Processionária - Lagarta do Pinheiro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

terça jan 22, 2013 2:46 pm

Floripes3 Escreveu:Não faço ideia, mas mesmo que não seja perigosa nenhum cão precisa de lá ir meter o nariz, n'é? :D
Pois, por mim de certeza que não... Mas sabe como são, cuscos como tudo :p Ando sempre alerta :o
cdmafra
Membro Júnior
Registado: domingo jan 27, 2013 11:26 pm

Sasha - rafeira fêmea com alguns meses. Filha de pastora alemã

segunda jan 28, 2013 2:55 pm

As melhoras para a sua cadelinha! Até dói ver as imagens, vê-se que está em sofrimento duro! A minha cachorra também teve um encontro com uma lagarta, mas felizmente ficou tudo bem e rapidamente, foi bafejada com a sorte da vida dela!!
voca Escreveu:Pensei que só houvesse no Verão :(
Há uma espécie de Inverno (a partir de Fevereiro até Maio o mais tardar, sendo que este ano já as há desde Janeiro...), e outra com os ciclos trocados que aparece apenas nos meses de Verão (a "Processionária de Verão"). Ou seja, só entre Outubro e Novembro é que há grande probabilidade de não ver bichos destes por aí :(
fteixeira Escreveu:E caso não seja a lagarta do pinheiro mas sim outra espécie será que não é também perigosa? Aquilo mete nojo só de olhar :s
Maior parte das espécies sim. Mesmo que sejam bonitas (há lagartas, penso que não em Portugal, que parecem autênticas plantas andantes!) são lixadas. Por isso, nunca fiando em lagartas com pelos! :(
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda jan 28, 2013 5:15 pm

Algumas câmaras municipais fazem o controlo de pragas. Mas na situação económica actual, pouco será feito.

Mas poderá informar-se da melhor forma de se livrar delas, pelo menos junto da sua casa.

As melhoras da cadelita.

(erro, senhores.)
Última edição por margoustink em segunda jan 28, 2013 5:52 pm, editado 2 vezes no total.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jan 28, 2013 5:28 pm

Conjuntura económica mundial.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
summertime
Membro Júnior
Registado: domingo jan 06, 2013 11:26 am

segunda jan 28, 2013 8:13 pm

Floripes3 Escreveu:Conjuntura económica mundial.
está contrata mesmo. elas dão um erro às vezes, eu dou aos kg mas nunca me corrige. :lol:
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça jan 29, 2013 12:25 am

Convinha saber os locais fteixeira, pauacosta. Sff.
Este tópico é de meados de Janeiro e eu tenho andado para aí tipo pateta alegre em matas e Parques.

As melhoras para a piquena, paua. Não se melindre,assim que ela se adaptar, vai-se desenrascar tão bem como outro qualquer. Dê-lhe tempo.
cdmafra
Membro Júnior
Registado: domingo jan 27, 2013 11:26 pm

Sasha - rafeira fêmea com alguns meses. Filha de pastora alemã

terça jan 29, 2013 12:45 am

As lagartas aparecem em zonas de pinheiros, ou pinhal, mas também têm uma atracção por cedros. O bicho existe um pouco por todo o país. Na região de Leiria e Nazaré, há igualmente uma mutação da lagarta que "chateia" nos meses de Verão, enterrando-se no chão em Setembro.
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

terça jan 29, 2013 11:07 am

botas96 Escreveu:Convinha saber os locais fteixeira, pauacosta. Sff.
Este tópico é de meados de Janeiro e eu tenho andado para aí tipo pateta alegre em matas e Parques.

As melhoras para a piquena, paua. Não se melindre,assim que ela se adaptar, vai-se desenrascar tão bem como outro qualquer. Dê-lhe tempo.
Porto... E não foi em matas nem em jardins...
PauaCosta
Membro
Registado: terça dez 25, 2012 6:12 pm

terça jan 29, 2013 6:53 pm

A situação da minha cachorra foi em São João da Madeira no Parque Municipal. No entanto não foi numa zona de contacto directo com pinheiros. O Pinheiro mais próximo ficava ainda a uns 70 metros. Foi num adro de uma capela, que é um local pavimentado em pedra. Falei com os Jardineiros da zona e eles dizem que as lagartas por vezes afastam-se uns bons metros da zona de pinheiros. Trata-se de um parque com várias áreas pavimentadas, calçadas e alcatrão, no entanto não é necessários andar perto das árvores para encontrarmos as lagartas. Ainda ontem passei no parque e vi um montão delas mesmo no meio da estrada.

Desde que isto acontecer com a minha cadela que tenho andado bastante atento e tenho visto várias lagartas por diferentes locais, inclusive no Porto, St. Maria da Feira e Aveiro.
Responder

Voltar para “Cães”