Homem atacado por cão perigoso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

quinta ago 23, 2012 10:08 am

Sasha99 Escreveu:na escola estão-se a (desculpem o termo mas é que é mesmo assim) cagar para os miudos.

ai se eu os conseguir apanhar vão por uma orelha ate casa deles! :evil:

o problema é que ate fora do predio é um lance de escadas e ainda a entrada, da tempo para eles fugirem infelizmente

Eu não tenho filhos e tão pouco conheço a legislação infantil daqui, mas pergunto:
É permitido levar uma criança pela orelha? É que em alguns países (Brasil) até uma palmada já vira crime... [/b
]no meu tempo eu ficava sem orelhas se aprontasse qualquer coisa com um cão de uma vizinha, minha mãe tratava mesmo de arrancá-las caso não tivesse um bom comportamento.
<p>&nbsp;</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta ago 23, 2012 10:58 am

bhess Escreveu:
Neste caso hipotético acha então que o responsável pelo cão morder na criança é do dono do cão? Que o tem dentro da sua propriedade, devidamente legalizado e com aviso de que o cão ali permanece. Os pais que deixam uma criança circular na rua, sozinha, sem qualquer supervisão não terão também culpa?
Vamos respeitar a liberdade dos outros, tendo alguma noção e preocupação com os nossos próprios limites.
Em abstracto, eu não acho que o dono do cão tenha culpa. Uma coisa é o que eu acho ou o que considero correcto, outra é o que pode acontecer se um caso assim for a tribunal. Segundo os advogados é claro, para mim, continua a não ser. Veja-se pelo caso do cão que a nicosa colocou...
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta ago 23, 2012 11:59 am

Sasha99 Escreveu: ai se eu os conseguir apanhar vão por uma orelha ate casa deles! :evil:
Se uma dessas criancinhas fosse minha e alguem me aparecesse com ela por uma orelha... a Sasha ía ver o que é uma MPP ( mãe potencialmente perigosa ). :twisted: :twisted:
Sofia
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta ago 23, 2012 12:07 pm

Acena Escreveu:
bhess Escreveu:
Neste caso hipotético acha então que o responsável pelo cão morder na criança é do dono do cão? Que o tem dentro da sua propriedade, devidamente legalizado e com aviso de que o cão ali permanece. Os pais que deixam uma criança circular na rua, sozinha, sem qualquer supervisão não terão também culpa?
Vamos respeitar a liberdade dos outros, tendo alguma noção e preocupação com os nossos próprios limites.
Em abstracto, eu não acho que o dono do cão tenha culpa. Uma coisa é o que eu acho ou o que considero correcto, outra é o que pode acontecer se um caso assim for a tribunal. Segundo os advogados é claro, para mim, continua a não ser. Veja-se pelo caso do cão que a nicosa colocou...
O dever especial de vigilância é que trama o dono...e o cão!

Artigo 11.º
Dever especial de vigilância
O detentor de animal perigoso ou potencialmente perigoso
fica obrigado ao dever especial de o vigiar, de forma
a evitar que este ponha em risco a vida ou a integridade
física de outras pessoas e de outros animais.

Artigo 12.º
Medidas de segurança reforçadas nos alojamentos
1 — O detentor de animal perigoso ou potencialmente
perigoso fica obrigado a manter medidas de segurança
reforçadas, nomeadamente nos alojamentos, incluindo
aqueles destinados à criação ou reprodução.
2 — Os alojamentos referidos no número anterior devem
apresentar condições que não permitam a fuga dos
animais e devem acautelar de forma eficaz a segurança
de pessoas, de outros animais e de bens, devendo possuir,
designadamente, no caso dos cães:
a) Vedações com, pelo menos, 2 m de altura em material
resistente, que separem o alojamento destes animais da via
ou espaços públicos ou de habitações vizinhas;
b) Espaçamento entre o gradeamento ou entre este e os
portões ou muros que não pode ser superior a 5 cm;
c) Placas de aviso da presença e perigosidade do animal,
afixadas de modo visível e legível no exterior do local de
alojamento do animal e da residência do detentor.
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

quinta ago 23, 2012 12:18 pm

nicosa Escreveu:
Sasha99 Escreveu: ai se eu os conseguir apanhar vão por uma orelha ate casa deles! :evil:
Se uma dessas criancinhas fosse minha e alguem me aparecesse com ela por uma orelha... a Sasha ía ver o que é uma MPP ( mãe potencialmente perigosa ). :twisted: :twisted:
rsrsrsrs essa foi boa MPP... :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta ago 23, 2012 12:28 pm

Acena Escreveu:
bhess Escreveu:
Percebi mal o que disse então, peço desculpa. Realmente eu também não acredito que não culpem o cão ou o dono. Lembro-me muito bem desse caso que mencionaram aqui, acompanhei o tópico.
Mas a vigilância não impede nada. Os dois casos revelados recentemente são prova disso.

Vou colocar outra situação hipotética, no período da noite, o cão está dentro de casa, o dono está também em casa, até pode estar acordado, mas o mais certo é estar a dormir. Uma pessoa entra na casa, parte um vidro numa tentativa de assalto e é atacada pelo cão.
De quem é a culpa? Do dono? Porque estava a dormir e não o estava a vigiar?
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta ago 23, 2012 12:49 pm

bhess Escreveu: Vou colocar outra situação hipotética, no período da noite, o cão está dentro de casa, o dono está também em casa, até pode estar acordado, mas o mais certo é estar a dormir. Uma pessoa entra na casa, parte um vidro numa tentativa de assalto e é atacada pelo cão.
De quem é a culpa? Do dono? Porque estava a dormir e não o estava a vigiar?
Neste caso, acho que seria diferente. Uma vez que estando o dono a dormir, desprotegido, portanto, o cão funcionaria como defesa. Não sei se legitima...
Sofia
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta ago 23, 2012 12:58 pm

Se o assaltante sofer danos graves pode ser invocada desproporção na legitima defesa.
É preciso provar que há risco real de vida para quem se defende.
Acena
Membro Veterano

quinta ago 23, 2012 1:08 pm

Sasha99 não é fechar a cadela em casa... mas a cadela é sua, não é minha. Se fosse minha, não ficava exposta às pedradas e cuspidelas. E não, não podemos estar descansados na nossa casa quando temos assim problemas com vizinhos, neste caso, crianças de uma escola vizinha.
Chame a polícia quantas vezes forem necessárias, faça queixa, formalize uma queixa, duas, três, um milhão. Vá à escola, insista, peça para falar com a directora, faça queixa da escola. Organize-se de forma a apanhar os miúdos à saída da escola e tente descobrir de onde eles são. Ponha guarda-sóis abertos se isso é mais baixo que o passeio.

Se isso é cave, não tem dois metros desde o nível do passeio, correcto?
Acena
Membro Veterano

quinta ago 23, 2012 1:10 pm

Acho que não faria grande diferença se o dono estivesse a dormir ou a tomar banho.
bhess
Membro Veterano

quinta ago 23, 2012 1:22 pm

Acena Escreveu:Acho que não faria grande diferença se o dono estivesse a dormir ou a tomar banho.
Claro que faz diferença, toda a gente tem o direito ao descanso. Não podem podem obrigar a que se vigie um animal 24 horas por dia.
Não é só o risco de vida que está em causa... De qualquer forma ninguém invade uma habitação para dar beijinhos e abraços ao dono da casa! Posto isto julgo que nunca vai existir regra para este tipo de situação, pois cada situação tem as suas particularidades.
Eu sou apologista da prevenção.
Acho que os donos dos cães têm de tomar todas as precauções possíveis porque dos cães, ninguém tem pena ou misericórdia, assim como acho que os pais das crianças que as deixam fazer este tipo de coisas também serão responsáveis se algo acontecer, e para mim crianças são todas aquelas que não conseguem distinguir o que é correcto do que é errado, do que significa perigo ou não.
Sasha99 se acha que poderá acontecer algum acidente mais vale privar a cadela de uma soneca ao sol até ter a situação resolvida do que ver a sua cadela condenada ao abate.

Calvin
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta ago 23, 2012 1:32 pm

nicosa Escreveu:
lololololol e duas aqui!

Em relação ao que aqui escreveram façamos um pequeno exercício. Vamos supor que eu tenho uma arma de defesa (pistola ou revolver) tenho toda a documentação da arma e eu sou portadora de uso e porte de arma. Entra um ladrão na minha casa e eu dou-lhe um tiro e mato-o. Que julgam que me acontece?

Façam uma busca no google e verão que as coisas não são assim tão lineares como parecem à 1ª. vista.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
bhess
Membro Veterano

quinta ago 23, 2012 1:44 pm

kittten Escreveu: Em relação ao que aqui escreveram façamos um pequeno exercício. Vamos supor que eu tenho uma arma de defesa (pistola ou revolver) tenho toda a documentação da arma e eu sou portadora de uso e porte de arma. Entra um ladrão na minha casa e eu dou-lhe um tiro e mato-o. Que julgam que me acontece?

Façam uma busca no google e verão que as coisas não são assim tão lineares como parecem à 1ª. vista.
É acusada por homicídio mas não vai ser punida, se for provado que foi em legítima defesa. Mas não sei como funciona quando é um cão a matar uma pessoa.
Se for um cão a matar outro já sabemos o desfecho...

Calvin
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta ago 23, 2012 1:54 pm

Não vou ser punida se o juiz assim achar, as coisas não são assim tão simples bhess. Eu não posso fazer justiça pela minha mão, logo ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Acena
Membro Veterano

quinta ago 23, 2012 2:12 pm

bhess Escreveu:
Acena Escreveu:Acho que não faria grande diferença se o dono estivesse a dormir ou a tomar banho.
Claro que faz diferença, toda a gente tem o direito ao descanso. Não podem podem obrigar a que se vigie um animal 24 horas por dia.
Pois, há muitos direitos, o direito à privacidade, reserva da sua vida privada, etc... Nuances, vá-se lá saber qual seria o desfecho.
Responder

Voltar para “Cães”