ADOÇÃO de um cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

sexta mai 03, 2013 10:49 am

Joana,com todo o respeito,mas não acha que a sua atitude esta a ser incorreta?
como já lhe tentaram explicar ter uma cão,não é fácil,nem tão simples como parece...olha que passear um cão no inverno
ás 6h da manha com chuva e frio...não é de todo algo "bom"! mas tem que ser feito,isso é certo! e por mais que diga que não,há de chegar uma altura em que não ira ter paciencia para acordar tão cedo...e quem fica tramado no fim é o cão...que irá ficar restrito ao quintal(uma vez que os seus pais não o querem dentro de casa)!
quanto a raças...esqueça esse ponto e tal como referiu antes,ir a um canil será boa ideia...

nao fique ofendida com o que lhe foi dito por outros user,pois não foi por mal... e se calhar (digo eu) o facto de ter obtido algumas respostas mais "secas", será um reflexo da sua postura pouco correcta...pois lá por não ter obtido respostas do seu agrado,não tem que mandar outras pessoa à m****!

boa sorte.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sexta mai 03, 2013 11:09 am

Eu... desisto 8)
Quem me dera voltar a minha idade da inocência onde tudo me caia do céu (ou não...) e andava à procura de pseudo-responsabilidades para me tentar afirmar. Graças aos meus pais havia sempre o alicate de 5 pontas para corrigir certo tipo de situações como a minha língua afiada (que por acaso também nunca tive muita..).
Actualmente até deprimo de me lembrar que tenho responsabilidades que não posso deixar de cumprir .. uma delas é mesmo o cão (se bem que foi algo bastante bem pensado e não me arrependo, se calhar a minha carteira sim, mas eu não) :lol:
Quanto à tua postura em relação aos outros users nem vou comentar..
Lembra-te só de uns pormenores.. Um cão é um animal, um ser vivo.. Tem sentimentos. mas não são sentimentos iguais aos nossos. Por vezes são bastante diferentes até.
Mais..Tu dizes que vais tratar do cão (tudo bem,até posso acreditar que sim) .. Mas quem vai tratar dele quando tu e os teus pais forem para a praia, de férias ou de fim de semana e o cão não puder ir? Quem vai acabar por tratar do cão quando quiseres ir acampar com os teus amigos, ou fores passar uns dias fora? Daqui a uns anitos vais para a universidade e já nem queres saber do cão .. passa a ser 'o cão que eu tenho lá em casa'. Posso estar enganado mas pronto. Tu e os teus pais é que sabem.

Tambem deixo um
PS: antes de ires buscar o cão, e se o canil ai da tua zona for bom até vais passar por um processo que pode demorar algum tempo, convêm arranjares ou os teus pais:

Uma casota resistente
Varias mantas para meter la dentro
2 malgas para colocar a comida e bebida
1 primeira trela e coleira
um ou dois brinquedos

Acho que é o indispensável

quanto as vacinas até acredito nesse preço, (existem associações a fazer preços parecidos na minha zona, mas não confiava lá um cão meu) mas posso dizer-te que existem vacinas e ...vacinas. Umas com melhor qualidade que outras.
Avisa os teus pais que no inicio o cão tem de ser desparasitado internamente todos os meses, passando depois a ser de 3 em 3 meses. E quem vive na casa deve ser desparasitado internamente todos os anos. E, que, o cão tem que levar uma vacina todos os anos
isto se o cão for bébé claro
Última edição por dreamdog em sexta mai 03, 2013 11:23 am, editado 1 vez no total.
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

sexta mai 03, 2013 11:14 am

dreamdog Escreveu:Eu... desisto 8)
Tu dizes que vais tratar do cão (tudo bem,até posso acreditar que sim) .. Mas quem vai tratar dele quando tu e os teus pais forem para a praia, de férias ou de fim de semana e o cão não puder ir? Quem vai acabar por tratar do cão quando quiseres ir acampar com os teus amigos, ou fores passar uns dias fora? Daqui a uns anitos vais para a universidade e já nem queres saber do cão .. passa a ser 'o cão que eu tenho lá em casa'. Posso estar enganado mas pronto. Tu e os teus pais é que sabem
não esta nada enganado! todos nós ja tivemos 14anos... aos 18anos os nossos "interesses" já eram outros (se é que percebem :lol: :lol:)...
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

sexta mai 03, 2013 12:05 pm

Olá Joana :)

Se não te importas vou-te tratar por tu e podes fazer o mesmo comigo.
Primeiro ouve as pessoas mais velhas e acima de tudo respeita-as. Não vais ser respeitada se não te deres ao respeito. Sei que na tua idade, e já todos passamos por lá, achamos que sabemos muito mas não é bem assim. Quando somos jovens não ouvimos e fazemos o que queremos mas pensa que não é justo só porque queres e queres estares a comprometer a vida de outro ser vivo (e olha que eu não sou lá muito velha, há aqui pessoal que tem muito mais idade e experiência!). Por isso só te peço que penses bem e tomes uma decisão muito consciente. Desde que o meu cão morreu há uns anos que sempre quis ter outro e isso só aconteceu quando saí de casa. Adoptei a minha cadela no verão passado e tive que pensar muito mesmo. Queria mas podia não ter as condições ideias de espaço ou tempo... por mais que prometas que fazes isto e aquilo vai sempre cair sobre os teus pais uma parte do trabalho. Por isso fala bem com eles e como já te disseram não é um cão para ti, é para todos e todos acabam por cuidar dele e participar na sua educação.
Vais chegar muitas vezes da escola cansada e não vais ter vontade de ir passear o teu patudo. Acredita que é verdade, eu muitas vezes saio das aulas as 18h e tenho que a ir passear, pelo menos 2h (é uma cadela com muita energia, como já te aconselharam escolhe o cachorro mais calmo da ninhada, até porque não tens experiência). Já viste 2h? Tens no minimo duas horas do teu tempo que podes perder? 2h que não estudas, não fazes os trabalhos de casa, não estás a jogar no computador, no facebook... Foi um compromisso que assumi para com a minha cadela e por mais cansada que esteja eles não tiram férias para ir à rua.

Tenho uma irmã com a tua idade e meteu na cabeça que quer um pug. E eu vou-te dizer exactamente o que lhe disse.
Um cão de raça deve ser comprado num bom criador. Um bom criador é aquele que gasta imenso dinheiro a garantir a saúde dos seus animais, as condições, compra uma boa alimentação, faz cruzamentos estudados e com cuidado e muitos têm que ser pagos, faz despiste de doenças, exames antes e durante a gravidez, registo dos cachorros no LOP... tudo isso custa dinheiro e por isso ninguém que tenha tudo em condições vende um cão por 100€.
Ora se alguém está a vender um cão a 100€ é porque alguma coisa falta... E muitas vezes nem sequer são cães da raça que se procura, é algum espertinho que tem cães parecidos com a raça x e os vende como sendo mesmo de raça. Para isso mais vale ires ao canil e escolher um cão parecido com uma raça que gostes, com as características que gostas num cão. Para estares a pagar por um engano mais vale ires adoptar que é de borla. Mas vejo que já te decidiste por essa opção.
Mas pensa também que o dinheiro que vais gastar não é só na compra do cão. Vais ter que gastar num investimento inicial (comedouros, construir um canil apropriado se vai ficar fora de casa ou comprar uma boa casota, mantas, escova, vacinas se ainda não vier com as 3 doses iniciais, desparazitações, etc...) e também em alimentação (penso que já se compre uma boa ração por 40€ e depende do tamanho do cão e do tamanho do saco e para quanto tempo dá), vacinas anuais, com chip já deve vir, senão eram mais 25€, qualquer imprevisto que possa surgir e acredita que quando são cachorros isso é muito provável... Não podes pensar que vais buscar um cão que não te vai custar nada e pronto lhe podes dar restos e se acontecer alguma coisa ou ficar doente pedir conselho ao vizinho. Poder podes, ninguém te impede, mas não deves. Qualquer problema é ir ao vet e não é propriamente barato. Tem alguns custos que tens que ponderar com os pais e ver se eles podem suportar.

Ela vê o trabalho que dá e muitas vezes quando vou de férias lá a casa pergunto se quer vir passear connosco e prefere ficar no computador. Se o cão fosse dela não podia ser assim. Tem tido testes intermédios, vai ter exames... não sei se também estas a ter ou se vais ter para o ano mas e depois o tempo que prometeste para o cão? Acredita que nem sempre é fácil.

Um cão exige de ti tempo, dedicação, firmeza (por mais amoroso que seja não podes permitir tudo)... os animais são grandes companheiros mas exigem muito de nós.
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

sexta mai 03, 2013 1:19 pm

LuisSB se os pais também querem e sabem no que se estão a meter qual é o mal? Até percebo o que quer dizer, mas como já referiram aqui o cão não será dela mas de todos, da família. Eu com a idade dela também queria mesmo um cão, o meu cão tinha morrido à pouco tempo com tantos anos como eu. A diferença é que os meus pais não autorizaram. Mas queria mesmo um cão, não era coisa passageira, tanto que finalmente tenho um.
Provavelmente seria melhor esperar, porque não tem maturidade para ter outra vida a seu cargo e penso que os pais saibam que vai sobrar para eles. Se não se importam optimo.

Só espero que os pais da menina tenham consciência das coisas porque ela é isso mesmo uma miuda.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta mai 03, 2013 1:23 pm

Pelo que li, a Joana ainda é muito novinha.
Todos nós somos bifinhos, ali viçosos e tal, e iremos levar inevitavelmente com o martelo da carne em cima, tantas vezes quantas forem necessárias ao longo da vida.
muitos concretizam os sonhos, mas muitos mais substituem sonhos por outros sonhos.
E ainda há aqueles que arranjam um sonho, estes são momentâneos e esfumaçam-se no "dia seguinte". Tão rápido e fugazes como chegaram
Acho bem que sonhe em ter um cão e que o tenha, mas tem que ser um sonho para ficar, não pode ser um sonho com os dias contados, que morrerá ou que será trocado eventualmente.
Portanto, antes de avançar, tire lá isso a limpo primeiro.
A Joana já embarcou ou está prestes a embarcar numa expedição para procurar o seu "Norte", enfim, a fase de exploração da adolescência.
Portanto, veja lá, se não perde o cão durante essa "viagem".
Faça chuva, faça sol, o cão precisará de exploração do meio, sempre e boa socialização(esteja ele onde tiver) e exercício, este último a partir dos 10/12 meses e de maneira progressiva para não lhe "empenar o chassi".
Está pronta para recusar, concertos, noitadas de copos, etc? (não é para responder aqui).
O beagle é um cão de caça, sabia?
Toda a raça e todo srd tem as suas aptidões, caça, pastoreio, guarda, etc.
e todos eles são cães mas "mexem-se" de maneira ligeiramente diferente de um dos outros, existe uma diferença da forma como se deve pô-los a "mexer".
Vou-me citar por preguiça. citação alterada.

"A escolha de um cão deve ser ponderada através da consciencialização de critérios válidos do que procura num cão.
linha de beleza (mais pachorrento), ou linha de trabalho (mais activo e mais exigente em disciplina), nível de energia, temperamento, porte, Caça, guarda, pastoreio ou companhia, etc.
E isto também é válido para os srd's.
Fiel e amigo todos o são.

Dê uma vista de olhos no grupos FCI, são onze, procure o grupo que tiver mais a ver consigo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7as ... C3.A7os.29
Dentro desse grupo, procure as raças que lhe seduzir mais e estude os respectivos estalões FCI. Faça no google estalão FCI+raça x.
Com uma ideia mais definida do que quer e do que procura, Caça, guarda, pastoreio ou companhia, etc. Então vá ao canil, escolha um rafeiro, vá dar uma volta com ele (para debelar a energia em excesso, frustração) e num sítio mais tranquilo veja se faz click.

isto é mais endereçado a cachorros (ainda não têm a personalidade formada) mas penso que se possa adaptar aos adultos.

http://www.espacodocao.com.br/Teste%20d ... olhard.pdf

http://www.bayerpet.com.br/upload/pdf/T ... mpbell.pdf

Escolha a raça, estude o estalão, e identifique quais as doenças mais comuns à raça, peça uma lista (das ninhadas registadas) ao CPC.
http://www.cpc.pt/?cpc/contactos/form-criadores,pt

Contacte vários criadores, seleccione uma ninhada, avalie os progenitores dessa ninhada a nível morfológico (não seja picuinhas com dimensões e proporções ideais, campeões são os que mais se aproximam, poucos são aqueles que tem, preocupe-se é com a boa funcionalidade do conjunto) , condição física e temperamento o melhor que conseguir. Pergunte e veja pelos despistes efectuados, pergunte pela linha de sangue do cão em questão.
http://www.canilpanclan.com.br/institucional.php?id=8
http://www.lordcao.com/lcn042.htm

Quando vir os cachorros aplique os testes acima.

Para se optar por criador e barato cá fica um aviso. uma espreitadela no seu futuro provável.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=102595
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=102992
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ca&start=0
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... lasia+anca "

p.s.- Se não poder comprar o seu sonho, adopte um de um canil, e vai ficar muito bem servida. Boa sorte.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta mai 03, 2013 1:36 pm

Estou completamente com o LuisSB. Ser-se novinho não é desculpa e até pode é ser uma grande chatice para o pobre cão que lhe sair na rifa.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta mai 03, 2013 3:12 pm

JoanaC915 Escreveu: Eu tive 2/3 anos a pensar nisto por isso, eu ja sei, vá, praticamente, tudo. :wink:
Joana,
achas mesmo que sabes tudo? Como vês, nem sabias que um criador tinha de ter tanta despesa para criar os seus cachorros, pois não? E isso é das coisas mais básicas e óbvias. Logo, como é que podes achar que sabes tudo, se algo tão simples e evidente te passou ao lado? Aproveita o facto de teres aqui uma quantidade enorme de pessoas mais velhas e mais experientes do que tu a darem-te conselhos, e não aches que só porque viste um programa de televisão já sabes praticamente tudo.

Queres outro exemplo: o facto de queres um beagle e quereres colocá-lo fora de casa já de si demonstra bem o tipo de problemas a que te estás a expor. E quando ele ficar 4 ou 5 horas sozinho no quintal e ladrar a tarde toda sem parar? O que vais fazer com os vizinhos? Sabes o que fazer em relação a isso? E sabes como prevenir o teu cachorro de desenvolver ansiedade por separação? Não? Então como vais fazer quando quiseres ir jantar fora com os teus pais, e não puderes porque o teu cão fica doido quando fica sozinho?
Posso-te garantir que isto é um centésimo dos problemas possíveis que um cão pode muito facilmente vir a dar. Será que sabes praticamente tudo?
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta mai 03, 2013 3:34 pm

Enfim! Se já antes a resposta da Joana a mandar a Water para um sitio cheio de asteriscos mas com a devida ressalva que era sem ofensa, me fez rir. o que dizer desta?
LuisSB Escreveu:Que idade tem a Joana? Os 14 anos do perfil é a idade certa? Se é, tenha juizo! QUEM NÂO TEM ORDENADO NÂO PODE TER CÃO.

Espero sinceramente que a user não tenha 14 anos, ou só tenho pena absoluta do animal que for parar à sua casa.

Com 14 anos e ter tanta vontade de ter um cão? Das 2 uma: Ou é uma criança problemática ou mimada. Seja qual for o caso é lamentável. Pobre animal. :o :o :o :o :o :o :o
Mas é preciso este exagero todo? Ou andam todos a ter dias dificeis????
A Joana já aceitou quase todas as sugestões que aqui lhe fizeram. Já respondeu que os pais estão de acordo em ter o cão, já assumiu que afinal não sabe assim tudo como pensava....
O massacre continua porque....??????
Sofia
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sexta mai 03, 2013 3:55 pm

Joana, fiquei a pensar neste assunto. Se não te importares tenho uma ideia que irá ajudar-te a ti e aos teus pais nesta situação.
Porque não aproveitas as férias grandes e arranjas uns biscates a passear uns cães? com certeza deves ter ai alguns vizinhos que tenham cães de porte pequeno/médio e que até te davam uns trocos para os ires passear. Aproveitavas e juntavas uns trocos e ganhavas alguma experiência com canitos.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta mai 03, 2013 5:58 pm

E quando chegarem as férias e os amigos e as saídas à noite e o dormir até às tantas e as idas à praia e os festivais de verão, lá fica o cão em 5º plano... :roll: Sim porque um cão não dura 1 ano... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”