A minha pesquisa sobre as rações. Qual a melhor?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
picolata
Membro
Registado: domingo jun 28, 2015 10:59 pm

sexta out 16, 2015 8:30 pm

Noimal Escreveu:
ruivt Escreveu:mais um caso hoje neste forum:

http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic.php?t=112143

(entre as centenas que existem neste e outros foruns internacionais).

Os veterinarios andam todos enganados? Ou seremos nós?
Na grande maioria dos casos, um veterinario percebe tanto de nutriçao animal como um medico geral percebe de nutriçao humana.

Um veterinario se souber algo de nutriçao canina será pelas suas proprias pesquisas.

Em relaçao a nutriçao humana o caso ainda e pior, porque o que nao faltam sao estudos cientificos sobre diabetes e HC de elevado IG, colesterol e ovo, colesterol e gorduras saturadas, ou seja, e incompreensível como e que nos dias de hoje ainda existam medicos que digam que ovo e as gorduras saturadas aumentam o colesterol.

Agora se em nutriçao humana mesmo com carradas de estudos cientificos continuam a existir estes mitos, imagina em relaçao a nutriçao canina...
É possível por várias razões...
Primeira, nas universidades continua dar-se as teorias dos anos 60/70. Teorias completamente infundadas e sem qualquer prova científica à base de correlações com um quociente de validade muito baixo. Os "xôres dotores" saem de lá e nunca mais se informam devidamente.

Segundo, para ajudar à festa as organizações de saúde estão enfiadas com o dinheiro dos lobbies.

Terceiro, muitos nutricionistas e médicos que vêm falar à TV e dão entrevistas são tudo menos imparciais, tendo a Sidul a pagar-lhe por trás ou alguma padaria da esquina.

Quarto, é tudo um esquema bem feito e as mentiras estão bem contadas. É fácil de acreditar nelas. É pena que só pensem no dinheiro e não na saúde global.
E quem duvida disto... Nos anos 70 deu-se o alerta público pelos governos e entidades competentes acerca dos malefícios do tabaco, todas aquelas centenas de malefícios que conhecemos hoje em dia. Sabem há quanto tempo eles (os governos e entidades de saúde) já sabiam dessa lista infindável de problemas relacionados com o tabaco? Há 30 anos! Andaram 3 décadas sobre a pressão dos lobbies da indústria do tabaco. Tinham medo que rolassem cabeças, visto que na altura a indústria do tabaco era poderosíssima (e ainda o é, mas não tanto).
Acontece o mesmo actualmente com os cereais e produtos light. 90% dos produtos de um supermercado levam trigo e outros cereais. Basicamente só o corredor dos detergentes e da higiene é que não têm trigo. E eles gastaram milhares de milhões a desenvolver os produtos light. Querem reaver esse dinheiro todo e ainda ter lucro.
Noimal
Membro
Registado: domingo mai 17, 2015 9:01 pm

sexta out 16, 2015 9:13 pm

picolata Escreveu:
Noimal Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:Agora que falam nisso da fibra e da saciedade...
As últimas informações que li e ouvi(por video) de veterinarias americanas foi precisamente da fibra que não era o bem o que se pensava do saciar e tal (vi e li sobre isto por causa da obesidade canina e para esses casos em específico falavam que se devia optar por dietas mais proteicas.
Já sabia dos benefícios da alta proteína para a perda de peso (incluindo em humanos) mas pensava mesmo que a fibra ajudava também e tinha benefícios para a perda de peso nos humanos e nos cães. Ja agora gostava das vossas opiniões sobre isto
Pelo que sei, para quem quer perder peso nao existe nada melhor que uma dieta alta em proteina e gorduras boas (todas menos as trans) e baixa em HC.

A gordura sacia muito mais que qualquer HC porque e de digestao muito lenta (logo come-se menos), mas o picolata certamente vai explicar mais cientificamente ;)
Calma aí com isso de alta em proteína... Não concordo que dieta alguma deva ser alta em proteína num humano. Moderada em proteína sim. A proteína também tem carga glicémica e uma dieta muita alta na mesma, para além de ser acidificante, também eleva os níveis de glicose sanguínea a níveis que não são desejáveis. Mas sim, alta em gorduras, moderada em proteína e baixa em hidratos é o ideal para quem quer perder peso.
Depois vem a "sabedoria popular" dizer «Então, mas uma grama de gordura tem 9 calorias, enquanto 1 grama de hidratos tem apenas 4 kcal». Exactamente, e então? O nosso organismo não é uma caldeira que se rege pelas leis da termodinâmica. Não se ingere 2000kcal, gasta-se as mesmas e pronto. É tudo muito mais complexo... Temos montes de enzimas e hormonas que controlam tudo. Essa teoria que uma caloria é apenas uma caloria é fútil e muito ultrapassada. Uma caloria nunca é apenas uma caloria. Já ouvi "médicos" na TV a dizer que, para quem quer emagrecer, é preferível comer uma colher de açúcar do que uma colher de azeite, visto que esta última tem mais calorias. (Por amor da santa!)
No processo de emagrecimento deve-se ter, essencialmente, atenção a uma hormona que é bem conhecida por outras razões: a insulina. A insulina é responsável por armazenar gordura. Daí, que estar constantemente a aumentar os níveis glicémicos do sangue faça que haja constantes picos de insulina, que estão sempre a armazenar gordura (para além de outros problemas, como aumentar a aterogenicidade das lipoproteinas de colesterol, envelhecimento precoce, desgaste do pâncreas, etc etc). Numa LCHF (Low-Carb High-Fat), os níveis de insulina são estáveis, o que promove a lipólise. Além disso, o consumo de gordura em detrimento dos hidratos, faz com que o metabolismo hormonal se equilibre. Quando as hormonas estão todas "alinhadas", emagrece-se naturalmente, sem serem precisos cortes em calorias.
Há muitos casos em que as pessoas emagrecem numa LCHF de 2500kcal, enquanto não conseguiam emagrecer numa dieta normal hipocalórica de 1400kcal, por exemplo. Isto deve-se ao facto das dietas hipocalóricas desgastarem completamente o metabolismo hormonal, fazendo com que a pessoa não perca mais peso.

Quanto à saciedade, a fibra pode ajudar, mas é muito vago. A fibra ajuda que o IG seja menor, fazendo com que o pico de insulina seja menor.
O que acontece quando se ingere um pão por exemplo, que tem um IG de 100 (super alto), é que nas próximas 1/2 horas a glicémia vai subir 100mg/dL. Isso faz com que seja de imediato accionada uma "bomba" de insulina para socorrer tanta glicémia no sangue. Esse procedimento faz com que a glicémia baixe muito rápido, a níveis baixos, dando novamente fome, por ter pouca glicose no sangue. E é um ciclo vicioso. Por isso é que as pessoas têm fome de 2/3 em 2/3 horas, que não é natural. E isso também joga com a leptina, a hormona que "controla" a fome.
Por isso é que a gordura sacia mais... Primeiro, é de mais lenta digestão. Mas isso não quer dizer quase nada, visto que a digestão de um pão não demorará menos de 3/4 horas, e as pessoas têm fome antes disso. O segredo está no facto de o IG da gordura ser 0. Como praticamente não mexe com a insulina, os níveis de glicose mantêm-se estáveis, tal como devia ser, fazendo com que não se sinta fome durante muito mais tempo.
Pessoalmente, até só faço 2/3 (ocasionalmente 4) refeições diárias.
Quando disse alta estava a dizer a volta de 30-35% proteina, a maioria nem 15% proteina ingere.
picolata
Membro
Registado: domingo jun 28, 2015 10:59 pm

sexta out 16, 2015 11:41 pm

Ah ok. Gosto mais de fazer 2g/kg de peso corporal, porque a percentagem pode equivocar. Mas 30-35% deve ser bom, porque já costuma englobar também proteína BVB.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta out 22, 2015 1:00 pm

Attila_portugues Escreveu:
...
mjoaomarques Escreveu:Só posso partilhar a minha experiência. Nunca dei rações que não fossem premium e não experimentei muitas marcas. A pior experiência que tive com cães e gatos: Proplan que provocou vómitos, fezes moles e abundantes e caspa. Ainda esperei 3 meses até desistir.
A melhor experiência: Canidae para os cães e Felidae para os gatos. O oposto da Purina, pelo espectacular sem necessidade de suplementos quer nos pastor alemão de pelo comprido, quer nos persa.
Quanto à TOW, belíssimos resultados. A minha mãe começou por experimentar na cadela dela há 7 anos, eu há 5 anos. Maioritariamente usamos a de salmão
Por acaso vi pouco sobre a Canidae, é equivalente a Acana e congéneres?
Era equivalente no sentido de ser uma ração grain free, mas não me lembro da composição, tabela de nutrientes e o que utilizavam como agregador; provavelmente batata mas não tenho a certeza. Depois de o importador deixar de ter essa ração voltei às normais pois nessa altura (10 anos, + ou -) não se comercializava esse tipo de rações por cá. Atualmente, a Petness tem Canidae para cão e gato mas ainda não vi a composição e preço porque estou contente com os resultados da TOW.

O Bonga (nascido em 1997) foi o meu 1º animal cuja alimentação era ração. Até lá, cães e gatos comiam comida preparada em casa. Os gatos comiam exclusivamente frango cortado em pedacitos e o que caçavam. Os pastor alemão, seguiam a dieta do Sr. Firenze Fiorone indicada no livro da raça e que consistia em carne, vísceras, ossos, alguns vegetais, ovos inteiros, alguma fruta, e arroz integral cozido. Nesta altura os cães morreram com 13-14 anos. O Bonga e a Nina ( nascida em 2000) cuja alimentação foi ração, maioritáriamente da normal, morreram com tumores, acabados de fazer 10 anos.

O que me levou à Felidae, foi o meu gato Tobias que desde muito cedo tem problemas no pancreas com tendên cia para diabetes. Na altura não havia ração para este tipi de problemas. Com aquela ração, voltou ao normal. Depois deixou de haver, experimentou RC intestinal que só agravou. Voltei ao frango e estabilizou. Entretanto começou a ser-lhe difícil mastigar a carne crua e já tinha saído a RC diabetic mas ele não parava de a vomitar e emagreceu muito. Com a TOW os valores melhoraram e ele recuperou praticamente o peso. Isto há mais ou menos 2 anos. Também uma gata com problemas hepáticos, que estava nas últimas, ainda viveu mais 1 ano e tal com esta ração apesar do índice elevado de gordura que tem e que não estaria aconselhado para o caso dela.

Os meus animais não constituem amostra, sei isso e como o vet me diz vezes sem conta, os animais selvagens não poderão servir de exemplo porque a sua vida é muito breve. Os lobos, por ex vivem em média 4 anos. Os exemplares estudados mais velhos morreram com 6 anos. Mas em cativeiro, os lobos ibericos vivem 12-13 anos e que eu saiba, não são alimentados a ração.
Tenho ainda uma preocupação com a TOW porque segundo o meu guru dos PA, o Sr. Firenze Fiorone, desaconselhava veementemente a inclusão de batata, couves e pulmão mas não explicava os motivos. Penso que as razões seriam por o pulmão ser uma carne pobre, as couves provocarem gases e a batata por ter IG elevado. A TOW usa batata para agregar a ração.
Maria João
ruivt
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

sexta out 23, 2015 8:30 am

mjoaomarques Escreveu:
...
mjoaomarques Escreveu:Só posso partilhar a minha experiência. Nunca dei rações que não fossem premium e não experimentei muitas marcas. A pior experiência que tive com cães e gatos: Proplan que provocou vómitos, fezes moles e abundantes e caspa. Ainda esperei 3 meses até desistir.
A melhor experiência: Canidae para os cães e Felidae para os gatos. O oposto da Purina, pelo espectacular sem necessidade de suplementos quer nos pastor alemão de pelo comprido, quer nos persa.
Quanto à TOW, belíssimos resultados. A minha mãe começou por experimentar na cadela dela há 7 anos, eu há 5 anos. Maioritariamente usamos a de salmão
Era equivalente no sentido de ser uma ração grain free, mas não me lembro da composição, tabela de nutrientes e o que utilizavam como agregador; provavelmente batata mas não tenho a certeza. Depois de o importador deixar de ter essa ração voltei às normais pois nessa altura (10 anos, + ou -) não se comercializava esse tipo de rações por cá. Atualmente, a Petness tem Canidae para cão e gato mas ainda não vi a composição e preço porque estou contente com os resultados da TOW.

O Bonga (nascido em 1997) foi o meu 1º animal cuja alimentação era ração. Até lá, cães e gatos comiam comida preparada em casa. Os gatos comiam exclusivamente frango cortado em pedacitos e o que caçavam. Os pastor alemão, seguiam a dieta do Sr. Firenze Fiorone indicada no livro da raça e que consistia em carne, vísceras, ossos, alguns vegetais, ovos inteiros, alguma fruta, e arroz integral cozido. Nesta altura os cães morreram com 13-14 anos. O Bonga e a Nina ( nascida em 2000) cuja alimentação foi ração, maioritáriamente da normal, morreram com tumores, acabados de fazer 10 anos.

O que me levou à Felidae, foi o meu gato Tobias que desde muito cedo tem problemas no pancreas com tendên cia para diabetes. Na altura não havia ração para este tipi de problemas. Com aquela ração, voltou ao normal. Depois deixou de haver, experimentou RC intestinal que só agravou. Voltei ao frango e estabilizou. Entretanto começou a ser-lhe difícil mastigar a carne crua e já tinha saído a RC diabetic mas ele não parava de a vomitar e emagreceu muito. Com a TOW os valores melhoraram e ele recuperou praticamente o peso. Isto há mais ou menos 2 anos. Também uma gata com problemas hepáticos, que estava nas últimas, ainda viveu mais 1 ano e tal com esta ração apesar do índice elevado de gordura que tem e que não estaria aconselhado para o caso dela.

Os meus animais não constituem amostra, sei isso e como o vet me diz vezes sem conta, os animais selvagens não poderão servir de exemplo porque a sua vida é muito breve. Os lobos, por ex vivem em média 4 anos. Os exemplares estudados mais velhos morreram com 6 anos. Mas em cativeiro, os lobos ibericos vivem 12-13 anos e que eu saiba, não são alimentados a ração.
Tenho ainda uma preocupação com a TOW porque segundo o meu guru dos PA, o Sr. Firenze Fiorone, desaconselhava veementemente a inclusão de batata, couves e pulmão mas não explicava os motivos. Penso que as razões seriam por o pulmão ser uma carne pobre, as couves provocarem gases e a batata por ter IG elevado. A TOW usa batata para agregar a ração.
curiosamente a acana tem bastante batata
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sexta out 23, 2015 9:48 am

mjoaomarques Escreveu:
Este fórum é muito engraçado ... Mas adiante. O IG é uma modernice, há 30 anos ninguém falava nisso. A batata sempre foi desaconselhada porque o seu amido sempre foi considerado de baixa digestibilidade. Os detractores dos cereais aproveitaram-se do facto de a batata ter caido em desuso e ninguém já se lembrar disso ...
ruivt
Membro Veterano

sexta out 23, 2015 10:09 am

St0pAF Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:
Este fórum é muito engraçado ... Mas adiante. O IG é uma modernice, há 30 anos ninguém falava nisso. A batata sempre foi desaconselhada porque o seu amido sempre foi considerado de baixa digestibilidade. Os detractores dos cereais aproveitaram-se do facto de a batata ter caido em desuso e ninguém já se lembrar disso ...
volto a bater na mesma tecla... entao secalhar Royal Canin e Purinas e afins não são assim tao maus como isso... secalhar tem uma quantidade de proteinas muito equilibrada, e se uns têm milho ou trigo, outros têm batata, e vai dar ao mesmo.
Noimal
Membro

sexta out 23, 2015 10:45 am

St0pAF Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:
o IG e uma modernice!!! este homem sabe muito, nota-se LOL

Diz-me la uma coisa, porque e que existem carradas de caes com diabetes? Antes de dizeres baboseiras convem pesquisar.
Noimal
Membro

sexta out 23, 2015 10:48 am

ruivt Escreveu:
St0pAF Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:
volto a bater na mesma tecla... entao secalhar Royal Canin e Purinas e afins não são assim tao maus como isso... secalhar tem uma quantidade de proteinas muito equilibrada, e se uns têm milho ou trigo, outros têm batata, e vai dar ao mesmo.
Mas ninguem disse que a batata era boa, batata-doce, aveia, arroz integral isso ja sao HC com medio-baixo IG.

E nao, nem todas as raçoes tem batata, milho, arroz branco ou trigo. As mais baratas e mais fracas e que tem...
Última edição por Noimal em sexta out 23, 2015 10:59 am, editado 1 vez no total.
Noimal
Membro

sexta out 23, 2015 10:50 am

ruivt Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:
...

curiosamente a acana tem bastante batata
Mas tu nao te fartas de dizer disparates?

A Acana toda ela tem muita batata? E no geral? Ja irritas com a desinformaçao que aqui metes

Parece que andas aqui a arranjar argumentos para te sentires bem por dares ao teu cao raçoes com HC de alto IG. Queres dar, da, mas sempre que disseres mentiras eu vou sempre responder, para nao desinformares as pessoas.

A acana tem 13 gamas de raçoes, so 1 e que tem muita batata (nem chega a 19%) que e a que diz imagine-se para espanto de muitos " Chicken & Burbank POTATO".

4 das 13 gamas Acana nem sequer tem batata.
ruivt
Membro Veterano

sexta out 23, 2015 11:09 am

ó noimal se te irrito podes deixar de participar o topico que eu criei ok? Obrigado e resto de bom dia.

quanto a ACANA so ter uma gama com muita batata?
ai sim?
entao para o meu PA com 4 meses tenho que dar puppy large certo? vai ver a quantidade de batata que tem.

pelos vistos quem aldraba aqui não sou eu.

até ajudo: (4º ingrediente)

Chicken meal, steel-cut oats, deboned chicken, whole potato, peas, whole egg, deboned flounder, chicken fat, sun-cured alfalfa, chicken liver, herring oil, pea fiber, whole apples, whole pears, sweet potato, pumpkin, butternut squash, parsnips, carrots, spinach, cranberries, blueberries, kelp, chicory root, juniper berries, angelica root, marigold flowers, sweet fennel, peppermint leaf, lavender
Noimal
Membro

sexta out 23, 2015 12:07 pm

ruivt Escreveu:ó noimal se te irrito podes deixar de participar o topico que eu criei ok? Obrigado e resto de bom dia.

quanto a ACANA so ter uma gama com muita batata?
ai sim?
entao para o meu PA com 4 meses tenho que dar puppy large certo? vai ver a quantidade de batata que tem.

pelos vistos quem aldraba aqui não sou eu.

até ajudo: (4º ingrediente)

Chicken meal, steel-cut oats, deboned chicken, whole potato, peas, whole egg, deboned flounder, chicken fat, sun-cured alfalfa, chicken liver, herring oil, pea fiber, whole apples, whole pears, sweet potato, pumpkin, butternut squash, parsnips, carrots, spinach, cranberries, blueberries, kelp, chicory root, juniper berries, angelica root, marigold flowers, sweet fennel, peppermint leaf, lavender
Portanto, para ti ter menos do que 10% de batata e ter muita batata? -.-

Tu nao pesquisas, atiras para o ar. Nem fazias ideia que o 3 ingrediente (deboned chicken) tinha um valor de 10% pois nao? Sabes o que isso quer dizer em relaçao ao 4º ingrediente (batata)?
ruivt
Membro Veterano

sexta out 23, 2015 12:34 pm

vamos la a ver se nos entendemos: eu nao estou aqui armado em sabichao nem coisa nenhuma. Nem defendo marcas nem grain free nem coisa nenhuma. Estou aqui e fiz este topico baseado numa pesquisa sem intençoes de estar a vender produto X ou Y. E pus as conclusoes a que cheguei, e vejo muita gente aqui com a mesma opiniao ou com opinião contrária. A unica coisa que disse é que a Acana, que é tida como das melhores rações do mundo, tambem usa batata, sendo este um ingrediente que não é muito aconselhado. Não disse que é boa nem má ração. Vejo que há muita gente a queixar-se de Acana e muitos cães a darem-se mal (basta ver os ultimos 10 topicos neste forum). De purinas, havendo um universo muito maior de utilizadores, nao vejo tantos problemas. Não quer com isso dizer que é uma ração melhor ou pior. É o que é.

E escusa de vir com comentarios estupidos que me estou a tentar convencer com a minha ração com alto teor de IG, porque isso é mentira. Eu proprio quis dar uma ração menos comercial e a coisa correu mal. Queria muito dar acana (ate porque fica ao mesmo preço ou mais barata que a ProPlan), e se for melhor optimo. Mas com tanta diarreia e com tanto veterinario a alertar para estas novas rações "da moda", fico com algum receio. Só isso. Não estou a defender nada nem a tentar convencer-me disto ou daquilo. Se diz isso ve-se logo que está aqui para implicar ou não lê com atençao o que escrevo. E se é para isso escusa de participar neste topico. Como de costumo, tudo é que é topico sobre rações, em vez de se opinar com fundamentação e com as experiencias de cada um, acaba neste jogo de extremismos:

- ah a raçao proplan ou RC é a maior bosta que existe
- ah o raw é que é bom que tudo o resto faz cancro e diabetes
- ah orijen e acana é que são decentes e tudo o resto é lixo.

tipico.

eu não disse nada disto e nao sao extremista. Estamos a falar de rações de qualidade, todas elas, apenas quero decidir em consciencia para nao acontecer o que acontece à maioria das pessoas que vão para Acanas e afins. E para isso tenho em conta muitas opinioes de profissionais entendidos na materia, leio sobre o assunto, e não me baseio no que chicos espertos que têm a mania que percebem de ingredientes escrevem aqui...
Noimal
Membro

sexta out 23, 2015 12:47 pm

ruivt Escreveu:vamos la a ver se nos entendemos: eu nao estou aqui armado em sabichao nem coisa nenhuma. Nem defendo marcas nem grain free nem coisa nenhuma. Estou aqui e fiz este topico baseado numa pesquisa sem intençoes de estar a vender produto X ou Y. E pus as conclusoes a que cheguei, e vejo muita gente aqui com a mesma opiniao ou com opinião contrária. A unica coisa que disse é que a Acana, que é tida como das melhores rações do mundo, tambem usa batata, sendo este um ingrediente que não é muito aconselhado. Não disse que é boa nem má ração. Vejo que há muita gente a queixar-se de Acana e muitos cães a darem-se mal (basta ver os ultimos 10 topicos neste forum). De purinas, havendo um universo muito maior de utilizadores, nao vejo tantos problemas. Não quer com isso dizer que é uma ração melhor ou pior. É o que é.

E escusa de vir com comentarios estupidos que me estou a tentar convencer com a minha ração com alto teor de IG, porque isso é mentira. Eu proprio quis dar uma ração menos comercial e a coisa correu mal. Queria muito dar acana (ate porque fica ao mesmo preço ou mais barata que a ProPlan), e se for melhor optimo. Mas com tanta diarreia e com tanto veterinario a alertar para estas novas rações "da moda", fico com algum receio. Só isso. Não estou a defender nada nem a tentar convencer-me disto ou daquilo. Se diz isso ve-se logo que está aqui para implicar ou não lê com atençao o que escrevo. E se é para isso escusa de participar neste topico. Como de costumo, tudo é que é topico sobre rações, em vez de se opinar com fundamentação e com as experiencias de cada um, acaba neste jogo de extremismos:

- ah a raçao proplan ou RC é a maior bosta que existe
- ah o raw é que é bom que tudo o resto faz cancro e diabetes
- ah orijen e acana é que são decentes e tudo o resto é lixo.

tipico.

eu não disse nada disto e nao sao extremista. Estamos a falar de rações de qualidade, todas elas, apenas quero decidir em consciencia para nao acontecer o que acontece à maioria das pessoas que vão para Acanas e afins. E para isso tenho em conta muitas opinioes de profissionais entendidos na materia, leio sobre o assunto, e não me baseio no que chicos espertos que têm a mania que percebem de ingredientes escrevem aqui...
Tu disseste e que a Acana tem bastante batata...

Eu baseio-me nos estudos cientificos e tu? No "ouvi dizer"?
Eu prefiro os estudos cientificos.
ruivt
Membro Veterano

sexta out 23, 2015 1:09 pm

esses estudos sao todos muito bonitos porque analisam ingredientes. e depois vemos rotulos com ingredientes que os estudos acham melhores, e pronto, so por isso é uma boa ração. e depois vemos a quantidade de diarreias e intolerancias que há. Como se explica, se é assim tao bom?

eu aceito todos os estudos.
mas aceito mais facilmente as experiencias de quem usa.

mais uma vez, basta ver os ultimos 10 topicos deste forum para ler algumas reacçoes à Acana. Gostava que mais gente contasse como correu, e ver experiencias positivas, mas sao raras.
Responder

Voltar para “Cães”