caça ao cão autorizada pela DGV e pela camara municipal
Moderador: mcerqueira
outra: os municípios têm protocolos com cidades estrangeiras, normalmente cidades irmãs de países onde os animais são vistos e tratados de forma bem diferente. já alguém ponderou auscultar sobre se as associações dos animais dessas cidades têm mais procura do que oferta de animais? nalguns casos acontece e até podia ser que se abrisse uma porta. podiam até nem ser muitos mas os poucos que fossem já seria bom...
e as pessoas que acham normal que se abata assim os cães abandonados bem que podiam fazer a sua migalha para ajudar não? nomeadamente começar por EXIGIR à câmara que fiscalize a posse dos cães e que faça cumprir a lei (condições em que os cães são mantidos, vacinação, chip, registo e outras coisas mais...) é que um diz "mata" e o outro logo a seguir berra "esfola!" sem sequer se tentar outra saída...
o problema da existência dos cães é SECUNDÁRIO. primário é o que está por detrás, e isso continua a ser transparente para muita gente...

e as pessoas que acham normal que se abata assim os cães abandonados bem que podiam fazer a sua migalha para ajudar não? nomeadamente começar por EXIGIR à câmara que fiscalize a posse dos cães e que faça cumprir a lei (condições em que os cães são mantidos, vacinação, chip, registo e outras coisas mais...) é que um diz "mata" e o outro logo a seguir berra "esfola!" sem sequer se tentar outra saída...
o problema da existência dos cães é SECUNDÁRIO. primário é o que está por detrás, e isso continua a ser transparente para muita gente...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm
O que eu acho é que não é transparente. Para a generalidade das pessoas o problema principal são mesmo os cães. Abatem-se hoje, amanhã, depois e depois. É indiferente.cookie1 Escreveu:o problema da existência dos cães é SECUNDÁRIO. primário é o que está por detrás, e isso continua a ser transparente para muita gente...
eu sei e isso é que é graveCharlieBrow Escreveu:O que eu acho é que não é transparente. Para a generalidade das pessoas o problema principal são mesmo os cães. Abatem-se hoje, amanhã, depois e depois. É indiferente.cookie1 Escreveu:o problema da existência dos cães é SECUNDÁRIO. primário é o que está por detrás, e isso continua a ser transparente para muita gente...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
Pena não terem também movido aos clubes de ajuda a animais que os largavam em terrenos da arrábida...Gounot Escreveu:Gounot Escreveu:Alguém sabe como ficou o caso da matilha da Arrábida?
Parece que o Grupo de Amigos da Serra da Arrábida moveu um processo à Câmara Municipal de Setúbal e à DGV.
Muito bem!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Uma notícia sobre o assunto, do passado dia 6:
«A operação de captura de cães em Mirandela deverá ser entregue a uma empresa privada. A câmara municipal está a estudar o assunto e deverá tomar uma decisão nos próximos 15 dias.
A operação estava prevista para esta segunda-feira, mas a GNR terá recusado participar nela por entender que se tratava de um crime.
A autarquia cancelou a acção na passada sexta-feira e espera ter uma solução até ao próximo dia 19 pois para o vice-presidente está em causa a saúde pública e a segurança das pessoas.
“Está em causa a saúde pública e a segurança dos meus funcionários. Não posso pôr funcionários a apanhar animais se não tiver apoios das instituições públicas. Mas o ofício que nos foi enviado diz que devemos recorrer a uma empresa provada. Até dia 19 vamos avaliar a forma como vamos, ou não, fazer isto.”
Da parte da GNR, o comandante distrital reafirmou à Brigantia a disponibilidade para garantir a segurança dos funcionários da autarquia mirandelense.
O Tenente-Coronel Sá Pires explicou, no entanto, e sem gravar declarações, que os seus militares não poderiam usar as suas armas de fogo para o abate indiscriminado de animais no monte, como teria sido sugerido por alguns técnicos da autarquia, pois isso viola a lei portuguesa.
Mas António Branco critica a actuação da GNR, dizendo que preferiu sair do problema, em vez de ajudar a resolvê-lo.
“Julgo que as instituições, muitas das vezes, pretendem não resolver o problema mas sair dele. Foi solicitada uma posição oficial à GNR. E a que nos foi transmitida, ao contrário do que disse o comandante Sá Pires, é que, por um lado, não concordam com o abate – tudo bem, não iríamos fazer qualquer abate, até porque a câmara não tem armas nem quer ter - e foi sugerido o recurso a uma empresa privada. Assim, nós não temos condições para andar a capturar o que quer que seja.”
Resta aguardar por dia 19, altura em que a autarquia espera contar com o apoio das instituições para capturar os cerca de 200 cães que se encontram nas imediações do aterro sanitário.
Escrito por CIR/Brigantia»
E um comentário à notícia (de resto, coincidente com o que disse um entrevistado na televisão):
«Quero alertar a todos que não se tratam de 200 animais e sim de uns 30, sei disto porque no passado Domingo desloquei-me ao local e fotografei os animais, aliás até me aproximei deles mas eles tiveram medo e fugiram. Eles têm medo dos humanos por isso nunca se aproximariam a um humano, muito menos para morder, isso é mentira!
Há que capturar os animais de forma digna ou através de armadilhas ou com dardos, castra-los (podem contactar a Associação Animais de Rua que tem protocolos com diversas clinicas veterinárias a preços de mais baixos)e tentar a sua adopção.»
in http://www.brigantia.pt/index.php?optio ... &Itemid=43
«A operação de captura de cães em Mirandela deverá ser entregue a uma empresa privada. A câmara municipal está a estudar o assunto e deverá tomar uma decisão nos próximos 15 dias.
A operação estava prevista para esta segunda-feira, mas a GNR terá recusado participar nela por entender que se tratava de um crime.
A autarquia cancelou a acção na passada sexta-feira e espera ter uma solução até ao próximo dia 19 pois para o vice-presidente está em causa a saúde pública e a segurança das pessoas.
“Está em causa a saúde pública e a segurança dos meus funcionários. Não posso pôr funcionários a apanhar animais se não tiver apoios das instituições públicas. Mas o ofício que nos foi enviado diz que devemos recorrer a uma empresa provada. Até dia 19 vamos avaliar a forma como vamos, ou não, fazer isto.”
Da parte da GNR, o comandante distrital reafirmou à Brigantia a disponibilidade para garantir a segurança dos funcionários da autarquia mirandelense.
O Tenente-Coronel Sá Pires explicou, no entanto, e sem gravar declarações, que os seus militares não poderiam usar as suas armas de fogo para o abate indiscriminado de animais no monte, como teria sido sugerido por alguns técnicos da autarquia, pois isso viola a lei portuguesa.
Mas António Branco critica a actuação da GNR, dizendo que preferiu sair do problema, em vez de ajudar a resolvê-lo.
“Julgo que as instituições, muitas das vezes, pretendem não resolver o problema mas sair dele. Foi solicitada uma posição oficial à GNR. E a que nos foi transmitida, ao contrário do que disse o comandante Sá Pires, é que, por um lado, não concordam com o abate – tudo bem, não iríamos fazer qualquer abate, até porque a câmara não tem armas nem quer ter - e foi sugerido o recurso a uma empresa privada. Assim, nós não temos condições para andar a capturar o que quer que seja.”
Resta aguardar por dia 19, altura em que a autarquia espera contar com o apoio das instituições para capturar os cerca de 200 cães que se encontram nas imediações do aterro sanitário.
Escrito por CIR/Brigantia»
E um comentário à notícia (de resto, coincidente com o que disse um entrevistado na televisão):
«Quero alertar a todos que não se tratam de 200 animais e sim de uns 30, sei disto porque no passado Domingo desloquei-me ao local e fotografei os animais, aliás até me aproximei deles mas eles tiveram medo e fugiram. Eles têm medo dos humanos por isso nunca se aproximariam a um humano, muito menos para morder, isso é mentira!
Há que capturar os animais de forma digna ou através de armadilhas ou com dardos, castra-los (podem contactar a Associação Animais de Rua que tem protocolos com diversas clinicas veterinárias a preços de mais baixos)e tentar a sua adopção.»
in http://www.brigantia.pt/index.php?optio ... &Itemid=43
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
E se fossem 4 amigos, cada um a olhar para o seu ponto cardeal eram os 200 de certeza. Pena não terem pensado nisto. Na realidade, se um 5º amigo estivesse no meio a olhar para o céu, ía ver cães amatilhados a saquear a lua e a morder ETssasquatch Escreveu:Na televisão um popular confirmou que um dia estando num ponto alto ele e um amigo, cada um a olhar para seu lado contaram bem mais de 30 cada um...

CharlieBrow Escreveu:E se fossem 4 amigos, cada um a olhar para o seu ponto cardeal eram os 200 de certeza. Pena não terem pensado nisto. Na realidade, se um 5º amigo estivesse no meio a olhar para o céu, ía ver cães amatilhados a saquear a lua e a morder ETssasquatch Escreveu:Na televisão um popular confirmou que um dia estando num ponto alto ele e um amigo, cada um a olhar para seu lado contaram bem mais de 30 cada um...

eu nunca vi na zona 200 cães mas até acredito que se aproximem para tentar arranjar comida vários cães, até de diferentes matilhas.
daí a dizer que andam os 200 em matilha e a atacar tudo e todos não me acredito! acredito piamente que é "treta" para justificar o injustificável!!
só quem não anda por aquelas bandas é que acredita numa treta dessas...
façam o que lhes compete com a ajuda (sim, peçam ajuda) de associações a nível nacional, de organismos públicos e privados (pq não?) e acredito que conseguirão sanar, para já, esta questão. a par devem fazer um levantamento dos animais e seus proprietários, vacinação, chip, registo etc. do concelho. o vet municipal tem que fazer algo mais do que aquilo que tem feito que é... ... ...
Infelizmente, está-se mesmo a ver no que vai dar o recurso a "empresas privadas": no abate a tiro desses cães, indiscriminado e agora sancionado pelo sofisma, realizado por grupos de pessoas que possuem armas de fogo.
Isto porque, e tanto quanto eu saiba, não há "empresas privadas" especializadas em apanhar cães abandonados, ou será que há?
Isto porque, e tanto quanto eu saiba, não há "empresas privadas" especializadas em apanhar cães abandonados, ou será que há?
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
-
- Membro Veterano
Isso não faz o menor sentido dado que é uma ilegalidade. Ninguém tem permissão para andar a matar cães ao tiro.Floripes2 Escreveu:Infelizmente, está-se mesmo a ver no que vai dar o recurso a "empresas privadas": no abate a tiro desses cães, indiscriminado e agora sancionado pelo sofisma, realizado por grupos de pessoas que possuem armas de fogo.
CharlieBrow Escreveu:E se fossem 4 amigos, cada um a olhar para o seu ponto cardeal eram os 200 de certeza. Pena não terem pensado nisto. Na realidade, se um 5º amigo estivesse no meio a olhar para o céu, ía ver cães amatilhados a saquear a lua e a morder ETssasquatch Escreveu:Na televisão um popular confirmou que um dia estando num ponto alto ele e um amigo, cada um a olhar para seu lado contaram bem mais de 30 cada um...

[quote="cookie1
a par devem fazer um levantamento dos animais e seus proprietários, vacinação, chip, registo etc. do concelho. o vet municipal tem que fazer algo mais do que aquilo que tem feito que é... ... ...[/quote]
Exactamente. Comecem por "punir" quem dá origem a situações destas.
(claro que isto é utopia, não vão fazer nada disto
)
a par devem fazer um levantamento dos animais e seus proprietários, vacinação, chip, registo etc. do concelho. o vet municipal tem que fazer algo mais do que aquilo que tem feito que é... ... ...[/quote]
Exactamente. Comecem por "punir" quem dá origem a situações destas.
(claro que isto é utopia, não vão fazer nada disto

Sentido, faz, num país em que as pessoas pouco se prendem com legalidades, como todos os dias se prova. E essa câmara não foge à regra: não foi pedir à GNR que a ajudasse dessa maneira?CharlieBrow Escreveu:Isso não faz o menor sentido dado que é uma ilegalidade. Ninguém tem permissão para andar a matar cães ao tiro.Floripes2 Escreveu:Infelizmente, está-se mesmo a ver no que vai dar o recurso a "empresas privadas": no abate a tiro desses cães, indiscriminado e agora sancionado pelo sofisma, realizado por grupos de pessoas que possuem armas de fogo.
O termo "empresas legalizadas" não passa, como já apontei, de um sofisma para levar a cabo a acção que pretendem e que propuseram à GNR. "Empresa legalizada" por empresa legalizada na apanha de animais, não há nenhuma mais legal do que a própria câmara. A qual tem permitido o abandono sistemático e impune de animais e agora, que o problema já atingiu as dimensões que atingiu, tentou optar por soluções de legalidade mais do que duvidosa...
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>

<p> </p>