zeca2 Escreveu:Se o cão não assumir o comportamento desejado recorres a estímulos aversivos para acabar com a briga (e eu acho que fazes bem, estás a servir-te de todos os quadrantes à tua disposição (embora eu tivesse seguido um método menos arriscado).
Não, não é isso que acontece. Como já disse ao forista um dia iria soltar o cão, com o spray no bolso, no entanto nunca precisei de o usar numa situação dessas, nem ando sempre com a "dispensa atrás" como afirmaste, nem ando com o dito no bolso, porque confio no que faço anteriormente e até hoje nunca foi necessário separar cães. É natural que encares isso como normal.
Tal como já disse e o praziquantel respondeu que estava com dois pesos e duas medidas, eu um dia poderei ter de usar algo para separar dois cães, se o fizer terá de ser algo aversivo, claro, mas se eu usar isso mais de uma vez então isso é um instrumento de treino, o meu treino assenta na utilização desse instrumento, é algo que faço conta de usar... não é nada disto que faço, mas é o dia-a-dia do treino tradicional, por isso a diferença entre considerar isto uma solução de emergência ou treino propriamente dito.
Repara estás a treinar um cão com agressividade e existem melhoras...seja em que método for... entretanto o cão nunca mais mostrou agressividade e começa a passear calmamente ao lado do dono no meio de pessoas sem problemas...um dia o cão assusta-se com alguma coisa e morde numa pessoa... o que fazes a seguir para o cão largar a pessoa é treino??? Não me parece... é um momento de retrocesso, de observação, de reflexão, de aprendizagem, de desilusão se quiseres mas não é um momento de treino, pelo menos para mim não é... o cão está fora de si, está descontrolado, o dono está descontrolado, a situação já se passou, as coisas aconteceram... estas situações ensinam-nos a antecipar e a consolidar melhor os métodos de treino, mas não são alturas de treinar cães... ainda que tudo o que se faça mude comportamentos 24h por dia.
Claro que quem leva o cão ao pé de uma pessoa para ele mostrar agressividade e assim aplicar um aversivo e suprimir o comportamento está num momento de treino... mas isso para mim não é treinar cães, é suprimir comportamentos... o cão continua a querer morder (seja lá pelo que for) mas não o faz com medo de receber uma correcção... nada muda na maneira de estar do cão... e quando não existir forma de corrigir o cão fica descontrolado e é perigoso.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>