicamente através do reforço negativo e castigo positivo, logo é essa a sua bagagem mental quando estão a tentar educar o seu cão. Algumas dessas pessoas não conseguem ultrapassar a ideia de que para resolver o problema x tem de se ter a atitude Y, geralmente diferente daquilo que estava à espera que fosse, não investe no treino com coerência e acaba por desistir por achar que as medidas a tomar devem ser outras.
Devo dizer também que isto não é um defeito dos métodos usados por mim, eu escolhi treinar cães desta forma e faço-o de forma eficaz ao contrário do que muitas pessoas escrevem neste fórum acerca destes métodos. As pessoas que têm recorrido aos meus serviços e que ultrapassam essas barreiras mentais que falo investem no treino do cão e obtêm bons resultados, muitas pessoas continuam a falar comigo após o treino e diria que ficam muito contentes. Não estou a dizer com isto que têm de estar num nivel mental superior, nem tão pouco que o treino é mais eficaz, é igualmente eficaz, tem menos riscos associados (está estudado e provado) e em relação ao dono apenas tem de pôr de lado as suas concepções mentais tradicionais do que é educar um cão e experimentar.
Em relação a ser "parte do treino...ponto final", é uma afirmação importante, não é parte do treino, é parte dos mecanismos de mudança de comportamentos, fazemos o treino completo usando apenas metade dos mecanismos possiveis. Se é possivel fazer isto? É! Existe sempre duas maneiras de mudar um comportamento, o cão quando faz uma coisa qualquer perante um estimulo fá-lo porque está condicionado, todos os comportamentos estão condicionados, ou seja foram formados ao longo do tempo. Podemos associar algo negativo e aversivo ao comportamento fazendo com que o cão desista e passe a operar de outra maneira, condicionando o comportamento de outra forma, ou podemos com uma recompensa ensinar ao cão outro comportamento perante esse estimulo fazendo com que a opere também de outra maneira por ser vais vantajoso para ele. Em qualquer das duas formas atingimos o objectivo, acabar com o comportamento indesejado, é uma questão de escolha e preferência do treinador ou dono. Vem no sentido do que eu tenho sempre dito neste fórum, todos os treinadores usam os mesmos mecanismos, porque só existem na realidade esses, mesmo que a pessoa não se aperceba que os tá a usar. O chamado "treino positivo" basea-se em estudos efectuados que concluiram que os métodos aversivos (uso de reforço negativo e castigo positivo) não são mais eficazes que os outros e o seu uso está associado a um aumento de problemas comportamentais e a uma degradação da relação entre o dono e o cão.
Quem acredita nestes estudos usa o "treino positivo", quem não acredita usa o que quiser, por mim estão à vontade.
Peço desculpa pelo monólogo...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>