soul84 Escreveu:Como fiz... Foi insistindo sempre nas mesmas regras, sendo firme e respondendo sempre da mesma forma às mesmas coisas, ou seja, se uma vez não permitia algo, não permitia isso nunca maisPara não o baralhar nem dar hipótese de "fuga".
Fi-lo principalmente através do reforço positivo, que a maioria das vezes era uma "carraga" de festas, mas não nego que ás vezes lhe puxava a trela com "alguma força" ou que por vezes lhe "sacudia o pó" do focinho ("sacudia o pó"= coisa soft... não agredia nem magoava o cão)
No início também achei piada ao factor "dominante" mas depressa deixei de achar))))))
Na altura também andei a ver escolas, mas tinha o mesmo problema... Na minha zona não existem! E as de longe não eram em horários compativeis.
Mas com calma e paciência não é dificil. É uma raça extremamente inteligente, temos é de dar-lhes tempo porque ainda são crianças)
Boa sorte.
Qual é o castigo adequado? Coloca-la num lugar onde eu não esteja? Acha que a minha duvida reside, no caso ela não obedecer, quais os castigos adequados...
Houve tempos em que ela nem deixava aproximar do comedouro quando estava a comer, agora já deixa..
Obrigada mais uma vez e vou ser mais firme com ela, com tempo espero que ela perceba...