A minha pesquisa sobre as rações. Qual a melhor?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sexta out 23, 2015 2:17 pm

Noimal Escreveu:
St0pAF Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:
Tenho ainda uma preocupação com a TOW porque segundo o meu guru dos PA, o Sr. Firenze Fiorone, desaconselhava veementemente a inclusão de batata, couves e pulmão mas não explicava os motivos. Penso que as razões seriam por o pulmão ser uma carne pobre, as couves provocarem gases e a batata por ter IG elevado. A TOW usa batata para agregar a ração.
Este fórum é muito engraçado ... Mas adiante. O IG é uma modernice, há 30 anos ninguém falava nisso. A batata sempre foi desaconselhada porque o seu amido sempre foi considerado de baixa digestibilidade. Os detractores dos cereais aproveitaram-se do facto de a batata ter caido em desuso e ninguém já se lembrar disso ...
o IG e uma modernice!!! este homem sabe muito, nota-se LOL

Diz-me la uma coisa, porque e que existem carradas de caes com diabetes? Antes de dizeres baboseiras convem pesquisar.
Ó garoto, deves estar a pensar que estás a falar com os teus colegas. Numa breve pesquisa encontrei isto que diz que o IG foi inventado em 1981. Pelas minhas contas dá 34 anos. Entre ser inventado e começar a ser usado vai seguramente uma dezena de anos. Entre ser usado em alimentação humana e ser usado em animais vão mais uns 10. O guru dos PA deve vir dos anos 60/70, a MJoao que corrija, por isso mete mas é a violinha no saco que já começas a chatear. Mais, por acaso este doc também fala porque é que o IG é controverso. Confesso que só li em diagonal porque me estou a c#g$r para o IG. É uma moda que vai passar, tal como passou a moda dos óleos poli-insaturados e tal como está a passar a moda dos anti-oxidantes.

Passa bem
Noimal
Membro
Registado: domingo mai 17, 2015 9:01 pm

sexta out 23, 2015 4:10 pm

St0pAF Escreveu:
Noimal Escreveu:
St0pAF Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:
Tenho ainda uma preocupação com a TOW porque segundo o meu guru dos PA, o Sr. Firenze Fiorone, desaconselhava veementemente a inclusão de batata, couves e pulmão mas não explicava os motivos. Penso que as razões seriam por o pulmão ser uma carne pobre, as couves provocarem gases e a batata por ter IG elevado. A TOW usa batata para agregar a ração.
Este fórum é muito engraçado ... Mas adiante. O IG é uma modernice, há 30 anos ninguém falava nisso. A batata sempre foi desaconselhada porque o seu amido sempre foi considerado de baixa digestibilidade. Os detractores dos cereais aproveitaram-se do facto de a batata ter caido em desuso e ninguém já se lembrar disso ...

Diz-me la uma coisa, porque e que existem carradas de caes com diabetes? Antes de dizeres baboseiras convem pesquisar.
Ó garoto, deves estar a pensar que estás a falar com os teus colegas. Numa breve pesquisa encontrei isto que diz que o IG foi inventado em 1981. Pelas minhas contas dá 34 anos. Entre ser inventado e começar a ser usado vai seguramente uma dezena de anos. Entre ser usado em alimentação humana e ser usado em animais vão mais uns 10. O guru dos PA deve vir dos anos 60/70, a MJoao que corrija, por isso mete mas é a violinha no saco que já começas a chatear. Mais, por acaso este doc também fala porque é que o IG é controverso. Confesso que só li em diagonal porque me estou a c#g$r para o IG. É uma moda que vai passar, tal como passou a moda dos óleos poli-insaturados e tal como está a passar a moda dos anti-oxidantes.

Passa bem
Como e que o IG e uma moda quando existem estudos cientificos sobre IG e diabetes? Dizer que o tabaco faz cancro no pulmao tambem deve ser moda...
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta out 23, 2015 4:20 pm

Obrigada St0pAF pela informação sobre as batatas. Prezo sempre a partilha dos seus conhecimentos, especialmente quando lhe apetece explicar detalhadamente os assuntos em discussão. :wink:

Agora a minha opinião sobre as diversas maneiras de alimentar os cães (e gatos). Segundo a minha experiência e tendo em conta a dos meus avós e pais, estou convencida que o mais saudável para eles é a comida preparada em casa, tendo em conta a idade e o tamanho deles. Tivesse eu dinheiro, tempo e os apontamentos do meu pai e era o que faria. Quanto às rações, atualmente prefiro as grain free, não por fundamentalismo mas porque é verdade que são as que melhor resultado deram nos meus animais. Tanto com a Canidae (e Felidae) como com a Taste of the Wild, nunca mais usei suplementos. Com este meu último cão, que nasceu no meio de rebanho, vinha a comer uma porcariade ração, não se deu bem com a RC (Large e Giant) nem com Eukanuba, até aí as minhas preferidas para bebé e jovem. Resolvi experimentar a TOW e acabaram-se as diarreias e falta de apetite e ela está linda e saudável! :wink:

Agora uns esclarecimentos ao ruivt:
A Acana tem gama com cereais e tem gama grain free.
As rações grain free, na sua maioria não se subdividem por idades ou tamanhos porque a filosofia é que na Natureza, todo o cão come o mesmo; mais ou menos mastigado. Assim o mesmo saco de ração tanto serve para um cachorro caniche toy como para um labrador adulto como para um S. Bernardo sénior. A TOW tem ração para cachorro mas a diferença é o tamanho do grão, que é muito pequeno. A minha cadela teria uns 6 meses quando finalmente resolvi dar-lhe TOW, já em desespero de causa, e foi logo a de adulto que era a que tinha em casa.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta out 23, 2015 4:49 pm

Sim, Firenze Fiorone deve ter escrito os seus livros nas décadas 60-70. Não tenho a noção quando lá em casa se começou a seguir a dieta dele para os PA. Embora sempre se tivesse preparado a comida em casa, parece-me que era a olhómetro. Foi já depois do 25 de Abril, tenho a certeza, que nos traziam arroz integral de Londres e que tudo era pesado e cortado em tamanhos certos. Depois as alterações eram feitas consoante os casos e eram cuidadosamente apontadas. Por ex, se as fezes eram secas, o arroz era substituído por x de flocos de aveia cozidos e a carne era só fígado de vaca crú. Infelizmente, eu e os meus irmãos não nos preocupamos com esses apontamentos, começou-se a usar ração e toda essa experiência do meu pai se perdeu!
Maria João
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta out 23, 2015 5:35 pm

Pelo que leio, pelo que o vet diz, pela experiência pessoal não vejo nenhum problema nos cereais... :? :o

Mas acho que realmente as rações têm TODAS, muitos hidrados de carbono! Quem dá raw muito dificilmente consegue obter esses valores a não ser que os cães comam arroz cozido sem carne :? :? :?
picolata
Membro
Registado: domingo jun 28, 2015 10:59 pm

sábado out 24, 2015 9:14 am

St0pAF Escreveu:
Noimal Escreveu:
St0pAF Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:

Passa bem
Foi inventado? Ahah. Quer dizer, antes dessa data não existia IG! Não tínhamos glicose no sangue, não havia pâncreas para produzir insulina nem nada. Era uma alegria!!! Ahah, estão tu achas que o IG foi uma coisa inventada em laboratório e começou a ser posteriormente usado? Já não me ria tanto há algum tempo :D. Essas barbaridades mostram bem que só sabes mandar papaias e conhecimento é igual a 0.
Além disso, antes da descoberta do IG, já se sabia que os amidos tinham malefícios a nível de diabetes... o IG só veio quantificar isso.

E então o IG é uma moda... Quando passar essa moda, a glicémia deixa de existir e voltamos a ser todos felizes novamente, sem diabetes, nem hipertensão, nada. LOL

E tens de me explicar porque raio o IG é uma moda. Óleos vegetais (poli-insaturados) são uma moda (para quem quer ter problemas cardíacos), produtos sem glúten também são uma moda (a maioria das pessoas nem sabe o que gluten é e ainda faz pior a consumir aquelas porcarias), tal como a porcaria dos produtos light. A mania dos cereais integrais e fibras também é uma moda. Isto são tudo modas para enganar os incautos. Disso não haja dúvida. Têm muito marketing por trás.
Agora, se diz que o IG é uma moda... Algo que tem relevância científica, ao contrário dos óleos ou das mer*** light, tal como dos cereais. Nunca vi nenhuma propaganda ao IG, nem na TV, nem em supermercados, nada. Ao contrário das modas que referi atrás. Desvalorizar o papel do IG no nosso organismo, é o mesmo que desvalorizar o oxigénio ou a água que necessitamos para viver.
E claro que os antioxidantes também são uma moda... Quando a "moda" passar, já não precisamos deles. Deixamos de ter radicais livres e os antioxidantes não são necessários. 8)
Lá por fazerem marketing e tentarem extrair dinheiro às pessoas com isso, não significa que não haja alguma verdade por trás. Pode haver, ou pode não haver. Se acha que antioxidantes é puro marketing, viva sem eles então. Vocês consome-os e nem deve saber disso.
Tal como por estarem sempre a anunciar aquela coisa do Calcitrine, Calcio+ na TV e algumas semelhantes... É publicidade manhosa, porque aquilo é de fraca qualidade e nem tem a composição que deveria ter, podendo ser perigoso até em alguns casos. Vais-me dizer que isso significa que o Cálcio, Magnésio e Vitamina D3 não têm um papel fundamental no nosso organismo?

"É melhor ficar calado e pensarem que você é idiota, do que abrir a boca terem certeza"

"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflecte. "
St0pAF
Membro Veterano

sábado out 24, 2015 12:27 pm

picolata Escreveu:
Foi inventado? Ahah. Quer dizer, antes dessa data não existia IG!
Pois, foi inventado, tal como diz no link acima "The glycemic index (GI) was conceived in 1981 by David Jenkins and fellow researchers at the University of Toronto, as a tool for the dietary management of type 1 diabetes. " Não só foi inventado como ninguém se entende como se determina. Mas não vale a pena estar a perder tempo com ignorantes AF armados ao pingarelho.
picolata
Membro

sábado out 24, 2015 1:19 pm

E eu sou o ignorante?
Lá pela escala do IG ter sido inventada, não significa que não existisse antes! Ninguém inventou o IG, arranjaram foi forma, mais ou menos consensual, de medir. Ou só passou a haver sismos quando a escala de Ritcher foi inventada? LOL. Que eu saiba, desde sempre que sempre que comemos um alimento, existe uma velocidade em que aumenta a glicémia no sangue e consequentemente a quantidade e velocidade de insulina libertadas.

Mas como ninguém se entende como determina? Sabem como se determina, mas é demasiado subjectivo. Qualquer pessoa pode determinar em casa... Medes a tua glicemia em jejum, comes um pão e medes novamente passado uma e duas horas. A diferença entre a glicémia inicial e o pico máximo é o IG. Que difícil, ahn? Claro que depende muito da forma como se cozinha, com o que se come, etc. Existe a tabela do IG dos alimentos, mas é uma tabela base que pode ter valores que nem sempre são aqueles. Mas os valores nunca fogem muito.
Além disso, nunca me ouviste dizer que não se deve comer nenhum alimento de alto IG. Abóbora cozida tem um IG elevado, mas tem uma CG super baixa, pelo que não é relevante. Mel tem um IG elevado, mas uma colher de mel tem uma CG reduzida.
Ao contrário, esparguete tem um IG médio, mas tem uma CG glicémica alta e etc etc...

Por ser relativo é que eu já disse várias vezes que o IG não é tudo e que a CG (Carga glicémica) é tão ou mais importante! Mas claro que não leste nada disso nem te interessas por tal, por que são apenas modas e invenções.
St0pAF
Membro Veterano

sábado out 24, 2015 1:31 pm

Quando se é AF não há grande volta a dar ...
Medes a tua glicemia em jejum, comes um pão e medes novamente passado uma e duas horas. A diferença entre a glicémia inicial e o pico máximo é o IG.
Giro. É que o IG não é calculado assim (armam-se em grandes "experts" e depois só dizem disparates). Se fosse até fazia sentido, mas da forma como é de facto calculado reflecte mais a digestibilidade que outra coisa. Aliás meter no mesmo saco açúcar puro e arroz cozido só pode ser estupidez, qualquer pessoa com dois dedos de testa chega lá num instante. É mesmo uma moda idiota, que seguramente irá passar.
picolata
Membro

sábado out 24, 2015 2:10 pm

Há vários métodos e o que eu disse é um deles e o mais correcto também.

http://www.nutritotal.com.br/notas/?acao=bu&id=135
http://ajcn.nutrition.org/content/87/1/247S.full

Se soubesses o mínimo de bioquimica, sabias que, metabolicamente, a diferença entre açúcar puro e um pão é 0. Tal como a diferença de açúcar para o nestum arroz que dão ao diabéticos é 0.
Acho engraçado, porque nos hospitais dão pão e nestum arroz aos diabéticos, como aquilo não lhes fizessem diferença alguma.
Mas depois ficam muito admirados de medir a glicémia passado uma ou duas horas de comerem isso e de estar tão elevada. Resultado: mais uma injecção de insulina!
Isso é que é não ter dois dedos de testa!
E se duvidas do que estou a dizer, faz o teste em casa. Arranja um daqueles aparelhos de medir a glicémia, mede e faz, é fácil.
St0pAF
Membro Veterano

sábado out 24, 2015 2:26 pm

http://www.nutritotal.com.br/notas/?acao=bu&id=135

A área abaixo da curva (AUC, de “area under curve”) foi calculada de acordo com o método da FAO e de acordo com sete outros métodos. Um deles (iAUC) incluía a área abaixo e acima da curva. A segunda (net AUC) incluía também a área abaixo do período de jejum (de valor negativo). AUCcut é calculado da mesma maneira, porém não considera os valores abaixo da base, negativos.

http://ajcn.nutrition.org/content/87/1/247S.full

The incremental area under the glucose response curve (AUC) above the fasting glucose concentration, ignoring the area beneath the fasting concentration, was calculated by using the trapezoid rule.

Nem sei para que é que perco tempo com quem não sabe a diferença entre uma área e um comprimento :roll:
picolata
Membro

sábado out 24, 2015 2:37 pm

E a AUC não tem nada a ver com o IG? :lol:

Imagem
St0pAF
Membro Veterano

sábado out 24, 2015 4:09 pm

picolata Escreveu:E a AUC não tem nada a ver com o IG? :lol:
A AUC É o IG :roll: Mas para mim é muito diferente 800 durante meia hora ou 200 durante 2 horas (como sei que contas não é o teu forte, digo já que dá a mesma área ...)

edit: e como és pouco dado a abstracções, digo já que os números anteriores são fictícios, e servem só para não ter que fazer bonecos para mostrar como se pode ter a mesma área com valores diferentes)
Última edição por St0pAF em sábado out 24, 2015 4:57 pm, editado 4 vezes no total.
picolata
Membro

sábado out 24, 2015 4:15 pm

Contas não é o meu forte, de todo. Admito-o sem problemas.

Sinceramente, não estou a perceber... 800 quê durante meia hora?
St0pAF
Membro Veterano

sábado out 24, 2015 4:20 pm

edit: e como és pouco dado a abstracções, digo já que os números anteriores são fictícios, e servem só para não ter que fazer bonecos para mostrar como se pode ter a mesma área com valores diferentes)
Responder

Voltar para “Cães”