lunathar Escreveu:peço desculpa ao/a theone não queria ofender ninguém
referi apenas o nick do ElMariachi porque sei que é um user que tem uma dob e costuma frequentar exposições, logo deduzo que perceba pelo menos um pouco mais que os restantes acerca de dobs.
Se você também percebe de dobs dê também aí um contributo para ajudar o rapaz.
Acho que com vontade, paciência uma boa escola um bom criador é possível.
(a primeira pagina deste topico parece que tava tudo com um copo a mais )

Não se preocupe que estávamos a brincar

E acredite que há gente aqui muito mais bem creditada a falar sobre dobs que eu.. Eu só tenho a minha terrorista a apenas 4 meses. Informo-me imenso e ando em cima dos acontecimentos mas na prática sou um "menino" ainda. A TheOne por exemplo tem-los (dobermann's) há largos anos e tem uma experiência incomparável á minha. Aliás.. ela sabe bem que em qualquer dúvida uma das pessoas do mundo on-line a quem me socorro é ela
Quanto ao user.. com menos idade começou também a minha paixão pelos dobs. Ainda sou novo (28 ) mas esperei todos estes anos pelo momento certo. Entretanto, visitei vários criadores, falei com eles, fui a exposições com eles, lidei com os cães deles até que me decidi sobre o criador e a altura da compra. Hoje não me arrependo nem de uma coisa nem de outra.
Só lhe posso dizer que não é um cão fácil, mas também não é o bicho papão que muita gente pinta. É um cão possante mas meigo, territorial (mais os machos) mas familiar, teimoso mas inteligentissimo... Além disso tem uma energia inesgotável, o que implica um consumo de tempo por parte dos donos considerável.
Pondere bem e pense com a cabeça.
Pedro