Grooming

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda jun 03, 2013 11:09 pm

Como falei aqui no corte do Cocker Inglês, é essa mesma raça que vou postar hoje, para exemplificar com imagem aquilo que tentei explicar. E como não podia deixar de ser... vou deixar aqui o meu cocker favorito! :D

Antes:

Imagem

Imagem

Depois:

Imagem

Imagem

Este é a Chicco of Black Milk (Chiquinho para os amigos), um Cocker Spaniel Inglês

Técnicas:

- Stripping em todo o corpo, principalmente nas zonas em que o pêlo está mais curto.
- Corte com tesoura para tirar comprimento em algumas zonas e para fazer as patas (corte tipicamente chamado "pés de gato")
- Corte com tesoura de desbaste para esculpir a forma e acabamentos
- Corte com máquina da garganta ao esterno, base das orelhas, e focinho.

Produtos Usados por ordem:

- Flash para desembaraçar com maior facilidade o pêlo

- Shampoo Artero Hidratante

- Protein Vital para hidratar e tornar o pêlo sedoso

- Protector térmico para não queimar o pêlo durante a secagem

- Flash para dar Brilho e deixar o pêlo mais solto e macio.

Este antes e depois não é no mesmo dia, aliás, o antes foi já há muito tempo, das primeiras vezes em que o Chiquinho veio. O depois foi da última vez. Decidi fazer assim porque foi com este cão que evolui a minha preparação desta raça, aliás, cheguei a participar com ele numa exposição, na qual obteve excelente :D Simplesmente este depois, é o melhor "depois" que até hoje consegui dele, porque fui melhorando a cada arranjo (não gosto de lhe chamar tosquia, porque na verdade tem pouco de tosquia). Foi através do Chicco que recebi imensos conselhos e dicas de handlers e criadores sobre o corte do cocker, coisas simples que fazem toda a diferença, coisas que não se aprendem em livros nem em vídeos. Agradeço especialmente à Emília (criadora do Chicco), à Claire Searle (groomer e criadora de cockers da Austrália), e ao Emanuel (handler).

Foi também o meu primeiro Cocker Inglês fora do curso, e porisso acresce um carinho e uma dedicação especial. Além disso tem uns donos fantásticos que fazem tudo o que podem por ele, e isso dá-me muita motivação para o deixar no "nosso" auge (meu e dele :D)

Feedback dos donos: Excelente :)
Última edição por __dani__ em domingo fev 23, 2014 11:58 am, editado 1 vez no total.
__dani__
Membro Veterano

segunda jun 03, 2013 11:12 pm

Débora, aguardo uma das tuas (ou mais)! :wink:
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quarta jun 05, 2013 6:32 pm

Que fantástico depois! Lindo!
__dani__
Membro Veterano

quarta jun 05, 2013 7:43 pm

saraestrelo Escreveu:Que fantástico depois! Lindo!
Obrigada Sara :)
__dani__
Membro Veterano

segunda jun 10, 2013 9:16 pm

Por sugestão da TheOne, cá fica o já famoso Benny, um west highland white terrier super simpático!

Antes:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Técnicas:

- Stripping em todo o corpo, principalmente nas zonas em que o pêlo está mais curto, menos na cabeça.
- Corte com tesoura para acertar pontas, arredondar a cabeça e fazer as orelhas em bico.
- Corte com tesoura de desbaste para esculpir a forma e acabamentos
- Corte com máquina da garganta ao esterno e ponta das orelhas.

Produtos Usados por ordem:

- Flash nos nós/chocas/rastas para desembaraçar com maior facilidade o pêlo

- Pó de Stripping para facilitar o stripping

- Shampoo Hexaderma para aliviar a pele e tratar a seborreia

- Protein Vital para hidratar e acalmar a pele

- Kw Volumizador para a cabeça

- Fixador Pure Paws Terrier touch kholesterol para dar o "ultimo toque" na cabeça

Este antes e depois não é no mesmo dia. As fotos do Antes foram tiradas no primeiro dia que tratei do Benny, e as do Depois foram tiradas cerca de 4 meses depois.

O Benny desde cachorro sempre foi tosquiado à máquina, pelo dono. Acontece que ele tem a pele bastante sensível (algo comum nesta raça, infelizmente), e o facto de ser tosquiado com máquina agravou o problema de tal forma, ao ponto de apresentar vermelhidão em toda a superfície da pele, e lesões por todo o corpo. O sub-pêlo era de tal forma denso que se tornava quase impossível ver-se a pele, mesmo puxando o pêlo para os lados para ver. Muita sujidade acumulada, e muita seborreia também, estava uma lástima. As veterinárias (já bem informadas sobre a importância do stripping), decidiram "receitar" apenas isso para começar! No dia em que tratei dele ficou mesmo feio, muitas peladas.... peladas que mostravam a pele doente que ele tinha.

Mas ao fim de pouco tempo um novo Benny renasceu, a pele ficou saudável e rosadinha, sem feridas, sem seborreia, sem prurido, além disso ficou mais westie, mais bonito :)

Só tem um defeito: Adora deitar-se no xixi, aliás é a primeira coisa que ele faz quando chega à casa! Nota-se pelas pontas amareladas! BOA Benny, obrigadinha! :lol:

Feedback dos donos: Muito bom! O Benny passou a vir quinzenalmente!
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça jun 11, 2013 12:33 am

Fantástico Dani!!! :D Gosto particularmente desta foto:

Imagem

Mergulhaste o Beny na lixívia?!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
__dani__
Membro Veterano

terça jun 11, 2013 12:56 am

TheOne Escreveu:Fantástico Dani!!! :D
Obrigada :D
TheOne Escreveu:Mergulhaste o Beny na lixívia?!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: Parece não parece? Mas não, bastou-me tirar o subpêlo de anos! Nesse dia fiquei com duas bolhas em dois dedos e um calo noutro. :lol:
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jun 11, 2013 9:42 am

era o que eu estava a pensar, o cão mudou de cor! :o :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça jun 11, 2013 9:57 am

eu só tenho pena da Dani estar longe de mim :oops:

tb gosto do groomer do meu Tobias Manuel, mas assim, quando um não pudesse, não ia ficar sem assistência :oops:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

terça jun 11, 2013 1:17 pm

ReginaVieira Escreveu:
antes:
Imagem
depois:
Imagem
Imagem

e já vos mostro mais... :P [/list]

Não gostei nada do grooming desse Yorkie... Nem sequer cortaram o pelo na parte superior das orelhas mas também não sei o que os donos pediram... E também não gosto nada da "franjinha" :P Mas gostos não se discutem :)
Parabéns à Dani pelo excelente trabalho...
A Pandora em breve vai ter um "corte" radical, depois coloco fotos :)
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça jun 11, 2013 2:27 pm

Olá fteixeira :)

Sinceramente não sei se o cão foi só só para banho e aparadelas, ou se foi para "tosquia" mesmo. Alguns cortes ainda sei porque ou se nota mesmo muito, ou diz nas próprias fotos(no facebook). Se foi corte mesmo, também acho que a franjinha ficou meia ao contrário, com a Pucca(lá) nunca aconteceu, das orelhas é como disse pode ter sido pedido dos donos. Se fosse um york meu, eu escolheria o corte à westie ou cortes daqueles todos fashion japoneses(desde que a Dani me mostrou estes ando fã simplesmente) (;

Pessoalmente, para mim o melhor corte deles foi à minha Pucca :P e aposto que o próximo corte a um cocker que reencaminhei para lá também será muito bom.

No caso da Pucca eu já sabia o que queria(em 2x de tosquia lá) e eles fizeram-me exatamente o que eu queria, no caso do cocker que "mandei" ir lá será a mesma situação pois eu já lhes disse o que devem pedir(corte da raça com stripping).

O mal de muitos cortes é pelos donos que têm a mania de ter um cão exigente a nível de pêlo e em vez de arcarem com o trabalho que um pêlo assim dá, mandam rapar e coisas do género.

O exemplo do westie da Dani, se não fosse ela com muito trabalho e esforço coitado daquele cão, nem quero imaginar...

Eu prefiro manter o pêlo da Pucca com um tamanho assim grandito nem que a tenha que levar mais vezes ao ano do que mandar rapar e leva-la anualmente.

fteixeira quero muito ver fotos do corte não se esqueça :P

E quero muito muito que chegue a altura do corte da Pucca para vos deixar todas(os) cheias(os) de inveja :twisted: :P
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

terça jun 11, 2013 2:34 pm

Bem é realmente fantástico o antes e o depois! É pena é o amarelo por causa do xixi, malandro :P

Tenho pena que haja tópicos inúteis na arca e tenham imensos comentários e este que mostra um belo trabalho na área da canicultura tenha tão poucos em relação a outros. Mas pronto!
sofiaabreulopes
Membro Veterano

terça jun 11, 2013 2:40 pm

o meu Tobias Manuel (yorkie) tem groomer marcado para 6ª feira - é o chamado corte de verão - fica mais curtinho em cima, e nas orelhas, eu não gosto de ver o pelo - ficam espetadinhas e rapaditas - parece o rato Mickey :oops:

A cabeça fica a atirar para o westie :oops: mas tem de ser, ela na quinta dos meus pais, com o pelo com o tamanho natural - nele é até ao chão) ia ser uma autentica desgraça - nem podia andar descansado o meu ratinho! :oops: :lol:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
</p>
<p>&nbsp;</p>
sofiaabreulopes
Membro Veterano

terça jun 11, 2013 2:53 pm

o meu peste com o corte do verão do ano passado

ImagemUploaded at Picoodle.com
<p>&nbsp;</p>
</p>
<p>&nbsp;</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça jun 11, 2013 3:15 pm

Sofia, quando ainda estava "fresca" nos assuntos também cheguei a optar por um corte muito semelhante ao do seu Tobias. Mas depois de ver as opções que há...
Para além de que ter o pelinho assim tão rapado não é benéfico(salvo algumas exceções), sendo o Tobias um cão saudável com o pêlo em tão bom estado(tendo também a doninha que tem é normal) acho que podia ver outras opções. Pode claro manter o pêlo mais curto mas acho que nunca deveria estar tão curto.
Responder

Voltar para “Cães”