Para um álbum divertido

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta fev 27, 2003 1:07 pm

Imagem

Olá
O que vou aqui referir não tem nada a ver com o álbum divertido.
Devem-se lembrar quando há tempos lancei um tópico sobre como fotografar os nossos cães, tentando entusiasmar as pessoas para seguirem determinados princípios básicos de fotografia e melhorarem as suas fotos.
O tópico não teve muita aceitação, o que para mim não constituiu grande surpresa, mas como sou um chato, não queria deixar de passar esta oportunidade, fazendo um comentário a esta foto, bem representativa de um aspecto essencial em muitas fotografias, que é a ESCALA.
Todos sabemos que se trata do já tão nosso conhecido Oscaar. E também conhecemos o seu tamanho avantajado. No entanto, a fotografia só por si não revela essa sua dimensão enorme. Para quem não conheça a raça, dirá que se trata de um cão de médio ou, quando muito, de grande porte, mas nunca de um gigante canino. E porquê? Porque neste enquadramento não existe qualquer elemento (objecto, pessoa) que nos dê a noção de escala.
O Spot (desculpa Kroz, quando a fama é grande ...) igualmente fotografado isolado e sem elementos identificadores da escala, também para quem não souber da sua dimensão real, passará facilmente por uma raça de maior porte (o que aqui para nós, em nada o beneficiaria...).
Abstraiam e vejam a foto de baixo: fica ou não fica maior o Oscaar? Muito simplesmente porque existe um elemento (figura humana) com quem estabelecemos de imediato a comparação.
Pakika, desculpa usar-te como modelo e fotografias tuas para esta “lição” arranjada à pressa. Mas não resisti. E aos restantes forenses também, pelo despropósito.
Bem, isto afinal até tem a ver com cães, não é?

Imagem Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta fev 27, 2003 3:03 pm

Nel,

Não te preocupes que não me importo que utilizes a fotografia do meu Oscaar comigo para exemplificares as tuas técnicas fotográficas :D

Agora diz-me lá como é que querias que, na fotografia do pau, se colocasse qualquer elemento de comparação para se ter uma noção real do tamanho dele, quando ele vinha desembestado a correr a mais de 70 Kms com aquela arma de arremesso na boca :?: :o :o :lol: :lol: :lol:
Tudo o que estava à volta desatou a fugir!!!

Pois, pois, já sei: Queriam uma fotografia tirada no momento em que ele me atropelou não era :roll: :roll: Aí é que se tinha uma bela noção da realidade :roll: :roll: :lol: :lol:
Pakika
Membro Veterano

quinta fev 27, 2003 3:05 pm

Nel,

Não te preocupes que não me importo que utilizes a fotografia do meu Oscaar comigo para exemplificares as tuas técnicas fotográficas :D

Agora diz-me lá como é que querias que, na fotografia do pau, se colocasse qualquer elemento de comparação para se ter uma noção real do tamanho dele, quando ele vinha desembestado a correr a mais de 70 Kms com aquela arma de arremesso na boca :?: :o :o :lol: :lol: :lol:
Tudo o que estava à volta desatou a fugir!!!

Pois, pois, já sei: Queriam uma fotografia tirada no momento em que ele me atropelou não era :roll: :roll: Aí é que se tinha uma bela noção da realidade :roll: :roll: :lol: :lol:
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 27, 2003 4:48 pm

Imagem

Vou aproveitar e dar aqui a resposta à Pakika (não tem nada a ver com esta foto)

Eu aproveitei a fotografia, mas não o fiz em sentido de crítica negativa.
Aliás, neste tipo de fotografias nem sequer é grave ou obrigatório ter este tipo de preocupações. Isso é mais importante quando o objecto fotografado deve dar a noção mais correcta quanto possível da sua escala, seja na ilustração de um livro científico ou num catálogo. Aliás, a publicidade enganosa muitas vezes usa estes truques. Esconde-se a noção da escala para as coisas parecerem maiores daquilo que são na realidade.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 27, 2003 11:28 pm

Imagem
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 28, 2003 10:16 am

Imagem
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

sexta fev 28, 2003 10:33 am

:lol: :lol: :lol: :lol:

(e até tem bom gosto para filmes...) !
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

sexta fev 28, 2003 11:11 am

Então ninguém faz uma legenda gira da foto do meu Pipas? Ele também tem direito, é tão pujante, tão sexy (é "assim" de gajas atrás dele), e quase tão GRANDE como o Spot :D

:lol: LOL :lol:
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 28, 2003 11:12 am

Imagem

Eu juro que não quero transformar este tópico em conselhos sobre fotografia.
Mas também me custa deixar passar esta oportunidade.
Não coloquei legendas nestas fotos para não as estragar. Qualquer pessoa nota que se trata de excelentes fotos.
Um dos factores pelo qual me tenho batido insistentemente tem a ver com a posição do fotógrafo em relação ao bicho. Quando a fotografia é feita ao mesmo nível da cabeça ou ligeiramente de baixo para cima, isso é meio caminho andado para a fotografia resultar bem.
A figura ganha imponência, altivez, dominância, elegância, personalidade (querem mais?).

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pakika
Membro Veterano

sexta fev 28, 2003 11:38 am

Vês, vês Nel,

Que conseguimos melhor as fotos do nosso bébé :D
E olha que não é para ficares babado, mas foi graças aos teus conselhos :D

Mandei-te estas só para veres que somos ( eu e o meu marido) uns alunos muito aplicados e que estamos a aprender bem a lição :D :lol: :lol:
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 28, 2003 3:44 pm

Imagem
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 28, 2003 9:40 pm

Imagem