>>>>>> DESAPARECEU MAS JÁ APARECEU <<<<<<

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

domingo ago 31, 2008 8:32 am

BigBrother Escreveu:Pois, se fosse o Manuel das Couves até que havia uma certa desculpa, mas não foi o Manuel das Couves que foi de propósito à exposição de cães comprar uma coleira pipi para o cão, pois não? :roll: Se uma pessoa conhece bem os regulamentos e deliberadamente escolhe infringi-los escusa depois de se vir queixar-se que, coitadinho, achava que aquilo tinha todo o ar de ser uma concentração de Motards e que devia ter-lhe sido barrada a entrada :roll:
Não era uma coleira pipi.
Era uma coleira adequada à raça em causa, aconselhada pelo próprio criador.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

domingo ago 31, 2008 8:54 am

Sim, de facto, esta discussão já roça o absurdo, principalmente quando algumas respostas começam a pouco ou nada terem a ver com o que foi dito...
Por mim não tenho mais nada acrescentar.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo ago 31, 2008 10:11 am

Realmente isto já se distanciou um bocado do caso concreto que deu origem ao tópico, mas isto é um tema que não se esgota neste caso concreto. Neste momento a discussão já não se limita ao galgo e ao ataque dos teckels, mas sim às condições em que devem ser realizadas as exposições e em que molde e com base em que premissas, as excepções da Lei para o uso de açaimo ou trela devem ser aplicadas. Pelo que aqui tem sido dito por certas pessoas, fico a entender que estamos dependentes apenas do "Bom senso", para não ver os cães inscritos em Expos todos soltos a correrem livremente pelos recintos de exposição, com todos os riscos inerentes. Até porque, ao contrário das pessoas, eles nem sabem ler regulamentos e nem ver limites invisíveis, por isso tanto correm entre os ringues como podem ir de repente para o meio de uma estrada.
Ficamos a saber que quando a Lei diz que a participação numa prova é uma excepção ao uso da trela ou do açaimo, o legislador não estava a pensar em provas em que os cães necessitam obviamente de estar soltos (por exemplo agility, ou uma corrida de galgos), mas sim as exposições em que os cães desfilam à trela, com um condutor, e em que não existe nenhuma necessidade prática de estarem soltos! Enfim, deve ser por eu ser o idiota, mas continuo sem perceber a racionalidade de tais argumentos!
No entanto, até porque não tenciono levar os meus cães (inscritos ou não inscritos) a exposições, estou-me lixando! Fiquem lá com as bicilcletas!
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo ago 31, 2008 11:44 am

As exposições deveriam ser efectuadas em locais fechados sem acesso a não participantes e com controlo rigoroso das entradas. Se se paga e se se está a participar num evento... afinal achariam normal um torneio de atletismo em que os espectadores possam andar á volta dos atletas durante o mesmo e até correr ao lado deles durante a competição ?

Enquanto assim não seja teremos estes debates. Para mim o idela seria a expo à porta fechada e fora da expo um passeio dos animais para os apreciadores de cães observarem.

A falta de civismo não é exclusiva dos mirones, também a há, juntamente com má fé por parte dos expositores.

E concluo dizendo que nenhuma entidade como o CPC tem direito de vedar acessos a espaços públicos. Daí que se o CPC insiste em fazer expos em espaços públicos não controlados, a culpa é do CPC pois os cães e os transeuntes não têm de saber regulamentos de uma entidade privada que ocupa espaço público.

Quanto eu participava em expos era useiro e vezeiro a entrada de pessoas com os seus cães nos recintos fechados onde se ia passar a expo e a venda de animais colocados em parques colocados ns barbas dos responsáveis.

A partir dái...
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
PauloC1
Membro Veterano

domingo ago 31, 2008 11:54 am

As exposições deveriam ser efectuadas em locais fechados sem acesso a não participantes e com controlo rigoroso das entradas. Se se paga e se se está a participar num evento... afinal achariam normal um torneio de atletismo em que os espectadores possam andar á volta dos atletas durante o mesmo e até correr ao lado deles durante a competição ?
Isso é um tema recorrente, de discussões passadas, e que dava outro tanto pano para mangas. Só pegando no teu exemplo, de facto no Atletismo ninguém anda a correr ao lado dos atletas, mas há um espaço próprio para os espectadores e nesses espaços eles podem estar e/ou circular.
Nas exposições que já visitei, como 'paseunte',e diga-se que em algumas paguei para as poder visitar, nunca me foi impedida a entrada. Aliás, em algumas a receita gerada pelos visitantes é uma das 'motivações' do evento. Por isso, até acredito que existam muitos expositores que gostassem que as exposições fossem fechadas e exclusivas para os expositores ( e podem ter as suas razões), mas não me parece ser essa a ideia dos respectivos organizadores. Uma exposição não tem apenas a componente de avaliação dos cães, e quer se queira quer não tem uma componente didática e até lúdica. Não é à toa que se fazem transmissões de televisão de alguns destes eventos. Certamente que não é a pensar apenas nos expositores.
Aliás, parece-me um contrasenso que se "mandem" as pessoas ver exposições quando andam à procura de cães para comprar e querm conhecer as raças, mas depois se defende em simultaneo que as exposições deveria ser fechadas a não expositores!

Ainda falta muito para chegar à página 20?? :P
PauloC1
Membro Veterano

domingo ago 31, 2008 12:14 pm

(para ver se passamos à págima 17)
Uma dúvida para quem saiba: Um Galgo corredor está "em prova" apenas durante o decorrer da corrida (dentro da pista), ou quando muito a partir do momento que é colocado nas "boxes" de partida, ou por outro lado está em prova assim que entra dentro das instalações do recinto onde a pista se inclui? Independentemente da sua prova só ir acontecer daí a 5 hora! Isto é para me ajudar a perceber porque é que se deve considerar perante a Lei que os Teckels estavam em prova! Até porque, segundo sei, um cão 'em prova' numa exposição não anda solto, anda à trela!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo ago 31, 2008 12:31 pm

Quanto a mim esta discussão provávelmente não existiria se a organização tivesse tido em conta o disposto no 1º parágrafo do nº 1 do artigo 42º do regulamento de eventos de morfologia canina.
X
Estruturas
ARTIGO 42º
1) As Entidades Organizadoras devem garantir as condições estruturais mínimas para o bomfuncionamento dos Eventos de Morfologia Canina, tais como:
- Recintos fechados ou cercados;
- Acessos diversificados para público e expositores;
- Espaços suficientemente amplos para albergar todas as instalações necessárias e permitir
uma circulação fluida de público e expositores;
- Ringues de tamanho suficiente tendo em conta as características de cada uma das Raças
que aí vão ser julgadas, com entradas devidamente assinaladas e ordens de julgamento
afixadas;
- Instalações sanitárias para ambos os sexos;
- Serviço de Restaurante/Bar.
2) Caso o Evento se realize no Inverno o recinto deverá ter uma cobertura fixa ou móvel.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

domingo ago 31, 2008 12:40 pm

PauloC1 Escreveu:
Isso é um tema recorrente, de discussões passadas, e que dava outro tanto pano para mangas. Só pegando no teu exemplo, de facto no Atletismo ninguém anda a correr ao lado dos atletas, mas há um espaço próprio para os espectadores e nesses espaços eles podem estar e/ou circular.
Nas exposições que já visitei, como 'paseunte',e diga-se que em algumas paguei para as poder visitar, nunca me foi impedida a entrada. Aliás, em algumas a receita gerada pelos visitantes é uma das 'motivações' do evento. Por isso, até acredito que existam muitos expositores que gostassem que as exposições fossem fechadas e exclusivas para os expositores ( e podem ter as suas razões), mas não me parece ser essa a ideia dos respectivos organizadores. Uma exposição não tem apenas a componente de avaliação dos cães, e quer se queira quer não tem uma componente didática e até lúdica. Não é à toa que se fazem transmissões de televisão de alguns destes eventos. Certamente que não é a pensar apenas nos expositores.
Aliás, parece-me um contrasenso que se "mandem" as pessoas ver exposições quando andam à procura de cães para comprar e querm conhecer as raças, mas depois se defende em simultaneo que as exposições deveria ser fechadas a não expositores!

Ainda falta muito para chegar à página 20?? :P
O regulamento do CPC apenas proibe cães não inscritos dentro do recinto, não pessoas...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

domingo ago 31, 2008 1:10 pm

PauloC1 Escreveu:(para ver se passamos à págima 17)
Uma dúvida para quem saiba: Um Galgo corredor está "em prova" apenas durante o decorrer da corrida (dentro da pista), ou quando muito a partir do momento que é colocado nas "boxes" de partida, ou por outro lado está em prova assim que entra dentro das instalações do recinto onde a pista se inclui? Independentemente da sua prova só ir acontecer daí a 5 hora! Isto é para me ajudar a perceber porque é que se deve considerar perante a Lei que os Teckels estavam em prova! Até porque, segundo sei, um cão 'em prova' numa exposição não anda solto, anda à trela!
Pelo que interpreto da lei, a palavra "prova" creio que se refere ao evento em si e não apenas ao periodo de tempo em que o animal está em competição...

Eu continuo na minha. Os Teckels estava dentro do recinto de uma prova convenientemente inscritos na mesma.
Esse recinto a partir do momento em que foi alugado/cedido a uma entidade privada durante determinado tempo, deixou de ser público para ser privado e como tal passa a reger-se pelo regulamento da entidade privada responsável por esse espaço durante esse tempo.

O problema aqui, a meu ver, é que essa entidade privada não delimitou o espaço (pelo qual era responsável) tal como o previsto no seu próprio regulamento.

Assim sendo, tenho alguma dificuldade em perceber como se aplicaria convenientemente a legislação neste caso concreto, caso houvesse de facto ocorrencia registada. Porque em espaços convenientemente delimitados, não tenho dúvidas.
<p>Francisco Barros</p>
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

domingo ago 31, 2008 1:11 pm

TheGreatDane Escreveu: Quanto eu participava em expos era useiro e vezeiro a entrada de pessoas com os seus cães nos recintos fechados onde se ia passar a expo e a venda de animais colocados em parques colocados ns barbas dos responsáveis.
Bom, só uma pequena nota. A venda de cachorros só foi proibida com o Regulamento de 2000. Antes disso, não só era permitida a venda de cachorros como inclusivé havia uma classe de Ninhadas, para cachorros (salvo erro) até aos 4 meses.
PauloC1 Escreveu:Uma exposição não tem apenas a componente de avaliação dos cães, e quer se queira quer não tem uma componente didática e até lúdica. Não é à toa que se fazem transmissões de televisão de alguns destes eventos. Certamente que não é a pensar apenas nos expositores.
Bom, não estou a ver lá muito bem qual é a componente lúdica duma exposição. Quanto às transmissões de TV, está a pensar na porcaria de reportagens que cá se fazem, certo? Onde o que passa é apenas o pessoal a pôr pó de talco, papelotes e pouco mais. Nos países onde se fazem transmissões a sério, o público alvo não são os "passeuntes" ou, nesse caso, os "televiseuntes", é sobretudo quem está por dentro da coisa, ou seja, criadores, expositores e juizes. E põem comentadores a sério a comentar. Comentadores que conhecem desde o pet name do cão em ringue, os cães que estão por detrás do pedigree, o historial do cão em exposições, se vem de uma série de vitórias ou não, a quem ganhou/com quem perdeu, até quem é o criador e o seu palmarés. Por cá, os comentários mais decentes a que eu até hoje assisti foram os do Pinto Teixeira quando passou a final da Mundial 2001 na TV. Todas as outras reportagens que eu vi foram perto do vergonhoso e feitas, de facto, por e para "passeuntes" (e felizmente, aleluia, saravá, não costumam durar mais de 1 minuto :roll: ).
PauloC1 Escreveu:Por isso, até acredito que existam muitos expositores que gostassem que as exposições fossem fechadas e exclusivas para os expositores
Eu sinceramente não conheço nenhum criador/expositor que defenda isso. O Paulo conhece? :roll:
PauloC1 Escreveu:Aliás, parece-me um contrasenso que se "mandem" as pessoas ver exposições quando andam à procura de cães para comprar e querm conhecer as raças, mas depois se defende em simultaneo que as exposições deveria ser fechadas a não expositores!
Bom, tal como dito anteriormente, não há ninguém que defenda exposições à porta fechada. Isso é problema (seu) de interpretação, tal como tem um problema de interpretação relativo ao conceito de "ver" exposições. Para quem foi "ver" as exposições no fim de semana, eu faço uma pergunta singela - qual o nome do cão que fez BOB na raça que foram "ver"? Não sabem? Ah pois, parece que afinal não foram "ver" a exposição, foram mesmo passear e olhar para uns cães, tipo passeio no Jardim Zoológico, tal como é típico de um "passeunte" :roll:

Quanto às condições do recinto, o que é giro é que são os "passeuntes" quem acaba sempre por se vir queixar delas ...
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
TheGreatDane
Membro Veterano

domingo ago 31, 2008 1:42 pm

[quote="PauloC1 é para me ajudar a perceber porque é que se deve considerar perante a Lei que os Teckels estavam em prova! Até porque, segundo sei, um cão 'em prova' numa exposição não anda solto, anda à trela![/quote]

Claro, se alguém defende isso é tão absurdo como por exemplo um atleta estar numa sanita a tratar das suas necessidades e sair uma noticia a dizer que fulano "c..." em prova :lol:

A ideia que refere de zonas para tudo é optima. Mas sabemos bem que as pessoas se estão nas tintas para isso.

As pessoas que se queixam aqui de problemas com animais de outras pessoas queixaram-se alguma vez de terem sido prejudicadas ? È que as pessoas que supostamente as prejudicaram não são culpadas de nada. Culpado é o CPC
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo ago 31, 2008 1:43 pm

Acho que a discussão que se gerou á volta deste assunto, muito pouco abonatória para os expositores em geral e para a imagem que se possa dar a quem está de fora.

Se é certo que pelos regulamentos dos CPC, animais não inscritos não podem entrar no recinto, também é certo que todo o animal deve ser apresentado à trela e em condições de segurança, tal como quaisquer ataques ou agressões são da única responsabilidade do proprietário.

Pessoalmente, inscrito ou não, acho uma falta de bom senso e de respeito, deixar que uma matilha de cães ande solta em semelhante local.
TheGreatDane
Membro Veterano

domingo ago 31, 2008 1:57 pm

Pedra Escreveu:Acho que a discussão que se gerou á volta deste assunto, muito pouco abonatória para os expositores em geral e para a imagem que se possa dar a quem está de fora. .
A sério ? A mim parece-me a imagem real. :o Ainda há uns dias falava com uma senhora que entrou há pouco em expos e que me referiu que um suposto habitué de expos se meteu atrás dela com um familiar a dizer mal do cão em voz alta. E histórias dessas conheço infelizmente muitas. Até de criadores que vinham aqui à arca para deitar abaixo a concorrência.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo ago 31, 2008 2:05 pm

TheGreatDane Escreveu:
Pedra Escreveu:Acho que a discussão que se gerou á volta deste assunto, muito pouco abonatória para os expositores em geral e para a imagem que se possa dar a quem está de fora. .
A sério ? A mim parece-me a imagem real. :o Ainda há uns dias falava com uma senhora que entrou há pouco em expos e que me referiu que um suposto habitué de expos se meteu atrás dela com um familiar a dizer mal do cão em voz alta. E histórias dessas conheço infelizmente muitas. Até de criadores que vinham aqui à arca para deitar abaixo a concorrência.
A sério sim. Eu não me incluo nesse rol tal como tenho a certeza que a maioria dos expositores intervenientes neste tópico também não se incluem.
Além de que o exemplo que deu não tem muito a ver com o que se está a discutir.
manuela10347
Membro Veterano
Registado: sábado mai 24, 2008 7:54 pm
Localização: Blakie, 10 anos, rafeira, Lara, terrier,arraçada(rafeira) 10meses) foi anandonada e eu adoptei-a,com

domingo ago 31, 2008 2:08 pm

Há não sabia que a sexnora, d.texuga, deixou, infrinfiu as regras, fico óviamnete pasmada, por quem tem tanta experiencia em animais,deixar fugir um, seja pequeno, médio, grande, tem que se ter muito cuidado,não éverdade? fico contente por saber que o canito, como vocês ainda em baixo, lhe chamam, ter aparecido, para a próxmi deve levà-lo ao colo ou dentro deum transportadora para o dito cujo não fugir.
Responder

Voltar para “Cães”