Cortar orelhas , opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça mai 15, 2012 1:25 pm

Argay Escreveu:Curioso. Muito obrigada. Mas se a cauda foi feita pelo homem porque a cortam a seguir? Extendo a questão às orelhas, se o homem criou as orelhas porque as corta?
Ainda nao percebi se estão a dizer isto em tom de ironia mas...
Os lobos têm cauda, sim. Comprida e "farfalhuda" :lol:
Foi o homem que a mudou/retirou :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

terça mai 15, 2012 1:26 pm

maraya Escreveu:
Argay Escreveu:Curioso. Muito obrigada. Mas se a cauda foi feita pelo homem porque a cortam a seguir? Extendo a questão às orelhas, se o homem criou as orelhas porque as corta?
O homem mudou a cauda ao lobo?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça mai 15, 2012 1:28 pm

Argay Escreveu:
maraya Escreveu:
O homem mudou a cauda ao lobo?
:lol: que confusão que para aqui vai!
Expressei-me mal... Se os caes descendem dos lobos, que têm orelhas erectas e cauda comprida, então foi devido ao homem e á adaptação que os caes "baixaram" as orelhas e mudaram a cauda :wink:
Confuso mas da para perceber :lol:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mai 15, 2012 1:50 pm

Os cortes de orelhas e caudas tiveram a sua origem na caça.
Não sei se já repararam que o cão nos acompanha há muitos milhares de anos, antes do homem fazer pastorícia, muito antes de ser agricultor, quando a fonte prineira de alimentação era a caça.
Não sei se ria se chore com estas afirmações
As orelhas eram cortadas por 1 motivo, lutas com animais
A função do corte de orelhas nos cães é ficarem parecidos com os lobos, que têm as orelhas espetadas. E a cauda também se corta para ficarem iguais aos lobos, que não têm cauda.
Uma grande parte da caça faz-se em território espinhoso, onde os animais se ferem no contacto com as plantas e as pedras (na altura, com a excitação, o animal até pode nem se aperceber - como as pessoas não se apercebem - mas depois, dói para burro..., como sabe qualquer um que tenha feito caminhadas nestes terrenos).

Como as feridas na cauda e orelhas são bem difíceis de curar - o Calvin (labrador) fez uma ferida na cauda que levou semanas a sarar - andava com as paredes de casa todas sujas de sangue...e, não, não foi a caçar.
Sem dúvida que as lutas também feriam (homens e animais) e muitos morriam no processo.

Não havia, em tempos idos, grande vantagem em que os cães se confundissem com lobos, antes pelo contrário.
Onde foi buscar esta ideia, não imagino...qual era o pastor que gostaria desta confusão entre predador (o cão) e presa (o lobo) ?
Os cães pastores (Serra da Estrela, Bouvier Bernois, etc.) não se parecem com lobos...

Cada raça, no seu aspecto funcional, tem razões específicas para os cortes - leiam a história do vosso animal...
Como para as tosquias - pex., o cão de àgua tem a parte detrás tosquiada para nadar melhor.
Ao labrador não se pode cortar a cauda porque funciona como um leme (dá direcção), ao nadar.

Para todas estas coisas existem razões, que actuam a favor do dono (sem dúvida), mas também do animal.
Até o aspecto agressivo pode ser favorável ao cão...
Marginais desistem de assaltar uma casa quando veêm um cão com ar de bera - como nós, que mudamos de passeio se vemos um grupo de jovens dread...
Não queremos contacto.
A quantos confrontos o cão de guarda foi poupado por ter este aspecto ?

Convençam-se de uma coisa - os homens gostam de cães.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Argay
Membro Veterano

terça mai 15, 2012 4:25 pm

Aisd, importa-se de indicar onde foi buscar essa informação do corte de orelhas por favor.
<p>&nbsp;</p>
kink
Membro
Registado: sexta jan 27, 2006 3:25 pm

terça mai 15, 2012 4:41 pm

aisd Escreveu:Os cortes de orelhas e caudas tiveram a sua origem na caça.
Não sei se já repararam que o cão nos acompanha há muitos milhares de anos, antes do homem fazer pastorícia, muito antes de ser agricultor, quando a fonte prineira de alimentação era a caça.
Não sei se ria se chore com estas afirmações
As orelhas eram cortadas por 1 motivo, lutas com animais
A função do corte de orelhas nos cães é ficarem parecidos com os lobos, que têm as orelhas espetadas. E a cauda também se corta para ficarem iguais aos lobos, que não têm cauda.
Uma grande parte da caça faz-se em território espinhoso, onde os animais se ferem no contacto com as plantas e as pedras (na altura, com a excitação, o animal até pode nem se aperceber - como as pessoas não se apercebem - mas depois, dói para burro..., como sabe qualquer um que tenha feito caminhadas nestes terrenos).

Como as feridas na cauda e orelhas são bem difíceis de curar - o Calvin (labrador) fez uma ferida na cauda que levou semanas a sarar - andava com as paredes de casa todas sujas de sangue...e, não, não foi a caçar.
Sem dúvida que as lutas também feriam (homens e animais) e muitos morriam no processo.

Não havia, em tempos idos, grande vantagem em que os cães se confundissem com lobos, antes pelo contrário.
Onde foi buscar esta ideia, não imagino...qual era o pastor que gostaria desta confusão entre predador (o cão) e presa (o lobo) ?
Os cães pastores (Serra da Estrela, Bouvier Bernois, etc.) não se parecem com lobos...

Cada raça, no seu aspecto funcional, tem razões específicas para os cortes - leiam a história do vosso animal...
Como para as tosquias - pex., o cão de àgua tem a parte detrás tosquiada para nadar melhor.
Ao labrador não se pode cortar a cauda porque funciona como um leme (dá direcção), ao nadar.

Para todas estas coisas existem razões, que actuam a favor do dono (sem dúvida), mas também do animal.
Até o aspecto agressivo pode ser favorável ao cão...
Marginais desistem de assaltar uma casa quando veêm um cão com ar de bera - como nós, que mudamos de passeio se vemos um grupo de jovens dread...
Não queremos contacto.
A quantos confrontos o cão de guarda foi poupado por ter este aspecto ?

Convençam-se de uma coisa - os homens gostam de cães.

Brilhante não tenho nada a acrescentar
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

terça mai 15, 2012 5:06 pm

Não me consigo convencer nada disto
aisd Escreveu:Convençam-se de uma coisa - os homens gostam de cães.
Isto é História.
aisd Escreveu:Não sei se já repararam que o cão nos acompanha há muitos milhares de anos.
O Homem vivia numa sociedade recolectora e posteriormente fixou-se (tornou-se sedentário) e começou a domesticar animais e a cultivar os seus alimentos.

Não coloco em causa que as conchectomias tenham sido iniciadas por caçadores (da pré-História, ou não, não sei e não me parece importante) que alteravam os seus animais "cirurgicamente" para que se tornassem mais eficazes na caça mas parece-me que hoje este procedimento é completamente desnecessário. Estamos a inflingir dor ao animal para prevenir algo que nem sabemos se vai acontecer. Claro que nisto tudo o que mais me choca são os "Kinks" que até acham normal que se o faça com uma tesoura de poda.

No entanto todo este debate (para mim) resume-se a isto:
"Em Portugal as conchectomias são proibidas"
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
Argay
Membro Veterano

terça mai 15, 2012 5:09 pm

A maioria dos cães de caça tem orelhas longas. Isto é um facto.
<p>&nbsp;</p>
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça mai 15, 2012 5:16 pm

Argay Escreveu:A maioria dos cães de caça tem orelhas longas. Isto é um facto.
Para melhor direcionar o olfacto
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça mai 15, 2012 5:46 pm

A maioria dos cães pastores (não de guarda de rebanho, que é diferente) mas os cães pastores tem orelhas pendentes e peludas.

O serra, o castro laboreiro e o cão de gado transmontano e o rafeiro alentejano, sendo cães de gado de guarda que podem ter de se confrontar com adversários como lobo e javali, tem orelhas pendentes.

Conforme já disse, das numerosas raças de caça que conheço, todas tem orelhas pendentes. Alguém aqui mencionou o dogo argentino, que é usado na caça grossa no seu país de origem (inclusivamente jaguar e puma). Ignoro se o corte começou a ser popularizado quando o animal passou das papmpas para as expos ous e foi sempre usado. Como é muito usado como cãod e guarda, penso que o corte servirá para acentuar o ar dissuasor.

Afinal raças que caçam presas semelhantes no Brasil e nos EUA usam orelhas pendentes...
Guiteddy
Registado: terça mai 15, 2012 6:00 pm

terça mai 15, 2012 6:20 pm

Boas!
O Teddy é um caniche toy castanho lindo e veio para casa com dois meses. No dia seguinte o jeitoso do meu marido vinha todo feliz e contente...tipo..."Olha tive a ideia de cortar as orelhas ao Teddy para ficar mais bonito, o q dizes?" Eu respondi, tudo bem mas...antes disso passa aí a faca pq acho q o teu orgão sexual precisa de uns ajustes...ah e tal só dói uns minutos :)
Por algum motivo esta prática é ilegal....
Ah e já que o fazem, da mangueira só sai água, é mt importante desinfetar...no minimo

Bem, os bichinhos são como os filhos cada um trata e educa à sua maneira contudo não quer dizer q se possa fazer o q bem nos dá na cabeça... :o
Guiteddy

terça mai 15, 2012 6:22 pm

Woodchester Escreveu:
Depois do seu discurso e em particular desta sua frase apetece-me:
Toureá-lo,
Caça-lo,
"Capá-lo" sem anestesia (e como eu não percebo nada disso vou demorar horas),
e já agora corto-lhe as orelhinhas com uma tesoura de poda. É claro que com isto eu não sou uma pessoa cruel porque eu só faço o que acho que é melhor para si.
:twisted:
Guiteddy

terça mai 15, 2012 6:25 pm

Argay Escreveu:Convém não esquecer o banho á mangueirada no fim. Limpeza e asseio sempre.
O governo quer cortar em mts despesas hospitalares...será q ´vão pôr em prática a cena da mangueirada? :lol:
Guiteddy

terça mai 15, 2012 6:36 pm

kink Escreveu:Para todos/as os iluminados os cortes inicialmente tem sempre uma função e a estética não é função.
Ps: também já fui cosido a sangue frio não morri e não sofri assim tanto obvio que doeu.
Ps2 os porcos são capados a sangue frio e também os dentes são a sangue frio,
Não é só pelo coração, mas também porque para anestesiar deve ser um veterinário e para capar não.
Sr., muitas mulheres têm filhos a sangue frio mas graças à ciência e evolução da espécie humana apareceu a anestesia evitando assim sofrimento e mortes...O q está em causa aqui é a prática a sangue frio, existem sítios q o fazem (ilegalmente) mas pelo menos com anestesia.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

terça mai 15, 2012 6:38 pm

Guiteddy Escreveu:
Woodchester Escreveu:
Depois do seu discurso e em particular desta sua frase apetece-me:
Toureá-lo,
Caça-lo,
"Capá-lo" sem anestesia (e como eu não percebo nada disso vou demorar horas),
e já agora corto-lhe as orelhinhas com uma tesoura de poda. É claro que com isto eu não sou uma pessoa cruel porque eu só faço o que acho que é melhor para si.
:twisted:

:twisted: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”