Concentração de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quarta set 21, 2005 10:16 pm

Olá,

Estive a ler aqui alguns depoimentos acerca do comportamento dos labs e sinceramente estou abismado. São labs que atacam, labs que mordem, labs kruéis, e seus donos ainda mais kruéis, enfim, estou mesmo abismado, acreditem. Até posso dizer que estou muito mal impressionado com o temperamento desta raça, e até digo mais... se os ver, fujo a sete pés... MÁ raça, pá!!!

Só há uma coisa que eu não percebo :?

Se os labs são tão mauzões e kruéis, porque é que eles não figuram na lista NEGRA dos cães??

E porque os Rotts*, os pits* entre outros* figuram esta lista, sendo estes tão bonzinhos e tão dóceis?

Alguém pode me explicar? É que eu não compreendo!!

Obrigado!

NOTA: *Não tenho nada, absolutamente nada contra estes
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta set 21, 2005 11:04 pm

Vitor, sem gozos.

É o efeito scottex. Acredite....

Outro exemplo. Os caniches são animais bonitos e mansinhos.... mas não lhes dê a mão ou fica sem um dedo ;) .
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta set 21, 2005 11:05 pm

Sinceramente ainda não percebi a razão de tal confusão ....

Houve labs agressivos na tal concentração ? Mas é claro que houve ... Estavam à espera de que?

É raça de moda de tal modo que o que há mais são pseudo-labradores e pseudo-donos.
O mesmo se passou com o pastor-alemão há vinte anos atras.

Verdade seja dita, o labrador é um cão de caça e é por excelencia um cão facil de ensinar e de lidar. E mesmo assim, por mais verdadeiro que seja, não deixa de ser um cão.
E como cão que é, precisa de um dono à altura.
Isto falando de um verdadeiro labrador.

Os outros, da scottex são mesmo isso ... scottex ...

E digo sem pudor nenhum, se estiver a passear e ver alguém com um rott a vir em minha direcção e ver alguem com um labrador na mesma direcção, tenho muito mais receio do labrador. Não pela raça em si, mas em devido à popularidade que tem - que atrai, como referi anteriormente, os pseudo-labradores e os pseudo-donos. E com esses, quanto mais longe melhor...

Por muito que se goste da "nossa" raça, não podemos ser "breed-blind", nem cair no erro de só ver as coisas cor-de-rosa. Meus amigos, todas as raças teem os seus pontos positivos e os seus pontos negativos.

Vir para aqui apelidar os labradores agressivos não me parece correcto, da mesma maneira que não me parece correcto vir apelidar os labradores de anjos caninos.
Aliás, para além de não ser correcto, é puramente absurdo e ridiculo fazer este tipo de generalização.

Um muito boa noite
Nanci
Última edição por CindelP em quinta set 22, 2005 12:22 am, editado 2 vezes no total.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quarta set 21, 2005 11:11 pm

VascoV Escreveu: Vitor, sem gozos.

É o efeito scottex. Acredite....

Outro exemplo. Os caniches são animais bonitos e mansinhos.... mas não lhes dê a mão ou fica sem um dedo ;) .
Claro que eu sei disso Vasco ;)
Mas como deve compreender... eu não resistí... 8)

Abraço
hope3
Membro Júnior
Registado: sexta ago 26, 2005 9:45 pm

quarta set 21, 2005 11:25 pm

[quote]Verdade seja dita, o labrador é um cão de caça e é por excelencia um cão facil de ensinar e de lidar. E mesmo assim, por mais verdadeiro que seja, não deixa de ser um cão.
[/quote]

É isso mesmo! ;)

Penso que não há necessidade de tentar denegrir raças em favor de outras e vice-versa. São todos cães, animais de que todos gostamos! :D

È mais agradável debater as características próprias de cada um, de forma positiva, para que todos possamos trocar experiências e assim aprender, não será? :roll:

E se existirem alguns "pruridos" individuais, talvez se pudessem resolver por pm..., ou outra forma que pensassem ser conveniente, mas penso que não em fórum público... :oops:

Desculpem, mas é realmente desagradável tentar partilhar com outros o carinho pelos cães e deparar com contendas pessoais... :o

Isabel
hope3
Membro Júnior
Registado: sexta ago 26, 2005 9:45 pm

quarta set 21, 2005 11:28 pm

repetida
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 21, 2005 11:56 pm

Boas.

Isto vai lindo...ai vai, vai... :roll:

O cão, independentemente da raça, é aquilo que o dono queira que ele seja e ponto final!

Lógicamente que quem tem um Lab ou um "Scotex", ou até outra qualquer raça dita dócil, pensa ter um bichaninho... e então com a agravante das compras nos "saldos" pode trazer um animal com defeitos comportamentais, congénitos. Se um animal desses cair nas mãos erradas, aplica-se o slogan " que importa o cão ter raça se o dono não tem categoria?"

Pena que alguns não tenham consciência de que qualquer cão, de um momento para o outro (basta que morda alguém ou outro animal), possa fazer parte da "famosa listinha das feras"... :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
joaobogalhas
Membro Veterano
Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
Contacto:

quarta set 21, 2005 11:57 pm

VitorN Escreveu: Olá,

Estive a ler aqui alguns depoimentos acerca do comportamento dos labs e sinceramente estou abismado. São labs que atacam, labs que mordem, labs kruéis, e seus donos ainda mais kruéis, enfim, estou mesmo abismado, acreditem. Até posso dizer que estou muito mal impressionado com o temperamento desta raça, e até digo mais... se os ver, fujo a sete pés... MÁ raça, pá!!!

Só há uma coisa que eu não percebo :?

Se os labs são tão mauzões e kruéis, porque é que eles não figuram na lista NEGRA dos cães??

E porque os Rotts*, os pits* entre outros* figuram esta lista, sendo estes tão bonzinhos e tão dóceis?

Obrigado!

NOTA: *Não tenho nada, absolutamente nada contra estes
Vitor, eu não me quero estar a meter no barulho, mas para responder ás suas perguntas apenas lhe digo que o rottweiler também JÁ FOI uma raça de cães da moda. ;)
luna_drotus
Membro
Registado: segunda ago 22, 2005 7:24 pm
Localização: luna maria; lemmy baptista; jorge renato; pimpolha, manchinha, rufina

quinta set 22, 2005 12:06 am

apenas um aparte: o TUBIAS é lindo! parabéns, tem um belo amigo. :D
<p class="MsoNormal">"O homem n&atilde;o sabe mais que os outros animais; sabe menos.</p>
<p class="MsoNormal">Eles sabem o que precisam de saber. N&oacute;s n&atilde;o." <strong style="">Fernando Pessoa </strong></p>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta set 22, 2005 8:36 am

CindelP Escreveu: Sinceramente ainda não percebi a razão de tal confusão ....

Houve labs agressivos na tal concentração ? Mas é claro que houve ... Estavam à espera de que?

É raça de moda de tal modo que o que há mais são pseudo-labradores e pseudo-donos.
O mesmo se passou com o pastor-alemão há vinte anos atras.

Verdade seja dita, o labrador é um cão de caça e é por excelencia um cão facil de ensinar e de lidar. E mesmo assim, por mais verdadeiro que seja, não deixa de ser um cão.
Isto falando de um verdadeiro labrador.

Os outros, da scottex são mesmo isso ... scottex ...

(...)

Por muito que se goste da "nossa" raça, não podemos ser "breed-blind", nem cair no erro de só ver as coisas cor-de-rosa. Meus amigos, todas as raças teem os seus pontos positivos e os seus pontos negativos.

Vir para aqui apelidar os labradores agressivos não me parece correcto, da mesma maneira que não me parece correcto vir apelidar os labradores de anjos caninos.
Aliás, para além de não ser correcto, é puramente absurdo e ridiculo fazer este tipo de generalização.
Totalmente de acordo com a linha de pensamento...

<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 22, 2005 9:27 am

Bom dia,
Se alguém souber responder ao Vitor, eu agradeço. É que a mesma dúvida assalta a minha mente constantemente e até hoje ainda não consegui achar a resposta.
Mas algumas coisas eu sei....
- As raças escolhidas não o foram certamente em função de estatísticas de agressividade ou por umas raças serem mais 'mauzonas' ou 'Krueis' que outras ! Já para não falarmos nas estatísticas, que pelos vistos melindram muita gente, isto fica mais do que claro se pensarmos que a raça Tosa Inu, por exemplo, só tinha um exemplar registado em Portugal pela altura da publicação da lei!!! Presumo que não será este exemplar ÚNICO o mais 'Kruel' dos cães e responsável por uns quantos ataques a velhinhas e crianças de colo, e por isso tenham escolhido aquela raça!!!
- As raças não foram escolhidas certamente pelo tamanho, pois que fora da lista há raças semelhantes em tamanho, peso e até maiores do que as que lá estão;
- Não foram escolhidas pela força, porque há muitas mais raças com força igual ou superior às que lá estão;
- Não foram escolhidas pela 'tradicional função', porque há muitas mais raças de 'função tradicional' idêntica ás que lá estão....

Enfim.....não consigo mesmo perceber porquê, por isso não se esqueçam de mim se conseguirem perceber este mistério!
Luna_Java
Membro Júnior
Registado: segunda set 19, 2005 9:09 am

quinta set 22, 2005 9:43 am

[quote=PauloC]
Bom dia,
Se alguém souber responder ao Vitor, eu agradeço. É que a mesma dúvida assalta a minha mente constantemente e até hoje ainda não consegui achar a resposta.

. . .

Enfim.....não consigo mesmo perceber porquê, por isso não se esqueçam de mim se conseguirem perceber este mistério!
[/quote]

Muito provavelmente foram baseadas em listas existentes noutros paises, pelo menos é o que parece. Não quero com isto dizer que é justo o existir uma lista por raças, pessoalmente julgo que a existencia da lista se justifica mas em moldes diferentes, por cão e não por raça. Assim sendo, quando um cão tinha motivos para ser classificado de perigoso, seria incluido na lista independente da raça.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 22, 2005 10:42 am

Muito provavelmente foram baseadas em listas existentes noutros paises, pelo menos é o que parece. Não quero com isto dizer que é justo o existir uma lista por raças, pessoalmente julgo que a existencia da lista se justifica mas em moldes diferentes, por cão e não por raça. Assim sendo, quando um cão tinha motivos para ser classificado de perigoso, seria incluido na lista independente da raça.
Desculpe, mas não percebi!!! Uma lista de cães?? Individuo a Individuo?Se assim for , parece-me que nesse caso se estaria a referir a uma especie de "cadastro Individual" e não a uma lista propriamente dita ;)
Como sabem, na Lei actual, para além da famigerada lista de "raças potencialmente perigosas", fala-se numa especie de cadastro para os cães (individualmente) que em função de determinada ocorrência são classificados como "perigosos". Eu concordo com este "cadastro", embora discorde veementemente das formas que a Lei preconiza actualmente para classificar um cão como "Perigoso". é que levando as coisas à letra, até um cão que mate uma pulga poderia ser classificado como tal.
Em suma, acho que estamos de acordo quanto ao facto de não dever haver Lista nenhuma, mas sim uma especie de cadastro para cães E DONOS que tivessem um histórico de agressões a pessoas ou a outros animais (dignas de nota).

Quanto á nossa lista basear-se noutras de outros países, é obvio que sim......mas quem é que foi que disse que não eramos um país de 'Maria vai com as outras' ? ;) Ainda assim, nem imitar sabemos, porque escolhemos sempre os piores exemplos! Só por curiosidade, gostaria de saber porque é que o Fila de S. Miguel, o Boxer, O Pastor Alemão e outras raças que fizeram parte de Projectos-Lei anteriores à publicação da Lei actual, e fazem parte de Listas de outros países, foram retirados??? Atenção que eu não quero dizer com isto que devessem lá estar.....é apenas para mostrar que o argumento de 'imitar outros países' também é algo débil, e para mim não chega para responder á minha 'dúvida' que continua de pé ;)
Luna_Java
Membro Júnior
Registado: segunda set 19, 2005 9:09 am

quinta set 22, 2005 10:48 am

[quote=PauloC]

Quanto á nossa lista basear-se noutras de outros países, é obvio que sim......mas quem é que foi que disse que não eramos um país de 'Maria vai com as outras' ? ;) Ainda assim, nem imitar sabemos, porque escolhemos sempre os piores exemplos! Só por curiosidade, gostaria de saber porque é que o Fila de S. Miguel, o Boxer, O Pastor Alemão e outras raças que fizeram parte de Projectos-Lei anteriores à publicação da Lei actual, e fazem parte de Listas de outros países, foram retirados??? Atenção que eu não quero dizer com isto que devessem lá estar.....é apenas para mostrar que o argumento de 'imitar outros países' também é algo débil, e para mim não chega para responder á minha 'dúvida' que continua de pé ;)
[/quote]

Se calhar temos que verificar quais as raças de cães dos legisladores ;)

Sim a ideia que tentei passar era o cadastro individual do cão.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta set 22, 2005 3:04 pm

Gostaria de saber os motivos pelos quais algumas mensagens neste tópico têm estado a ser editadas pelo webmaster/moderador, entre as quais a minha.

É que acho curioso a passividade dos responsáveis perante ofensas e baixo nível que por vezes grassa neste fórum, mas uma moderação célere e implacável quando se fala de um certo site...

Obrigado pela atenção...

P.S.: Já agora, aproveito para pedir encarecidamente uma resposta à minha pm do início do mês sobre o misterioso desaparecimento de um tópico sobre selecção/criação do fórum de Bull Terriers. É quem nem a moderadora desse fórum (que não faz um post à quase 2 anos) nem V. Exa. se dignaram a, no minímo, dar uma justificação aos vários participantes nesse tópico onde se debatiam coisas sérias e deveras interessantes para todos.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”