Cortar orelhas , opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

terça mai 15, 2012 6:59 pm

Guiteddy Escreveu:Boas!
O Teddy é um caniche toy castanho lindo e veio para casa com dois meses. No dia seguinte o jeitoso do meu marido vinha todo feliz e contente...tipo..."Olha tive a ideia de cortar as orelhas ao Teddy para ficar mais bonito, o q dizes?" Eu respondi, tudo bem mas...antes disso passa aí a faca pq acho q o teu orgão sexual precisa de uns ajustes...ah e tal só dói uns minutos :)
lolololololololol :lol: :lol: :lol: :lol:
acredito que depois dessa resposta o seu marido nem perguntou uma segunda vez!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mai 15, 2012 7:31 pm

Em primeiro lugar, há muitos preconceitos a respeito do cão que, hoje em dia, são postos em causa.
Pex., que o cão descende do lobo.
Daqui a pouco vou procurar bibliografia sobre este assunto que depois ponho aqui.

Em segundo lugar, essa noção de que o homem primeiro se sedentarizou e depois domesticou o cão é desmentida por pinturas e gravações em cavernas da época do neolítico, que podem coloquei no tópico "cães da realeza" ou parecido - já não me lembro...

Em terceiro lugar, os cortes funcionais não são justificação para os cortes estéticos.
Um animal pode precisar do corte funcional para exercer a sua função, mas não precisa do mesmo para ser cão de companhia.
Cada dono deve medir o interesse do animal em primeiro lugar e não fazer isto ou aquilo porque é moda, porque gosta ou porque é giro.

Se o fizer, ao menos, assuma.
Diga "fiz porque quis e posso" não se desculpe com estalões, moda ou porque o Manel aqui do lado fez.
Sejam homenzinhos e mulherzinhas.
Podem precisar de o ser em assuntos mais graves...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça mai 15, 2012 7:39 pm

aisd Escreveu:Em primeiro lugar, há muitos preconceitos a respeito do cão que, hoje em dia, são postos em causa.
Daqui a pouco vou procurar bibliografia sobre este assunto que depois ponho aqui.

...
Sim, já se descodificou o genoma do cão, há uns anos, e se provou que realmente descende do lobo. De que subespécie de lobo é que não sei.

Se a sua busca for feita como deve ser, deve vir a encontrar isto, não é mito nenhum.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
kink
Membro
Registado: sexta jan 27, 2006 3:25 pm

terça mai 15, 2012 7:48 pm

aisd Escreveu:Em primeiro lugar, há muitos preconceitos a respeito do cão que, hoje em dia, são postos em causa.

Em segundo lugar, essa noção de que o homem primeiro se sedentarizou e depois domesticou o cão é desmentida por pinturas e gravações em cavernas da época do neolítico, que podem coloquei no tópico "cães da realeza" ou parecido - já não me lembro...

Em terceiro lugar, os cortes funcionais não são justificação para os cortes estéticos.
Um animal pode precisar do corte funcional para exercer a sua função, mas não precisa do mesmo para ser cão de companhia.
Cada dono deve medir o interesse do animal em primeiro lugar e não fazer isto ou aquilo porque é moda, porque gosta ou porque é giro.

Se o fizer, ao menos, assuma.
Diga "fiz porque quis e posso" não se desculpe com estalões, moda ou porque o Manel aqui do lado fez.
Sejam homenzinhos e mulherzinhas.
Podem precisar de o ser em assuntos mais graves...

Concordo com tudo, o problema aqui neste forum é que 90% dos usar fazêm do cão homem, o cão é cão, melhor amigo companheiro,mas continua ser ser uma cão, humanizar os animais não é bom para ninguém nem Homem nem animal.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça mai 15, 2012 7:54 pm

Podem ver aqui uma tese de que o cão e o lobo partilham um ascendente comum, mas um não descende do outro.

http://www.nonlineardogs.com/100MostSillyPart1.html
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

terça mai 15, 2012 8:03 pm

Humanizar os animais não é bom.
Mas ignorar que sentem dor só porque não são pessoas também não.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Nos dias que correm ainda existem pessoas formadas na área do bem-estar e comportamento animal que estão a descobrir novas formas de avaliar o grau de dor e incómodo que os animais sentem aquando de um qualquer procedimento que implique isso mesmo, infringir dor. Nem só a vocalização é sinal de dor, nem o coçar, nem o lamber.

Existem espécies animais mais estoicas do que outras (capacidade de suportar a dor sem aparentar tê-la de facto). Dentro da mesma espécie este factor também varia. Por vezes as patologias complicam-se e avançam muito devido à aparente falta de sintomas e sinais demonstrados pelo animal. O cão nem sequer é uma espécie muito "estoica", quando comparado com uma vaca, mas quando se compara com o Homem, não dúvido que tenha uma capacidade muito mair de "calar e comer".

Só porque à vista o animal não sente dor, não significa que não sinta e, por vezes, muita.

Que não se importe de arrancar os seus dentes, cortar um braço, tirar o apêndice a sangue frio, é lá consigo, mas tomar essa decisão por quem não pode de todo escolher...De barriga cheia é fácil falar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 15, 2012 8:09 pm

Floripes2 Escreveu:

...
Sim, já se descodificou o genoma do cão, há uns anos, e se provou que realmente descende do lobo. De que subespécie de lobo é que não sei.

Se a sua busca for feita como deve ser, deve vir a encontrar isto, não é mito nenhum.
Senhoras, o cão não descende de lobo nenhum, o cão É uma sub-espécie de lobo... Lobo: Canis lupus , cão Canis lupus familiaris

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

kink
Membro
Registado: sexta jan 27, 2006 3:25 pm

terça mai 15, 2012 8:29 pm

Ninguém disse que não sentem dor disse apenas que no caso do corte das orelhas nas primeiras semanas de vida, a dor que sentem é preferível as complicações das anestesias, outra coisa é operações mais complexas as ditas ( de barriga aberta ) eu já vi ao pé de mim a fazerem o corte, e estive com vários cães de amigos com cortes veterinários, com anestesia e o pós é muito pior mais doloroso do que o que vi sem anestesia.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

terça mai 15, 2012 8:44 pm

Fala de uma cirurgia de barriga aberta sem anestesia???
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça mai 15, 2012 8:50 pm

Kink,
por algum motivo as mulheres, hoje, não pensam em ter filhos sem epidural...
Evoluímos e descobrimos processos de minorar/anular a dor.
Só um idiota, desculpe que lhe diga, prefere a dor...

Os cortes de orelhas são aceites em todo o mundo desde que o vet esteja disposto a justificar o acto.
Basta que ele justifique - "por motivos de prevenção" e etc.- para ser aceite.
Encontre um vet disposto e que saiba fazer.

Já pensou em contactar criadores desta raça, aí nas ilhas ?
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça mai 15, 2012 9:16 pm

Mas essa é exactamente a posição de quem o faz (manda fazer) em consciência, claro que é posição que não pode ser defendida aqui que logo cai o carmo e a trindade, se até o cortar dos bigodes levanta tanta celeuma ...

Eu não tenho cães que possam ter orelhas ou caudas amputadas, já tive, cockers e todos eles tiveram as caudas amputadas.
Não mandei cortar os 5ºs dedos aos cachorros whippet e já me arrependi, prendem em todo o lado e numa das cachorras já rasgou.

Quem aqui defende os cortes sem anestesia nem sequer merece resposta, agora quem o faz em veterinários com todas as condições não entendo o porquê de tanta indignação.

Como disse nenhuma das minhas cadelas pode levar orelhas cortadas, nem sequer sei se eventualmente vier a ter se o farei, mas não me indigno por haver quem o faça com todas as condições.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

terça mai 15, 2012 9:29 pm

aisd Escreveu:Podem ver aqui uma tese de que o cão e o lobo partilham um ascendente comum, mas um não descende do outro.

http://www.nonlineardogs.com/100MostSillyPart1.html
é como dizer que o Homem vem do macaco.
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

terça mai 15, 2012 9:35 pm

Kink,
por algum motivo as mulheres, hoje, não pensam em ter filhos sem epidural...
Evoluímos e descobrimos processos de minorar/anular a dor.
Só um idiota, desculpe que lhe diga, prefere a dor...
um pequeno aparte: cada vez mais mulheres, sobretudo no estrangeiro optam pelo parto natural, sem recorrer a qualquer droga, e muitas em casa. requer preparação e conhecimento mas só traz benefícios á mãe e ao filho.
. Chame idiota a quem quiser mas não use esse ridículo termo de comparação.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

terça mai 15, 2012 9:37 pm

Todos temos direito á indignação. Um cão ser cortado por gosto do dono? O dono que corte as suas próprias orelhas. Muito me espanta que não concordem com esterilizações mas depois tanta benevolência com cortes estéticos e inuteis. Além do mais, é ilegal. Fiscalização é o que falta. Um veterinário ser apanhado com 2 cortes de orelhas é uma coisa, 20 é outra. Até porque não devem ser assim tantos a fazê-lo.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

terça mai 15, 2012 9:47 pm

Argay Escreveu:Até porque não devem ser assim tantos a fazê-lo.
Ainda bem, assim quem faz, faz bem feito!!! :lol: Eu sei bem onde me dirigir quando optar pelo próximo cão! :lol:
Responder

Voltar para “Cães”