De facto é uma realidade. No entanto não estou a ver milhares de pessoas dependerem DIRECTAMENTE da caça. Aquelas que conheço que dependem directamente, são Guardas Florestais Auxiliares, e não me parece serem de facto “milhares”.A caça em termos económicos, tem efectivamente um peso grande na economia do nosso país e dela dependem directamente alguns milhares de pessoas . Os caçadores estão estimados em mais de 300 mil e com tendência para aumentar . Portanto qualquer decisão no respeitante á caça tem que ser muito bem ponderada .
A caça “mexe” muito dinheiro é certo, mas os que menos ganham são os que vivem o ano inteiro no interior, embora esta lhes dê uma boa ajuda económica.
Se apenas houvesse 1 hipótese : caça OU desertificação, em termos ecológicos, e não só, não tinha dúvidas.
Mas a realidade não é assim preto ou branco...
Não se trata de meia dúzia!!Há sempre tendência a dizer que conhecemos x pessoas que fazem determinada coisa e é sempre exageradamente potênciada ; estou em crer que osa detractores da caça não conhceram , mais de meia duzia de caçadores e decerto estão incluídos os bons os maus e os assim a assim.
Não é preciso contar histórias da carochinha que toda a gente percebe que se aconteceu foi numa cena de uma qualquer má fita do escalão b ou c .
Não é necessário contar má histórias para ilustrarmos a nossa posição em determinada matéria.
Conheço algumas centenas de caçadores mas os “bons” não ultrapassam a dezena (até dava para fazer uma estimativa...).
Fiscalizo caça. Ando por estas andanças há uns bons anos. Tenho visto um pouco de tudo. Tenho visto muitas grandes Barbaridades e muito pouco de positivo. Tenho olhos para ver e memória para recordar.
Ninguem me venha dizer que é regra geral o caçador consciente e responsável. A excepção não faz a regra.
Essa teria que ser trocada por miudos...Além de que a caça é imprescendível na ragularização da nossa vida silvestre .
Só se desse caça ao Lagostim-vermelho, ao Achigã, ao Tecelão, á Perdiz-Grega, á Tartaruga-da-california e a uma já vasta lista de espécies exóticas que estão a desequilibrar verdadeiramente a nossa fauna silvestre.
Já ouviu falar no problema da hibridização entre Alectoris rufa e Alectoris graeca ?
Pois é! Asneiradas de caçadores!
A isto chama-se ordenamento. Mas deixe dizer que a maior parte do ordenamento do nosso território é uma autentica anedota no respeitante á conservação da natureza.É claro que o homem tem aptidão para destruír a natureza , fazemos estradas, casas , cidades, barragens, e etc...
A par disso fazemos regulamentos, cotas e etc...
das duas uma ou caçamos as espécies ou intruduzimos nos respectivos habitats predadores para que regulem e evitem pragas .
Que predadores?? Com excepção do Urso-pardo, já extinto, todos os outros predadores estão presentes nos nossos ecossistemas. Claro que os ecossistemas na Europa estão “humanizados” , mas mesmo que o equilíbrio predador/presa não fosse reposto por si só com muita facilidade , bastaria a correcção de densidades de algumas populações em excesso, quando se justificasse. Aí sim! A caça seria um mal necessário.
Foi o que aconteceu na Berlenga. Foi necessário uma enorme mortandade em nome do equilibrio e de espécies ameaçadas. Embora eu nunca concordasse ser a melhor solução, quando deixam as coisas chegar aquele ponto, não havia alternativa.
Quando os caçadores recorrem a repovoamentos para terem o que caçar, não vai concerteza acreditar que haverá uma praga de coelhos e perdizes em Portugal?
Se isso acontecer nalgum local é sintoma de que foram dizimados todos os predadores nesse local. Mas isso seria sempre temporário, pois muitos viriam de outras zonas para lá estabelecerem território. Uma regra básica da ecologia: > presa aumenta > predador aumenta. Presa diminui > predador diminui. O Homem é que desiquilibra, pois tem a mania de mexer onde não deve. Exemplo disso é a pseudo-gestão por caçadores de certas zonas para garantirem QUANTIDADE de caça.
Que fique bem claro na cabeça das pessoas as consequencias que podem decorrer da introdução de espécies exóticas! Ainda falta referir as extinções de marsupiais que deste processo resultaram.Na Austrália, por exemplo, estão a abraços com várias pragas de animais, nomeadamente com o coelho por não terem predadores em quantidade para regularizarem as espécies. O governo australiano tem progarmas especificos de caça para conter a infestação e não estão a ter sucesso e vale tudo desde caça propriamente dito ao recurço ás armadilha, programas de esterlização envenenamento e estão a perder a batalha
Concordo com uma excepção, um animal está dotado de defesas que lhe permitem defender a continuidade da espécie, mas isso tem limites e os humanos têm muita tendência em ultrapassar esses limites. Depois voltamos á estaca zero: repovoar. Cada vez que isso se passa estamos a artificializar e a fragilizar cada vez mais os nossos ecossistemas.Continuo a defender que um animal está dotado de defesas que lhe permitem defender a continuídade da espécie, e em "termos humanos" é menos perverso a caça do que as capoeiras , chiqueiros ou estábulos onde criamos os naimais de uma forma artificial e sempre sem qualidade de vida , para o nosso consumo.
Sabemos que os caçadores são uns filhos da mãe , mas também os donos dos cães dos gatos das cobras e dos lagartos ou quaisquer outras pessoas quando exercem uma actividade em contrárioa os perceito estabelecidos da vivência em sociedade.
Isso ultrapassa os preceitos estabelecidos de vivência em sociedade.