A verdade sobre os cães de pedigree exposta num documentário

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda nov 17, 2008 6:09 pm

Para si, quais são os parâmetros (minimamente) exigíveis para que um criador fosse certificado?
Para mim - note-se que não sou criador e percebo pouco do assunto - aquilo que o público valoriza mais é a saúde e o temperamento.

Portanto uma certificação de ausência de doenças genéticas e uma certificação de temperamento conforme à raça por parte dos pais dos cachorros, seria o mínimo.

Eu recebi um certificado de ausência de doenças genéticas dos pais da Zorra.O temperamento podia ser avaliado pelo clube da raça, sei lá...

Além disto, e tendo em conta que nós - os citadinos - somos muito moralistas, talvez a garantia de boas condições de criação - bons canis, espaço para brincar, boa alimentação, etc.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda nov 17, 2008 7:24 pm

Muito se fala em certificados e em certificação, mas.... o que é que isso traria de novo ou em que é que a certificação ou a sua ausência, poderia de algum modo mudar a postura e/ou mentalidade de muito boa gente ?

Todos nós conhecenhos os mais diversos serviços e nas mais diversas áreas, espalhados por esse país fora, devidamente certificados e que continuam, na prática, a prestar um mau serviço aos seus clientes.

É a certificação que irá mudar algo ? Sinceramente, não creio.

Conseguir uma certificação, é algo fácil, já que, bastará na hora de avaliar determinados parâmetros ou requisitos, que esses mesmos estejam a ser compridos, mais que não seja, momentâneamente, mas e depois ?

Depois temos outro problema.... a qualidade paga-se.... estão as pessoas dispostas a pagar por essa qualidade ?

São tantas as criticas aos criadores que vendem cães a 1000 ou 1500 euros que, a certificação e as exigências a ela inerentes, iriam aumentar ainda mais os custos.

Como é certo e sabido, a grande percentagem do pessoal que adquire um cão, quer é uma "coisa" baratuxa.... querem lá saber de "lopes" e pedigrees.... querem lá saber de coisas complicadissimas como progenitores submetidos a despistes de displasia e outras coisas do género.

Isto claro, para não falar naqueles criadores, mas aqueles criadores com um C muiiiiiiiiito grande, que na hora de entregarem um cachorro, fazem perguntas "estranhas" e até incómodas, para muito boa gente.

Claro que, do outro lado, temos o jornal ocasião. A ninhada perfeita, mesmo ali à mão, sem perguntas e sem coisas complicadas, com a grande vantagem do tão desejado, PREÇO BEM EM CONTA.

Se algo tem de mudar, são as mentalidades e essas, não se mudam com certificações.

Com certificação ou sem ela, os criadeiros continuarão a ser criadeiros e os criadores, aquilo que sempre foram.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

segunda nov 17, 2008 7:26 pm

aisd Escreveu:
Para si, quais são os parâmetros (minimamente) exigíveis para que um criador fosse certificado?
Para mim - note-se que não sou criador e percebo pouco do assunto - aquilo que o público valoriza mais é a saúde e o temperamento.

Portanto uma certificação de ausência de doenças genéticas e uma certificação de temperamento conforme à raça por parte dos pais dos cachorros, seria o mínimo.

Eu recebi um certificado de ausência de doenças genéticas dos pais da Zorra.O temperamento podia ser avaliado pelo clube da raça, sei lá...

Além disto, e tendo em conta que nós - os citadinos - somos muito moralistas, talvez a garantia de boas condições de criação - bons canis, espaço para brincar, boa alimentação, etc.
Muito bem. No que toca à garantia de doenças, nenhum criador pode garantir que aquele cachorro não virá a sofrer de doenças genéticas, tais como a displasia da anca. O criador pode e deve é rastrear os progenitores. Quanto a isso, muita gente já está informada acerca disso (falo pela minha curta experiência) e já pedem esse comprovativo.
No que toca a temperamento, isso é algo que já é analisado nas expos.
Canis limpos, boa alimentação, etc, é algo que as pessoas também têm acesso mas lá está, é preciso é que visitem n criadores :wink:
Resumindo, se as pessoas fizerem o seu trabalho de casa no que toca a visitas, a se informarem, não vejo que seja imperativo que haja uma entidade a passar certificados.

Abraço
CasadelMar
Membro Veterano

segunda nov 17, 2008 7:28 pm

PaulloSantos Escreveu:Se algo tem de mudar, são as mentalidades e essas, não se mudam com certificações.
Nem mais :wink:
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

terça nov 18, 2008 12:20 pm

Como e analisado o temperamento nas expos? :o
CasadelMar
Membro Veterano

terça nov 18, 2008 12:30 pm

Pointerman Escreveu:Como e analisado o temperamento nas expos? :o
Quando um cachorro é julgado em expo, também avaliam o seu temperamento. Ok, pode ser um julgamento superficial mas têm sempre o seu valor. Logo, se me lembrar, coloco cá o boletim preenchido pelo juiz onde neste consta um campo destinado a avaliar o seu temperamento :wink:

Abraço
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

terça nov 18, 2008 1:11 pm

CasadelMar Escreveu:
Quando um cachorro é julgado em expo, também avaliam o seu temperamento. Ok, pode ser um julgamento superficial mas têm sempre o seu valor. Logo, se me lembrar, coloco cá o boletim preenchido pelo juiz onde neste consta um campo destinado a avaliar o seu temperamento :wink:

Abraço
Entendo a pergunta do Pointerman...
Mas que tipo de comportamento é valorizado? e como é que essa avaliação pode ter total credibilidade se apenas é limitada ao espaço fisico de um ring de exposição?
CasadelMar
Membro Veterano

terça nov 18, 2008 1:27 pm

Bikejorer Escreveu:
CasadelMar Escreveu:

Abraço
Entendo a pergunta do Pointerman...
Mas que tipo de comportamento é valorizado? e como é que essa avaliação pode ter total credibilidade se apenas é limitada ao espaço fisico de um ring de exposição?
Temperamento: Muito inteligente, perspicaz, obediente, com forte desejo de agradar o dono. Muito sociável, sem qualquer tipo de agressividade sem ser medroso.
Tendo em conta o estalão, no que diz respeito ao temperamento acima citado, não me parece muito difícil ajuizar de forma superficial se o cachorro em questão se aproxima ou não do mesmo. Mas isto é o meu ponto de vista. É evidente que o juizo é feito tendo em conta o estalão da raça.

Abraços
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

terça nov 18, 2008 2:03 pm

Ok, mesmo assim ainda fica a questão de como pode ter “credibilidade uma avaliação de carácter num espaço físico tão restrito e num tão curto momento – penso que no máximo alguns minutos?
Se me disser que ao fim de umas quantas avaliações positivas se pode concluir que o indivíduo em questão tem aptidões comportamentais para participar numa exposição canina, tudo bem… o que a minha humilde experiencia me diz é que a avaliação do comportamento exige uma observação mais detalhada e muito mais prolongada, onde o cão deve ser avaliado em diversos meios e perante vários factores de stress.
E como se avalia numa exposição se um cão é muito inteligente? Já para não questionar o que é um cão intelegente.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça nov 18, 2008 3:08 pm

Efectivamente, a avaliação do temperamento de um cão numa expo é mais do que superficial, é pràticamente inexistente a não ser para cães extremamente desviados do estalão, como por exemplo cães medrosos (e neste caso nem sempre...) ou cães extremamente agressivos. O que se avalia em expos é fundamentalmente a estrutura do cão.

Penso que uma forma de evitar esta forma incompleta de avaliar um cão seria a obrigatoriedade de, para optar ao Excelente, os exemplares terem sido objecto de Testes de Aptidões Naturais, Testes de Carácter ou provas de trabalho, com resultados positivos.
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

terça nov 18, 2008 5:09 pm

Eu falei nisto pois ja vi um breton perfeitamente normal nao se deixar tocar por um juiz escondendo-se por tras do dono.
A explicaçao era que o mesmo tinha sido atropelado e tinha ficado com medo de homens de roupa branca como tinha o vet(a bata) e o juiz estava de camisa branca,dai achar que e mesmo muito superficial(nao e critica destrutiva atençao).
Acho que se me falarem em caracter numa prova de trabalho (como falou o jcsousa no PAN,derby etc),acho que ai sim nao ha duvidas ou a haver serao poucas(todos sabemos como as vezes as provas sao ingratas ja que para eles tambem "nem todo o dia e dia de",mas mesmo assim o mais credivel que se pode arranjar.
zitapets

quarta nov 19, 2008 8:40 am

O tópico foi editado. Por favor consultem as regras de utilização do fórum:

"3 - Moderação e moderadores

Usar o fórum para criticas públicas a acções dos moderadores não é permitido. Nenhum moderador responderá publicamente a qualquer mensagem deste teor.
Caso necessite de algum esclarecimento ou de enviar algum comentário por favor utilize o formulário de contacto ou contacte o próprio moderador."

Melhores cumprimentos,
Responder

Voltar para “Cães”