Cães sem Trela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

segunda mar 25, 2013 5:09 pm

Boas... Não é preciso fazer uma tempestade num copo de água... Aliás se nós tivermos o(s) nosso(s) cão(cães) dominado(s), não há problema nenhum, o pior é se nós tivermos e pensamos que temos o nosso cão controlado e não o temos. Depois abordamos o outro cão, doutra forma, até o podemos educá-lo para mais tarde não haver estragos nem incidentes... Por isso acho de bom senso, ajudarem a resolver a situação, ou seja, fazerem algo e não criticar ou fazer e arranjar mais problemas para agravar a situação, se não mais tarde alguém ou algum cão vai ser atacado e depois lá vem a lenga-lenga dos meida... Sejam imaginários e criativos e resolvam os problemas....

Muitos de vocês, parecem os políticos a falar!! Só sabem fazer uma coisa: falar, falar, falar, falar, falar e FAZER NADA!!!

Antes prefiro que façam e que digam o que fizeram, do que falar com este, com aquele, etc.... Deixem-se de pieguice!!

Abraço
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda mar 25, 2013 5:19 pm

A mim, então, este discurso do " o meu cão é obediente e bem comportado, por isso anda solto" mete-me nojo. Sabe porquê?
Porque o meu tambem é. E no entanto se andar com ele na rua sem trela e sem açaime arrisco-me a ficar sem ele.
Onde é que o seu é mais que o meu, afinal?????????
Sofia
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda mar 25, 2013 6:51 pm

Yohanan Escreveu:Boas... Não é preciso fazer uma tempestade num copo de água... Aliás se nós tivermos o(s) nosso(s) cão(cães) dominado(s), não há problema nenhum, o pior é se nós tivermos e pensamos que temos o nosso cão controlado e não o temos. Depois abordamos o outro cão, doutra forma, até o podemos educá-lo para mais tarde não haver estragos nem incidentes... Por isso acho de bom senso, ajudarem a resolver a situação, ou seja, fazerem algo e não criticar ou fazer e arranjar mais problemas para agravar a situação, se não mais tarde alguém ou algum cão vai ser atacado e depois lá vem a lenga-lenga dos meida... Sejam imaginários e criativos e resolvam os problemas....

Muitos de vocês, parecem os políticos a falar!! Só sabem fazer uma coisa: falar, falar, falar, falar, falar e FAZER NADA!!!

Antes prefiro que façam e que digam o que fizeram, do que falar com este, com aquele, etc.... Deixem-se de pieguice!!

Abraço
Yohanan,
o discurso do "só vos vejo a falar, mas não fazem nada" é do mais demagógico possível; isto é um fórum, na internet, mau era se as pessoas não falassem. Pessoas colocam questões, outras respondem, pessoas dão opiniões, outras contra-opinam. O facto de as pessoas falarem aqui em que é que diz ou deixa de dizer se essas mesmas pessoas fazem o que quer que seja na rua?
Mais: fazer avisos acerca de alguns perigos que existem e que outras pessoas podem não considerar, dar conselhos, partilhar experiências... tudo isto é falar, mas é também fazer alguma coisa. É o máximo que se pode fazer num fórum.
Para além dessa história de "ter o cão controlado" ser muito mais complexa e, em geral, enganadora do que aparenta ser, há aquilo que toda a gente está farta de dizer aqui: mesmo que eu tenha toda a confiança no meu cão, as pessoas que passam por não são obrigadas a ter a mesma confiança e muito menos obrigadas a ter de lidar com um cão sem trela e que não conhecem... Não há tempestade nenhuma; e não me parece que se agrave a situação por se estar aqui a debater ideias, ou agrava-se?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça mar 26, 2013 1:28 am

mikoo Escreveu:...lá por existirem leis não quer dizer que não tenha bom censo ...
O censo é sempre bom, agora o senso é que umas vezes é bom e outras não... 8)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça mar 26, 2013 2:27 pm

mikoo Escreveu:
lds6 Escreveu:
mikoo Escreveu:pela segunda vez, também não discordo de nada do que disse. Mas também não vou alongar mais a conversa, 1º porque entendo o que estão a dizer e 2º porque acho que esta conversa é daquelas que tem pano para mangas, então a escrever pode ter autênticos testamentos :lol: só vou dizer uma ultima coisa .. imagine uma pessoa que circula sem carta de condução (ainda a uns dias tive a falar disto com uma juíza e ela concordou) .. existem pessoas com 40 ou 50 anos sem carta de condução e nunca tiveram um sinistro nem nenhuma anotação .. sorte? talvez.. no entanto essas pessoas se calhar têm cuidados redobrados comparado a um condutor normal. depois há aqueles que de dois em dois meses são presos ou levam com coimas porque não têm carta e até andavam bêbedos lol cada caso é um caso como eu digo.. não sejam tão objectivos nas palavras que por vezes lêem pois em discurso o entendimento das mesmas pode ser completamente diferente 8) acho que a nossa opinião não é assim tão diferente da coisa, apenas eu tenho oportunidade de 'fugir' de sítios onde a trela seja algo necessário na rotina diária
Pois, mas essa ideia de que cada caso é um caso, e que existem pessoas que são mais responsáveis do que outras permite que se crie um estado de prepotência em cada um de nós... "ah, os outros são assim e assado, mas eu sou superior, eu sou responsável, eu isto e eu aquilo".
É verdade que existem pessoas sem carta que conduzirão melhor do que muitos encartados; e daí? o problema é que se isso se tornasse aceitável, então haveria ainda mais pessoas a acharem-se superiores às disposições gerais e comunitárias (já para não falar da lei).

Existem alguns pontos que eu referi e que não são repetição do mesmo, mas sim, não vale a pena estar a perpetuar a discussão.
Entretanto, relembro uma coisa: o Mikoo entrou numa discussão em que se falava da forma como as pessoas levianamente andam com os seus cães sem trela e, tendo mais ou menos razões para confiar nos seus cães, ao fazê-lo estão a entrar na esfera de conforto das outras pessoas, e a melindrá-la. E tudo se evitava com o simples uso da trela que, nos casos de cães que até andam sempre ao lado do dono, nem iria fazer nenhuma diferença negativa...
Acho que se lesse com atenção aquilo que escrevo, e não fosse tão objectivo naquilo que salta à vista, já tinha percebido que 90% das vezes que ando com o meu cão não preciso mesmo de andar com trela, porque não é necessário, pk ele tem espaço, pk até escolho os sítios para ele andar a vontade, pk ele até responde bem ao chamamento, pk ele não tem a mania de levantar o rabo, pk é um paz de alma .. etc etc se o cão é respeitador pk não pode andar sem trela? pk não devemos confiar nos animais? pk pode ficar debaixo de um carro? pk pode morder uma criança? pffffffffffffffffffff o meu filho pode atravessar a estrada e ser atropelado, um dia na escola até pode morder um colega, pode lembrar-se e pregar uma rasteira a algum menino no parque de brincar, na praia pode ir ter com a senhora do guarda sol da frente e pedir-lhe comida e ela nem gosta de crianças pk abortou a pouco tempo enfim.. casos e mais casos ... vou meter-lhe uma trela?????????? ah e tal uma criança é diferente de um animal pffffffffffffffffff epa os dois têm que levar educação! lá por existirem leis não quer dizer que não tenha bom censo .. Ja apanhei cães sem trela que até me causaram incomodo .. acha que me chateio com isso? oh pah eu não me chateio por causa dessas coisas, tenho bem mais com que me preocupar 8) o ar é de todos e o que não falta são sítios para eu andar com o meu patudo. Cada vez mais perdemos liberdade com coisas fúteis que facilmente seriam resolvidas se as pessoas fossem flexíveis e pensassem um pouco nos outros, este para mim é um desses casos.

e pronto para finalizar acho muito bem que os cães andem com trela, fico triste por alguns terem que andar com açaime e trela curta e detesto pessoal que vai para o café e deixa andar por lá os porta chaves a solta como se fosse tudo deles. Mas o pior disto tudo são mesmo aqueles cães que ficaram sem dono e por vezes nem coleira, nem trela, nem comida nem nada (que também vêm chatear) bah
ah falta a parte de: EHEHEH sou o maior, o meu anda sem trela, sou o maior, o meu cão é muita bom e é todo xpto baah
Deixa uma criança de dois ou três anos andar no passeio à vontade? Estou certo que não. A criança que pode fazer esses disparates todos já terá, certamente, uns 6 anos, no mínimo. Ora, a idade mental/responsável de um cão é comparável (não é igual, nunca é igual... é apenas comparável, tendo em conta o tipo de responsabilidade que pode assumir no comportamento e na aprendizagem) a uma criança de 2 anos e meio, mesmo quando o cão já é adulto. Para além disso, faz parte do crescimento de uma criança ir ganhando, progressivamente, responsabilidades, porque um dia vai chegar em que ele irá ser um adulto responsável em absoluto. Já um cão nunca sai do estatuto de "dependente". Logo, é absurdo comparar a responsabilidade que um pai deve incutir a uma criança com as liberdades que se dão a um cão. Absurdo.

Eu também não me sinto incomodado com cães que vão à solta. Normalmente até costumo confiar nesses (excepto quando dão sinais de não estarem para grandes apresentações, e isso é relativamente fácil de perceber), porque parto do princípio que se eles andam à solta é porque há razões para isso, e porque um cão sem trela tem sempre menos probabilidades de arranjar brigas com o meu cão. Mais, os cães sem trela pelo menos não têm um dono todo defensivo, a esticar a trela e a impedir uma correcta apresentação com o meu cão.
Mas não é essa a questão. A questão está no sentido de impunidade e superioridade que uma pessoa tem quando acha que "o seu cão é de confiança", e por isso tem o direito de andar sem trela. A questão é a de que 99% das pessoas não é capaz de avaliar quando um cão é ou não de confiança (e mesmo o 1% que terá essa capacidade, não consegue prever todas as eventualidades que podem surgir; por isso é que os treinadores e comportamentalistas todos que eu conheço (directa ou indirectamente) nunca andam com os seus cães sem trela, a não ser em espaços específicos e em ocasiões apropriadas). A questão é a de que não temos o direito de impor certos constrangimentos às outras pessoas, e se o Mikoo conhece bem o seu cão, as outras pessoas não o conhecem e não têm de estar a ser confrontadas com um cão solto. E sim, já sei que o Mikoo diz que, normalmente, o seu cão só anda sem trela em ocasiões que não suscita esse constrangimento a terceiros; diz isso, certo, mas também já descreveu situações que dizem o contrário. E, seja como for, não estamos aqui a discutir o SEU caso, mas o caso em geral de se achar que se pode andar com os cães soltos só porque nós achamos que ele é de confiança. É por isso que se tem de ser objectivo nas afirmações. Porque quanto mais recairmos no "cada caso é um caso", mais azo damos ao crescimento do sentido de irresponsabilidade pelos próprios actos. É só isso.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça mar 26, 2013 3:05 pm

A mim o que me lixa é precisamente a falta de equidade neste assunto. Ou seja, as leis e obrigações só parecem justamente aplicadas nos cães dos outros. Nos nossos já não é tanto assim. O problema é que não há diferenciação na aplicação e no cumprimento. Se efectivamente houvesse interesse na parte de todos em respeitar as normas, se não se buscasse sempre e invariavelmente desculpas e justificações para nos fazermos a nós próprios excepções á regra, as coisas funcionavam muito melhor. Seguramente que funcionavam.
Mas , ao invés disso, continuamos todos com a mentalidadezinha que por este ou aquele motivo as regras não se aplicam a nós.
E lá continua tudo na mesma.... na pontinha da cauda.
Sofia
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça mar 26, 2013 6:59 pm

Quer andar com o seu cão solto? Pode andar, mas não deve. Faz parte dos seus deveres cívicos. Fica na sua decisão, ultrapassar os deveres que tem para com a sociedade, isso é antes de tudo uma questão de valores e da moral de cada um.

A polícia poderá multar, aqui só me resta dizer que estou em desacordo consigo.
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

terça mar 26, 2013 7:20 pm

mikoo Escreveu:Pelo que sei até é uma característica dos labs, serem medrosos...
onde viu que é característica dos labs serem medrosos? muito pelo contrario, o lab é um cão confiante e quando bem ensinado de medroso têm pouco. cães medrosos e receosos geralmente são desvios de padrão ou má socialização. a minha Saphira tem agora um ano, não tem medo de nada seja trovoadas, cães, gatos, pessoas, ao primeiro contacto até pode por um ar espantado, mas logo vai lá com nariz investigar, ou então olha para mim e observa o meu comportamento perante determinado estimulo, se eu não fizer alarido ela também não faz. basta ir ver o estalão do labrador para ver que está enganado.

quanto ao resto do tópico ela é super sociável mas tem um defeito , quer ir ter com todos os cães e mais alguns para brincar, ora isto pode ser incomodo para os donos e é por essa razão que raramente a solto. a não ser que seja num ambiente controlado, ela está de trela e não me parece que se importe muito com o assunto. e ás vezes também é chato para mim estar a passear o cão e de repente aparecer um cão vindo do nada que não nos larga. acho que lá porque eu quero ter um cão, as outras pessoas que não gostam não têm que gramar com ela a cheirar e a chatear...
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça mar 26, 2013 8:09 pm

se o seu cão vinha açaimado como é que conseguiu morder o outro?
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Responder

Voltar para “Cães”