Raças da "Moda"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SummerRB
Membro
Registado: segunda abr 15, 2013 4:16 pm
O gentleman Taylor
Rodolfo - o nosso baby site gigante <3

segunda abr 06, 2015 8:22 am

Para responder à pergunta de quem iniciou o tópico, acho que de momento as novas raças "da moda" são provavelmente os Jack Russel e os Bulldog Francês. Tenho visto um aumento na popularidade da "minha" raça, os Cavalier King Charles Spaniel, para grande desagrado meu.
A realidade é que uma raça que ganha popularidade leva a cruzamentos indiscriminados por pessoas que até podem ter as melhores das intenções mas que acabam por inserir na raça patologias que se sabem que existem mas que até aqui eram muito raras - um exemplo são as displasias que até à poucos anos em Portugal não eram vistas nos Cavaliers (embora se mantivesse como um dos exames de despiste a efectuar antes de cruzar cruzar) e actualmente começa a aparecer com maior frequência.

Não tenho nada contra quem vende mais barato desde que façam o trabalho de casa - e a verdade é que desconheço que haja um único caso em que os cães aparecem a preços mais acessíveis e os pais são de linhas boas (quer morfologicamente quer em termos de saúde e temperamento) e foram sujeitos aos exames de despiste de doenças recomendados para a raça. Já nem falo de provas de aptidão física e morfológica como são as provas de trabalho ou as exposições.

Além disso, uma ninhada bem criada é uma despesa imensa quer no que diz respeito ao dinheiro que se gasta directamente, quer às horas que se passa a cuidar da mãe e bebés (nos Cavaliers é comum que os cachorros precisem de suplementação de 2 em 2h, de dia e de noite), a socializar os cachorros, a conhecer potenciais donos e a escolher a melhor casa para eles.

A verdade é que se quer comprar um Audi pagará um Audi... Mas se quiser ir ao OLX e comprar um Renault Clio de 1994, pegar num bocado de argamassa e colar-lhe o logótipo da Audi, também pode - mas isso não faz do seu carro um Audi.

Há tanto cão de raça e arraçado nos canis que sinceramente a menos que a pessoa queira um animal de qualidade (com as garantias que disso advêm) não consigo justificar que se compre. E um cão de qualidade vem com um preço que o reflecte, como é óbvio.
zitapets

segunda abr 06, 2015 9:32 am

Tópico editado pela moderação por conter linguagem ofensiva e mensagens provocatórias.
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

segunda abr 06, 2015 9:56 am

Há pouco tempo via alguns Bulldogs Inglês.
Agora vejo bastante Bouledogue Francês.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda abr 06, 2015 6:20 pm

SummerRB Escreveu:
Não tenho nada contra quem vende mais barato desde que façam o trabalho de casa - e a verdade é que desconheço que haja um único caso em que os cães aparecem a preços mais acessíveis e os pais são de linhas boas (quer morfologicamente quer em termos de saúde e temperamento) e foram sujeitos aos exames de despiste de doenças recomendados para a raça. Já nem falo de provas de aptidão física e morfológica como são as provas de trabalho ou as exposições.
Também não conheço. E uma das explicações é que quem cria como deve ser não está particularmente preocupado com as vendas e pede o preço que acha correcto.

Nenhuma das raças que gosto custa 300,00. Talvez no Olx...
SummerRB
Membro
O gentleman Taylor

segunda abr 06, 2015 6:31 pm

Gostava que este fórum tivesse um botão de gosto Watermonitor :)
CASTELLUM MARE CAVALIER KING CHARLES SPANIEL
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

terça abr 07, 2015 4:19 pm

Estar a pagar dinheiro seja 200 ou 300€ para sustentar criadeiros que não percebem nada do que estão a fazer é deitar dinheiro ao lixo, mais vale adoptar um cão.

Quanto aos valores pedidos por criadores conceituados é pá quem pode pode quem não pode ....

Agora se realmente justifica dar 1000€ ou mais por um animal vai da carteira de cada um e da finalidade para a qual se quer o cão.

Mas a verdade é que já vi animais caros que na minha humilde opinião estavam longe de serem o ideal da raça e custaram uma pipa de massa sim tinham lop mas qualidade ?!?! E vinham de um criador conceituado, verdade seja dita que tambem foi um negócio que envolveu pessoas que não percebiam nada do que estavam a fazer o cão não era propriamente para eles

O dinheiro tambem não era deles e existia naquele tempo em largas quantidades.

Dai que neste caso em concreto pagar uma pequena fortuna por um animal, se calhar ainda deu para encher os bolsos a mais alguem ...

Resumindo não basta escolher um animal caro de um criador conceituado é preciso perceber o que se está a fazer ou corre-se o risco de comprar gato por lebre e pagar a peso de ouro.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
chico762
Membro
Registado: domingo set 01, 2013 8:26 am

terça abr 07, 2015 4:42 pm

icecosta Escreveu:Estar a pagar dinheiro seja 200 ou 300€ para sustentar criadeiros que não percebem nada do que estão a fazer é deitar dinheiro ao lixo, mais vale adoptar um cão.

Quanto aos valores pedidos por criadores conceituados é pá quem pode pode quem não pode ....

Agora se realmente justifica dar 1000€ ou mais por um animal vai da carteira de cada um e da finalidade para a qual se quer o cão.

Mas a verdade é que já vi animais caros que na minha humilde opinião estavam longe de serem o ideal da raça e custaram uma pipa de massa sim tinham lop mas qualidade ?!?! E vinham de um criador conceituado, verdade seja dita que tambem foi um negócio que envolveu pessoas que não percebiam nada do que estavam a fazer o cão não era propriamente para eles

O dinheiro tambem não era deles e existia naquele tempo em largas quantidades.

Dai que neste caso em concreto pagar uma pequena fortuna por um animal, se calhar ainda deu para encher os bolsos a mais alguem ...

Resumindo não basta escolher um animal caro de um criador conceituado é preciso perceber o que se está a fazer ou corre-se o risco de comprar gato por lebre e pagar a peso de ouro.
Á pouco tempo fui ao canil aqui da cidade da minha mãe para ver uns cãezitos bébés e a pessoa que me atendeu disse que custavam 100 euros.. acho uma parvoíce, a maior parte das pessoas prefere cães de raça e eles ainda pedem essa quantidade absurda de dinheiro por um pequenino que provavelmente vai lá ficar muitos anos ou a vida inteira... e eu perguntei se o preço era por causa de o cão estar vacinado e ela respondeu-me que não, o animal nem tinha vacinas.. enfim... agora pergunto-me a mim mesmo : os cães estão lá para serem adoptados e sairem daquela má vida e serem amados, ou estão lá para serem explorados?! Até os cães adultos tinham um preço muito elevado, secalhar é só neste canil que fazem isto, mesmo assim achei uma parvoíce, assim ninguém vai adotar. Tendo em conta que já se vê labradores a serem vendidos por 160 euros em lojas de animais acho que as pessoas já nem pensam na adopção...
"Com Arrogância e prepotência tu até podes ir longe.. Agora com humildade e respeito tu chegas aonde quiseres."
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça abr 07, 2015 7:28 pm

Claro que não vão!

Pelo menos a um criador sério das raças que gosto.

Nenhuma custa 600 ou 700 euros e, repetindo-me, talvez no Olx.

:lol: :lol: :lol: :lol:
chico762
Membro

terça abr 07, 2015 7:34 pm

WaterMonitor Escreveu:Claro que não vão!

Eu já não sei de nada, estamos todos em crise, eu não ficava surpreendido se visse uma pessoa a vender border collies por 50 euros, um gajo tem de se fazer á vida :|
"Com Arrogância e prepotência tu até podes ir longe.. Agora com humildade e respeito tu chegas aonde quiseres."
SummerRB
Membro
O gentleman Taylor

terça abr 07, 2015 8:42 pm

Voce pode arranjar um bom Pastor alemão a 300 euros por exemplo, não comece a ir pelo preço... ai não sei que, se o cão for mais caro quer dizer que é melhor.. pff, não confunda as coisas.
Conheço alguns casos de pessoas que foram contra os conselhos que lhes foram dados e compraram pastores alemães a 300€... Nenhum, sem.excepção, esta livre de displasia. Antes dos dois anos já os cães não conseguiam andar, claudicavam de tal maneira que até a mim de doía. Agora? Entre condroprotectores e anti inflamatórios são para cima de 200€ por mês.

Saem baratos não saem?
CASTELLUM MARE CAVALIER KING CHARLES SPANIEL
LPipas
Membro
Registado: quarta ago 20, 2014 9:56 pm

terça abr 07, 2015 9:20 pm

chico762 Escreveu:

Eu já não sei de nada, estamos todos em crise, eu não ficava surpreendido se visse uma pessoa a vender border collies por 50 euros, um gajo tem de se fazer á vida :|

Lá esta "um gajo tem de se fazer à vida" então bora criar cães à pazada e vender esses mesmos cães a 50 euros. Isto infelizmente é a mentalidade de ainda alguns portugueses, já para não falar que alguns desses viram "criadores éticos e responsáveis" lol.
chico762
Membro

terça abr 07, 2015 10:33 pm

LPipas Escreveu:
chico762 Escreveu:

Lá esta "um gajo tem de se fazer à vida" então bora criar cães à pazada e vender esses mesmos cães a 50 euros. Isto infelizmente é a mentalidade de ainda alguns portugueses, já para não falar que alguns desses viram "criadores éticos e responsáveis" lol.
As pessoas podem ter bons exemplares e quererem vende-los mais baratos, foi isso que eu quis dizer, se para voce um bom exemplar tem obrigatoriamente de ter um preço elevado.. isso já é consigo, opiniões não se discutem. Mais uma coisa.. acha que com esta atual situação do nosso país as pessoas vão pagar preços como vc referiu por um cão? claro que NÃO, por isso é que os criadores por vezes descem os preços, se não ficam com a ninhada meses e meses e depois acabam por não vender nada.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta abr 09, 2015 4:33 am

Alhos e bugalhos outra vez.

Vamos lá se conseguem entender, de uma vez por todas.

Uma coisa é o valor que um cão tem para uma pessoa, a ligação que essa pessoa tem ao cão e vice versa, as coisas que fazem juntos e as coisas que consegue pôr o cão a fazer e tal e ninguém põe isso em causa, isso é tudo património mas cujo o valor é subjetivo. (não é passível a medições)

Outra coisa é o valor substanciado, factual de um cão ( medição possível por provas dadas a+b que o bicho é "lindo" ou é muito competente em algo), seja em beleza, seja em trabalho, seja em desporto ou seja no terreno. Para se manter uma raça e mesmo assim olhem lá, é coisa difícil de se manter, requer paixão, dedicação, saber e dinheiro, muito dinheiro.

Vou-lhe dar um exemplo, o York.
Esse cão por estalão ronda os 3 kg/3.5kg, começou a vida nas minas e nos pubs a caçar ratos e ratazanas tanto em trabalho como para diversão dos donos, era isso que fazia, protegia os humanos de doenças, enfim, um excelente caçador com uma nobre missão.
Hoje em dia o que vê mais para aí são coisinhas irritantes e tremilitantes que não chegam ao kilo e cheios de problemas e não estou a falar da rataria mas sim de quem caçava as mesmas. Eu não sei como é aí no Porto, mas cá em Lisboa os ratos parecem coelhos e ratazanas parecem gatos e agradecem sempre uma entrada antes da refeição.
Eu devo confessar que não sei se ainda há linha de trabalho, mas pode pegar num desses de 800 ou 900 g, são mais baratos e tudo e vá lá a provas de beleza para ver o que lhe dizem.
Eles só querem saber de:
"cabeça"
Morfologia e proporções.
Se for bom ou excelente exemplar é uma mais valia para a raça, se não for, temos pena.
Quem tenha um exemplar da raça, até pode não se importar com isso, mas de certeza, que muitos ou alguns nunca tiveram um, pois o que têm já é um cão completamente diferente em termos de marcações, temperamento e morfologia e ainda por cima pagaram para os ter.
No entanto há rafeiros a precisar de casas e companheiros, muitos são uma estampa, capazes de se bater mano a mano com os melhores de raça em competição. Mas no entanto não os querem nem de graça.
É que ainda há um outro tipo de criação, a funcional, metem dois cães de raças diferentes ou rafeiros que sejam bons naquilo que fazem e tantas vezes como os de raça resultam grandes canhões, ora, para aqueles lados a sapiência também não deve abundar e por vezes ou porque a matilha já está feita, ou porque não querem fêmeas ou machos ou por qualquer outra razão, há grandes canhões que são deixados para trás. Mas pronto, os outros de 200 ou 300 são melhores, mas cujo o L.O.P. não vale o papel em que estão fotocopiados.
Se querem um cão de determinada raça, comprem, não se vão arrepender!
Quem não quiser dar o valor do cão, adoptem, muito dificilmente se irão arrepender!
Quem quiser gastar 200 ou 300 euros por um cão, vão se arrepender! Gastem o dinheiro em iphones, ou roupas ou qualquer outra coisa, no dia a seguir já o impulso passou. Mas aí não se queixam ao darem 1000 euros ou lá o que é pela porcaria de um telefone a esteróides da apple.
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quinta abr 09, 2015 9:34 am

chico762 havendo cães com LOP e de grandes valores, do género 800 a 1000€, não significa que sejam melhores que um simples rafeiro ou por outro, que tenha custado 100€, por exemplo.

Isso é muito relativo.

E na minha opinião, há quem pense que um cão de raça pura ou que tenha LOP e custou uns 900€, seja muito bom e que venha perfeito. Não.

Pelo menos....já vi 4 exemplares, todos eles com LOP e vendidos a uns bons quatro algarismos, que vieram cheios de problemas. Problemas esses que ainda se mantêm.

Isto foi só um aparte.

Cumpts
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

sexta abr 10, 2015 12:35 am

Surprisedog julgo que exista um clube de fãs, chico762 o voce gostar de um cão que teve e achar que ele era bestial, não o transforma num exemplar extraordinario, para isso teria de ser avaliado por um juri da raça, que sabe avaliar e conhece a raça ao pormenor.

Sim regra geral se quer um animal de raça tem grandes probabilidades de encontrar um bom exemplar num criador digno desse nome, regra geral paga bastante mais do que num criadeiro portanto embora não seja determinante sim o preço de certa forma é um indicador de qualidade.

Contudo eu se fosse criadeiro de uma raça da moda coisa que não sou nem nunca fui, a minha estratégia passaria por inflacionar consideravelmente o preço dos meus exemplares de forma a enganar o cliente e leva-lo a pensar estar perante animais fora de série e com vista a maximizar o lucro :)

Claro que os conhecedores e informados não cairiam na esparrela, contudo os restantes que tivessem bolsos fundos e algumas limitações cognitivas eram que nem tordos.

E depois vinham todos aqui á arca por fotos dos cachorrinhos e perguntar á malta mais conhecedora se são de raça, quando fossem informados que meteram grande argolada, argumentavam com o coração que o animalzinho é um animal bestial e voces não sabem nada e depois amuavam e nunca mais cá apareciam ou insultavam alguem pronto.

Com um bocado de sorte seria a sua idolo surprisedog, a stopaf a receber as primeiras hostilidades, costuma por se a geito.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
Bloqueado

Voltar para “Cães”