Sangue nas fezes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta jan 03, 2013 10:34 am

LFGomes Escreveu:Não vou alimentar mais esta discussão até porque está a fugir ao tópico, só acrescento que ainda bem que nunca vos aconteceu nenhuma situação mais grave com um animal vosso, precisamente por ser medicado dessa forma e não lhe terem feito exames complementares de diagnóstico.
Presenciei um caso em que esta brincadeira teve consequências graves, portanto aqui ninguém anda a inventar nem armado em veterinário. Prefiro gastar num raio-X podem ter a certeza, a ter um animal meu a passar pelo mesmo.
Mas você acha que é sempre necessário um raio-X?
É basicamente isso que se está a discutir... você criticou um profissional por achar que devia ter feito raio-X quando só tem uma vaga ideia dos sintomas do animal nem sabe o seu historial clinico (embora sendo cachorro não deva ter um muito extenso).

O meu veterinário faz raios-X ou outro qualquer exame de diagnóstico quando é mesmo necessário. Não sou eu que peço para não fazer raios-X, é ele que diagnostica o cão após observar sinais evidentes de um problema. Acha mesmo que todas as diarreias com sangue merecem raio-X?
Repito que cada caso é um caso distinto, se a veterinária deste animal achou que o raio-X não era necessário é porque não viu outros sinais que alarmassem para um problema só diagnosticavel com exames complementares. A medicação receitada, UL, é totalmente inofensiva para um cão...

Enfim, isto parece tudo um exagero seu devido a um caso muito especifico pelo qual passou (lamentavelmente) e agora acha que é preciso de exames complementares para diagnosticar um problema.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta jan 03, 2013 10:53 am

Acho que há aqui 2 questões importantes, a 1ª é que ao animal está a defecar sangue há uns dias e não foi logo ao Vet ao invés vem questionar opiniões/conselhos/conforto wtv.

Depois aparece a dizer que o bicho está a comer canja e a tomar UL, sinceramente, até achei que não tivesse ido ao Vet, mas já vi que pelos vistos é normal medicarem os animais sem exames complementares.
Como sabemos que o cachorro não ingeriu nada que lhes esteja a provocar este problema?
Há coisas que obviamente os Vets não conseguem perceber via apalpação e que estão lá… Como sabe se o intestino está ou não inflamado ou qual a extensão dessa inflamação? O sangue não é o problema, isso é uma consequência de algo que não está bem.

É verdade que presenciei uma situação idêntica e que teve consequências graves e que poderiam ter sido evitadas caso tivessem feito exames. Olho clinico e tal, e deu nisto.

Mas já tive outros 2 cães em FAT (alturas distintas) em que também verificámos sangue nas fezes mas não foi necessário pedir mais exames porque o próprio Vet os quis logo fazer, portanto, para mim, este é o procedimento normal e não aceito de outra forma porque nada me diz q esta situação vai ser diferente da outra que acabou mal.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quinta jan 03, 2013 10:56 am

LFGomes Escreveu: mas já vi que pelos vistos é normal medicarem os animais sem exames complementares.
.
tal como os médico medicam humanos sem exames complementares.Não sabia ? São ás dezenas de milhares. Até eu a ultima vz que fui ao medico ele auscultou-me e passou a receita. Não vi razão para me preocupar e pedir uma credencial para um Rx, uma ecografia e um painel analítico...

A questão é essa. A sua avaliação do veterinario foi feita sem capacidade para tal e podia induzir a pessoa em erro.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta jan 03, 2013 11:01 am

LFGomes Escreveu:Acho que há aqui 2 questões importantes, a 1ª é que ao animal está a defecar sangue há uns dias e não foi logo ao Vet ao invés vem questionar opiniões/conselhos/conforto wtv.

Depois aparece a dizer que o bicho está a comer canja e a tomar UL, sinceramente, até achei que não tivesse ido ao Vet, mas já vi que pelos vistos é normal medicarem os animais sem exames complementares.
Como sabemos que o cachorro não ingeriu nada que lhes esteja a provocar este problema?
Há coisas que obviamente os Vets não conseguem perceber via apalpação e que estão lá… Como sabe se o intestino está ou não inflamado ou qual a extensão dessa inflamação? O sangue não é o problema, isso é uma consequência de algo que não está bem.

É verdade que presenciei uma situação idêntica e que teve consequências graves e que poderiam ter sido evitadas caso tivessem feito exames. Olho clinico e tal, e deu nisto.

Mas já tive outros 2 cães em FAT (alturas distintas) em que também verificámos sangue nas fezes mas não foi necessário pedir mais exames porque o próprio Vet os quis logo fazer, portanto, para mim, este é o procedimento normal e não aceito de outra forma porque nada me diz q esta situação vai ser diferente da outra que acabou mal.
Inflamações do intestino têm outros sintomas para além do sangue.
Infecções no intestino (ou outro orgão, aliás) têm outros sintomas.
Se tivesse ingerido algo e ainda estivesse no sistema, teria outros sintomas para além do sangue.
Percebe? Você só está a focar num único sintoma, os veterinários focam em todos os presentes e também os ausentes para diagnosticar um problema e avaliar se é preciso de exames complementares.

Concordo com a afirmação

"A sua avaliação do veterinario foi feita sem capacidade para tal e podia induzir a pessoa em erro."

pois efectivamente, pelos seus posts, está a dar a entender que a veterinária procedeu mal e que algo podia ter corrido muito mal por causa disso...
Última edição por lsgl em quinta jan 03, 2013 11:01 am, editado 1 vez no total.
LFGomes
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 11:01 am

AQuartelmar Escreveu:
LFGomes Escreveu: mas já vi que pelos vistos é normal medicarem os animais sem exames complementares.
.
A questão é essa. A sua avaliação do veterinario foi feita sem capacidade para tal e podia induzir a pessoa em erro.
Se alguém me tivesse dado o mesmo conselho ha uns temps atrás tinha agradecido.
Isso é a sua forma de interpretar.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
zitapets

quinta jan 03, 2013 11:58 am

Tópico editado. Se não concorda com algo escrito no fórum, por favor exponha a sua opinião sem insultar os outros utilizadores.

Melhores cumprimentos,
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta jan 03, 2013 2:48 pm

LFGomes Escreveu:Não vou alimentar mais esta discussão até porque está a fugir ao tópico, só acrescento que ainda bem que nunca vos aconteceu nenhuma situação mais grave com um animal vosso, precisamente por ser medicado dessa forma e não lhe terem feito exames complementares de diagnóstico.
Presenciei um caso em que esta brincadeira teve consequências graves, portanto aqui ninguém anda a inventar nem armado em veterinário. Prefiro gastar num raio-X podem ter a certeza, a ter um animal meu a passar pelo mesmo.
Muito sinceramente, nunca teve situações semelhantes que o vet lhe fez prescreveu, a canja de arroz e o UL? Já me aconteceu pontapés de vezes. É um procedimento tão comum que parece dizer isto só para ser do contra. :lol:
LFGomes
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 3:01 pm

Já claro, nos casos de diarreia apenas, com sangue não.

Nem tudo o que parece é
:wink:
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quinta jan 03, 2013 3:24 pm

margoustink Escreveu:
Muito sinceramente, nunca teve situações semelhantes que o vet lhe fez prescreveu, a canja de arroz e o UL? Já me aconteceu pontapés de vezes. É um procedimento tão comum que parece dizer isto só para ser do contra. :lol:
Não vejo porque motivo esta opinião é ser do contra.

Para mim é estranho, no minimo e eu não pago a Vets para me receitarem canjinhas se um dos meus animais andar há algum tempo a deitar sangue nas fezes.

É que, a canjinha, não serve para mais do que prevenir desidratação e UL para repor a flora instestinal.
<strong>Paulo Santos</strong>
margoustink
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 3:27 pm

LFGomes Escreveu:Já claro, nos casos de diarreia apenas, com sangue não.

Nem tudo o que parece é
Então vamos ver se tinha ou não razão o veterinário., boa? :lol:
LFGomes
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 3:48 pm

margoustink Escreveu:
LFGomes Escreveu:Já claro, nos casos de diarreia apenas, com sangue não.

Nem tudo o que parece é
Então vamos ver se tinha ou não razão o veterinário., boa? :lol:
Espero bem que tenha, não sou mesquinha ao ponto de torcer para que as coisas corram mal só para provar um ponto de vista.
:o

Já dei a minha opiniao de como procedo com os meus animais ou animais ao meu cuidado, agora cada um, faça como quiser.
:D :D
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

quinta jan 03, 2013 3:59 pm

O sangue vivo nas fezes normais é geralmente derivado do cólon, anûs ou glândulas perianais, não é tão preocupante como o sangue oculto numa diarreia.

O exame radiológico não faz muito sentido neste caso, principalmente se o animal não tiver historial de ingerir corpos estranhos. Faria mais sentido um exame ecográfico para verificar a existência de inflamação intestinal, que neste caso não mudaria o tratamento.
LFGomes
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 4:34 pm

ZezinhoManel Escreveu: O exame radiológico não faz muito sentido neste caso, principalmente se o animal não tiver historial de ingerir corpos estranhos..
Sendo um animal com menos de 4 meses penso ser normal ter acontecido algo do genero já que é uma fase que metem tudo à boca.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
margoustink
Membro Veterano

quinta jan 03, 2013 5:53 pm

PauloSantos1 Escreveu:
margoustink Escreveu:
Não vejo porque motivo esta opinião é ser do contra.

Para mim é estranho, no minimo e eu não pago a Vets para me receitarem canjinhas se um dos meus animais andar há algum tempo a deitar sangue nas fezes.

É que, a canjinha, não serve para mais do que prevenir desidratação e UL para repor a flora instestinal.

Mas não temos o conhecimento do quadro...também não somos veterinários, pelo menos eu não sou. O cachorro está melhor, isto é o mais importante. E parece que não estão a dar a importância que tem.
As melhoras devem-se ao tratamento ser o indicado...

Ao andar a algum tempo de diarreia com sangue, se fosse uma situação mais grave o cachorro provávelmente apresentaria uma certa prostação, febril, isto também estou eu a imaginar, mas é provável. E salvo erro já aconteceu com pelo menos um dos meus cães, devido quiçá a parasitas (já não me recordo) . E nem a esse foi feito raio x.

O veterinário geralmente passa um tratamento, ao manter-se ou agravamento do quadro geral do cão, o veterinário avança com novo tratamento; aí talvez com exames complementares ao diagnóstico.
Foi assim que sempre se comportaram os veterinários.

LFGomes, não digo que você espera que o cão piore...aí eu estaria a viajar na maionesa. Acho que ninguém quer isso.
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

quinta jan 03, 2013 6:57 pm

Acho que todos tem razao. Ha quem confie na opiniao do vet, e ha quem confie na mesma na opiniao do vet, mas nao queira arriscar nada mesmo e pede os examos todos, apesar de confiar no vet!
Responder

Voltar para “Cães”