Petição para o reconhecimento da raça Pitbull

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mai 06, 2008 10:30 am

Ssant0s Escreveu: O processo de Selecção do staff e também da maioria das raças (excepto a pequena minoria que selecciona para reprodução cães de trabalho) é a conformação. E na conformação a única função que o Cão tem de ter é ter força e determinação para mastigar um biscoito ou meia dúzia deles.
quickasss Escreveu:o AST é uma raça polida, foi seleccionada para seguir um estalao! é seleccionada pela morfologia!!
Eu acho muita piada a este tipo de comentarios, tendo em conta que estamos a falar praticamente da mesma raça (AST e APBT) e, aparte dos registos diferentes que possuem, partiram da mesma base genetica e muitos criadores mantiveram a mesma filosofia, independentemente de onde registavam.

Aliás, basta ver pedigrees que AST para perceber que muitos deles na possuem AST com registo ADBA e afins.

Como curiosidade, deixo aqui um belo AST (AKC), que passou à poucas semanas num AD, deixando para trás imensos supostos "atleticos" aPBT. Aliás, que me lembre contam-se pelos dedos os APBt que teem "game e pulmão" para chegarem ao fim e passarem.

Imagem

Ah, e tb é AHC Ch CD CGC ROH OFA CERF , por isso cuidadinho ao generalizarem.

De qualquer das formas, até estou curiosa para perceber em que se baseia então a selecção dos criadores modernos de pits? É que se afirmam que apenas foram selecionados para lutar, a unica maneira de o manter fiel às origens é efectivamente continuarem a lutar.
Tudo o resto são brincadeiras e nada mais.

E sinceramente, o pior que aconteceu ao APBT foi ter saido do circuito de lutas e a sua selecção ter sido orientada para outros fins, bem como o quererem amansar, em vez de o aceitarem como é e como devia ser.
Sobreviveu durante anos e anos na sombra. Quiseram mais do que deviam ...

Espero que o LG seja aceite (e tenho quase a certeza que se o processo for bem dirigido, será) e que quem fique responsavel por ele, tenha algum cuidado e bom-senso.

Sobre as questões do €€ da APO, já tinha conhecimento. Afinal é de publico reconhecimento que um certo membro (presidente?) costuma chamar ao CPC - Clube Portugues dos Chulista, correcto? ....

N
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça mai 06, 2008 11:57 am

Este tópico está simplesmente fantástico. Já não me lembrava de um tópico tão interessante como este. Infelizmente são cada vez mais raros.

Aprendi muito sobre APBT's e AST's :wink:

Pedro
Ssant0s
Registado: terça abr 29, 2008 6:36 pm

terça mai 06, 2008 2:16 pm

A minha Participação neste fórum visa somente a contribuição para uma correcta informação acerca do que foi a raça. Não visa criar controvérsias ou defender posições, sejam elas quais forem. No entanto terei de a elucidar um pouco.

Uma Associação que tem 20 ou 30 sócios e mais alguns simpatizantes, em que provavelmente nenhum dos mesmos tem um cão que de alguma forma tenha qualquer comprovativo de que descende de cães registados nestas instituições centenárias que falamos anteriormente. Não tem peso moral para poder decidir o futuro de uma raça.

O numero de cães registados nestas instituições ( A.D.B.A e U.K.C) em Portugal serão algumas centenas, numero mais que suficiente para que a vossa associação faça um levantamento dos cães existentes através de uma correcta campanha, que vise esclarecer e convencer estes proprietários de que é muito importante para o futuro da raça que os mesmos se associem e colaborem no sentido de dar a conhecer os seus cães e se estiverem interessados avaliar os mesmos visando a reprodução.

As pessoas não andam a dormir, e muito menos alguém conseguirá fazer um bom trabalho com uma raça baseado em cães sem qualquer confirmação da sua ascendência.

Qualquer coisa que tenham feito de positivo com alguns cães por vos designados como Pit Bull, não vos dá o direito de tomar as medidas que pretendem tomar. Designadamente Certificar para reprodução animais com o nome de American Pit Bull Terrier, que não tenham comprovativos de que são efectivamente cães com ascendências confirmadas.

O ideal seria, deixarem-se estar quietos e não estragar mais o pouco que resta para estragar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 06, 2008 2:50 pm

:o

E eu a pensar que o Ssantos era favorável à petição da APO!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

quickasss
Membro Veterano
Registado: sexta dez 10, 2004 11:47 am

terça mai 06, 2008 3:24 pm

Ssant0s Escreveu: Uma Associação que tem 20 ou 30 sócios e mais alguns simpatizantes,
graças a deus, a APO tem bastantes mais socios do que afirma..

ainda gostava de perceber pq dizem que a APO tem responsabilidade, e bla bla bla, quando conheço caes que vao a espanha fazer RI e voltam para ca como staff! caes que se sabe perfeitamente quem sao os pais, que de staff nao tem nada, mas q um ou outro filhote saiu com uma cabeça mais de staff, e la vem eles de espanha com um RI de staff! aprovado pelos juizes em espanha e pelo CPC tambem!! e agora? esta cadela quando for reproduzir?? acha que vao sair bons staff??? entao nao venham ca dizer q a APO é que tens responsabilidades...

e quando os criadores do CPC , e isto nao é dito por mim nem inventado mas sim ouvido na 1º reuniao que o CPC fez por este novo despacho, dito por um criador, que ha criadores que registam ninhadas de certa cadelas quando estas ja estao esterilizadas inclusives??? a APO é q está a estragar??? entao e isto, ninguem quer fiscalizar?? é que eu nem a APO somos policias, nem pertencemo ao CPC...

e eu que tenho um cao, comprado a um criador registado no CPC, que me vem com uma doença genetica caracteristica da raça, mas que os pais continuam a reproduzir?? entao e o cpc nao tem de fiscalizar?? é a apo q está a estragar???

e mais...antes de dizer que APO está a estragar, acho que devia criticar quem aqui diz que acha correcto registarmos os apbt como staff, pois afinal ate sao iguais...nem ia alterar a morfologia , nem o temperamento...nda....sao iguais coitadinhos, até sabem todos dar uns saltos...

mas tem razao...é atras de um computador ,sentadinhos sem fazer nada que isto vai evoluir.. está-se muito melhor assim, o mundo até é mais facil..
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

terça mai 06, 2008 3:37 pm

Quando um determinada exemplar vai fazer um RI necessita de se conhecer as suas ascendencias ou é baseado no Estalão da raça ao qual se propõe?

O que me está a parecer em reção aos APBT é que a APO está a mexer num circulo que envolve muito dinheiro, principalmente por estar na ilegalidade e existe muita gente que está a ver os seus lucros diminuirem.

Em relação a ser reconhecida como raça acho muito bem e da maneira como está a ser feita a proposta.
Criar um estalão, como em todas as outras raças e todos regerem-se por ela.
Serem feitos teste de aptidão fisica e de caracter (especialmente com pessoas).
Haver maneira de tentar com que existam menos cães de garagem sem qq conhecimento das origens.
Acho que se tem que começar por algum lado, caso contrário tudo se manterá na mesma.

Assim como todos olham para um determinado exemplar de uma raça e dizem que é um mau exemplar (muitas vezes não tem absolutamente nada a ver, mas tem LOP)
Porque nos APBT's até pode aparecer com mais frequencia, uma vez que não à nada que estabeleça o que é o APBT?

Realmnete se formos ver pelo lado prático da coisa, a mim esta lei não me afecta directamente, as cadelas estão esterilizadas. Não é por ser proibida a importação quer irão deixar de existir APBT.
Por isso enquanto eu quiser terei e poderei registá-los como SRD, a factura para mim baixa imenso.
As pessoas se eu afirmar que tenho um YXW acreditam na boa, mas será o caminho certo?

Para voces é de certeza, pois a cada 2 respostas alguém diz: -Deixem estar as coisas como estão :wink:
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
quickasss
Membro Veterano
Registado: sexta dez 10, 2004 11:47 am

terça mai 06, 2008 3:43 pm

nao isabel, um RI é um registo inicial e portanto, a historia do cao começa ali! por isso se for parecido com o estalao , quando tu sabes que a ascendencia nada tem dessa raça, o cao ganha ali o seu registo na raça...

pois, ela lei tambem nao é nada comigo..cadela esterilizada, e quando daqui a muitos anos chegar a altura de ter outro , basta ir ali ao bairro X P T ou O, e começa uma nova historia com um novo cao...mas que irei sempre regista-lo como APBT isso irei, pois nao é a esconder que vou ajudar em alguma coisa a raça
IsabelMello
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 4:13 pm

Então era o que eu pensava, Rita.
mas desse cão até podem nascer exemplares que em nada têm a ver o a raça Y certo?
Mas também não invalida que esse cão não seja, correcto?
Os cães só terão a raça Y ao fim de não sei quantas gerações, pelo que me explicaram.

É isso que eu continuo a não entender qual o problema de acontecer isso com o APBT, tem a ver com o facto de ser a APO a gerir esses registos e a testar os cães e não o CPC?

Será o CPC mais credivel, porque é ele que gere os LOP e afins, mas depois não fiscaliza e ainda mete umas argoladas ? :lol:
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

terça mai 06, 2008 4:37 pm

IsabelMello Escreveu: É isso que eu continuo a não entender qual o problema de acontecer isso com o APBT, tem a ver com o facto de ser a APO a gerir esses registos e a testar os cães e não o CPC?
:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o
`
Pois.....e não tardava muito haveriam milhares de associações a quererem registar tudo o que era rafeiro de determinada raça...... :roll:

Ainda não perceberam pois não?

- Que da maneira como estão a defender a raça, só a estão a prejudicar.....

- Que uma raça se define por um standard (estalão) e não pela funcionalidade......se fosse assim, a peste (para os cães) que lá tenho em casa, um rafeirolas filho de uma podengo média cerdosa seria um pitbull.....ora, se a melhor coisa que lhe podiam dar era ele ficar pendurado pela boca montes de tempo a dar esticões para baixo.....

Ora....para um cão pertencer a uma certa raça, deverá se enquadrar dentro de um estalão......e não apenas ter a mesma função.....até porque continuando a pegar por esta.......não vão a lado nenhum, e muito menos salvar a raça de que tanto gostam......
IsabelMello
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 5:07 pm

Ás vezes tenho a sensação que não falo português, neste caso escrevo.

A APO falou em criar um padrão/estalão e a começar pela a aparencia teria que a ter, caso contrário não seria considerado APBT, entendido ou ainda não?

Acho que esta raça, até mesmo os que defendem que deveria ser mantida como está (SRD) os chama de pit bull, qual o problema de queremos ver reconhecida como tal se temos obrigações para com eles como donos?

Se olhar para esta foto diz que é de que raça?
Imagem
E este cão?
Imagem
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça mai 06, 2008 5:25 pm

IsabelMello Escreveu: Se olhar para esta foto diz que é de que raça?
Imagem
Rafeiro de orelhas cortadas. Qual a dúvida ? :roll:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
dinodane
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 5:28 pm

Se não fosse a porcaria que fizeram às orelhas dos bichos (que não chamo a isso corte, chamo-lhe amputação) chamaria-lhes cães somente.

snoppy
Membro Veterano
Registado: quinta mar 04, 2004 9:08 am

terça mai 06, 2008 5:35 pm

Boas!

Mas onde é que se lê que não se criará também um estalão?
Claro que se tem que criar um estalão para se poder seguir uma linha, como existe em todas as raças. Até já existem estalões do APBT.
Como já foi várias vezes mencionado aqui, o objectivo da APO não é passar registos a qualquer cão que apareça, ou que alguém ache que é um APBT.
Vão existir regras quer morfologicas, para começar a existir uma maior homogeneidade consuante as linhas de sangue dos exmplares, como regras em relação ao carater. Tudo isto vai constar de um estalão.
Eu já referi uma vês aqui, parece que todas as raças que existem hoje em dia, reconhecidas, no dia em que surgiram devem de ter surgido perfeitas e sem falhas prontas a seguir um estalão, que não foi necessário muito trabalho até atingirem o ponto que atingiram hoje em dia. Que deixem que vos diga, há raças que hoje em dia já nem as funções para as quais surgiram inicialmente seriam capazes de execturar, pois como sabem e vamos ser honestos, o que conta hoje em dia no mundo da canicultura e das expos o que interessa é o "casaco" do cão e o que vai na outra ponta da trela.
Já são poucas as pessoas que verdadeiramente se entregam a uma raça e a trabalham pelo amor a ela.

Ssant0s, mas quem é que lhe disse que na APO não há cães da A.D.B.A. e do U.K.C.
Sim temos algumas centenas de cães com registos A.D.B.A., mas posso lhe dizer que isso também não é garantia de nada.
Pois conheço alguns e digo-lhe que de APBT só tem a morfologia porque o resto não há ou então estão completamente fora do estalão. Mas realmente sim senhor tem um papelinho a dizer A.D.B.A ou U.K.C.
São esses que que são o futuro da raça?

Eu já entendi que o que interessa mesmo nisto tudo são os papeis.
Muito gostamos nós de papeis, mesmo que o que esteja lá a nada corresponda à realidade. E depois quando alguém se propõe a fazer um trabalho, mesmo que complicado mas que talvez até consiga alguns resultados, vem logo tudo "epá deixem se mas é tar quietos fazer isso para quê..."
Mas acredito que se amanhã o CPC viesse aqui dizer "nós vamos reconhecer o APBT" já tudo concordava e batia palmas e iam logo pagar os eurozinhos todos que eles pedissem para registar os vossos cães.

Eu com isto não estou a dizer que assinem a petição ou que concordem com tudo o que se tem dito.

Mas a APO só avançou com a tentativa de reconhecimento da raça porque algo tem que ser feito, principalmente para se arranjar alguma saida para bons exmplares (em toda a acepção da palavra).
Porque sempre ouvi dizer quem cala consente, e nós não consentimos esta lei e muito menos este despacho.
Como mais ninguém se manifestou, nós manifestámo-nos e continuaremos a manifestar da melhor forma que podermos e conseguirmos. E da forma que nos levar a sermos ouvidos.

Agora se alguém tem melhores ideias porque não avança com elas.
<a class="postlink" target="_blank" href="http://imageshack.us/"></a><a href="http://www.pitbulloeste.org">www.pitbulloeste.org</a>
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

terça mai 06, 2008 5:39 pm

Desculpe lá Isabel...mas o quue é que tem o 1º a ver com o 2º?

O 1º parece-me um rafeirito de orelhas cortadas....não tem grande largura de maxilar....aliás nem a cabeça é larga......o chanfro é da mesma largura que o cranio......

O 2º....poderia passar por American Staffordshire Terrier, ou por pitbull.....

Se conhece a Kizza da Quicas, verá do que estou a falar.....repare na largura do maxilar de um e de outro....
dinodane
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 5:43 pm

E alguém pode explicar o que é um bom exemplar de APBT?

Alguém pode fazer o favor de explicar que standard vai ser usado (o do UKC, ou da ADBA ou um novo redigido pelo APO?)?

Quais são os testes físicos que um cão tem de superar para ser considerado APBT?
Pois conheço alguns e digo-lhe que de APBT só tem a morfologia porque o resto não há ou então estão completamente fora do estalão.
Que resto, Snoopy?

Responder

Voltar para “Cães”