"quais as melhores raças de cães de guarda"?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lili01ana
Membro
Registado: sábado mai 28, 2011 2:11 pm

segunda set 19, 2011 3:23 pm

Essas dos gansos é uma verdade, eu nunca exprimentei, mas na familia do Alentejo muitos têm.
Inclusive tenho um vizinho que tem um São Bernardo, Um Dogue Alemão, um Buldog Francês e lá está, um ganso!
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça set 20, 2011 12:19 am

E para alarme nada melhor que pavões 8)
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

terça set 20, 2011 8:51 am

lili01ana Escreveu:pergunto para quem não sabe, e adquriu um cão de guarda ou defesa pessoal, para o que é que se deve olhar para poder afirmar que o cão é bom ou não?

Caracteristicas comuns a um bom cao de defesa pessoal e bom guarda:
1- Corajoso (Nao tem receio de avançar, seja a ameaça um objecto estranho ou uma pessoa)
2- Seguro de si mesmo (Mantem uma atitude firme em qualquer situaçao e nao treme perante situaçoes de stress)
3- Vigilancia constante, mesmo quando está a dormir.
4- Estrutura fisica possante.
5- Desconfiado com estranhos e até com amigos do dono caso a situaçao seja de perigo.
6- Recusa receber comida de estranhos, desviando toda a sua atençao para a funçao de guarda e defesa.

Caracteristicas de um bom cao de guarda:
1- Forte instinto de protecçao territorial e das pessoas e bens que fazem parte do meio onde vive.
2- Faro apurado e excelente audiçao.
3- Cao veloz e com tendencia forte a fazer vigilias constantes (voltas ao territorio que protege)

Caracteristicas de um bom cao de defesa pessoal:
1- Cao dedicado ao dono, segue-o para todo o lado e nunca o perde de vista, mesmo que isso resulte em perigo para a propria vida.
2- Em situaçoes de stress e perigo, o cao em vez de ir atrás do barulho, adopta uma posiçao de defesa em redor do dono, só avançando quando o perigo se aproxima demasiado ou sob ordem do dono.
3- Cao com excelente capacidade de aprendizagem.
4- Cao muito dependente dos afectos do dono.

Se alguem se lembrar de mais alguma caracteristica por favor acrescentem!
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça set 20, 2011 10:58 am

Huuummmmm a minha teckel só não reune uma das condições, será que é bom cão de guarda??

Agora a sério, porque não uma raça nacional? Serra da estrela reune todos esses pontos.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Indigo001
Membro Júnior
Registado: quarta set 14, 2011 10:44 am
Localização: 2 whippets, 2 dogues alemães, 1 yorkshire, 3 gatas, algumas cobras.

terça set 20, 2011 11:16 am

Eu apostava num cão de gado transmontano! :wink:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça set 20, 2011 11:37 am

kittten Escreveu:Huuummmmm a minha teckel só não reune uma das condições, será que é bom cão de guarda??

Agora a sério, porque não uma raça nacional? Serra da estrela reune todos esses pontos.
Os Serra (ou os Castro Laboreiro) são bons cães de guarda mas são bons cães de defesa pessoal?
Eu ando há anos neste dilema já a prever que os meus pa seriam os últimos que poderia ter. Agora que já não os tenho, ainda não me decidi que raça deverei escolher. Teria que ser um cão com boa capacidade de guarda mas também de defesa pessoal e com um grau de aprendisagem aceitável. Pensei num Cão de Fila de S. Miguel mas além daquelas características, necessito que se dê bem com outros animais (cães, gatos, galinhas) o que o exclui. Tenho que ir a Alpedrinha conhecer os Barbados da Terceira.
Maria João
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça set 20, 2011 12:30 pm

Os Serra são instintivamente bons cães de guarda do seu território e de defesa das crianças da família em qualquer lugar perante qualquer perigo. Para defesa dos adultos fora do seu território precisam ser treinados, mas isso acho que qualquer cão precisa para que os seus instintos naturais não ultrapassem os limites do conveniente.

Um teckel é tão bom ou mesmo melhor do que um dobermann, desde que se lhe compre umas andas :D .

E os pavões fazem demasiado barulho, pelo que podem acarretar problemas com os vizinhos :twisted: .
Festas
Membro Júnior
Registado: sexta set 16, 2011 2:01 pm

terça set 20, 2011 1:20 pm

Tenho um amigo que tem um Fila de São Miguel ele diz ser um optimo cão de guarda, recusa comida de estranhos, muito atento principalmente a situações desconheçidas e o fisico dele para mim lindo e imponente para muitos aterrador lol
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

quarta set 21, 2011 11:10 am

c_saraiva Escreveu:E para alarme nada melhor que pavões 8)
~
exactamente, nem me lembrei desses
joaovasco18
Membro Júnior
Registado: sábado jan 09, 2010 11:25 pm

quinta out 20, 2011 12:28 pm

fila brasileiro e mais não digo
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado out 22, 2011 9:23 am

Um bom cão de guarda e de defesa pessoal, mais do que a raça só é conseguido com treino administrado por um profissional consciente.
De contrário e especialmente com raças de temperamento dificil como o fila brasileiro ou fila de s. miguel, as pessoas arriscam-se a situações complicadas e mesmo perigosas que podem resultar um enorme problema.
Um cão é apenas um animal, o dono vai ser o responsável pelas suas acções e quando falamos de animais destinados a defesa, convém ter sempre controle e dominio sobre ele.
ZePedro10
Membro
Registado: quarta fev 25, 2009 3:58 pm

domingo out 23, 2011 10:25 pm

Indigo001 Escreveu:Eu apostava num cão de gado transmontano! :wink:
ADORO!
Responder

Voltar para “Cães”