Acho que está correcta na medida em que há muitas doenças que são ditadas por genes recessivos... Dois cães podem ser aparentemente saudáveis e gerar cachorros doentes, os ascendentes desses mesmos cães com genes recessivos podem, inclusive, ser aparentemente saudáveis...LFGomes Escreveu:Essa afirmação nao está correcta, mas nao me vou alongar porque já em outro tópico fui acusada de estar a dar ideias aos criadeiros. Assim, aconselho a informar-se melhor sobre essa questão.vanerodrigues Escreveu: como levar á manifestação de genes que levem a doenças congênitas graves.
Duvida cruzar
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am
MiMoo, "aparentemente saudáveis"?MiMoo Escreveu:Acho que está correcta na medida em que há muitas doenças que são ditadas por genes recessivos... Dois cães podem ser aparentemente saudáveis e gerar cachorros doentes, os ascendentes desses mesmos cães com genes recessivos podem, inclusive, ser aparentemente saudáveis...LFGomes Escreveu:Essa afirmação nao está correcta, mas nao me vou alongar porque já em outro tópico fui acusada de estar a dar ideias aos criadeiros. Assim, aconselho a informar-se melhor sobre essa questão.vanerodrigues Escreveu: como levar á manifestação de genes que levem a doenças congênitas graves.
Então se são recessivos, os cães portadores de uma cópia não são "aparentemente saudáveis"; são mesmo saudáveis, porque a doença só se manifesta quando há duas cópias do recessivo.
True true, mau Português aíTumbleweed Escreveu:MiMoo, "aparentemente saudáveis"?MiMoo Escreveu:Acho que está correcta na medida em que há muitas doenças que são ditadas por genes recessivos... Dois cães podem ser aparentemente saudáveis e gerar cachorros doentes, os ascendentes desses mesmos cães com genes recessivos podem, inclusive, ser aparentemente saudáveis...LFGomes Escreveu:Essa afirmação nao está correcta, mas nao me vou alongar porque já em outro tópico fui acusada de estar a dar ideias aos criadeiros. Assim, aconselho a informar-se melhor sobre essa questão.vanerodrigues Escreveu: como levar á manifestação de genes que levem a doenças congênitas graves.
Então se são recessivos, os cães portadores de uma cópia não são "aparentemente saudáveis"; são mesmo saudáveis, porque a doença só se manifesta quando há duas cópias do recessivo.

Mais uma vez reforço que este método nao cria nada de novo, apenas intensifica, assim se já existiam genes indesejaveis simplesmesmente esses exemplares nao devem acasalar.
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Mas será que as pessoas não percebem que aqui ninguém é contra os rafeiros e só a favor das raças?
Simplesmente quem procura um cão de raça é pelas suas caracteristicas que se adequam ao seu estilo de vida por exemplo, sabem o que vão ter, o temperamento caracteristico da raça, etc... quem procura um cão de caça tem que saber o que está a adquirir, um cão bom para a caça. Ao adquirir um rafeiro é um tiro no escuro. Dai que se apurem raças para determinadas funções. E antes de se apurarem raças os cães para caça eram cruzados conforme a sua aptidão porque os filhos tinham mais probabilidade de dar bons caçadores e não conforme raças. Daí é que vieram certas raças que hoje se trabalha arduamente para manter (corrijam-me se estiver errada).
Ninguém tem nada contra os rafeiros. Ninguém defende que só as raças importam. Mas é que rafeiros reproduzem-se todos os dias sozinhos, os cães de raça é preciso escolher com cabecinha os exemplares e saber o que se está a fazer. Tenho uma rafeira e muita gente neste forum tem rafeiros pelo que me apercebo. Exactamente quem ama os seus rafeiros, quem os retirou de situações terríveis nunca pensaria em cruzá-los! Quem ama os animais é que nunca pensaria numa coisa dessas! Há centenas de cães abandonados, centenas de rafeirinhos que nascem todos os dias nas ruas ou nas mãos de pessoas que não sabem o que estão a fazer.
Tanto valorizo as raças e sou contra os rafeiros que sou incapaz de comprar um cão enquanto tiver cães nos canis para ajudar e salvar. E acho que ainda há mais pessoas assim por aí!
Mas respondendo à autora do tópico, já lhe disseram tudo o que precisa saber.
Se gosta de animais não faça isso. Se gosta da sua cadela estime-a, cuide dela e dê-lhe as melhores condições pela vida fora. Mas não a cruze. Não ponha mais animais no mundo, em vez disso leve as pessoas que queriam os filhotes a adoptar no canil. Se queria ficar com um filhote dela porque é uma cadela especial adopte. Um cão que entre na sua vida, torna-se especial com todas as qualidades e defeitos. Cada cão é um cão e nem os filhotes dela iam ser iguais!
Simplesmente quem procura um cão de raça é pelas suas caracteristicas que se adequam ao seu estilo de vida por exemplo, sabem o que vão ter, o temperamento caracteristico da raça, etc... quem procura um cão de caça tem que saber o que está a adquirir, um cão bom para a caça. Ao adquirir um rafeiro é um tiro no escuro. Dai que se apurem raças para determinadas funções. E antes de se apurarem raças os cães para caça eram cruzados conforme a sua aptidão porque os filhos tinham mais probabilidade de dar bons caçadores e não conforme raças. Daí é que vieram certas raças que hoje se trabalha arduamente para manter (corrijam-me se estiver errada).
Ninguém tem nada contra os rafeiros. Ninguém defende que só as raças importam. Mas é que rafeiros reproduzem-se todos os dias sozinhos, os cães de raça é preciso escolher com cabecinha os exemplares e saber o que se está a fazer. Tenho uma rafeira e muita gente neste forum tem rafeiros pelo que me apercebo. Exactamente quem ama os seus rafeiros, quem os retirou de situações terríveis nunca pensaria em cruzá-los! Quem ama os animais é que nunca pensaria numa coisa dessas! Há centenas de cães abandonados, centenas de rafeirinhos que nascem todos os dias nas ruas ou nas mãos de pessoas que não sabem o que estão a fazer.
Tanto valorizo as raças e sou contra os rafeiros que sou incapaz de comprar um cão enquanto tiver cães nos canis para ajudar e salvar. E acho que ainda há mais pessoas assim por aí!
Mas respondendo à autora do tópico, já lhe disseram tudo o que precisa saber.
Se gosta de animais não faça isso. Se gosta da sua cadela estime-a, cuide dela e dê-lhe as melhores condições pela vida fora. Mas não a cruze. Não ponha mais animais no mundo, em vez disso leve as pessoas que queriam os filhotes a adoptar no canil. Se queria ficar com um filhote dela porque é uma cadela especial adopte. Um cão que entre na sua vida, torna-se especial com todas as qualidades e defeitos. Cada cão é um cão e nem os filhotes dela iam ser iguais!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am
LFGomes Escreveu:Mais uma vez reforço que este método nao cria nada de novo, apenas intensifica, assim se já existiam genes indesejaveis simplesmesmente esses exemplares nao devem acasalar.
Sim, no entanto e alguem me corrija se tiver errada. penso que certos genes recessivos quando cruzados com algum exemplar saudavel e fora do seu pool genetico, tem muito menos probabilidades de se manifestar. já quando se cruzam por exemplo dois irmãos que provavelmente terão esse gene recessivo, algo que não seria passado ás gerações futuras caso, caso este cruzamento não fosse consanguineo, irá agora ter maiores probabilidades de se manifestar.
Agora claro que há criadores que o fazem. á questão é que os criadeiros, e pessoas pouco informadas não sabem destas questões. quem o faz deve saber muito bem pesar os riscos e os beneficios. por isso isto deve ser deixado para criadores muito experientes