Arguida2 Escreveu:Osmclara a sua cadela com 11 anos apanhou a vacina????

A partir dos 10 anos a mesma não deve ser levada a não ser em casos MUITO excepcionais.
Apesar de ter um canito que morreu com leishmaniose e ter uma outra cadelita que está com os meus pais com esta doença, não vacinei os meus.
Falei inúmeras vezes com o meu vet sobre o assunto e, resolvi não dar. Os meus animais à partida não são animais de risco (os que tivéram/têm já viéram para mim com a doença) e como tal, decidi aguardar.
No vet aonde vou o universo dos que foram vacinados é bastante restrito e só foram aconselhados a fazê-lo aqueles que são animais de risco.
Peço desculpa por só agora lhe responder mas não tinha voltado a entrar no tópico. Este é um tema que não me é fácil porque continuo a chorar que nem uma Madalena pela minha cadela, e só quando sei que não vou ser surpreendida por ninguém é que me atrevo a ler/responder acontecimentos maus relacionados com a minha Kelly.
Eu tinha total confiança na vet, ela foi a única que sempre que entrávamos no consultório a primeira coisa que fazia era tirar o açaime à Kelly (e como diz o ditado: quem meus filhos beija minha boca adoça), e também eu estou de acordo que tudo o que possa servir de prevenção é para ser dado o mais rápido possível.
A minha cadela não era de risco, pelo menos não mais do que qualquer outro. Mas esta vacina (estive a ler o beletim da Kelly parece-me escrito Milbernax) foi dada a 22/08/2011, mas o teste (Speed Leishmania K negativo) tinha sido efectuado em 17/08/2010, um ano antes. Pelo que sei hoje, o teste deveria ter sido efectuado no mesmo dia da vacina, nunca um ano antes.
Ela até podia não ter leishmaniose mas os sintomas eram muito semelhantes só que foram aparecendo lentamente. Provocados pela vacina?... ficarei para sempre com a dúvida (e infelizmente com os remorços

).
Mas isto leva-me a ter pavor da vacina (com a agravante de que na semana que a Kelly morreu tive conhecimento de um Rott com 1 ano que morreu duas semanas após ter levado essa vacina. Coincidência? Possivelmente, não sei.)