Claro que essa atitude é voluntária se o animal é submisso e não pretende confronto (e é o que normalmente se passa quando a hierarquia está bem establecida e estável).aisd Escreveu:
há uma coisa, no seu blog, com que eu não estou de acordo.
Quando dizeu vivi, com o Calvin, uma experiência que o contradiz."alpha rolls", que é o acto de um cão forçar um outro a deitar-se de costas e mostrar a sua zona genital em submissão...Trata-se de facto um ritual de apaziguamento realizado pelo animal submisso de forma voluntária. Não é forçado.
O Calvin, num passeio, encontrou um cão agressivo.
Houve uma luta que terminou na posição que descreve.
O Calvin por cima, com as patas assentes nos ombros do outro, que se calou.
Aí, o Calvin largou o adversário.
Penso que tinha mostrado a sua superioridade, esta tinha sido reconhecida e o Calvin fastou-se.
Caso haja confronto, pode ser coisa simples, desde que um dos intervenientes opte pela postura de submissão e o confronto pára logo, pois essa postura inibe a agressividade e consequentemente se verifica paragem por parte do dominante .
Ou então pode ser uma coisa feia, caso nenhum dos intervenientes opte pela submissão. É claro que um deles irá ceder e tomar atitude submissa. Mas entretanto já houve derramamento de sangue e algumas cicatrizes para recordação.
É isso que tenho vindo a constatar ao longo destes anos com os meus cães.
Portanto, nem sempre é voluntário.

Sim, também sei reconhecer quando as pessoas têm razão...
  Sim, também sei reconhecer quando as pessoas têm razão...  
  as voltas que as vidas cibernéticas dão....
 as voltas que as vidas cibernéticas dão.... </p>
</p>
 que a mim não me parece de todo.
  que a mim não me parece de todo.