Treino / Obediência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
estevez
Membro
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

quinta fev 21, 2013 10:36 pm

mais uma pergunta...

tenho-me aventurado um bocado com o clicker... já está "carregado", a cadela já associa o clicker à recompensa. não tenho sido muito metódico, isto é, não tenho feito sessões de treino estruturadas, pego naquilo e em salsichas cortadas e umas vezes tento clickar e recompensar quando ela vem à chamada (seja por assobio, por anda cá, por dizer o nome dela, seja o que for, sempre que ela vem clicko e recompenso); outras vezes treino o senta, já tentei o larga (sem cue, só o comportamento).

estou a ter dificuldades com o senta, que é o mais básico, ou seja, nem daqui passei.

ela ofereceu o comportamento muito facilmente, até porque sem comando sem nada, só com linguagem corporal, já tinha feito com que ela se sente antes de poder começar a comer.

no treino, desde a primeira vez que tentei foi só esperar um bocado até ela se sentar (o luring com ela não dá grande resultado), clickar e recompensar e depois disso é fácil. mal vê que há salsichas, ela senta, clicko, recompenso, dou uns passos para ela vir atrás de mim (senão nem se levanta) e ela oferece-me logo o comportamento e repete isto ad eternum. o problema é que quando ela já repetia isto mil vezes comecei a usar o "senta" antes de ela se sentar. e repeti mil vezes. só que depois mesmo sem dizer senta ela continua a sentar. e eu não clicko nem recompenso. e logo a seguir o mesmo. ou seja, ela oferece-me o comportamento sem eu dar a cue vezes sem fim. que devo fazer?

- continuar a insistir no "senta" (a cue) ainda mais?
- quantas vezes nego o click e recompensa se ela oferecer o comportamento sem eu pedir? só uma e volto atrás (repetir a cue antes de ela sentar) ou vou repetindo sem clickar e recompensar até ela se fartar e deixar de se sentar e eu ter que voltar ao primeiro passo?
- nesta fase, tendo em conta que ela é adulta, quais devem ser as minhas expectativas em termos de duração de sessões e número de sessões (ou de repetições, será que demasiadas repetições também são contraproducentes?) até ao sucesso ou começar a achar que não estou a conseguir sozinho e o melhor é ter ajuda um treinador?

isto em relação a conseguir que ela pelo menos se sente na sala. com distrações é outra coisa, mas agora só quero que ela reconheça o comando e saiba o que aquilo significa, depois começo a trabalhar as distrações.

é que o senta é o mais básico que se pode ensinar a um cão e mesmo assim não está a sair. preciso de alguma estrutura senão ando aqui às aranhas.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta fev 21, 2013 11:19 pm

"isto em relação a conseguir que ela pelo menos se sente na sala. com distrações é outra coisa, mas agora só quero que ela reconheça o comando e saiba o que aquilo significa, depois começo a trabalhar as distracções."
Se treinar apenas na sala corre o risco a que ela associe a palavra "senta" a sentar especificamente na sala e apesar de obedecer muito bem na sala, na rua (sendo um ambiente diferente, não é só por haver distracções, mas sim por não ser a sala) ou noutro compartimento da casa pode não entender que o senta significa a acção de colocar o rabo no chão. Para que o cão compreenda, deve-se generalizar o comportamento (e para isto, em ambientes diferentes podemos ter que voltar atrás no treino usando luring ou seja o que for o passo anterior; para que o cão entenda que o senta é a acção e não a acção no local x).
Espero que tenha compreendido o que escrevi.
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta fev 21, 2013 11:23 pm

Boas, estevez, não estará a ensinar demasiados comandos ao mesmo tempo, tendo em conta o pouco tempo que leva de treino?

Em qualquer comando eu uso uma regra: só passo ao critério seguinte se o anterior já estiver consolidado. Por exemplo, se um cão faz segundo o critério que defini 8 ou nove execuções correctas em 10, passo ao critério seguinte, que no seu caso seria o de introduzir a ordem. Se ela se senta antes da ordem, pode estar atento e mal veja que ela se prepara para sentar, dá a ordem.

Não deve nunca reforçar um comportamento que não corresponda ao critério que definiu (sentar à ordem) - estaria a reforçar algo que não deseja.

Pode introduzir uma palavra (não, na-na, no, a que quiser mas sempre a mesma) que indique ao cão que não é isso que quer e que não vai haver recompensa. Dita sempre em tom neutro, não é a ralhar. Funciona como um click de sinal contrário.

Tambem acho que entendi que mostra as recompensas ao cão. Isso é numa primeira fase, depois mantenha-as fora da vista dele e só lhas dê após o click.
zeca2
Membro Veterano

quinta fev 21, 2013 11:25 pm

Só mais uma achega - a sequência de comandos que costumo utilizar refere-se aos seguintes comportamentos: focus, senta, deita e fuss. Só depois de ter estes bem trabalhados é que introduzo outros.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quinta fev 21, 2013 11:52 pm

eu n treinei a minha cadela, ela é que me treinou a mim :roll:

se ela der a pata recebe festinhas, se deitar é elogiada, se der as duas leva guloseima, nos passeios eu tenho de ir lado a lado pq se eu for mais depressa o meu braço fica para traz se for devagar vou de arrasto, se ela abrir a torneira do bidé eu tenho de me levantar, antes de dormir gosta de cafune e quando sao horas de levantar ou me levanto ou levo com um ataque de baba ou com 55kg em cima :o
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta fev 22, 2013 2:04 am

Sasha99 Escreveu:eu n treinei a minha cadela, ela é que me treinou a mim :roll:

se ela der a pata recebe festinhas, se deitar é elogiada, se der as duas leva guloseima, nos passeios eu tenho de ir lado a lado pq se eu for mais depressa o meu braço fica para traz se for devagar vou de arrasto, se ela abrir a torneira do bidé eu tenho de me levantar, antes de dormir gosta de cafune e quando sao horas de levantar ou me levanto ou levo com um ataque de baba ou com 55kg em cima :o
E aposto que a sua cadela é a mais invejada no fórum que ela frequenta :)
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta fev 22, 2013 2:10 am

zeca2 Escreveu:Boas, estevez, não estará a ensinar demasiados comandos ao mesmo tempo, tendo em conta o pouco tempo que leva de treino?

Em qualquer comando eu uso uma regra: só passo ao critério seguinte se o anterior já estiver consolidado. Por exemplo, se um cão faz segundo o critério que defini 8 ou nove execuções correctas em 10, passo ao critério seguinte, que no seu caso seria o de introduzir a ordem. Se ela se senta antes da ordem, pode estar atento e mal veja que ela se prepara para sentar, dá a ordem.

Não deve nunca reforçar um comportamento que não corresponda ao critério que definiu (sentar à ordem) - estaria a reforçar algo que não deseja.

Pode introduzir uma palavra (não, na-na, no, a que quiser mas sempre a mesma) que indique ao cão que não é isso que quer e que não vai haver recompensa. Dita sempre em tom neutro, não é a ralhar. Funciona como um click de sinal contrário.

Tambem acho que entendi que mostra as recompensas ao cão. Isso é numa primeira fase, depois mantenha-as fora da vista dele e só lhas dê após o click.
Concordo com tudo isto. Mas por acaso vou dizer uma coisa que até parece que é só para contrariar o que destaquei a negrito.
Um dos problemas que o Estevez está a ter prende-se com a sua cadela estar a oferecer o comportamento de forma desregrada, antecipando o comando, certo? Pois, a melhor forma que vejo para contornar isso é que ela saiba outras coisas. Outras coisas que possa pedir naquele mesmo momento. Assim aprenderá a estar atenta às suas dicas e não se antecipará a elas: "será senta ou deita, senta ou deita.... deixa ouvir... ah, é senta, poim"
De resto, não recompense o que não quer; e certamente que não quer que a sua cadela sente sem que o Estevez o tenha pedido. Ao fazê-lo, estará a caminhar para um tipo de ensino no qual a sua cadela só realiza um comportamento para obter a recompensa.
estevez
Membro

sexta fev 22, 2013 9:46 am

MiMoo Escreveu:"isto em relação a conseguir que ela pelo menos se sente na sala. com distrações é outra coisa, mas agora só quero que ela reconheça o comando e saiba o que aquilo significa, depois começo a trabalhar as distracções."
Se treinar apenas na sala corre o risco a que ela associe a palavra "senta" a sentar especificamente na sala e apesar de obedecer muito bem na sala, na rua (sendo um ambiente diferente, não é só por haver distracções, mas sim por não ser a sala) ou noutro compartimento da casa pode não entender que o senta significa a acção de colocar o rabo no chão. Para que o cão compreenda, deve-se generalizar o comportamento (e para isto, em ambientes diferentes podemos ter que voltar atrás no treino usando luring ou seja o que for o passo anterior; para que o cão entenda que o senta é a acção e não a acção no local x).
Espero que tenha compreendido o que escrevi.
olá, percebi perfeitamente. já tinha lido e já me tinham dito isso mesmo, eu é que quis simplificar e não me expliquei bem.
estevez
Membro

sexta fev 22, 2013 10:05 am

eu não recompenso quando ela se senta sem eu dar o comando.

agora o que eu queria era uma linha de acção. tudo o que li é nesta onda:

1- obter o comando através de captura ou luring - ok
2- clickar e recompensar - ok
3- repetir - ok
4- quando o comportamento estiver consolidado introduzir o comando verbal (há quem introduza um gestual antes do verbal, mas acho que isso complica ainda mais o processo, não sei...) - ok
5- recompensar só quando ela cumpre o comando verbal - foi aqui que encalhei, porque ela oferece logo o comportamento de imediato, sem eu dizer nada. logo eu não clicko nem recompenso. dou um passo ao lado ou atrás para ela se levantar sem click nem recompensa (também já introduzi o "anti click", faço um na na) mas ela senta-se novamente. e é a partir daqui que precisava de umas dicas objectivas e estruturadas tipo plano de acção concreto.

devo voltar apenas atrás um passo? no caso seria ao passo 4 e voltar a dizer senta antes de ela sentar. de imediato após a primeira falha ou após algumas tentativas falhadas e "na na"? no fundo sei que se ler uns livros até sou capaz de obter a resposta, mas como ainda não tenho livros específicos sobre treino com clicker queria ir adiantando serviço durante estes dias e não encontrei informação para este caso específico. vi que não se deve oferecer recompensa se o animal cumprir o comportamento sem comando e até aí acho que basta o bom senso para entender, mas não encontrei linhas de acção orientadas para esta situação específica.

quanto a estar a tentar várias coisas ao mesmo tempo, não tinha essa ideia, dado que não misturo as coisas... o "larga" só o fiz uma vez e sem comando, apenas tentei recompensar o comportamento. a chamada nem considero ser ensinar comando porque solto-a a horas de reduzido movimento em locais mais seguros e apenas a vou recompensando sempre que ela vem ter comigo, quer seja porque a chamo, porque vem de livre vontade, só quero que ela se sinta recompensada por vir ao pé de mim. muitas das vezes nem uso o clicker e a recompensa tanto é de comida como apenas de afecto.

alternar o senta com outro comportamento é mais complicado porque o deita não vai ser fácil (ela nunca se deita em posição esfinge, o luring com ela não funciona muito bem porque ela não fica estática, dá passos atrás ou à frente empina-se, etc...). só vejo como alternativa dentro dos mais simples o "olha", mas não sei se esse não será vago demais ou ainda aumente a confusão dado que ela quando se senta também olha para mim.

obrigado pela paciência =)
adri114
Membro
Registado: segunda mar 07, 2011 7:20 pm

sexta fev 22, 2013 11:43 am

O meu cao senta-se deita-se e so vai comer quando eu mando pode estar cheio de fome mas fica quietinho.
A primeira coisa que aprendeu foi n fazer as nessecidades dentro de casa, primeiro no jornal pois n tinha levado as vacinas isso aprendeu bastante rapido.
Eu as vezes acho que se faz de burro, e que se tiver um biscoito na mao faz tudo o que quero, se nao tiver fica a olhar para mim feito parvo. :roll:
Mas e um maluco de primeira, que detesta receber ordens faz o que eu mando, mas parece que fica frustado.
Mas o tom de voz e importante.
Ele quer e brincar sempre que encontra um pau na rua pega nele o que e engraçado pois as vezes sao maiores do que ele.
zeca2
Membro Veterano

sexta fev 22, 2013 12:17 pm

Um dos problemas que o Estevez está a ter prende-se com a sua cadela estar a oferecer o comportamento de forma desregrada, antecipando o comando, certo? Pois, a melhor forma que vejo para contornar isso é que ela saiba outras coisas.

O que quis dizer é que misturar comandos ainda não consolidados (é uma presunção, atendendo ao pouco tempo de treino que o estevez leva) pode criar confusão desnecessária ao cão
zeca2
Membro Veterano

sexta fev 22, 2013 12:25 pm

no fundo sei que se ler uns livros até sou capaz de obter a resposta,
Há um manual de obediência com clicker em formato electrónico, de um treinador argentino, que é essencialmente prático e pode ser descarregado gratuitamente. Devo ter para aqui o link algures, se o encontrar mando-lho por pm.
só vejo como alternativa dentro dos mais simples o "olha
Pessoalmente nunca dou ordem verbal para o focus do cão. Esse é o comportamento que eu quero que ele tenha sempre em situação de treino.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sexta fev 22, 2013 6:28 pm

lds6 Escreveu:
Sasha99 Escreveu:eu n treinei a minha cadela, ela é que me treinou a mim :roll:

E aposto que a sua cadela é a mais invejada no fórum que ela frequenta :)
nem imaginas quando o ar todo gabarolas que ela faz quando passa por outro cao na rua...fica msm com fucinho de como quem diz: olhem para a minha Humana tao bem treinada! e ainda me da goluseimas por eu ser muito boa dona.

que se ha-de fazer...estes caes de hoje em dia sao assim :roll:
Responder

Voltar para “Cães”