Dar comidinha na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta out 23, 2008 5:14 pm

fang Escreveu: (...)
Animais domésticos sub-alimentados, regra geral, têm vida curta e não deixam geração. (...)
Especialmente nos felinos. E se pensar-mos bem até tem lógica porque a subnutrição é caminho andado para fragilidade imunitária e por consequência; doenças em que muitas delas comprometem a "eficácia e apetência" sexual e reprodutiva.

Mas, se quem alimenta o fizer com "pés e cabeça" e se se preocupar com mais do que alimentar..., não há necessidade de se deixarem procriar...! Nem a de os deixar morrer à fome "para não se procriarem" o que, apesar de tudo, é muito subjectivo... há casos e casos!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta out 23, 2008 5:59 pm

jcsousa Escreveu:
Assim sendo, creio que o problema se agravaria numa 1ª fase, no que rspeita a problemas de saúde pública/saúde animal, mas que se extinguiria a curto/médio prazo. Poderia ser repetitivo ao longo do tempo, embora não me pareça que alguma vez tomasse grandes proporções.
Estaria completamente de acordo com o fang se não estivéssemos perante um factor que não abona essa teoria - é que o abandono de cães não pararia por artes mágicas se se deixasse de alimentar os cães vadios, pelo que nada nos garante que tais problemas sanitários não se iriam perpetuar..
Pelo menos não se multiplicava o problema e decerto haveria períodos "neutros", pela morte dos animais iniciais abandonados e entre outros abandonos...
jcsousa Escreveu:
Animais domésticos sub-alimentados, regra geral, têm vida curta e não deixam geração.
Aqui não tenho tanta certeza, por dois motivos:

1. há a possibilidade de cada indivíduo tender à reprodução em situações de escassez de recurso, como forma de optimizar a sua eficácia biológica;.
Claro que sim! Isso está provado. Não só nas espécies animais como também nos humanos!! :wink:
Agora, na minha opinião, relativamente a animais domésticos em zonas urbanas, a prole não sobrevive e os progenitores a médio prazo também não!
jcsousa Escreveu: 2. se se deixasse de alimentar os cães vadios eles procurariam de motu próprio a sua alimentação, o que seria bem mais pernicioso em termos de condições sanitárias..
Isso é válido em zonas rurais, não em zonas urbanas com contentores de lixo "oficiais", onde os cães não têm acesso, e onde outras fontes de recursos não existem... Simplesmente sucumbem por sub-alimentação, acelerado pelas doenças daí provenientes.

PS: Isto é apenas uma discussão sobre um problema real de modo "in extremis", a "frio" e alheio a todas as "sensibilidades".
Não condeno as pessoas que alimentam cães e gatos de rua! Desde que não se fiquem unica e exclusivamente por aí...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta out 23, 2008 6:08 pm

porque será que em vez de se preocuparem tanto com a comidinha na rua, não incidem a atenção para os abandonos? afinal esta é a questão central. alimentar ou não alimentar não acaba com o problema. basta ver os animais abandonados. poucos são os que apresentam bom aspecto e sinais de grande nutrição.
conheço alguns que engordaram desde que se encontram na rua.
quanto às associações....espero nunca precisar de pôr lá os meus, mas não tenho dúvidas que muitos conheceram alguns cuidados e atenção por lá se encontrarem. mais uma vez, a culpa não é do animal mas de quem deu azo a que lá fosse parar. sem esquecer a falta de apoios às a.a.
anjjazul
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta out 24, 2008 9:47 am

Pelo menos não se multiplicava o problema e decerto haveria períodos "neutros", pela morte dos animais iniciais abandonados e entre outros abandonos...
O outro lado da moeda era que até esses tais períodos neutros, se agravaria a situação sanitária, quer pela maior roliferação de doenças, que pela permanência para além do razoável de cadáveres na via pública...
Isso é válido em zonas rurais, não em zonas urbanas com contentores de lixo "oficiais", onde os cães não têm acesso, e onde outras fontes de recursos não existem... Simplesmente sucumbem por sub-alimentação, acelerado pelas doenças daí provenientes
Pois, num mundo ideal o lixo estaria sempre depositado em contentores "oficiais"... o que, como sabe, não é o caso.

E cada um tem direito a ter a sua perspectiva, mas a minha não é de certeza esperar que eles "sucumbam por sub-alimentação mais as doenças daí provenientes". Acho que com esta estratégia seria pior a emenda que o soneto...
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

sexta out 24, 2008 10:33 am

Estou horrorizada com este tópico e com a insinuação que se tem vindo a fazer, de que se deveria deixar de alimentar os animais abandonados, só porque não podemos fazer mais nada. Então assim, seria melhor deixá-los a morrer agoniados à forme?
Porque alimentam os sem abrigo então?
Só os deveriam alimentar se lhes pudessem proporcionar abrigo, pagar uma consulta no médico para ver se têm doenças, esterilizarem-nos para não se reproduzirem, arranjar-lhes uma familia onde pudessem ficar até ao fim dos seus dias? Ou seria melhor enviá-los para "canis" humanos? Assim se acabaria com o flagelo dos sem abrigo, daqueles que pedem na rua para comer, que esperam ansiosamente a vinda das pessoas que distribuem comida para que se possam alimentar, antes de se deitarem em colchões pela cidade, às portas dos edificios. Deveriámos, por não se poder fazer mais nada, deixa-los morrer?
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta out 24, 2008 10:36 am

Já pensei dizer o mesmo.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta out 24, 2008 11:01 am

cbraga Escreveu: Porque alimentam os sem abrigo então?
Só os deveriam alimentar se lhes pudessem proporcionar abrigo, pagar uma consulta no médico para ver se têm doenças, esterilizarem-nos para não se reproduzirem, arranjar-lhes uma familia onde pudessem ficar até ao fim dos seus dias? Ou seria melhor enviá-los para "canis" humanos? Assim se acabaria com o flagelo dos sem abrigo, daqueles que pedem na rua para comer, que esperam ansiosamente a vinda das pessoas que distribuem comida para que se possam alimentar, antes de se deitarem em colchões pela cidade, às portas dos edificios. Deveriámos, por não se poder fazer mais nada, deixa-los morrer?
Independentemente da posição que se possa ter relativamente ao tema do tópico, essa é uma comparação, no mínimo, disparatada...
cbraga
Membro Veterano

sexta out 24, 2008 11:08 am

Alguém tem duvidas de que todos somos seres vivos?
De que a fome é sentida da mesma forma e a sede também?
As plantas não morrem de sede? Os animais? As pessoas?
Os sem abrigo não têm piolhos, como os cães têm pulgas?
Os sem abrigo não cheiram mal e têm maleitas, como os animais abandonados?
É verdade que são pessoas e isso por si só faz toda a diferença, mas as necessidades básicas são básicas, quer nuns quer noutros.
Ou é disparate?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta out 24, 2008 11:13 am

cbraga Escreveu:Estou horrorizada com este tópico
E eu estou encantada com a forma inteligente como está a ser debatido. Temos grandes comunicadores na arca. Parabéns! Obrigada ao Jcsousa que está a defender uma posição contestada e dificil com enorme inteligência e sem duvida nenhuma com argumentos fortes e correctos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta out 24, 2008 11:31 am

MDogster Escreveu:
cbraga Escreveu: Porque alimentam os sem abrigo então?
Independentemente da posição que se possa ter relativamente ao tema do tópico, essa é uma comparação, no mínimo, disparatada...
Disparatada porquê?
Não somos todos animais?
Nós os racionais temos ferramentas que nos permitem ser autonomos.
Os irracionais de que estamos a falar foram domesticados por nós e portanto perderem-nas.
Logo a culpa é nossa.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta out 24, 2008 11:36 am

LuMaria Escreveu:
cbraga Escreveu:Estou horrorizada com este tópico
E eu estou encantada com a forma inteligente como está a ser debatido. Temos grandes comunicadores na arca. Parabéns! Obrigada ao Jcsousa que está a defender uma posição contestada e dificil com enorme inteligência e sem duvida nenhuma com argumentos fortes e correctos.
Oooooppppsss... já estou a ver algum "inteligente" a dizer que a LuMaria é um clone meu (ou vice-versa...)
cbraga
Membro Veterano

sexta out 24, 2008 11:48 am

Ok LuMaria, expressei-me mal, estou horrorizada em saber que existem pensamentos onde se cogita o facto de deixar alguém morrer à fome, de livre e espontanea vontade.
Porque se falamos daquelas pessoas que efectivamente não gostam de animais, não há muito a fazer, mas pensar em não alimentar, se puder e dentro de regras básicas de higiene, como é obvio, um animal, só porque depois não vai castrá-lo, ou vaciná-lo ou recolhê-lo, acho, na minha humilde opinião (eu sou muito emotiva) que é um atentado contra a vida.
E nem sequer estou a colocar em causa, se é uma vida humana ou animal ou vegetal. Vida, é vida.
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

sexta out 24, 2008 12:20 pm

concordo plenamente!!!
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta out 24, 2008 12:56 pm

cbraga Escreveu:Estou horrorizada com este tópico e com a insinuação que se tem vindo a fazer, de que se deveria deixar de alimentar os animais abandonados, só porque não podemos fazer mais nada. Então assim, seria melhor deixá-los a morrer agoniados à forme?
Porque alimentam os sem abrigo então?
E eu fiquei horrorizada com este post!
Há comparação possivel entre uma vida humana e um animal?????????
Existem serviços que , nós pagamos com os nossos impostos , a quem compete tratar deste assunto.
Obrigue-se todo e qualquer dono a chipar o seu cão. Inspecione-se se isso é feito ou não. Há falta de pessoal? Tantos e tantos rendimentos minimos e subsidios de inserção em casa sem fazer nada. Justifiquem o dinheiro que recebem....
O excedente de animais na rua , pois que sejam recolhidos e abatidos , sim os não adoptáveis. E os adoptaveis , só deviam sair chipados. Fosse para associações ou particulares. Comece-se a responsabilizar as pessoas.
Agora , por amor de Deus, não façam este tipo de comparações tão infelizes, para mais quando infelizmente, e como já referi umas páginas atrás, passamos pelo ser humano ( quando não mudamos de passeio ), fingimos que não vemos. Volto a dizer , pôr a tigelinha é muito mais fácil, sem duvida..... e muito mais tranquilizante , para os espiritos que se contentam com pouco.....
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

sexta out 24, 2008 1:04 pm

nicasxi vou-te bater....
Responder

Voltar para “Cães”