olha a kitten!buzio Escreveu:![]()

Moderador: mcerqueira
E com que base é que diz isso? Eu para saber se um cão é melhor ou pior comparo-o com o estalão. A LuMaria compara com quê? Ah, já sei, acha os cães "bonitos" ou "feios", ainda para mais segundo critérios seusLuMaria Escreveu: LOL pois acredito que não haverá ninguém com essa idade que venha responder mas acredito que a resposta é não. Não melhoraram.
Trouxeram a própria existência das raças. Até aí o que havia eram populações de cães, com traços mais ou menos comuns, mas mesmo assim com grande variabilidade. As exposições, e a consequente obrigatoriedade de existência dum estalão, trouxeram uniformidade a esses cães e permitiram criar populações a que se podem chamar de raças ...LuMaria Escreveu:Perguntando de outra forma, que beneficios trouxeram às raças as exposições de cães? Beneficios que não se verificavam antes.
Muito bem conservada para 50 anosomegaa Escreveu: olha a kitten!![]()
![]()
![]()
Charlie2 Escreveu:na minha opinião, e lá vou levar mais meia dúzia de bocas, nenhuns. Aumentou e muito o número de cães maltratados, isso sim. Porque vamos lá ser honestos e francos, quantos criadores cumprem á risca as regras de ética e cuidam do bem-estar dos seus animais? Pois, foi o que eu pensei
Se o numero de caes maltratados, e de "criadores" que nao cuidam dos animais aumentou em consequencia das exposicoes, nao sei, mas ate e provavel. Sei no entanto que nao sao os criadores/expositores que vao comprar caes a "puppy-mills" e que fomentam esse negocio.Charlie2 Escreveu:na minha opinião, e lá vou levar mais meia dúzia de bocas, nenhuns. Aumentou e muito o número de cães maltratados, isso sim. Porque vamos lá ser honestos e francos, quantos criadores cumprem á risca as regras de ética e cuidam do bem-estar dos seus animais? Pois, foi o que eu pensei
Hoje estive a dar banho aos meus cães (literalmenteCharlie2 Escreveu: Oh Omegaa, eu já fui a algumas exposições, não ia falar sem tê-lo feito. A última que vi foi mesmo aqui em Braga, no parque de exposições, com um juiz estrangeiro e cheia de pompa e circunstância. E lembro-me perfeitamente de ver um cão de pequeno porte amarrado em cima de uma mesa a levar com um secador no focinho, visivelmente nervoso e a querer sair dali. Lembro-me de ver um outro cão a sacudir pó de talco do pêlo, dois pegados dentro das boxes, pessoas com porquinhos-da-índia e hamsters (se alguém me explica isto), e até criadores com cachorros demasiado pequenos (para venda?).
Quem decide é o estalão, feito na grande maioria dos casos nos primórdios da(s) raça(s), nos fins do séc XIX, com base nos melhores cães que existiam à época (ou seja, os cães que melhor desempenhavam a tarefa que justificava a sua existência) e que, portanto, descreve a morfologia que melhor permite desempenhar essa função. Não consegue mesmo perceber o que é um estalão, pois não?Charlie2 Escreveu: E continuo a achar que o apuramento e melhoria d euma raça tem MUITO que se lhe diga, a começar porquem decide o que é desejável ou não num cão, não no interesse do próprio animal mas do que é suposto ele saber fazer, o que nos dias que correm, desculpem lá mas já não faz sentido. E se fôssemos por aí, que melhorias foram feitas nos cães para que desempenhassem melhor o seu papel? O faro melhorou? A mobilidade? Hmm..
Pois claro que nao acredita. Entao mas quem e que sera que financia a investigacao e submete amostras de caes afectados para se poderem criar os testes?Charlie2 Escreveu:não, mas também não acredito que venha de criadores, desculpe lá.
Desculpe lá, mas os criadores que supostamente não ganham dinheiro com os seus cães já financiam investigações? Submeter amostras acredito piamente, agora financiar... HHHHHMMM, alguns se calhar até o fazem... alguns.ziggy Escreveu:Pois claro que nao acredita. Entao mas quem e que sera que financia a investigacao e submete amostras de caes afectados para se poderem criar os testes?Charlie2 Escreveu:não, mas também não acredito que venha de criadores, desculpe lá.
pois, mas é que eu quando vejo um cão não vejo nem um peluche nem um burro de carga.Fjjord Escreveu:Pois Charlie, não tenho culpa que você não entenda que a construção dum cão, um gato, um cavalo, um homem determina uma determinada aptidão a fazer um certo tipo de coisa de uma determinada maneira, com um determinado consumo de energia. Chama-se a isso "Biomecânica". Se quando olha para um cão só vê quão fofucho ele é, de facto é impossível entender alguma coisa do que é um cão de raça e nunca há-de ver nada mais para além do secador e do pó de talco
Não obrigada Fjjord, uma boa parte do meu salário já vai para ajudas animais, e eu preciso de comer, sabe?