esterilização?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

j6campos
Membro Júnior
Registado: terça nov 13, 2012 8:53 pm

quarta dez 12, 2012 8:46 pm

ZezinhoManel Escreveu:Pode esterilizar a cadela a qualquer momento da gravidez, mas não convém ser muito tarde devido ao desenvolvimento de um embrião para feto. PELO AMOR À SUA CADELA evite a injecção abortiva, tem imensos efeitos colaterais horríveis (alguns compostos provocam hemorragias e piómetras) e não é 100% eficaz, além de :roll: . Por ecografia só se sabe se a cadela está grávida ao fim de 25 dias, por volta dessa altura esterilize, mas pode fazê-lo antes, logo após o cio.
Na altura, essa opção não me pareceu a mais correcta, preferia esterilizar quando fosse possível do que dar-lhe a injecção.

Tal como referi antes, o vet disse aconselhou-me esterilizá-la sensivelmente até às 2-3 semanas de gestação e seria isso que acabaria por acontecer, mas de facto ela não estava grávida.
j6campos
Membro Júnior

quarta dez 12, 2012 8:50 pm

Suabicheza Escreveu:Boas!

Ainda bem que correu tudo bem. Só uma pergunta: o vet não colocou nenhum penso por cima da cicatriz? Se for esse o caso, tenha MUITO cuidado com as lambidelas. Digo isto, pois uma das minhas cadelas conseguiu lamber a zona dos pontos (também eram internos) e acabou por inflamar aquela zona. Resultado: mais uma semana de "funil" e pomada........
Não, não tem nenhum penso. A vet disse isso mesmo, para não deixar lamber (se bem que também disse que geralmente eles não ligam nenhuma à cicatriz), nem deixá-la estar em certos locais tipo terra e afins, para não infectar.

Que pena que a da sua cadelinha tenha infectado, deve ter sido uma chatice :? nem imagino a minha com um colar, a sério. É tão mariquinhas, qualquer coisa lhe faz impressão.

E obrigada :wink:
j6campos
Membro Júnior

quinta dez 27, 2012 11:43 pm

Olá, de novo :)

Tenho uma nova dúvida. A Zara continua a fazer aqueles movimentos que os cães fazem aquando do acasalamento (tal como sempre fez). Não era suposto ter deixado de fazer isso? É sinal que algo não correu bem? Tipo não terem retirado tudo ...

Quando à recuperação, foi óptima (à excepção daquele primeiro dia). Já está completamente normal (já a deixo andar de novo no jardim). A cicatriz está a cicatrizar normalmente, não se encontra vermelha nem inchada (também já não se queixa se lhe mexer nessa zona da barriga).

Só espero que não comece a engordar ... (mantive a dose de ração que lhe dava, devo diminuir?)
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

sexta dez 28, 2012 11:56 am

j6campos Escreveu:Olá, de novo :)

Tenho uma nova dúvida. A Zara continua a fazer aqueles movimentos que os cães fazem aquando do acasalamento (tal como sempre fez). Não era suposto ter deixado de fazer isso? É sinal que algo não correu bem? Tipo não terem retirado tudo ...

Quando à recuperação, foi óptima (à excepção daquele primeiro dia). Já está completamente normal (já a deixo andar de novo no jardim). A cicatriz está a cicatrizar normalmente, não se encontra vermelha nem inchada (também já não se queixa se lhe mexer nessa zona da barriga).

Só espero que não comece a engordar ... (mantive a dose de ração que lhe dava, devo diminuir?)
A esterilização não muda comportamentos já adquiridos, este comportamento nada tem a ver com a esterilização ter sido feita correctamente. Os movimentos que descreve são utilizados pelos cães para mostrarem a sua dominância, a minha cadela fazia isso com o peluche dela. Retirámos o peluche acabou-se o problema... :wink:

Se ela neste momento está bem e se mantém o mesmo nível de actividade que tinha antes da esterilização, não vejo razão para diminuir a quantidade de ração. Se ela começar a engordar, aí sim, talvez seja necessário aconselhar-se com o vet sobre a melhor forma de evitar o problema.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta dez 28, 2012 10:09 pm

j6campos, peço desculpa mas vou aproveitar este seu post tão jeitoso para juntar a minha (salvo seja) esterilização à sua!

Pessoal, hoje a Dogue do Chinês foi finalmente esterilizada e "destartarizada". Foi o chamado 2 em 1. :D

Houve um bocado de nervos porque foi a primeira vez em quase 20 anos que um vet diferente operou um animal meu, mas até ver correu bem.

Mau foi deixá-la lá porque a tipa continua sem perceber que o mundo sem mim é na mesma fixolas. Mas a depressão e medo dela valeu-me rasgados elogios sobre o seu comportamento sossegado, que aqui para nós, não existe. 8)
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sexta dez 28, 2012 10:16 pm

As melhoras para os patudinhos ;)
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sábado dez 29, 2012 1:18 am

j6campos Escreveu:
Deve mudar para uma ração própria para animais esterilizados, é mais equilibrada pois tem a mesma quantidade de proteína para menor quantidade de calorias. Informe-se numa clínica Veterinária.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado dez 29, 2012 9:11 am

Mas ZezinhoManel, a cadela ainda é muito jovem. É habitual ler aqui que as cadelas não engordam só porque foram esterilizadas, mas porque ficam menos activas. Não é o caso, ela continua activa.

Daí penso que dar a ração normal seja bom, vai pesando a cadela e se ela começar de facto a engordar, a dona reajusta a ração ou muda para uma específica.
j6campos
Membro Júnior

sábado dez 29, 2012 2:13 pm

magggie Escreveu:
A esterilização não muda comportamentos já adquiridos, este comportamento nada tem a ver com a esterilização ter sido feita correctamente. Os movimentos que descreve são utilizados pelos cães para mostrarem a sua dominância, a minha cadela fazia isso com o peluche dela. Retirámos o peluche acabou-se o problema... :wink:.
Estou mais descansada ... Ela faz isto com as pessoas, o que é uma grande chatisse :lol: Apoia-se nas duas patas, abraça as pessoas com as patas dianteiras e aí vai ela ... Com o meu irmão (da altura dela), então, é todos os dias :twisted:

Não noto diferença absolutamente nenhuma em relação ao nível de actividade. Continua extremamente activa (como disse, no dia seguinte da cirurgia já estava «normal»). Tal como disseram, se verificar que está a engordar, diminuo a quantidade. Se tal não resultar, mudo para Light (a marca que dou não tem gama para esterilizados e penso que esta terá o mesmo efeito, já que se trata de uma cadela adulta, ou seja, não precisa de uma quantidade enorme de proteína).

Um aparte, não sabia que havia gama para cães esterilizados. Gatos, quase todas as marcas têm. As minhas gatas comem uma gama normal, já que sempre mantiveram o peso, não houve necessidade de mudar (conselho do vet). O gato come gama Junior, mas não sei se vou mudar para uma gama específica p/ esterilizados quando for castrado (pelo que sei, têm mais probabilidade de ter infecções urinárias).

WaterMonitor, à vontade! Espero que tenha uma óptima recuperação como a minha teve :wink:
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

domingo dez 30, 2012 12:59 am

margoustink Escreveu:Mas ZezinhoManel, a cadela ainda é muito jovem. É habitual ler aqui que as cadelas não engordam só porque foram esterilizadas, mas porque ficam menos activas. Não é o caso, ela continua activa.

Daí penso que dar a ração normal seja bom, vai pesando a cadela e se ela começar de facto a engordar, a dona reajusta a ração ou muda para uma específica.
Não interessa só a´actividade, a questão também é hormonal. Quando os níveis de estrogénio baixam, neste caso devido à esterilização, existe uma tendência para o aumento de peso.

Não se começa a fazer ração de caastrados apenas quando estiverem a engordar, essas rações servem mesmo para prevenir essa situação, e não para a remediar.

Muitas marcas de ração super premium já possuem ração para esterilizados júnior para estas situações.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

domingo dez 30, 2012 8:47 am

Eu até concordo consigo... :lol: Mas habitualmente não é isso que leio.
WaterMonitor
Membro Veterano

domingo dez 30, 2012 5:07 pm

Pois que a minha não correu lá muito bem. Reagiu mal à medicação oral e ando para aqui a caminho do vet para que ela leve injectáveis.

Hoje consegui convencê-los a darem-me as seringas prontas para darmos em casa até dia 2. É que aquilo é longe que se farta.
Dexterone
Membro Júnior
Registado: domingo dez 30, 2012 11:50 am

domingo dez 30, 2012 5:11 pm

WaterMonitor Escreveu:Pois que a minha não correu lá muito bem. Reagiu mal à medicação oral e ando para aqui a caminho do vet para que ela leve injectáveis.

Hoje consegui convencê-los a darem-me as seringas prontas para darmos em casa até dia 2. É que aquilo é longe que se farta.
coitada. fizeram tudo o que era possivel
WaterMonitor
Membro Veterano

domingo dez 30, 2012 5:28 pm

Nunca me tinha acontecido. Mas identifiquei logo o problema porque uma amiga minha, criadora de gatos, nunca teve uma esterilização (de gatos) que não acontecesse isto.

Assim que a cadela recusou a comida, ficou muito parada e vomitou amarelo, pensei logo "estou tramada, injectáveis todos os dias". Certinho!
j6campos
Membro Júnior

quinta jan 24, 2013 7:03 pm

Olá, de novo :)

Peço desculpa por não ter dado mais novidades, mas não tenho tido absolutamente tempo nenhum para vir cá.

A Zara já está totalmente recuperada (como seria de esperar). Mantive a ração que lhe dava, tal como a dose. Até agora, não noto sinais de ganho de peso. Como disse, ela continua a mesma cadela hiperactiva de sempre (apesar de agora passar mais tempo dentro de casa, devido ao mau tempo).

Mas agora surgiu uma nova situação. Estamos na altura do cio das gatas e já se começa a notar aqui por casa. As gatas estão ambas esterilizadas, mas o gato (6 meses) começa a dar sinais que está a atingir a maturidade sexual. Ainda não lhe deu para marcar território (graças a deus), mas noto que anda mais 'esquivo' sempre que alguém abre uma porta, lá vai ele atrás. Nós temos muito cuidado, mas antes que aconteça o pior, penso que o vou castrar já na próxima campanha da mesma Associação através da qual esterilizei a Zara, já que não tive qualquer razão de queixa (pelo contrário). Fui informar-me acerca dos preços (pois isto não anda fácil cá em casa) e disseram-me que cobrariam 10€ adicionais pela colocação do microchip já que é obrigatória. Desconhecia totalmente este aspecto. Sei que para cães é obrigatório desde 2008, mas não sabia que também era para os gatos ... É mesmo verdade, isto? Ambas as minhas gatas nasceram antes de 2008, por isso não lhes pus o chip (nem achei necessário pôr). Apenas a minha cadela tem ...
Responder

Voltar para “Cães”