Shiba Inu, ajuda? Alguém??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kingyuuki
Membro Júnior
Registado: domingo mai 12, 2013 12:18 am

domingo mai 12, 2013 8:51 pm

dreamdog Escreveu:Desculpem o off-topic

1º ponto .. Sou um leigo nesta matéria
2º .. Os lobos não são domesticáveis?????? :o estranho, porque tinha ideia que sim.(não com a facilidade de um cão, mas pensava que conseguiam ser domesticados .. sempre ouvi dizer que a noção deles de matilha e macho alfa é o que os difere dos cães, pois tÊm essas características muito mais acentuadas)
3ºpensava que existiam raças mais próximas do lobo que essas duas .. por exemplo o checoslovaco.. alguns com 80% de lobo :o :o :o
Imagem

Para eventuais dúvidas, em 2004 foi efetuado um estudo intensivo pela Universidade de Washington sobre a estrutura genética do cão doméstico.
O estudo analisou 434 cães de 85 raças distintas e de continentes distintos, analisando a proximidade ao lobo. Este foi o resultado do estudo. Não sei se há resultados mais recentes, mas este foi o resultado a que esta universidade obteve. Quanto ao lobo ser domesticável, acredito que haja exemplos, mas julgo ser exemplos raros.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

domingo mai 12, 2013 8:54 pm

Jesscarter Escreveu:

2º .. Os lobos não são domesticáveis?????? :o estranho, porque tinha ideia que sim.(não com a facilidade de um cão, mas pensava que conseguiam ser domesticados .. sempre ouvi dizer que a noção deles de matilha e macho alfa é o que os difere dos cães, pois tÊm essas características muito mais acentuadas)
3ºpensava que existiam raças mais próximas do lobo que essas duas .. por exemplo o checoslovaco.. alguns com 80% de lobo :o :o :o
DreamDog, o cão lobo checoslovaco resulta do cruzamento entre um cão e um lobo :)
E o lobo é um animal domesticável, mas nunca domesticado! Dei isso numa cadeira chamada ''Etologia Animal'' :)
Sim é um cruzamento entre PA e lobo supostamente ... Sim, não estou a dizer que é para ter dentro de casa um lobo (mas agora que escrevi..quem sabe, já acredito em tudo) mas se criado desde bébé com humanos vai sempre obedecer ao macho alfa (dono) e segui-lo para todo o lado.. ou estou enganado?
Jesscarter
Membro Júnior
Registado: quarta mai 09, 2007 8:42 pm

domingo mai 12, 2013 8:57 pm

dreamdog Escreveu:
Jesscarter Escreveu:

DreamDog, o cão lobo checoslovaco resulta do cruzamento entre um cão e um lobo :)
E o lobo é um animal domesticável, mas nunca domesticado! Dei isso numa cadeira chamada ''Etologia Animal'' :)
Sim é um cruzamento entre PA e lobo supostamente ... Sim, não estou a dizer que é para ter dentro de casa um lobo (mas agora que escrevi..quem sabe, já acredito em tudo) mas se criado desde bébé com humanos vai sempre obedecer ao macho alfa (dono) e segui-lo para todo o lado.. ou estou enganado?
É com muita pena que lhe digo que está enganado, Dreamdog
:(

o lobo vai querer ser sempre o macho alfa, tornando-se agressivo para com o dono...
Isto, foi o que eu dei na faculdade...
Jesscarter
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 8:59 pm

kingyuuki Escreveu:

Imagem

Para eventuais dúvidas, em 2004 foi efetuado um estudo intensivo pela Universidade de Washington sobre a estrutura genética do cão doméstico.
O estudo analisou 434 cães de 85 raças distintas e de continentes distintos, analisando a proximidade ao lobo. Este foi o resultado do estudo. Não sei se há resultados mais recentes, mas este foi o resultado a que esta universidade obteve. Quanto ao lobo ser domesticável, acredito que haja exemplos, mas julgo ser exemplos raros.
Nuno, um off-topic: Será que me podes mandar um convite para o packlove por favor??
Ontem queria inscrever o meu cão, mas fiquei em fila de espera, porque não há ''lugar'' pra mim, neste momento, só por convite... o meu mail é [email protected]
Obrigada :D
kingyuuki
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 9:01 pm

Poisadon Escreveu:
kingyuuki Escreveu:Não subestimem a personalidade desta raça.

Há muitas pessoas que querem um animal sem ter a mínima noção de como são os animais, então esta raça, não vai mudar a personalidade só porque o dono quer, ou com treino "easy".

Não é por acaso que é considerada uma das raças mais difíceis de treinar e educar. E como sabemos os lobos não são domesticáveis, e os parentes mais próximos do lobo são o Shar-Pei e o Shiba Inu, daí talvez a dificuldade no treino desta raça.
eu por mim falo que desconheço em termos presenciais nunca tive em contacto com algum exemplar desta raça por isso não posso opinar, mas segundo tenho lido não é das mais difíceis e impossíveis de treinar ao qual também não é o meu interesse em que seja um cão muito obediente, pois falo pela minha cocker que tem um personalidade muito própria e tenta sempre contrariar-nos, venho em busca de mais informação da raça como contatos de criadores
Um das mais difíceis acredito que seja, até porque é considerada para treinadores "experts", mas impossível claro que não. :D Muito trabalhosa? é com certeza, por isso falei que se for para crianças é preciso saber muito bem o que se quer.

" Quando algum adulto visita uma casa em que haja um Shiba Inu ainda cachorro, normalmente deixa que seja este a aproximar-se ao passo que as crianças correm desenfreadamente atrás do que lhes parece ser um brinquedo com vida própria! Embora um cão bem treinado consiga tolerar relativamente bem esta situação, se for demais ele irá irritar-se porque esta raça não gosta de se constantemente restringido e agarrado. Então, torna-se imperativo ensinar a criança a esperar que o cão se aproxime."

Isto funciona com qualquer cão, mas segundo o que sei, é mais vincado nos shibas.
kingyuuki
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 9:04 pm

Jesscarter Escreveu:
kingyuuki Escreveu:

Imagem

Nuno, um off-topic: Será que me podes mandar um convite para o packlove por favor??
Ontem queria inscrever o meu cão, mas fiquei em fila de espera, porque não há ''lugar'' pra mim, neste momento, só por convite... o meu mail é [email protected]
Packlove enviado para o seu email! :)
Jesscarter
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 9:06 pm

kingyuuki Escreveu:
Jesscarter Escreveu:
kingyuuki Escreveu:

Imagem

Packlove enviado para o seu email! :)
Obrigada e pára de me tratar por você! :lol:
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

domingo mai 12, 2013 9:08 pm

Jesscarter .. desculpe mas vou discordar.. não tenho argumentos para contrariar a teoria, mas vou ficar com a minha ideia (não me leve a mal :) ) .. Mas vejo a coisa assim.. eu como animal racional, serei sempre o macho alfa, para além de que seria eu a providenciar alimento e abrigo ao animal, inserindo-o na minha matilha .. e outra coisa que tenho ideia, o cão é que vai tentando sempre ocupar o posto de macho alfa (por isso com alguns cães se tem que ter um cento de cuidados .. treino exercício etc) enquanto o lobo (tanto quanto sei) dentro da matilha só ocupa o lugar do macho alfa quando este morre ou saí da matilha. (posso estar a dizer uma grande asneira, mas é a ideia que tenho).

kingyuuki .. desconhecia esse estudo. Mas acho o numero da amostra insuficiente para tirar conclusões sólidas. Mas já é alguma coisa.. como disse desconhecia :)
Poisadon
Registado: domingo abr 28, 2013 2:37 pm

domingo mai 12, 2013 9:19 pm

kingyuuki Escreveu:
Poisadon Escreveu:

Há muitas pessoas que querem um animal sem ter a mínima noção de como são os animais, então esta raça, não vai mudar a personalidade só porque o dono quer, ou com treino "easy".

Não é por acaso que é considerada uma das raças mais difíceis de treinar e educar. E como sabemos os lobos não são domesticáveis, e os parentes mais próximos do lobo são o Shar-Pei e o Shiba Inu, daí talvez a dificuldade no treino desta raça.
Já agora por curiosidade queria saber porque optas-te por esta raça
Jesscarter
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 9:39 pm

dreamdog Escreveu:Jesscarter .. desculpe mas vou discordar.. não tenho argumentos para contrariar a teoria, mas vou ficar com a minha ideia (não me leve a mal :) ) .. Mas vejo a coisa assim.. eu como animal racional, serei sempre o macho alfa, para além de que seria eu a providenciar alimento e abrigo ao animal, inserindo-o na minha matilha .. e outra coisa que tenho ideia, o cão é que vai tentando sempre ocupar o posto de macho alfa (por isso com alguns cães se tem que ter um cento de cuidados .. treino exercício etc) enquanto o lobo (tanto quanto sei) dentro da matilha só ocupa o lugar do macho alfa quando este morre ou saí da matilha. (posso estar a dizer uma grande asneira, mas é a ideia que tenho).

kingyuuki .. desconhecia esse estudo. Mas acho o numero da amostra insuficiente para tirar conclusões sólidas. Mas já é alguma coisa.. como disse desconhecia :)

Dreamdog, tudo bem, esteja a vontade em discordar ehehe :lol:
Eu também não sou muito entendida no que toca ao assunto ''lobo'', só sei o que dei em teoria.. E dei que o lobo tenta sempre encontrar uma fraqueza que o ponha no estatuto de alfa...
Dou-lhe o meu exemplo, tenho rottweilers, e eles nunca tentaram chegar a alfa, eles sabem a sua posição desde pequenos... Com o lobo desconfio que não seja assim..
kingyuuki
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 9:42 pm

Poisadon Escreveu:
kingyuuki Escreveu:
Poisadon Escreveu:

Já agora por curiosidade queria saber porque optas-te por esta raça
Muito fácil. Tive um vizinho que era apaixonado por esta raça, e teve alguns Shibas e fui admirando. Eu como já sou um apaixonado por tudo o que envolve o Japão, a cultura, a história, e mesmo os restantes cães japoneses, e após uma viagem que fiz a Tóquio, fiquei ainda mais impressionado com a importância que este cão tem na cultura japonesa. O Shiba no Japão é a raça nº1, e infelizmente também um pouco maltratada, apesar de ter quase sido instinta no passado. E pronto, entre raças japonesas, escolhi esta por raramente ladrar, ser um cão extremamente limpo e muito fiel.... apesar da sua IMENSA TEIMOSIA !
kingyuuki
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 9:46 pm

Imagem

Já agora para mais uma curiosidade, um artigo publicado pela National Geographic a considerar o Shiba Inu como o mais próximo do lobo.
Jesscarter
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 9:49 pm

kingyuuki Escreveu:Imagem

Já agora para mais uma curiosidade, um artigo publicado pela National Geographic a considerar o Shiba Inu como o mais próximo do lobo.
Nuno, a propósito deste assunto, eu tb, em todos os lados que li, vi que o shiba era um cão muito próximo ao lobo!
E ontem esqueci-me de te perguntar, o Yuuki larga mt pêlo? E em relação ao LOP?
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo mai 12, 2013 9:51 pm

Jesscarter Escreveu:
Isso já foi há muito muito tempo, hoje em dia as linhagens estão perfeitamente definidas e já não se recorre ao lobo para obter cães lobos checos. Essa aberração pratica-se nos EUA, como sempre :roll: , e é extremamente prejudicial para a raça, pois dão origem a híbridos de temperamento extremamente complicado de gerir e muito forte, por conseguinte altamente problemáticos... ou seja, estragam a raça com estas experiências estúpidas.

O Cão Lobo Checo hoje em dia, e depois de devidamente apurado e seleccionado, possui ainda em média, cerca de 28% de sangue lupino. :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
kingyuuki
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 9:58 pm

Jesscarter Escreveu:
kingyuuki Escreveu:Imagem

Nuno, a propósito deste assunto, eu tb, em todos os lados que li, vi que o shiba era um cão muito próximo ao lobo!
E ontem esqueci-me de te perguntar, o Yuuki larga mt pêlo? E em relação ao LOP?
Olha, normalmente larga uma vez por ano, e começa normalmente em Maio, talvez devido ao calor não sei. Mas quando larga parece que o pêlo nunca acaba, e dá para fazer um belo casaco. Aí aconselho a usar o furminator, que faz milagres. :D
Responder

Voltar para “Cães”