Corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jan 06, 2008 3:21 pm

Kyaraa Escreveu: Ora cá está algo deveras ético!!!
Lutas de animais, realmente é um "trabalho" digno de pessoas que deveriam ser proibidas de ter animais.
Não meta a minha menina à conversa, pois ela não lhe diz respeito.
Comentário nojento! Tenho pena do animal...
Lutas ? É o que eu digo, tem uma imaginação muito fertil para umas coisas ...

Até porque, 1º como deveria saber (mas não sabe, lê muito Caes E Companhia) não se corta as orelhas aos cães de luta modernos; 2º de maneira nenhuma me referia a lutas, até porque a cadelita do avatar ja faleceu ...

Sobre o resto, como tal, ficamos a ver navios né? 8)

Viva as milagrosas e imaculadas esterelizações, abaixo os crueis corte de orelhas!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 06, 2008 3:38 pm

Bem... fico sempre gágá quando vejo este tipo de tópico batido e rebatido aqui na Arca descambar para a parvoíce...

Kiaraa, acha mesmo que a CindelP se estava a referir a lutas de cães? :o

E quando eu escrevi "que raio de comparação" por acaso não estava a referir-me à comparação corte de orelhas / esterilização, estava mesmo a referir-me ao facto de terem feito a questão em relação a nós pessoas "o que preferia, que lhe cortassem as orelhas ou que o castrassem"?

De facto, a maioria das esterilizações / castrações são feitas para comodismo dos donos. Assim como a maioria dos cortes de orelhas não são feitos para salvaguardar o cão e sim para que o cão corresponda a um visual que começou por ter uma utilidade prática e que agora é somente uma questão de estética na esmagadora maioria dos casos. Afinal quantos cães correm o risco de terem as orelhas trilhadas por javalis e outra caça grossa?

Portanto, mutilação por mutilação, ambas se justificam da mesma forma: servir os interesses das pessoas independentemente dos prejuízos / benefícios que daí possam advir para o animal, ou não será assim?
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jan 06, 2008 3:42 pm

dinodane Escreveu:
Portanto, mutilação por mutilação, ambas se justificam da mesma forma: servir os interesses das pessoas independentemente dos prejuízos / benefícios que daí possam advir para o animal, ou não será assim?
Até podia complicar agora, e dizer: por esse princpio, "mutilação" por "mutilação", qual a pior e mais agressiva para o animal? Qual a que o "reduz" mais?

A que apenas o altera fisicamente ou aquela que não só o altera fisicamente mas tambem e mais importante, altera a sua essencia alterando-o psicologicamente?

;)
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo jan 06, 2008 4:04 pm

Kyaraa Escreveu:
Quando se menciona a castração para "acalmar" o animal, não é por certo para mudar o animal, mas porque estes já de si têm problemas comportamentais, que poderão ser "ACALMADOS" com a esterilização.
E se n forem? Como faz todo o sentido não serem...
dinodane
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 4:15 pm

CindelP, essa é uma questão que nem se devia colocar e que já está respondida. é evidente que ao "neutralizar" a sexualidade de um animal se está a alterar a sua essência e que por esse ponto de vista se trata de uma intervenção bem mais radical que o corte de orelhas ou cauda.

O que está aqui a faltar a muita gente é a compreensão que o argumento "benefício de saúde" não é justificação para a esterilização. A esterilização é feita para facilitar a vida dos donos ou porque o cão é agressivo sexualmente e se pretende mudar o seu carácter, ou porque a cadela suja a casa e atrai a canzoada toda num raio de 10 km, por exemplo. As pessoas acreditam que existem múltiplos benefícios para a saúde do animal tais como ausência de tumores nos ovários, úteros e testículos e de piómetras, pois evidentemente se estes orgãos desaparecerem não vão ter patologias, mas quando se esteriliza uma cadela as razões para o fazer são acabar com o incómodo que o ciclo reprodutivo dela causa. Assim como é impossível manter um gato macho inteiro em casa, é da natureza deles a marcação das coisas com urina para atrair as fêmeas e delimitar território, logo vamos terminar com esse comportamento natural para podermos manter o bichano.

Ora razões para cortar as orelhas são razões humanas também. Um dogue argentino que não ande na caça do javali não beneficia do facto de ter as orelhas cortadas. O dobermann é um cão de protecção pessoal cujo efeito nas pessoas é potenciado pela aparência mais alerta que o facto de ter as orelhas erectas lhe confere, o temperamento da raça mantém-se independentemente disso.

Portanto e pensando nisto de uma forma objectiva, as motivações são as mesmas e talvez seja bom admitir de uma forma clara que dispomos dos animais de companhia para a nossa comodidade e encarando as coisas desta forma tanto o corte das orelhas como a esterilização são plenamente justificáveis.
dinodane
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 4:19 pm

dinodane Escreveu:Eu também vou dar a minha opinião: como a maioria das pessoas que querem cortar as orelhas aos seus cães não são caçadores de caça grossa, não sou a favor. Entendo que é um procedimento duro para o animal e que somente o factor estético não devia justificar. Mas compreendo e aceito o ponto de vista dos defensores do corte e reconheço a propriedade de quem diz que as orelhas caídas são "contra-natura".

Mas, entre ver cães com as orelhas cortadas à navalhada a sangue frio e cães com as orelhas cortadas no vet com anestesia e cuidados pós-corte, preferia que esta lei não existisse e que os vets tivessem que o fazer, mesmo indo contra a sua deontologia, ou mesmo alterando o dito código, como os nossos médicos o estão a fazer neste momento devido à despenalização do aborto.

Cumprimentos.
E esta continua a ser a minha posição sobre o assunto.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

domingo jan 06, 2008 5:13 pm

Vou aqui meter uma colheradazinha...
Como todos sabem (penso) um bobtail quer dizer isso mesmo "cauda cortada". O meu bob veio com 10 cms de " côto ". Ou seja nem tem cauda nem é bobtail...Quando o comprei o vendedor disse que tinha possiblidade de lhe cortar aquela "aberração". Não quis submetê-lo a essa "tortura" apesar de me garantirem que era indolor. Ah! Tinha mês e meio! Agora 12 anos depois é precisamente na dita "aberração" que estão os piores ( até agora) problemas de saúde dele. Provavelmente é coincidência mas como diz o outro " se eu soubesse o que sei hoje".....
milord
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 11:48 pm

domingo jan 06, 2008 5:51 pm

Isto parece mais uma tourada do que um forum... :D
Porque é que não perguntam directamente aos interessados?
Os animais nunca são ouvidos!!! :o
FAbarm
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 6:20 pm

milord Escreveu: Porque é que não perguntam directamente aos interessados?
Os animais nunca são ouvidos!!! :o
São são... o problema é que o Rato Mickey, o seu representante, parece ter uma agenda deveras ocupada...
FAbarm
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 6:24 pm

nicosa Escreveu:Não quis submetê-lo a essa "tortura" apesar de me garantirem que era indolor
E era, tal como o corte de orelhas é... com pos-operatorios extremamente simples e sem complicações em absoluto.

Mas como duvido que por aqui poucos tenham sido aqueles q tenham de facto assistido a tudo isto, fica-lhes o consolo de formarem opinião com base em teorias atomicas, as quais discutem aos saltinhos :lol:
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo jan 06, 2008 6:52 pm

Pointerman Escreveu:"As regras foram feitas para os loucos obedecerem e os sabios se guiarem"
Shakespeare.

Fartos de leis da treta estou eu :evil:
Já somos dois( pelos vistos mais alguns que por aqui andam)... Acrescento só mais uma coisinha que é a hipocrisia... Também ando pelos cabelos... 8)

Desculpem , mas.. tal como se dizia com fartura aqui há uns tempos: Já dei muito para este peditório... 8)

Viva os amantes dos lindos Bobis e fora os KRUEIS Verdadeiros amantes das suas raças com TODAS as suas características... 8)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
FAbarm
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 7:03 pm

Pointerman Escreveu:"As regras foram feitas para os loucos obedecerem e os sabios se guiarem"
Shakespeare.
O que tu sabes :lol:
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

domingo jan 06, 2008 7:09 pm

Kyaraa Escreveu:
CindelP Escreveu:Ps - Sobre o "trabalho" da cadelinha do avatar, quando a quiser ver a trabalhar avise. E pode trazer a sua menina tb, que até dá jeito ;)
Ora cá está algo deveras ético!!!
Lutas de animais, realmente é um "trabalho" digno de pessoas que deveriam ser proibidas de ter animais.
Não meta a minha menina à conversa, pois ela não lhe diz respeito.
Comentário nojento! Tenho pena do animal...

Não espere mais respostas minhas, pois não mais me vou dirigir a si

Deixem-me ver se percebi, pelo aspecto do cão deduziu logo que o trabalho do cão eram lutas ?!!! :roll: Por aqui se vê como as coisas andam...

Mas não fugindo ao tópico... Já fui contra o corte de orelhas também!

Mas quanto mais fui pesquisando sobre as diferentes raças, história e trabalhos para que foram apuradas... Fui deixando de ser tão radical!

Eu pessoalmente não vi vantagens em cortar as orelhas à minha e gosto da expressividade que ela ganha com elas inteiras, mas é uma questão de gosto. Cortar ou deixar de cortar por questões de saude , não acho que sejam argumentos muito válidos sinceramente... A minha tem orelhas inteiras e nunca teve nenhuma otite ou coisa parecida, tal como não vejo os cães com as orelhas cortadas (com todas as condiçõe médicas) traumatizados por isso... Nas duas opções existiram argumentos igualmente váidos e penso que é mais uma questão de sorte...

Que todos os males dos nossos cães fossem esses... A esterilização por comodismo dos donos, o corte de orelhas porque fica bem... Cada caso é um caso e há que conhecer o máximo possivel os prós e contras ( porque os há nos dois lados da questão) e depois decidir em consciência... E cabe ao dono decidir.
Pessoalmente não cortei as orelhas aos meus cães, mas acharia bem mais benéfico que o corte não fosse proibido em Portugal, para que quem tomasse a decisão de o fazer pudesse ser aconselhado e acompanhado pelo seu médico veterinário cá.

Fugindo novamente ao assunto:
Kyaraa Escreveu: Comparar o corte de orelhas à esterilização, vulgo, castração, não é de todo comparável!!!
A esterilização é feita para prevenir doenças graves, ou seja é feita por questões de saúde que não se comparam a "trabalho", mas sim à VIDA do animal.
Por outro lado a esterilização pretende também evitar as inúmeras ninhadas que têm como resultado: animais errantes, ou a sobrelotação de canis, que têm como consequência a eutanásia! :cry:
No entanto, acredito que o veterinário dos seus animais também tenha falado das desvantagens de esterilizar ou castrar um animal? É que sempre que tive que optar fui informada das vantagens mas também e sempre das desvantagens que não são assim tão insignificantes, mas muitas das vezes esquecidas e passadas para segundo plano.

Tenho animais castrados, esterilizados e não-esterilizados e em todos os casos as decisões foram tomadas tendo em conta cada caso e também tendo em conta as vantagens e desvantagens.
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

domingo jan 06, 2008 7:11 pm

Quanto ao corte de orelhas já dei a minha opinião, a lei é feita por ignorantes que nada percebem de cães e que pensam que as diferentes raças caninas foram feitas para melhor combinarem com os diferentes cortinados. Respeitem, pelo menos quem quer continuar a lutar pela canicultura e pela preservação das raças e tenta impedir que isto se torne tudo numa espécie de bonecos animados.
Quanto à castração, é uma alteração do animal, em tudo o que é mais sagrado: personalidade, psíquico, hormonal, etc. Uma crueldade destas só se pode admitir em casos extremos e muito bem justificados. Caso contrário é inadmissível. A história dos cães se cruzarem sem controlo é uma desculpa tão sem sentido que nem vale apena falar mais nela.
A castração dum animal de companhia (tal como laçarotes, perfumes, roupinhas, etc, etc) faz parte de um processo de retirar a animalidade ao animal (cheiros, instintos básicos, etc) para os transformar numa espécie de ser que serve apenas e só para satisfazer carências afectivas.
Concordo com a esterilização, com a castração não.

Continuam a aprecer aqui argumentos de que "os cortes só têm uma função estética".
Mas as pessoas não lei as intervenções todas?! ou não percebem o que lêm?!?!?

Francisco Bica
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

segunda jan 07, 2008 5:16 pm

FBC

Gostaria que explanasse mais um pouco as suas razões para concordar com a esterilização e ser contra a castração. Se bem entendi os seus argumentos, a castração retira mais "animalidade" a um cão do que a esterilização a uma cadela. Então retirar os orgãos reprodutores a uma fêmea não é também, e vou citá-lo:
"... uma alteração do animal, em tudo o que é mais sagrado: personalidade, psíquico, hormonal, etc. (...)" ?

Ainda não consegui formar opinião definitiva (se é que isso existe) sobre este assunto, embora não consiga ser contra esterilizações para controlo de natalidade de cães, quer dos vadios quer daqueles que estão nas mãos de donos irresponsáveis (leia-se incapazes de manter separados machos e fêmeas quando não querem que os mesmos se reproduzam).

Parece-me que "ser contra" ou "ser a Favor" de corte se orelhas, rabos, aparelho reprodutor ou outros é bastante redutor, é meter tudo no mesmo saco. Não seria mais adequado uma decisão caso a caso?
Responder

Voltar para “Cães”