Se estiverem dentro da minha propriedade sem autorização, eu digo :um doberman só o é se andar com os nazis a caçar judeus .
não só judeus, mas todos os outros(oponho-me a que se limite o campo de caça do dobermann).
O dob é um cão de guarda.
E assim deve ser.
Não se obriga ninguém a ter dobs ou DA ou qualquer outro cão de raça.
Se há tantas, porquê escolher um cão especifícamente criado para um determinado fim e, depois, fazer dele uma coqueluche de exibição sem qualquer outra razão de ser ?
Contra mim falo, que tenho uma lab que nunca caçou nem vai caçar.
Tento compensá-la com grandes passeios, muita brincadeira de "bolinha" e "puxa-puxa", mas entendo que não é a mesma coisa.
Eu é que não caço nem quero caçar.
Entendo que certas funcionalidades podem ser substituídas.
Assim um cão de guarda de gado pode tornar-se um cão de guarda de preopriedades e pessoas.
Um cão de combate pode fazer desportos que usam a sua força,persistência e resistência.
De qualquer forma a caça não é, em si, um mal como nos querem fazer crer os moralistas.
A caça sem regras é um mal.
A caça devidamente regulamentada e controlada é um bem, na minha opinião, pois não tenho vontade nenhuma de ver o mundo reduzido a um grande campo agrícola, com campos vedados e a natureza igualmente reduzida aos animaizinhos utilitários.
Que, por vontade da PETA, não são nenhuns.
Há maior pesadelo que um mundo só de pessoas ?