A idade dos foristas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 22, 2003 8:21 am

O que interesa é a idade mental.
'E claro que com um adulto pressume-se que tem mais experiência e mais maturidade - mas isso é relativo.

Pe, uma pessoa protegida (que teve a sorte de ter pais mais ou menos bem na vida, de crescer em meios mais ou menos pacifícos, de frequentar boas escolas,etc.) cresce mais devagar em termos de experiência do que um jovem dos bairros problemáticos, com famílias disfuncionais e por aí fora.

O 2º será "street wise" e o 1º não.
Mas o 1º terá melhor capacidade para lidar em termos emocionais com essas experiências do que o 2º que estará mais preparado em termos práticos.

Eu, pessoalmente, tenho dificuldade em ser "maternalista" com as crianças (só mesmo com as muito pequenas).
Para mim a idade critíca é a adolescência.

Dizia alguém (já não me lembro) que anormal é o adulto que olha para trás e quer reviver esses anos - entre os 12 e os 20 - ninguém, dizia ele, quer voltar a essa idade, pois é uma idade horrível para o jovem, em que já não se é criança mas ainda não se é adulto.
Uma altura de grandes inseguranças e de autoafirmação, uma época de grande solidão e de integração.
Enfim, naturalmente esquizofrénica.

Penso que toda a gente, crianças ou não, devem ser tratadas da mesma maneira - com educação.
Não é possível, na net e mesmo na vida real, pressumir o grau de conhecimento e de conscialização de outrém, excepto se o conhecremos.

E, sobretudo, a idade não nos dá garantias de coisa nenhuma - nem de inocência, nem de inteligência, nem de...nada.
Só o tempo e o conhecimento gradual que é possível fazer, aqui na net.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda dez 22, 2003 10:19 am

Olá....

Eu peço desculpa, mas já estou na idade da descrença. Uma criança de 10 anos, não tem maturidade suficiente para escrever certos textos, como volta e meia aparecem por aí.....
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 22, 2003 10:30 am

linda76 Escreveu: Olá....

Eu peço desculpa, mas já estou na idade da descrença. Uma criança de 10 anos, não tem maturidade suficiente para escrever certos textos, como volta e meia aparecem por aí.....
Pois eu tenho exactamente o problema oposto :? Custa-me a crer que algumas pessoas que andam por aqui a escrever certas coisas e com determinadas atitudes sejam adultos!! :?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda dez 22, 2003 11:17 am

Pronto, eu confesso :oops:
Andei para aí a dizer que tinha 65 anos, mas de facto só tenho 25 :lol:
Era a ver se pegava, para passar por pessoa respeitável :lol:

Agora a sério.
Eu nunca me preocupei com a incerteza da idade dos foristas. Se alguns são criancinhas, paciência. Da minha parte creio que nunca "abusei delas" :lol: por palavras e muito menos por actos. Mas compreendo a apreensão de algumas pessoas.

O tema deste tópico tem a ver com o fórum mas não tem a ver com os cães. Também não era essa a ideia. Mas, de qualquer forma, eu vou aproveitar dizer o seguinte, a propósito de crianças e de cães.
Sabem uma coisa que me fascina nos cães, independentemente da sua idade? É o serem eternamente crianças. É terem uma jovialidade que se nos transmite e alegra. Enquanto são cachorros claro que são mais criançolas. Mas nunca perdem esse lado inocente e puro com a idade.
Eu acho que aprendi muito com eles. A viver essa jovialidade.

Aliás, ser criança para toda a vida é muito complicado. O ideal é andar sempre na fronteira. Tentar ser-se jovem mentalmente, mas assumindo sempre, com muita lucidez, a idade que se tem. Se não se conseguir obter este equilíbrio, a pessoa corre o risco de: ficar ridiculamente velho gaiteiro ou, ao contrário, um canastrão do caraças.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

segunda dez 22, 2003 1:15 pm

Boas
Pois bem, vamos então falar deste assunto de uma forma directa. Eu posso falar por experiência própria, pois tenho 15 anos.
Quando me inscrevi no Fórum, a minha primeira resolução foi não dizer a minha idade a ninguém, pois sei que a maior parte das pessoas de certa forma iriam pôr-me de lado, nunca levariam a sério os meus concelhos e as minhas experiências e como tal, preferi omitir esse facto. Ao longo dos tempos creio que fui provando que afinal, uma criança também pode ter discussões sérias, aceitar críticas (construtivas), dar bons concelhos, etc.
Por tudo isto, aos poucos fui dizendo a minha idade e acho que hoje já poucas pessoas não sabem a verdade. Por isto também, eu discordo da já antiga intervenção da Isabel...
isabelnobre Escreveu: Se reparar-mos bem há coisas que se vê bem, talvez não á primeira.
Um adulto tem uma maneira de escrever calma ponderada
, enquanto que uma criança que se faz passar por adulto tem necessidade de se assumir perdendo a calma com alguma facilidade. Não admite as criticas feitas á sua pessoa, assumindo-as como algum tipo de ataque mais ofensivo, além de não ter argumentos numa discussão.
Mas isto de não se ver a cara das pessoas tem mais que se diga, já vi algumas discussões que se fossem cara a cara não teriam acontecido, porque temos de adivinhar o que se passa do outro lado do monitor, não sabemos por vezes se se trata de sarcasmo ou não, por exemplo.
Isto está mais do que errado. Hoje em dia cada vez mais se verifica o aparecimento de crianças precoces e é praticamente impossível adivinhar se do outro lado do monitor está uma criança ou um adulto. Pelo que eu percebi, ninguém alguma vez iria pensar que eu tenho 15 anos e nem mesmo quando eu me registei imaginavam que eu tinha 14... Achei também muita piada à reacção de certas pessoas ao descobrirem que tinham estado a discutir com 'uma criança de 14 anos'... Não vejo porquê, como já disseram há adultos com mentalidade de criança e crianças com mentalidade de adulto.
Bem, já me alonguei de mais.
Fiquem bem
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 22, 2003 2:29 pm

Volto a dizer....tenho mais problemas com os adultos que escrevem e se comportam como crianças do que com crianças que se comportam como adultos. Felizmente Arcanus não é caso único....já houve mais surpresas agradáveis aqui no forum com adolescentes que escrevem muito melhor e têm muito mais conhecimentos do que alguns adultos que aqui caiem de vez em quando de paraquedas.....vindos do planeta Marte!

Cumprimentos
Paulo C.
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

segunda dez 22, 2003 2:39 pm

Eu sempre pensei que o Arcanus era adulto, pela maneira como escreve e pelos conhecimentos que tem :oops:

Parabéns :D
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

segunda dez 22, 2003 3:28 pm

Arcanus Escreveu: Boas
Pois bem, vamos então falar deste assunto de uma forma directa. Eu posso falar por experiência própria, pois tenho 15 anos.
Quando me inscrevi no Fórum, a minha primeira resolução foi não dizer a minha idade a ninguém, pois sei que a maior parte das pessoas de certa forma iriam pôr-me de lado, nunca levariam a sério os meus concelhos e as minhas experiências e como tal, preferi omitir esse facto. Ao longo dos tempos creio que fui provando que afinal, uma criança também pode ter discussões sérias, aceitar críticas (construtivas), dar bons concelhos, etc.
Por tudo isto, aos poucos fui dizendo a minha idade e acho que hoje já poucas pessoas não sabem a verdade. Por isto também, eu discordo da já antiga intervenção da Isabel...
isabelnobre Escreveu: Se reparar-mos bem há coisas que se vê bem, talvez não á primeira.
Um adulto tem uma maneira de escrever calma ponderada
, enquanto que uma criança que se faz passar por adulto tem necessidade de se assumir perdendo a calma com alguma facilidade. Não admite as criticas feitas á sua pessoa, assumindo-as como algum tipo de ataque mais ofensivo, além de não ter argumentos numa discussão.
Mas isto de não se ver a cara das pessoas tem mais que se diga, já vi algumas discussões que se fossem cara a cara não teriam acontecido, porque temos de adivinhar o que se passa do outro lado do monitor, não sabemos por vezes se se trata de sarcasmo ou não, por exemplo.
Isto está mais do que errado. Hoje em dia cada vez mais se verifica o aparecimento de crianças precoces e é praticamente impossível adivinhar se do outro lado do monitor está uma criança ou um adulto. Pelo que eu percebi, ninguém alguma vez iria pensar que eu tenho 15 anos e nem mesmo quando eu me registei imaginavam que eu tinha 14... Achei também muita piada à reacção de certas pessoas ao descobrirem que tinham estado a discutir com 'uma criança de 14 anos'... Não vejo porquê, como já disseram há adultos com mentalidade de criança e crianças com mentalidade de adulto.
Bem, já me alonguei de mais.
Fiquem bem

Bem há crianças e crianças, adultos e adultos. Em primeiro lugar eu não considero o Arcanus uma criança com 15 anos, mas também nunca pensei que fosse tão novo.
Enganou-me safadinho!!! :oops:
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda dez 22, 2003 4:44 pm

susanasaraiva Escreveu: Eu sempre pensei que o Arcanus era adulto, pela maneira como escreve e pelos conhecimentos que tem oops

Parabéns D

Faço minhas as palavras da Susana e quanto ao Arcanus só lhe posso dizer...PARABÉNS pela excelente postura!!!

Também fui apanhado... :oops: :lol: ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
MartaF
Membro
Registado: terça jul 15, 2003 4:17 pm

segunda dez 22, 2003 6:04 pm

Também pansava que o arcanus era mais velho, mas não que ache que não há crianças com mais maturidade do que muitos adultos!
Bem pelo contrário! Eu também tenho 15 anos... E quando falo com algumas pessoas na net elas ficam imensamente surpresas quando lhes digo a idade... Mas também não concordo por inteiro contigo aisd, pois nem todas as crianças ou adolescentes que vivem num meio superior e frequentam boas escolas são imaturas, infantis...
É absolutamente relativo! Depende de tudo, e ás vezes não depende de nada...
Tenho colegas que vivem muito bem e que são super protegidos que são capazes de manter conversas interessantíssimas com adultos sobre quase tudo. E alguns com menos meios que passaram por coisas que os podiam ter feito crescer, mas que têm a mentalidade de uma criança de 9 anos...
E é um facto que não me incomoda, o que tenho para dizer tanto digo a uma pessoa de 10 anos como a uma de 40, da mesma forma...
Se falarmos educadamente para toda a gente julgo que a idade não faz diferença alguma.

Um Feliz Natal e Bom Ano Novo a todos

Marta Marques
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda dez 22, 2003 6:07 pm

Olá

Bom, eu não digo a minha idade porque, senhora que se "preze" não o faz ;)

Mas, tendo em linha de conta que, tenho 3 filhos, uns na idade do "armário" e outros a entrar...
... que não casei aos 15... :D :D

Criança ou adolescente, não serei certamente! ;) :D

Fiquem bem,
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

segunda dez 22, 2003 6:24 pm

Boas
Fiquei realmente surpreendido com as intervenções do PauloC, da Isabel, da Susana, do jcachorro e da MartaF... :oops: Um muito obrigado a todos. E pelos vistos existiam mais pessoas que não sabiam a verdade do que o que eu pensava... :oops:
E como dizia a Marta, esta questão de maturidade depende de muita coisa e não depende de nada. Mas devo dizer uma coisa, eu quando ando mais feliz, mais alegre, fico também mais infantil e tenho atitudes que nunca pensei ter... o que nem sempre é mau!
Creio que até hoje neste Fórum nunca tive uma atitude incorrecta para com ninguém, o que já não se pode dizer de certas pessoas que 'vieram do planeta Marte' :D
Fiquem bem
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda dez 22, 2003 6:40 pm

Na minha opinião o problema não reside na idade dos foristas, mas sim na maneira como tratam os outros, principalmente os menbros mais recentes.
Um membro recente por mais que leia páginas e páginas dos diversos fóruns, não sabe muitas vezes o que fazer em X situação, aí dirige-se a outrém. Percebo que existam n situações repetidas, gente que vem só para gozar etc etc, mas ás vezes também há muita falta de tolerância. A maior parte dos foristas vive em cidades grandes, crêem em coisas diferentes das outras pessoas, muitas vezes não aceitando outros pontos de vista.
Sejam crianças ou adolescentes ou adultos todos se sabem exprimir e entender, haja é alguma tolerância e, principalmente, educação.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda dez 22, 2003 7:17 pm

Arcanus Escreveu: Mas devo dizer uma coisa, eu quando ando mais feliz, mais alegre, fico também mais infantil e tenho atitudes que nunca pensei ter... o que nem sempre é mau!
Claro que não é mau, Arcanus!!! Aliás, é muito saudável....
Umas pitadas de parvoeira e de brincadeira em determinados contextos é do melhor que há!!!! Se as coisas forem levadas sempre muito a sério, a vida torna-se uma autêntica seca! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda dez 22, 2003 7:29 pm

Arcanus Escreveu:Fiquei realmente surpreendido com as intervenções do PauloC, da Isabel, da Susana, do jcachorro e da MartaF... :oops: Um muito obrigado a todos. E pelos vistos existiam mais pessoas que não sabiam a verdade do que o que eu pensava... :oops:
Arcanus, põe-me lá na lista também. ;)
Eu já tive aqui algumas surpresas interessantes no que respeita à idade de alguns. Neste caso concreto, também pensava que o Arcanus era mais velho. Julgava que tinha à volta de vinte anos. Mas este juizo, pelos vistos, foi feito por mais pessoas. Julgo que se deve à forma sensata e equilibrada de ele participar. Sim senhor, lindo menino, ainda por cima bem educadinho :D

Outro elemento que me andou a enganar durante muito tempo foi a Nuria. Quando andei às voltas com o meu site sem saber por onde lhe pegar e a contactei para ela me dar umas dicas técnicas, estava absolutamente convencido que ela tinha vinte e tais ou mesmo trinta e tais... :lol:
Desculpa Núria, por pouco punha-te ao meu nível etário. :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”