Educação LEÃO DA RODÉSIA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

terça dez 18, 2012 1:35 pm

diogosvp Escreveu: é exactamente isso que tenho feito.. mas hoje houve um dado novo.. ao vira-lo de barriga para baixo e tocar-lhe junto ao pescoço em jeito de submissao, o cachorro rosnou-me e mostrou-me os dentes e não me deixava tocar-lhe... aqui respondi-lhe apenas com um não forte e mais uns toques junto ao pescoço até se calar e parei a brincadeira..
Se o cachorro lhe fez isso é porque não o reconhece como o lider da matilha.
Tem que alterar o seu comportamento para com o cachorro, em que se impor mais.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça dez 18, 2012 2:30 pm

diogosvp, lendo isto assim um bocado por alto quero-lhe dizer que o meu cão deve estar agora entre os 75/78 quilos.

Senta-se ao colo, apoiando-se nas patas da frente, à mínima oportunidade.
Dá e leva beijos. É do mais meigo connosco que pode haver.

É também o maior mariquinhas que alguma vez vi. Tem problemas de carácter algo complicados que não são para inexperientes lidarem.

Nunca me rosnou, nunca me mostrou os dentes. Nem sequer durante momentos de pânico e stress.

E não, não fui eu que o eduquei, veio para mim adulto de meia-idade. Mas quem o fez lidou na perfeição com o problema.

[/b]
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

terça dez 18, 2012 4:37 pm

já sei que me vão cruxificar mas sinto-me obrigada a dizer : mania das teorias da dominância já tão ultrapassadas e cientificamente comprovadas como erradas (no que diz respeito a dominância entre cão e homem). os cães não nos vêm como outros cães, eles não são assim tão burros. ser assertivos sim, dominantes para quê? mania do ser Humano de querer dominar tudo e todos -.-

quanto ao colo e ao mimo, desde que não em excesso não estou a ver onde está o mal. a minha safira está com 35 kilos, quando era nova andava o colo (coisa que ela sempre odiou diga-se de passagem lol). mas mimo leva ás carradas, e não é por isso que não está bem socializada e não responde ás ordens, pelo contrario responde muito bem mesmo. inclusive ela é uma cadela de terapias dai obrigatoriamente calma, e sem medos.

mime o cachorro á vontade ensine-lhe o que deve ou não fazer, com firmeza (mas sem violência) e muita paciência que ele ainda é muito novinho. ;)
cmob
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 4:48 pm

vanerodrigues Escreveu:já sei que me vão cruxificar mas sinto-me obrigada a dizer : mania das teorias da dominância já tão ultrapassadas e cientificamente comprovadas como erradas (no que diz respeito a dominância entre cão e homem). os cães não nos vêm como outros cães, eles não são assim tão burros. ser assertivos sim, dominantes para quê? mania do ser Humano de querer dominar tudo e todos -.-

mime o cachorro á vontade ensine-lhe o que deve ou não fazer, com firmeza (mas sem violência) e muita paciência que ele ainda é muito novinho. ;)
Explique-me a diferença entre dominante e assertivo...

(asserto + -ivo) assertivo
adj.
1. Que tem carácter de asserção.

2. Que declara ou afirma algo.

dominante
(latim dominans, -antis, particípio presente de dominor, -ari, dominar)
adj. 2 g.
1. Que domina. = PREDOMINANTE, PRINCIPAL
2. Que está em vigor.
3. Que sobressai, que mais se distingue.
4. [Música] Nota que domina o tom, ou quinta acima da tónica.
vanerodrigues
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 4:52 pm

eu distingo dominante e assertivo no sentido em que

-dominante: todos os comportamentos que se apoiam na teoria da dominância retirada do comportamento dos lobos. como o virar de costas, sacudir pelo cachaço, comer sempre primeiro, etc. destinadas a fazer , segundo dizem os que se baseiam nela, a que o cão nos veja como lideres de matilha, etc.

Assertivo: ser assertivo com as regras que se impõe ao cachorro ex: se hoje é regra que ele não suba para o sofá, amanha tambem deverá ser essa a regra. Utilizar sempre as mesmas regras e não mudar de opinião de um dia para outro.

espero ter sido clara :)
cmob
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 5:04 pm

Parece-me algo contraditório o seu discurso...

REgras que se impõem? Então é dominante? Com firmeza? Então é dominante....etc etc etc.
Sempre que proibe o seu cão de fazer algo, está a exercer dominancia para com ele. O objectivo é que pode variar...
vanerodrigues
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 5:13 pm

a meu ver dar regras não é dominar. exactamente como disse, devido ao seu objectivo destinto. eu dou regras á minha cadela, como não puxar na trela ou algo do genero, ou para a manter em segurança ( no caso de uma chamada bem feita), ou do mesmo modo que os pais dão regras aos filhos. os pais não querem dominar os filhos (quer dizer a maior parte deles XD). eu não exijo que o meu cão entre depois de mim nas portas, ou que coma antes ou depois de mim. não é algo que a meu ver, seja coerente com o que hoje sabemos da interação entre homem e cão. um senta, para o meu cão não é algo de dominancia é algo na maior parte das vezes divertido e que muitas vezes leva a uma recompensa. mas ela não pensa que o facto de o estar a mandar sentar faz dele dominante.

Já os comportamentos denominados de dominância são utilizados para que o cão saiba que é inferior a nós (hierarquicamente), e muitas vezes que nos receei mesmo um pouco. um comportamento de roll over (virar o cachorro de costas), funciona porque assusta o cachorro, não porque ele veja que o humano é superior a ele. o mito de que existe dominancia entre especies (especialmente entre cães e pessoas) ainda está muito difundido mas já foi, desmistificado por muitos behavioristas , etologos e por ai

Agora isto não quer dizer que não existam cães mais dominantes que outros, não com as pessoas mas sim com outros cães. um leão da rodésia por exemplo é um cão mais dominante que um terranova por exemplo, mas entre especies iguais.
wishe
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 9:40 pm

terça dez 18, 2012 5:18 pm

vanerodrigues Escreveu:
Assertivo: ser assertivo com as regras que se impõe ao cachorro ex: se hoje é regra que ele não suba para o sofá, amanha tambem deverá ser essa a regra. Utilizar sempre as mesmas regras e não mudar de opinião de um dia para outro.
Essa descrição parece-me mais adequada ao termo coerente do ao termo assertivo.

Assertivo ou dominante denotam a mesma coisa. O problema aqui parece-me ser a conotação.
Usem o termo que vos faz dormir melhor, mas a realidade é todas as relações se baseiam em hierarquias.
vanerodrigues
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 5:21 pm

são opiniões distintas então e é por isso que o mundo não é chato. para mim existem diferenças. e este debate traria pano para mangas de tanta cosia que se poderia discutir ;)
JoseRCLopes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

terça dez 18, 2012 5:25 pm

Tenho um PA de 10 semanas. Já tive outros cães, nao educo nem pelo método positivo nem pelo negativo, educo pelo meu método que consiste, em estabelecer regras, e se ele as ultrapassa terá um castigo, seja não,acabar a brincadeira, normalmente pego pelo cachaço e imobilizo no chão(quando são novo faço isto, quando mordem), mas se for preciso leva uma palmadinha, uma palmadinha nunca fez mal a ninguém.
cmob
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 5:27 pm

Do meu ponto de vista, não deixar o seu cão puxar a trela é dominãncia...está a dominar o seu cão.
Quando diz SENTA, está a dominar o seu cão..

Agora, dominar um cão para usar a minha supremacia e abusar dela....aí já entramos noutro campo.
vanerodrigues
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 5:34 pm

consigo ver como isso pode ser considerado Dominância. embora a meu ver não o seja, o treino é um estimulo mental, excelente para o cão, o não puxar a trela para mim é mais um procedimento de segurança tanto para mim como para ela. mas prontos considerando isso tudo dominância não considera que os sacudir pelo cachaço, vira-lo de costas de modo a mostrar quem menda e outros que tais, não serão de certa forma, já ouvi falar de pessoas que mordem orelhas, etc. não poderá ser considerado nos seus termos: dominancia abusiva?
wishe
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 9:40 pm

terça dez 18, 2012 5:36 pm

Um bom exemplo de que as hierarquias não se aplicam apenas a animais da mesma espécie é a relação cao/gato que existe em muitos lares. :)
vanerodrigues
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 5:47 pm

acho que ai é mais um caso de medo, os gatos são ariscos e não tem medo de atacar aos olhos, os cães têm tendencia a ter-lhes medo e por isso deixam-nos em paz. o mesmo acontece ao contrario o gato ter medo do cão. agora dominância no sentido correto da palavra, não me parece que seja o que ocorra.

mas aconselho uma pesquisa pela google académico sobre dominância entre espécies. foi quando comecei a querer saber mais do assunto a pesquisar livros, tirar cursos e coisas do genero que mudei de opinião , pois também sou do tempo em que o que vigorava era a teoria da dominância. ainda hoje o meu pai é assim.
cmob
Membro Veterano

terça dez 18, 2012 5:49 pm

vanerodrigues Escreveu: já ouvi falar de pessoas que mordem orelhas, etc. não poderá ser considerado nos seus termos: dominancia abusiva?
Aqui já se pode falar em maus tratos.
Responder

Voltar para “Cães”