obrigada a todos
o forista theone lembro-me agora e bem sobre a aducação da Lira

eu tive o paco quando andava no 5º ano e nessa altura foi o meu pai que ralhava com ele e o ensinava a ir á rua e a distinguir o bem do mal. agora estou no 10º ano e quero sentir-me capaz de educar a Lira em condições

o meu pai está fora do país por isso não posso contar com a ajuda dele, mas posso contar com a do paco

queria perguntar se alguém aqui sabe dicas ou sugestões de como educar bem a Lira.
Neste momento digo-lhe não e se ela insistir dou-lhe uma palmada no lombo. ainda neste momento pisei cócó dela espalhado no chão e ela percebeu que eu não gostei pela cara de má que lhe fiz. de seguida posei-a no chão e coloquei uma folha de jornal perto do cócó (antes de o limpar) e apontei para lá. depois mostrei-lhe o caminho da cama para ela ir para lá e saber que eu estava aborrecida. acham que fiz bem? eu tenho receio de ter sido se calhar um bocado dura para com ela.
ainda tenho certas dúvidas como: quando ela começa a brincar connosco quando é que é demais? tenho andando a tolerar durante uma brincadeira uma ou duas mordidelas mais sérias mas á terceira digo não com uma voz autoritária. e também quero saber como devo agir perante a situação das necessidades. ainda é pequena, mas quando a puder levar á rua como faço para ela saber que é ali que se faz cócó e xixi? eu levo o paco também, acham que isso vai ajudar, ela vai copiar o comportamento do paco?
alguém tem sugestões ou dicas como educa-la. também quero, caso eu tenha feito algo de mal, que corrijam o meu comportamento. obrigada