vacina para a prevenção da lesmomaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça nov 27, 2012 11:45 pm

Osmclara a sua cadela com 11 anos apanhou a vacina???? :o :o A partir dos 10 anos a mesma não deve ser levada a não ser em casos MUITO excepcionais.

Apesar de ter um canito que morreu com leishmaniose e ter uma outra cadelita que está com os meus pais com esta doença, não vacinei os meus.

Falei inúmeras vezes com o meu vet sobre o assunto e, resolvi não dar. Os meus animais à partida não são animais de risco (os que tivéram/têm já viéram para mim com a doença) e como tal, decidi aguardar.

No vet aonde vou o universo dos que foram vacinados é bastante restrito e só foram aconselhados a fazê-lo aqueles que são animais de risco.
3msq
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

quarta nov 28, 2012 6:50 pm

osmclara Escreveu:
3msq Escreveu:....mas tenho boas referencias dela, pela boca de diversos veterinários.
Que comercializam a vacina :wink:

Coloque mais questões, sobretudo sobre a sua real eficácia e verá que irão alegar que só podem fornecer as informações que receberam.
O vet da Lara 'vende' a vacina e no entanto não me aconselhou a dar á cadela....
<p>amiga 3msq</p>
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quinta nov 29, 2012 12:34 pm

Pois, o meu também vende a vacina e também me aconselhou a esperar. Nem todos são "vigaristas"... graças a Deus. :wink:
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quinta nov 29, 2012 12:55 pm

O meu vet também mostrou algumas reticências relativamente à vacina por ser ainda muito recente... E não dei...
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

sábado dez 01, 2012 11:53 pm

dinodane Escreveu:Tudo o que sirva para prevenir a meu ver é bom.
Precisamente. E para quem queira saber alguma coisa foi a agência europeia do medicamento que após anos de ensaios clinicos aprovou a comercialização...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

domingo dez 02, 2012 12:03 pm

Já se vê o sofrimento que passam os animais quando têm essa doença, depois o que os donos sofrem por eles. :?

Nunca tive cães que tivessem contraído essa doença, mas foi uma ameaça que sempre me assombrou.

As coleiras nem as deixava cumprir o prazo, mudava sempre antes e eles eram todos cães em zonas de risco.

Ao haver vacina, é sempre uma vacina. A eficácia na prevenção é provada. É testada...ainda não estamos assim tão abandalhados.

É um site brasileiro, mas dá um pouco a ideia do assunto.
Sim e, nesse caso, algumas possibilidades devem ser consideradas:

A.Sabemos que o teste ELISA só é capaz de detectar anticorpos antileishmânia de 1,5 a quatro meses após a infecção, em média. Assim, mesmo apresentando sorologia negativa para Leishmaniose Visceral Canina, o cão pode estar infectado no momento anterior à vacinação.

B.O período de incubação da Leishmaniose Visceral Canina pode variar entre dois e cinco meses; assim, um cão vacinado durante o período de incubação pode apresentar sinais clínicos da enfermidade depois do término do programa vacinal.

C.O cão só é considerado protegido 21 dias após a terceira dose de Leishmune. Portanto, até que se cumpra esse período (63 dias após primeira dose) ele estará suscetível ao protozoário.
D.A Leishmune promove entre 92% e 95% de proteção. Assim, uma minoria de cães não responderá à vacinação, mesmo que tenha recebido o programa vacinal completo.
http://www.leishmune.com.br/faq/pergunt ... html#faq12
Sefilo
Membro
Registado: quarta mai 18, 2011 10:24 pm

segunda dez 03, 2012 6:57 pm

Alguém conhece ou já deu Leisguard para a Leishmaniose ?
Cumprimentos
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda dez 03, 2012 7:07 pm

Sefilo Escreveu:Alguém conhece ou já deu Leisguard para a Leishmaniose ?
O que é isso?
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

segunda dez 03, 2012 7:18 pm

nope. a que dei chama-se CaniLeish,
Sefilo
Membro
Registado: quarta mai 18, 2011 10:24 pm

segunda dez 03, 2012 7:21 pm

Cumprimentos
3msq
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

segunda dez 03, 2012 8:26 pm

Eu dei á Lara este verão o Leisguard. Como ela não podia fazer a vacina por ter menos de 6 meses e como ia-mos com ela para Tavira (zona muito atingida pelos mosquitos) foi-nos aconselhado pelo vet.
<p>amiga 3msq</p>
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

segunda dez 03, 2012 8:50 pm

Arguida2 Escreveu:Osmclara a sua cadela com 11 anos apanhou a vacina???? :o :o A partir dos 10 anos a mesma não deve ser levada a não ser em casos MUITO excepcionais.

Apesar de ter um canito que morreu com leishmaniose e ter uma outra cadelita que está com os meus pais com esta doença, não vacinei os meus.

Falei inúmeras vezes com o meu vet sobre o assunto e, resolvi não dar. Os meus animais à partida não são animais de risco (os que tivéram/têm já viéram para mim com a doença) e como tal, decidi aguardar.

No vet aonde vou o universo dos que foram vacinados é bastante restrito e só foram aconselhados a fazê-lo aqueles que são animais de risco.
Peço desculpa por só agora lhe responder mas não tinha voltado a entrar no tópico. Este é um tema que não me é fácil porque continuo a chorar que nem uma Madalena pela minha cadela, e só quando sei que não vou ser surpreendida por ninguém é que me atrevo a ler/responder acontecimentos maus relacionados com a minha Kelly.
Eu tinha total confiança na vet, ela foi a única que sempre que entrávamos no consultório a primeira coisa que fazia era tirar o açaime à Kelly (e como diz o ditado: quem meus filhos beija minha boca adoça), e também eu estou de acordo que tudo o que possa servir de prevenção é para ser dado o mais rápido possível.
A minha cadela não era de risco, pelo menos não mais do que qualquer outro. Mas esta vacina (estive a ler o beletim da Kelly parece-me escrito Milbernax) foi dada a 22/08/2011, mas o teste (Speed Leishmania K negativo) tinha sido efectuado em 17/08/2010, um ano antes. Pelo que sei hoje, o teste deveria ter sido efectuado no mesmo dia da vacina, nunca um ano antes.
Ela até podia não ter leishmaniose mas os sintomas eram muito semelhantes só que foram aparecendo lentamente. Provocados pela vacina?... ficarei para sempre com a dúvida (e infelizmente com os remorços :cry: ).
Mas isto leva-me a ter pavor da vacina (com a agravante de que na semana que a Kelly morreu tive conhecimento de um Rott com 1 ano que morreu duas semanas após ter levado essa vacina. Coincidência? Possivelmente, não sei.)
Clara
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda dez 03, 2012 9:01 pm

Como infelizmente também já vi animais com essa maldita doença, só posso dizer que é um alívio ter aparecido a vacina.

Penso que se a situação em Portugal continuar a evoluir como até agora com a doença, que já é de declaração obrigatória, e se acontecer o que se receia, que venham a ocorrer leishmanias que passam para os humanos provocando uma doença horrível (como no Brasil médio oriente, etc), a vacina vai ser muito procurada.
osmclara
Membro Veterano

segunda dez 03, 2012 9:02 pm

AQuartelmar Escreveu:Precisamente. E para quem queira saber alguma coisa foi a agência europeia do medicamento que após anos de ensaios clinicos aprovou a comercialização...
Eu há coisa de 3 meses dei com um forum (não me perguntem qual porque apenas o visitei na altura) onde falávam da vacina.
Uma das foristas (segundo ela) era namorada de um dos "ciêntistas" que estão no laboratório a fazer estudos sobre essa vacina. Segundo o namorado a vacina não tinha qualquer feito nem positivo nem negativo, era apenas comercial (o que irá contra a minha ideia de que poderá ter efeitos negativos :? ).
O comentário que eu li vale o que vale, foi colocado num forum onde, evidentemente, não há qualquer garantia da veracidade do que escrevem. Mas a dúvida fica, principalmente para quem tem uma ferida aberta.
Clara
osmclara
Membro Veterano

segunda dez 03, 2012 9:17 pm

Lá vou eu fazer comparações: quando apareceu a vacina do cancro do colo do útero, também morreram 3 jovens em Inglaterra devido à vacina.
No entanto, passados 2 anos e milhares de vacinas administradas, também eu deixei que administrassem a vacina à minha filha (confesso com algum receio, e alerta para o mais pequeno sinal).
Isto para dizer que não pretendo denegrir a vacina, já passou mais de um ano que ela começou a ser administrada e certamente haverá actualizações/melhorias da mesma.
Clara
Responder

Voltar para “Cães”