Victor Escreveu:
1- Comparar variedades dentro da mesma espécie com espécies diferentes não dá sequer para discutir.
Caro amigo, se uma simples diferença de variedade já é jusutificativa forte para perseguições e/ou cxalunias, imagine difernças de espécies.
2- As variadas espécies têm interações com o homem de modo completamente distinto. Ter um escorpião ou um cão como pet, não é a mesma coisa.
Daí a falásia de colocar uma espécie em um pedestal.
3- Tenho o previlégio de trabalhar com inúmeras espécies (neste caso no selvagem) e tenho a completa noção de qual o nível de interação que cada uma tem com os humanos.
Eu também e pelo mesmo motivo.
4- O conceito de "amizade" é muito dúbio quando se trata de relação inter-especifica. Os animais domésticos são nossos "amigos" apenas porque existem contrapartidas e/ou dependencia. A domesticação cria "elos" artificiais, que a maioria não quer ver nem aceitar.
Novamente a falácia de colocar uma como mais "amiga que outra"... que bom que concorda comigo.
5- Não percebo a insistencia de que os gatos são marginalizados. Eu moro numa pequena aldeia, onde a posse de cão versus gato, ronda meio por meio. Se analizar a cidade mais proxima (zona urbana), na relação entre detentores de gatos e detentores de cães, os gatos ganham em nº, já que são mais fáceis para quem mora em apartamento.
Tens sorte, aqui é muito comum o envenenamento de gatos (afinal imaginam que ninguém vai dar falta de um animal que não cria vínculos com o dono).
6- Continuo a não perceber a insistencia de que quem prefere cães não gosta de gatos. Ou pior, quem gosta de cães comete "atrocidades" contra gatos. Se isso se passa no Brasil, não sei, mas no meio em que fui criado e vivo, ambas as espécies são vistas e respeitadas de igual modo, tendo em conta as especificidades das mesmas.
Não disse que quem gosta de cães não gosta de gatos, apenas apontei que quem gosta de um animal não deveria ser tão irônico nem acusador quando a outros animais. Mas sim que quem não gosta de gatos (e quem sabe de cães) de abastece de justificativas em muitos lugares (inclusive em pessoas que gostam de animais).
7- Continuo a não perceber o "drama" de a maioria das pessoas sentir maior afinidade e empatia com os cães. Afinal são uma espécie que por um conjunto de especificidades inerentes á mesma, têm uma "linguagem" e uma interactividade mais perceptível e adaptável de modo natural aos humanos. São ambas espécies algo semelhantes em "linguagem" e convivencia social naturais.
8- Continuo a afirmar que os cães (enquanto espécie) são os melhores amigos do Homem (enquanto espécie). É uma verdade Incontestável!!! Não há volta a dar!!
E justamente por colococar um em um "pedestal" é que joga-se fogo na fogueira do preconceito a outras espécies.
Da mesma forma que para alguns a mansidão e autocontrole de um pastor ou de um labradorcomparada a barbárie de uma "raça perigosa" é uma verdade incontestável (só que como pisa no calo de quem tem cão essa "verdade" é contestada)
.
PS: Parece que o tópico sempre vai parar ás 20 páginas... e ninguem apostou com a LuMaria...