Eu provavelmente não me expliquei bem, quando quis dizer "virar costas" não me estava a referir a ignora-lo, estava-me a referir àquelas pessoas que tiram as mãos da boca do cão com rapidez alimentando a presa do animal e dizem aiai e fogem quase a correr....nunca se deve tirar a mão com rapidez (sei que os dentinhos de leito são finos e magoam mas deve-se tirar devagar à medida que se repreende com o "NAO" forte e depois sim, ignorar o cão para que ele sinta falta (uma forma de castigo). Não temos aqui pensamento à humano nenhum a não ser que no seu meio envolvente se mordam uns aos outros. Acontece que este cão não ficou o tempo suf junto à mãe e irmãos para saber quando deve parar de morder com força. Quanto à parte "Os cachorros aprendem a não morder com muita força nos irmãos para continuarem a brincar e a ter companhia, não para ganhar ou perder." Eles brincam entre eles com mordidas não é para companhia, companhia até aos 2 meses (se ficarem com a mãe) têm sempre. É para ganhar caracter e o ganhar ou perder é muito importante para o desenvolvimento do cachorro! São lutas imaginarias de preparação.ZezinhoManel Escreveu:O cão é um animal de matilha, portanto nunca vai assumir que "venceu" quando uma pessoa lhe vira as costas... Vai-se sentir ignorado e vai tentar de tudo para retomar a atenção da mesma. Os cachorros aprendem a não morder com muita força nos irmãos para continuarem a brincar e a ter companhia, não para ganhar ou perder.Sheeva22 Escreveu: Os cães dessa idade ainda estão a formar o seu caracter (uma parte) e ao brincarem estão a desenvolver o seu ego, tal como as crianças. Ao morderem e dizer-mos "ai ai" e virar-mos costas eles podem assumir como "ena, ganhei, sou o maior!" compreendo o ai-ai (já o fiz e sei que resulta) se de seguida aparecer uma penalização. (cada vez que me morderes e ouvires o ai ai, vai haver uma chapadinha/fecha-lo na box de castigo/ um toque com firmeza nas patas de tras a imitar uma mordida/ o que acharem melhor) para que ele assuma o "ai ai" a "ai vem castigo". Para quando ele ouvir um ai ai não pense "sou o maior, mas "magoeei o meu dono = castigo".
Isso é pensamento à humano.
E já estou literalmente farto da conversa de dominância...5% dos problemas de agressão canina são derivados de dominância, repito 5%!!!
Os humanos passam a ser parte da matilha e eles continuam a ganhar ou a perder...
Por fim... Quanto à dominância, não compreendo porque pôs no mesmo saco o termo dominância com o termo de agressividade. Uma coisa é dominância e outra coisa é agressividade podem conjugar mas não necessáriamente. Quando falamos em dominância estamos a falar do temperamento do cão. Essa dominância, porém, não necessariamente feita de forma agressiva. Muitos cães dominantes são extremamente dóceis e simpáticos. Toda a questão de dominância se resume nisso: quem é que decide e quando a vontade que prevalece é a do cão, e não a do dono, temos uma situação clara de cão dominante, e que nada tem de agressivo.
Agressividade é o tipo de reação que um cão apresenta. É a forma com que este cão responde aos estímulos externos: age de forma violenta; impulsiva; exagerada. A Agressividade, pode ser dispertada por várias razões, como medo, possessividade, e (também) dominância. Daí os seus 5%.
Se está farto do termo "dominancia" é dado à sua má interpretação, visto que está a interpretar dominancia=agressividade.
Não vou continuar a debater este assunto. O meu comentario acima e este para esclarecimento do meu termos "virar costas" é o contributo que dou ao autor do topico e fico-me por aqui, quem quiser concorde quem não quiser não concorde. Não estou para estar aqui a debater apenas para dar a minha opinião e a minha opinião é esta. Esclareci uma parte que não fui clara, e fico-me por aqui.
Cumprimentos e abraços!