MDogster Escreveu:jofelix Escreveu:jofelix Escreveu: O açaime não é impeditivo de socializar.
Ou o v/ conceito de socializar, é o cão testar os dentes em alguém!?
E a resposta é ...
À mulher de César não basta sê-lo; é preciso parecê-lo.
Pois é Miguel, eu até compreendo, há pessoas que felizmente não sabem o que é viver com esta ‘realidade’.

Eu não sei o que alguns entendem por sociabilização, mas na minha modesta opinião, ela passa, entre outras coisas, pelo contacto do animal com as várias situações da vida em sociedade e também pela interacção do animal com as pessoas e com outros animais (sobretudo cães). Se para conviver com algumas situações, como seja andar por zonas de muito movimento, com ruídos, pessoas a passar perto e outras situações, um açaimo e demais meios de contenção podem não ser completamente um impedimento, já para a referida ‘interacção’, são-no certamente. Um cão não sociabiliza dando dentadas nas pessoas, mas tal como nós temos as mãos, eles têm a boca e o nariz. Estes servem para toda uma serie de ‘contactos’ , de percepções, de manifestações que permitem ao cão não só percepcionar todo o seu meio e os seres com que interage, como também manifestar sentimentos e dar a conhecer intenções.
Estou certo que já viram cães a cumprimentar-se, os rituais de aproximação, os cheiros mútuos, as brincadeiras……imaginem fazerem essas coisas de açaimo!!
E esta é a componente PRÁTICA, porque depois, sobretudo em relação às raças PP, há a componente PSICOLÓGICA. Uma pessoa que vê um cão açaimado afasta-se, não lhe vai fazer festas. Uma pessoa que vê um cão açaimado, ‘transpira’ receio e não ‘à vontade’. Uma pessoa que vê um cão açaimado e simultaneamente de uma raça PP, multiplica estes receios por 10! Agora, expliquem-me lá como se sociabiliza com estas condicionantes da parte das pessoas que nos rodeiam e da parte do cão que pretendemos sociabilizar!
Fruto de tudo o que se tem passado, desde os maus donos cujos animais efectivamente causaram danos graves, à imprensa sensacionalista que tem extrapolado as notícias e aos políticos populistas que criaram a BSL, é um facto que um animal de uma das 7 raças PP ( e outros que com eles são ‘confundidos) causam receio entre as pessoas. Como tal, hoje em dia, e mesmo que sem açaimo, é extremamente difícil sociabilizar um cão destas raças. Eu já o disse, e volto a dizer, que nos dias de hoje não conseguiria voltar a ter Rottweilers como os que tive….simplesmente porque não poderia proporcionar-lhes as mesmas condições de sociabilização que proporcionei aos outros. De quem é a culpa? Já o disse acima, é dos maus donos, dos média sensacionalistas e dos políticos populistas que criaram a BSL.