Pastor alemão Vrs Pastor Branco Suíço

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

domingo mar 03, 2013 5:42 pm

Marrod Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
Marrod Escreveu:E já agora, a título de curiosidade:
- se cruzarmos um PSB com um PA preto afogueado (ambos com LOP), por exemplo, e nascer 1 cachorro branco e 4 cachorros preto-afogueados, nenhum deles pode ser registado dentro da sua raça?
São consideram SRD?
Ou o branco pode ser considerado PBS e os outros PA's?

Pergunto isto, porque é possível dois PA's terem uma ninhada em que saia um cachorro branco, que era considerado albino pelos Alemães e por isso afastado do estalão da raça.
Disse bem, se cruzarmos, porque são duas raças... Se fosse dentro da mesma raça, seria um acasalamento e não um cruzamento, mas isso agora não interessa...
Pois se cometesse esse erro teria perfeitos SRD's...
Sim, mas e se acasalássemos dois PA's e na ninhada nascesse um branco? O que é que acontecia?

Pelo que sei foi assim que surgiu o PBS.... Acreditando no que vem na wikipédia! lol :P

"Pastor-branco-suíço[a] (em francês: Berger Blanc Suisse) é uma raça canina oriunda da Suíça. Considerada nova, a branco-suíço nasceu de uma variante da pastor-alemão, já que os animais de capa preta podem carregar um gene, que poderia fazer certos exemplares nascerem brancos. Contudo, essa pelagem branca é vista como desqualificante para os alemães. Apesar disso, alguns criadores decidiram acasalar estes caninos brancos entre si para estabelecer geneticamente um padrão de pelagem branca pura. O estabelecimento da branco-suíço pela FCI, até o ano de 2011, pareceu complicado, uma vez que, por exemplo, a federação canadense não desqualifica os exemplares de pelagem alva. Estes cães detém as qualidades dos pastores-alemães, com a diferença dos pelos brancos. Fisicamente podem chegar a pesar 40 kg e medir 66 cm na altura da cernelha.[1]

Leia o estalão do Cão de Pastor Alemão mas não na wikipédia... Vá ao site da FCI e leia...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Marrod
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:51 pm

domingo mar 03, 2013 6:17 pm

Obrigada pelo Link! :)

Tirado do FCI:

"Colours
Colours are black with reddish-brown, brown and yellow to light grey markings; single-coloured black, grey with darker shading, black saddle and mask. Unobtrusive, small white marks on chest as well as very light colour on insides are permissible, but not desirable. The tip of the nose must be black in all colours. Dogs with lack of mask, light to piercing eye colour, as well as with light to whitish markings on the chest and the insides, pale nails and red tip of tail are considered to be lacking in pigmentation. The undercoat shows a light greyish tone. The colour white is not allowed."

O primeiro Pa registado foi :Horand von Grafrath
Cujo avô era branco: Greif von Sparwasser
http://www.pedigreedatabase.com/dog.html?id=8309

Já percebi que o branco não é permitido no estalão do PA sendo uma falta eliminatória. Mas isso não responde à minha pergunta.

Sendo o branco recessivo, pode surgir numa ninhada de dois PA's, perfeitamente dentro do estalão, um cachorro branco.

Nesse caso o que é que acontece?

Ou não acontece nada e simplesmente não é tido em conta na ninhada?

De qualquer forma não pretendo fazer criação, nem de PA's nem de PBS.
Apenas adquirir um deles. As minhas perguntas são apenas a titulo de curiosidade.
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

domingo mar 03, 2013 6:35 pm

independentemente de um cão estar fora de estalão, nao quer dizer que tenha de ser desprezado.
Pode estar fora de estalão e mesmo assim ter LOP e ser saudável
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo mar 03, 2013 6:47 pm

lunathar Escreveu:independentemente de um cão estar fora de estalão, nao quer dizer que tenha de ser desprezado.
Errado, se o estalão diz que o branco não é permitido não pode ter LOP. O que não impede que seja saudável.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Marrod
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:51 pm

domingo mar 03, 2013 6:48 pm

lunathar Escreveu:independentemente de um cão estar fora de estalão, nao quer dizer que tenha de ser desprezado.
Pois, o que eu não percebo é exactamente isso....
Se é filho de dois PA's com LOP, mas é branco, não pode ser registado como PA. Senão exitiriam PA's brancos.
Se não pode ser registado como PA, tb não pode como PBS, porque os pais são PA's.
Ser um cão sem raça definida também não faz sentido...

Aliás, na minha humilde opinião, e com todo o respeito pela opinião contrária, não acho que faça sentido a separação de raças. Se nascer branco não pode ser PA, mas se nascer preto, lobeiro ou bicolor tudo bem...
Mas enfim...quem sou eu...
kitttten
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 6:52 pm

Mas isso acontece com outras raças, não é exclusivo dos PA.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
lunathar
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 7:12 pm

kitttten Escreveu:
Errado, se o estalão diz que o branco não é permitido não pode ter LOP. O que não impede que seja saudável.
Um cão fora de estalão nao pode ter LOP?
Tem a certeza? LOP apenas garante a linhagem do animal (filho neto e bisneto) mesmo estando fora de estalão continua a ser puro
acho eu não tenho a certeza mas agora fiquei na duvida
[/url]
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo mar 03, 2013 7:21 pm

lunathar Escreveu:
kitttten Escreveu:
Tem a certeza? LOP apenas garante a linhagem do animal (filho neto e bisneto) mesmo estando fora de estalão continua a ser puro
[/url]
Na minha opinião (e não sei se já nao acontece isto neste caso) deveriam poder ter LOP. Mas LOP condicionado.
Sei que isto já acontece noutras raças.

Afinal se é filho de dois cães de raça pura registados, deveria poder ser registado pois também será puro (apesar de estar fora do estalao)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
lunathar
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 7:25 pm

exactamente...
o LOP só por si não é garantia de nada apenas que o cão é mesmo daquela raça e não cruzado
mas nao sei se na practica é o que acontece
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo mar 03, 2013 7:32 pm

lunathar Escreveu:exactamente...
o LOP só por si não é garantia de nada apenas que o cão é mesmo daquela raça e não cruzado
Sim, mas a verdade é que em alguns casos os caes nao podem/podiam ser registados se nascessem com certa cor.
Até há uns anos atrás os boxer brancos, por exemplo, não podiam ser registados no LOP.
Felizmente as coisas mudaram e agora existe o Registo Condicionado para esse tipo de casos.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
lunathar
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 7:35 pm

maraya Escreveu:
lunathar Escreveu:exactamente...
Sim, mas a verdade é que em alguns casos os caes nao podem/podiam ser registados se nascessem com certa cor.
Até há uns anos atrás os boxer brancos, por exemplo, não podiam ser registados no LOP.
Felizmente as coisas mudaram e agora existe o Registo Condicionado para esse tipo de casos.
hum não sabia felizmente as coisas mudaram
Não sei se isso é practicado em todas as raças mas devia ser
visto que apenas estão a ter o que é deles por direito...
kitttten
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 7:46 pm

lunathar Escreveu:
kitttten Escreveu:
[/url]
Um cão fora de estalão pode ser registado, agora um cão que tem uma falta que no estalão diz que não é admissível ...

Vou dar-lhe um exemplo, até há pouco tempo os boxers brancos e os DA merle não podiam ser registados, neste momento já podem mas com LO condicionado.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
lunathar
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 7:54 pm

Muito obrigado pelo esclarecimento (:
vivemos para aprender, não sabia disso mas ainda bem que assim o é.
Devia abranger todas as raças, apesar de estarem fora de estalão não deixam de ser puros
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

domingo mar 03, 2013 8:23 pm

Boas...

Os cachorros nascidos de um acasalamento de pais registados, possuem, se o dono da fêmea quiser, LOP.

Um cachorro que não cumpra qualquer dos quesitos do estalão, estará fora de estalão, mas isso não terá a ver com o facto de ter LOP ou não, e portanto com a sua pureza. Aliás, nas exposições e perante um juíz é que se apontam as falhas ao estalão da raça...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
kitttten
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 8:44 pm

Mesmo um PA branco? Se o criador for honesto e na resenha escrever que o PA é branco duvido muito, mas muito mesmo que lhe atribuam registo.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”