Cães fora do estalão das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado abr 13, 2013 6:33 pm

Acho que aqui algumas pessoas não perceberam uma coisa. Os cães que alguns (incluindo eu) postaram com cortes e pinturas extravagantes (galinha, caracol, cavalo... etc), não são para o animal andar assim no dia a dia como é óbvio :lol: Isso até eu acho ridículo, é apenas e somente para um dia de competição que serve para avaliar as competências e técnicas de cada creative groomer, daí que exagerem.

Eu ainda não percebi bem, o mal que poderá trazer pintar um cão. Mas respeito as vossas opiniões, e a minha profissão não me estreita a opinião de maneira alguma, aliás, eu antes de ser groomer já gostava de ver este tipo de trabalhos em cães. Se estreitasse eu não teria aberto um tema que ja sabia causar polémica. E fi-lo propositadamente para ouvir várias opiniões, e para mim são mesmo isso, opiniões. Infelizmente até agora não li nenhuma que já não tivesse lido noutras ocasiões com experiência de outros groomers, ou seja nada de novo, e nada que me faça mudar de ideias. Desculpem. Eu já tinha mostrado trabalhos meus de creative grooming a várias pessoas cá da arca e sem ser da arca, noutros contextos, e nunca cheguei a publicar aqui (tirando dois exemplos em que mal se notava), porque sabia que iam ser mal interpretados, sabia que ia levar com preconceito, e geral polémica. O que não entendo é porque uma coisa tão simples, bonita (para alguns humanos está claro), e inofensiva, gera tanta discussão em torno do mesmo - sofrimento dos pobres coitados que são pintados.

Se é falacioso comparar cães pintados com negligenciados , é também falacioso comparar cães que passeiam e têm atenção dos donos, a cães pintados que também têm isso tudo! Ou por serem pintados significa que os donos não cuidam deles como cães?

Parecem-vos infelizes estes cães?

https://www.youtube.com/watch?v=_6B1kSDzmyM

https://www.youtube.com/watch?v=W3BTo4sCxN4

https://www.youtube.com/watch?v=xUykbekNjj4

https://www.youtube.com/watch?v=JOg8bOIH9dw

http://youtu.be/2PzsIpT3yDU?t=18s

O ultimo é para quem disse que eles não se rebolavam na relva!
Até parece que aqui se está a falar de alliens, "eles não fazem isto, não fazem aquilo" :lol:
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado abr 13, 2013 6:56 pm

porque sabia que iam ser mal interpretados, sabia que ia levar com preconceito, e geral polémica. O que não entendo é porque uma coisa tão simples, bonita (para alguns humanos está claro), e inofensiva, gera tanta discussão em torno do mesmo - sofrimento dos pobres coitados que são pintados.

Se é falacioso comparar cães pintados com negligenciados , é também falacioso comparar cães que passeiam e têm atenção dos donos, a cães pintados que também têm isso tudo! Ou por serem pintados significa que os donos não cuidam deles como cães?
só vou tentar esclarecer mais duas coisas e fico-me por aqui.

1. Não acho (pelo menos para mim) que seja uma questão de preconceito, nem uma questão de sofrimento. Bem sei que os animais não sofrem nestas ocasiões. É uma questão de gosto pessoal, que acho ja ter fundamentado atrás com base naquilo que penso que o grooming deve ser. Agora longe de mim de fazer de uma opinião, uma verdade universal. Cada um faz aquilo que entende com os seus cães, e diverte-se e interage com eles como quiser. Desde que eles sejam felizes e bem tratados, nada mais me importa. Eu não gosto, acho patético e nunca hei de fazer a um cão meu.

2. Por serem pintados não significa que os donos não cuidam deles como cães. Mas significa que os usam para se vangloriarem e para se exibirem a nivel pessoal (especialmente nos tipos de concursos que refere). Não se trata de ter orgulho no cão, que é apenas o veículo, mas antes do orgulho das suas capacidades de creative groomer. Para esse efeito existem tb uns bustos, que a minha irmã costumava usar para brincar aos cabeleireiros... E não. não é falacioso. Exactamente porque à partida estamos a comparar dois cães que são ambos felizes e saudaveis, mas por motivos e circunstancias diferentes. Eu prefiro correr, ir nadar no rio e brincar com ele na lama, para depois chegar a casa e dar lhe um bom banho e ficarmos os dois rotos, a dormir no sofá. Haverá outros que preferirão pintá-los e esculpir-lhes o pêlo..
__dani__
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 6:57 pm

Scarlet3 Escreveu:Bem... Eu era capaz de fazer uma pintura na minha cadela no carnaval... mas só no carnaval... Pintura nao tosquia! E uma simples tipo a que postei antes de um tigre, tinha de ser uma coisa simples, e mesmo assim não sei não... Diariamente nem pensar! Para mim...
(...)
É a minha opinião, respeito o trabalho, e considero sim uma arte apesar de não achar piada a ver um cão diariamente assim, sem que seja carnaval.
Já é qualquer coisa :D

Mas os cães não sabem o que é o carnaval, na medida do sofrimento/fanatismo de donos loucos e doentes/pessoas sem escrúpulos que usam os cães como bibelots (eu incluída), fazer durante todo o ano, ou fazer no carnaval, para um cão é igual! Também tenho clientes que me apenas pedem para fazer no Carnaval, ou noutras ocasiões especiais. Mas é apenas e somente porque para o dia-a-dia não gostam (não gostam a nível estético, preferem natural), não é porque achem que os cães sejam infelizes.

Isto vai tudo de encontra com gostos pessoais, com o que para uns é bonito ou feio! E ISSO eu aceito. Não aceito que digam que um cão é menos feliz, menos digno, menos cuidado como um cão, só porque está pintado! Não faz sentido, desculpem.
__dani__
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 7:19 pm

diogosvp Escreveu: 1. Não acho (pelo menos para mim) que seja uma questão de preconceito, nem uma questão de sofrimento. Bem sei que os animais não sofrem nestas ocasiões. É uma questão de gosto pessoal, que acho ja ter fundamentado atrás com base naquilo que penso que o grooming deve ser. Agora longe de mim de fazer de uma opinião, uma verdade universal. Cada um faz aquilo que entende com os seus cães, e diverte-se e interage com eles como quiser. Desde que eles sejam felizes e bem tratados, nada mais me importa. Eu não gosto, acho patético e nunca hei de fazer a um cão meu.
Diogo, esta opinião eu aceito-a! Há quem goste e quem não goste! Ora muito bem! ;)
diogosvp Escreveu:Por serem pintados não significa que os donos não cuidam deles como cães. Mas significa que os usam para se vangloriarem e para se exibirem a nivel pessoal (especialmente nos tipos de concursos que refere). Não se trata de ter orgulho no cão, que é apenas o veículo, mas antes do orgulho das suas capacidades de creative groomer.
Mas se são bem tratados, qual é o problema? Eles também gostam desses concursos, aliás, por norma todo o cão gosta de acompanhar o dono, seja para onde for. Se o dono é groomer e pode trabalhar com o seu próprio cão, acho que ambos disfrutam, e muito honestamente, se é groomer, em principio, supostamente, deve gostar do cão, e o cão do groomer!
Os cães servem os humanos, é verdade. Mas não é só nesta área. Aliás todas as raças foram criadas com o proposito de servir o homem, sejam em alguma modalidade específica, seja em companhia. Desde que todas as suas necessidades sejam preenchidas, tenham carinho, tenham cuidados e atenção, não consigo ver onde isto possa estar eticamente errado. É tudo uma questão de bom senso.

diogosvp Escreveu:Eu prefiro correr, ir nadar no rio e brincar com ele na lama, para depois chegar a casa e dar lhe um bom banho e ficarmos os dois rotos, a dormir no sofá. Haverá outros que preferirão pintá-los e esculpir-lhes o pêlo..
E quem disse que ambas as coisas não são compatíveis? :wink:
Eu com os meus cães, e com outros (enfim, vivo no meio deles), vou correr, nado no rio e no mar, brinco com eles na lama, na terra, na areia, na relva... também chego a casa rota nessas ocasiões e caio no sofá com eles, ou mesmo no chão, onde calhar (tem uma diferença, não os lavo logo, no máximo passo uma mangueirada :lol: sou preguiçosa, fica para mais tarde), e também os pinto, e os esculpo! É verdade, é possível fazer tudo
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado abr 13, 2013 7:27 pm

__dani__ Escreveu:

Mas se são bem tratados, qual é o problema? Eles também gostam desses concursos, aliás, por norma todo o cão gosta de acompanhar o dono, seja para onde for.

Aliás todas as raças foram criadas com o proposito de servir o homem, sejam em alguma modalidade específica, seja em companhia. Desde que todas as suas necessidades sejam preenchidas, tenham carinho, tenham cuidados e atenção, não consigo ver onde isto possa estar eticamente errado. É tudo uma questão de bom senso.

Bom, quanto ao problema... Não existe. Não acho que exista problema algum, percebo perfeitamente que haja quem lhe ache graça. Eu não.

Todas as raças foram criadas para servir o homem. É verdade, mas não acredito que haja raças selecionadas para serem penteadas... Não é que ache que não se deva fazer. Acho é que não é uma coisa essencial. O que me incomoda não é pintar o pelo do cão de cor de rosa ou de azul, ou fazer umas madeixas aqui ou acolá. Para mim isso tudo bem e só demonstra o carinho, a dedicação e o amor que o dono tem pelo cão. Eu nunca faria, mas compreendo. O que não tolero é o exagero a que se chega nesses concursos. Uma coisa e um cão que guarde o gado, ou que guie um rebanho, que guarde a casa, que aponte a caça, cace ratos, etc.. tudo isso me parecem funções naturais e reconfortantes para os cães. Agora para servir de base de "escultura" como um arbusto a um jardineiro, hmmmmm... desculpe, mas não me parece. Não me leve a mal, mas não me consegue convencer :wink:

Quanto às duas serem compatíveis? acho que sim.. perfeitamente.
relifasira
Membro
Registado: sábado nov 19, 2011 7:33 am

sábado abr 13, 2013 7:29 pm

eu vou dar a minha opinião:

EU GOSTO

e a _dani_ sabe que vai fazer á minha Pitaya... e deixa lá Dani... quando virem tambem se vão roer de inveja ahahahahah :lol: vão passar todos a querer o mesmo xD
<p>"A Compaix&atilde;o pelos animais, est&aacute; intimamente ligada &aacute; bondade de car&aacute;cter, e quem &eacute; cruel com os animais, n&atilde;o pode ser bom Homem"
<strong>Arthur Schopenhauer</strong></p>
relifasira
Membro
Registado: sábado nov 19, 2011 7:33 am

sábado abr 13, 2013 7:30 pm

e atejá disse o que vou querer fazer só não digo porque depois vão haver "copistas" :P ahahha eu vou ser a primeira a ter a mega ideia original!!!!! e depois pagam direitos de autor ;)
<p>"A Compaix&atilde;o pelos animais, est&aacute; intimamente ligada &aacute; bondade de car&aacute;cter, e quem &eacute; cruel com os animais, n&atilde;o pode ser bom Homem"
<strong>Arthur Schopenhauer</strong></p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado abr 13, 2013 7:33 pm

Boas...

Oh __dani__, para termos uma outra ideia... Quanto pode custar uma pintura destas num cão ou uma tosquia...

Penso haver diferenças nos trabalhos, até porque uma tosquia é para uns tempos, e uma pintura sai na hora, acho eu...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
__dani__
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 7:40 pm

diogosvp Escreveu:
__dani__ Escreveu:

Mas se são bem tratados, qual é o problema? Eles também gostam desses concursos, aliás, por norma todo o cão gosta de acompanhar o dono, seja para onde for.

Aliás todas as raças foram criadas com o proposito de servir o homem, sejam em alguma modalidade específica, seja em companhia. Desde que todas as suas necessidades sejam preenchidas, tenham carinho, tenham cuidados e atenção, não consigo ver onde isto possa estar eticamente errado. É tudo uma questão de bom senso.

Bom, quanto ao problema... Não existe. Não acho que exista problema algum, percebo perfeitamente que haja quem lhe ache graça. Eu não.

Todas as raças foram criadas para servir o homem. É verdade, mas não acredito que haja raças selecionadas para serem penteadas... Não é que ache que não se deva fazer. Acho é que não é uma coisa essencial. O que me incomoda não é pintar o pelo do cão de cor de rosa ou de azul, ou fazer umas madeixas aqui ou acolá. Para mim isso tudo bem e só demonstra o carinho, a dedicação e o amor que o dono tem pelo cão. Eu nunca faria, mas compreendo. O que não tolero é o exagero a que se chega nesses concursos. Uma coisa e um cão que guarde o gado, ou que guie um rebanho, que guarde a casa, que aponte a caça, cace ratos, etc.. tudo isso me parecem funções naturais e reconfortantes para os cães. Agora para servir de base de "escultura" como um arbusto a um jardineiro, hmmmmm... desculpe, mas não me parece. Não me leve a mal, mas não me consegue convencer :wink:

Quanto às duas serem compatíveis? acho que sim.. perfeitamente.
Eu entendo perfeitamente a sua opinião. :wink:

Eu seria capaz de preparar um poodle meu para uma competição assim, mas é só porque elas são tão raras que o meu cão pouquissimas vezes seria sujeito a isso. É verdade, ele estaria a servir um interesse meu, estava a servir para que eu pudesse demonstrar todo o meu potêncial como creative groomer. Mas eu também faço muitos fretes pelos meus cães, um ou dois dias por ano, de certeza que não iriam abala-lo, na verdade, acho que ele até ia gostar de toda a atenção. Mas nunca o faria se tais competições acontececem mais do que esporádicamente.

Quanto ao resto (pinturas simples e rápidas), fico feliz por se chegar a este consenso ;) é o que eu faço, também não sei ainda fazer muito mais. Os trabalhos mais elaborados que consegui fazer:

Imagem

Imagem

Imagem

Mas estes três, não foram os donos que pediram, fui eu que pedi para fazer, para tentar aprender a fazer algo mais complexo.
E é verdade que todos os animais que já pintei (solicitação dos donos ou minha), são animais muito amados, não tenha duvidas. ;)
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 13, 2013 7:40 pm

Desculpem-me, isto é o quê? Um cão de pijama e chapéu? O abominável morango das neves? Enfim.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
__dani__
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 7:44 pm

fontedasbicas Escreveu:Boas...

Oh __dani__, para termos uma outra ideia... Quanto pode custar uma pintura destas num cão ou uma tosquia...

Penso haver diferenças nos trabalhos, até porque uma tosquia é para uns tempos, e uma pintura sai na hora, acho eu...
A pintura dura várias lavagens, vai desvanecendo. É semi-permanente.

Quantos aos preços, como estou no inicio, em fase de aprendizagem e experiências é totalmente grátis. Ainda não pensei muito nos preços.
__dani__
Membro Veterano

sábado abr 13, 2013 7:46 pm

Argay Escreveu:
Desculpem-me, isto é o quê? Um cão de pijama e chapéu? O abominável morango das neves? Enfim.
:lol: :lol: :lol: abominável morango das neves :lol: :lol:

Era escusado gozar!

Eu gosto, acho que fica muito fofinha
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado abr 13, 2013 8:00 pm

__dani__ Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:Boas...

A pintura dura várias lavagens, vai desvanecendo. É semi-permanente.

Quantos aos preços, como estou no inicio, em fase de aprendizagem e experiências é totalmente grátis. Ainda não pensei muito nos preços.
Ah Ok... Desculpe a ignorância, mas se quiser, consegue tirar no momento, não é como as tatuagens nos humanos....

E há proprietários de cães a quererem? Há competições ou encontros?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado abr 13, 2013 8:03 pm

Já deu para perceber que se trata de uma questão de gostos. Costuma-se dizer que gostos não se discutem... pois até podem ser discutidos e é interessante porque já aprendi muita coisa neste tópico. Não podemos é esperar chegar a uma conclusão. Ou se gosta ou não se gosta.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado abr 13, 2013 8:05 pm

Aqui no Porto usa-se muito uma expressão muito boa para definir este tipo de tratamentos, mas acho que não a posso escrever no forum :oops: :oops:
Responder

Voltar para “Cães”